Nós vivemos na era da internet das coisas, que está transformando objetos em dispositivos smart por meio de conexões wi-fi e sensores. A previsão é que em 2020 existam 75 bilhões de conexões, o que significa que haverá implicações para consumidores e anunciantes.
A tendência é que os consumidores conectem o seu cotidiano a inúmeros devices, enquanto que, os anunciantes terão a oportunidade de entender os hábitos dos compradores e oferecer experiências em um contexto mais rico do que nunca.
Confira 4 transformações que a internet das coisas provocará:
1. Mensagens 1:1
A internet das coisas possibilita a coleta, mensuração e análise de uma variedade crescente de informações comportamentais que podem revolucionar o marketing segmentado de produtos e serviços e possibilitar a criação de experiências individuais.
2. Monitoração e serviço
Atualmente, já existem wearables que monitoram níveis de atividades, pressão sanguínea, temperatura corporal, etc. E os automóveis então? Eles ainda não são capazes de voar, mas a medida que dispositivos e sistemas forem integrados às máquinas, não faltará ofertas de combustível e você nunca mais se esquecerá de trocar os pneus. O carro smart fará uma auto-monitoração em seu sistema para avisar quando precisa de revisão ou reparos.
O serviço ao consumidor excelente. A marca que conseguir usar dados de saúde ou serviço diminui drasticamente o tempo de espera, melhorando a experiência do consumidor.
3. Dados do consumidor
A internet das coisas ajuda a gerar insights sobre a jornada do consumidor. Os dispositivos conectados poderão analisar os dados para informar onde estão os possíveis consumidores e em qual estágio do processo de compra eles estão.
4. Mudança contextual
Também haverá mudanças na publicidade. Banners, pop-ups e outros formatos intrusivos de captura de atenção do consumidor serão obsoletos. Daqui para a frentes, os anúncios terão que ser cada vez mais relevantes e contextuais, e devem engajar com os devices do consumidor.
Os benefícios? Além do consumidor economizar tempo, o marketing não desperdiçará milhões com publicidade irrelevante.
Essa foi uma ideia do que a internet das coisas provocará em futuro próximo, não perca o trem e fique atento nisso, pois a oportunidade tem que ser aproveitada. Abraços.
Fonte: Proxxima