Tipos de microfone para vídeos: Entenda e escolha o ideal para você

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os vídeos são a mais nova febre da internet, eles fazem parte de um dos principais tipos de conteúdos consumidos na web e – o mais interessante disso – é que eles são muito úteis na hora de converter audiência em leads.

Porém, para que isso seja possível você precisa oferecer um material de qualidade. O que pode não ser nenhum segredo caso você seja um designer criativo ou contrate um e, claro, tenha uma boa câmera para captar imagens de qualidade.

Todavia, ainda falta um ponto muito importante e que a maioria dos criadores de conteúdos pecam: o áudio.

Não adianta muito fazer uma bela edição e, no final das contas, o áudio não colaborar para que os espectadores entendam a sua mensagem ou, pelo menos, acompanhem seu material até o final.

Pensando nisso, nós resolvemos criar este artigo com os melhores tipos de microfones para você arrasar nos seus vídeos e conseguir prender o seu público até o final do conteúdo.

Nas linhas abaixo você vai conhecer 06 tipos de microfones que podem servir para o seu propósito e, no final do artigo, ainda tem um super bônus que você vai adorar.

Mas se você ainda nem sabia que os vídeos possuem todo este poder na internet, então não perca tempo e dê uma olhadinha neste artigo sobre o assunto que publicamos há algum tempo.

Tipos de microfone para vídeos: Entenda e escolha o ideal para você
Tipos de microfone para vídeos: Entenda e escolha o ideal para você

Tipos de microfones

Microfone de Lapela

Tipos de microfone - Microfone de Lapela
Microfone de Lapela

Para abrir esta lista de microfones que podem ser úteis para as suas produções independentes, nada melhor do que o clássico microfone de lapela.

Sabe aquele microfone discreto, que os apresentadores de TV usam na roupa e ficam com as mãos livres? Então, este é o microfone de lapela.

E ele é o melhor tipo de microfone para quem deseja gravar vídeos ao ar-livre, como entrevistas e algumas dicas rápidas em um ambiente descontraído, como um parque – por exemplo.

Isso porque este tipo de microfone costuma ficar próximo a boca, evitando assim ruídos externos e dando mais ênfase na sua voz.

Este microfone transmite o som para um dispositivo, seja através de um fio ou sem a presença dele. Este dispositivo, muitas vezes, pode ser um “caixinha” que vem junto e, atualmente, pode ser até mesmo seu smartphone.

Microfone Shotgun

Tipos de microfone - Microfone de Shotgun
Microfone de Shotgun

Sabe aqueles making of que nós vemos de filmes e séries, onde sempre tem um rapaz segurando uma vara com um microfone grande fora da cena, mas bem acima de tudo que está acontecendo? Então, este é o Shotgun.

Este microfone é muito utilizado em produções profissionais e garantem uma qualidade incrível de áudio, pois só gravam o som de onde eles foram apontados, gerando assim um áudio limpo e – praticamente – perfeito.

Bom, falar assim pode assustar e parecer que, por ser muito utilizado por profissionais, seja um produto caríssimo. Todavia, é possível encontrar bons tipos de microfones Shotgun por pouco mais de R$250. O que, dependendo do seu objetivo, pode ser um bom investimento.

Microfone Condensador

Microfone Condensador
Microfone Condensador

O condensador é aquele microfone que a gente costuma ver em estúdios de gravações, rádios e por aí vai. Eles parecem um microfone antigo e possuem alta sensibilidade.

E é toda esta sensibilidade que permite que eles gravem áudios com perfeição e ricos em detalhes. Todavia, apesar de serem bastante leves, não são indicados para gravações externas, justamente pela sua sensibilidade.

Além disso, eles também vão precisar de Phantom Power (alimentação fantasma), ou seja, uma caixa de som ou qualquer equipamento semelhante com uma voltagem superior a +48V.

Ah, e diferente do Shotgun e dos microfones de lapela, o condensador não é nada barato!

Gravador

Gravador
Gravador

O gravador é um clássico mundial e, atualmente, existem dos mais diversos modelos e com infinitas funcionalidades que podem lhe ajudar ao longo da captação de áudio.

Agora, apesar deste tipo de microfone ser encontrado por até R$40, o indicado para quem deseja produzir conteúdo de qualidade é adquirir um equipamento profissional, que pode custar até 10x mais que o comum, porém oferecem um nível de gravação muito superior.

Alguns gravadores profissionais, inclusive, contam com microfones ajustáveis, entrada para cartão de memória e até mesmo funções USB para serem utilizados juntos de um computador.

USB

USB
USB

E, falando em computadores, não poderíamos esquecer os microfones que podem ser facilmente ligados ao seu PC através de cabos USB.

O bacana deles é que foram feitos justamente para isso e podem servir tanto para você produzir seu material, quanto oferecer uma qualidade melhor de áudio ao seu comunicar com seus clientes e amigos através de vídeo-chamadas.

Outro benefício destes pequeninos é que eles podem ser adquiridos por preços praticamente irrisórios, se comparados com os listados anteriormente. Porém, vale ressaltar que para uma qualidade melhor de áudio, será preciso investir em um microfone um pouco mais caro.

Celulares

Celulares
Celulares

E por último, mas não menos importante, você pode lançar mão do seu próprio smartphone. Esse mesmo que talvez você esteja usando para ler este artigo.

Alguns aparelhos possuem um microfone realmente ruim, porém modelos mais recentes e com maior tecnologia empregada garantem um áudio bastante nítido, capaz de igualar-se a outros tipos de microfones profissionais.

Para testar a qualidade do seu aparelho e ver se ele vai servir para o seu propósito, grave um áudio de WhatsApp ou no próprio app de gravador, variando o tom de voz, respirando e etc. Dessa maneira você conseguirá notar se ele irá captar ruídos prejudiciais para a qualidade do seu material ou não.

Falando nisso, tempo atrás fizemos esse artigo sobre gravar vídeos de qualidade com o seu celular com várias dicas incríveis, dá uma conferida lá.

Bônus: 4 Dicas para melhorar o áudio das suas gravações!

Já que você chegou até aqui, nós preparamos um bônus super especial para você com algumas dicas para melhorar o áudio das suas gravações e garantir a melhor qualidade para o seu material audiovisual. Bora lá?

1 – Ajuste o volume

1 - Ajuste o volume
1 – Ajuste o volume

Durante a gravação, procure estar sempre atento as variações de volume que ocorrem no ambiente a fim de ajustar o volume de gravação do seu microfone.

Por exemplo, se durante um conteúdo você notar que seu tom de voz subiu um pouco, pause a gravação e ajuste o volume, desta maneira você garante que seus espectadores não fiquem surdos com os picos de volume que podem ocorrer ao longo da gravação.

2 – Posicione

2 - Posicione
2 – Posicione

Outra coisa muito importante que você deve levar em conta na hora de gravar seus vídeos é a posição do microfone.

Como vimos acima, existem microfones que captam áudios direcionados enquanto outros captam todo o som ambientes. Portanto, use cada um deles da maneira que lhe atenda melhor.

Por exemplo, se você estiver usando um microfone que capta áudio direcionado, centralize-o bem em você ou no emissor do som que você quer captar. No caso de uma entrevista, posicione o microfone de modo que ele fique apontado para o meio entre o entrevistador e o entrevistado.

No caso dos microfones que captam todo o som ambiente, eles serão perfeitos se você deseja realmente captar tudo. Mas, se você quer dar uma improvisada com o seu celular para gravar algo, lembre-se de deixa-lo o mais próximo possível da sua boca ou da fonte do som.

Assim, você evita o máximo possível a captação de som ambiente.

3 – Palmas

Tipos de microfone - Palmas
3 – Palmas

Das mãos, não do Tocantins. Antes de começar a gravar com o seu microfone, lembre-se de bater uma palma bem forte e inicie a gravação 02 segundos depois, imitando o que se faz com a claquete no cinema.

Essa atitude é importante porque vai permitir que você identifique exatamente aonde começa o áudio que realmente importa, facilitando que você sincronize – depois – áudio e vídeo em seu programa de edição.

4 – Testes

4 - Testes
4 – Testes

E por último, mas não menos importante, nós temos os tão valiosos testes. A melhor maneira de garantir que você vai gravar um áudio de qualidade é realizar um teste antes de ligar a câmera.

Grave um áudio e escute-o para ver qual ruído ou tom de voz precisa ser eliminado ou evitado ao longo de sua gravação. Assim, você consegue driblar as dificuldades de um microfone não profissional e garantir a qualidade do seu áudio.

E aí, gostou deste artigo sobre os melhores tipos de microfones para gravar vídeos? Então, talvez você também goste deste incrível material que nós preparamos para você sobre vídeo-marketing.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers