Como Utilizar Storytelling para Negócios

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como boas histórias podem influenciar em uma empresa? Aliás, o que contar histórias tem a ver com vendas de produtos? Entenda essa relação e como o storytelling para negócios pode fazer seu produto alavancar…

Bom, a verdade é que independente do nicho do seu negócio, contar boas histórias pode render mais engajamento, audiência e consequentemente vendas para seu negócio.

Por isso, se você ainda não sabe como aplicar o storytelling para negócios (ou como essa técnica pode ajudar a alavancar suas vendas), confira o nosso artigo…

Por aqui, você vai aprender:

  • O que é storytelling e os principais fundamentos
  • Quais as vantagens do storytelling nos negócios
  • Como e em quais conteúdos você pode utilizar essa estratégia no seu dia a dia.

Ficou curioso? Então, vamos lá…

O que é Storytelling?

Storytelling para Negócios: O que é Storytelling?
O que é Storytelling?

Primeiramente, se você ainda não conhece os fundamentos do storytelling, é muito importante entender o princípio básico dessa técnica.

Como o próprio nome diz, storytelling é uma técnica usada principalmente por roteiristas para contar boas histórias:

Story – histórias

Telling – contar

Ou seja, esses profissionais desenvolveram bases para criar boas histórias. Independente do segmento ou relatos que eles recebiam. 

Apesar da técnica ter ficado ainda mais famosa com o marketing digital. Ela já faz parte da gama de serviços da copywriting, que é aplicada nas técnicas de vendas, desde que os vendedores sentiram a necessidade de criar laços e conexões com seus clientes.

O storytelling está sempre na boca dos profissionais de marketing digital e é muito bem-vindo dentro de estratégias de marketing de conteúdo. Contudo, já fazia parte do ambiente dos negócios faz tempo! 

Aliás, alguns especialistas da área afirmam que contar boas histórias faz parte do ser humano. Já que estamos nessa busca desde a época das cavernas, quando fazíamos desenhos nas paredes contando sobre nosso dia.

Mas com a vinda da internet, dos produtos digitais e da criação de conteúdos em maior volume há uma disputa crescente pela conquista da audiência…

Dentro desse contexto, o storytelling se tornou uma importante estratégia para chamar a atenção do público. Todos querem se destacar em meio a um mar de anúncios e postagens.

Mais do que vender, a storytelling possibilita a criação de laços, conexões e aproximação entre empresas e público.

O que antes era visto como apenas vendas hoje dá lugar para um relacionamento com os clientes.

É claro que o que falamos aqui é apenas um resumo bem simples do que é a storytelling. Para entender seus fundamentos e pilares, indicamos que você pesquise esse assunto mais profundamente.

Aliás, se quer começar a se aprofundar nisso, leia o nosso artigo: “Storytelling: Aprenda a Vender Contando Histórias”.

Qual a importância de utilizar o Storytelling para Negócios?

Qual a importância de utilizar o Storytelling para Negócios?
Qual a importância de utilizar o Storytelling para Negócios?

Ok, você entendeu qual é o objetivo da storytelling. Mas certamente ainda não está claro como uma história pode ajudar a alavancar suas vendas, certo?

Ou pode ser que você ainda está se perguntando: “Como uma história pode trazer tantos resultados?” 

Bom, é exatamente sobre isso que vamos conversar agora. A seguir confira 5 razões pelas quais você deveria utilizar o storytelling dentro do seu negócio:

1 – Quebra de Paradigmas

Ao tentar vender o seu produto ou serviço, como faz para quebrar as objeções e paradigmas que surgem na jornada de compras?

Sabemos bem que essa tarefa não é nada simple… Principalmente no virtual, quando não existe o contato direto com os possíveis clientes.

Muitos tentam fazer isso com promessas milagrosas e grandes juramentos em seus anúncios e páginas de vendas. Mas a verdade é que mesmo que isso desperte a atenção do leitor não é a maneira mais honesta e genuína de vender.

Umas das maneiras efetivas ainda é apresenta os seus argumentos através de uma boa história… Isso muda o cenário, gera empatia e desejo na cabeça das pessoas que realmente veem valor no seu produto.

2 – Prende a Atenção do leitor

Estamos em uma era em que as pessoas estão a cada dia mais com pressa…  Aceleramos vídeo e áudios, não temos tanta paciência para leituras maiores e nunca parecemos ter tempo para nada.

Sem entrar no mérito de que isso é um problema, não podemos de considerar que dentro desse cenário prender a atenção de um leitor é um desafio. E dos grandes.

A sua audiência provavelmente consome conteúdo de maneira mais rápida. Aliás, você sabia que a grande maioria dos leitores não lêem o texto completo? Apenas passam os olhos nas principais informações e tópicos? 

Por tudo isso, quando você sabe aplicar o storytelling, você tem um grande trunfo para prender a atenção do seu leitor.

3 – Aumenta o Tráfego do Seu site

Quer aumentar as visitas do seu site? Quer fazer o post se destacar nas buscas do Google? Mais uma vez o storytelling vai te ajudar.

Um dos fatores analisados pelo Google para o melhor ranqueamento de um site é o tempo que o leitor passa nessa página.

Quanto mais entretido ele está no seu conteúdo, lendo uma história que prende sua atenção, mais tempo vai passar por lá.

E assim, o Google entende que você está gerando um conteúdo de valor!

4 – Aumenta o Engajamento em suas Redes Sociais

Só quem cria conteúdo para redes sociais, sabe o desafio que anda sendo ter engajamento por lá.

Principalmente se a estratégia é somente orgânica. Afinal, os algoritmos estão cada vez reduzindo mais e mais o alcance das publicações.

Para aumentar o engajamento, ou seja, curtidas, comentários, compartilhamentos e arquivos salvos, o conteúdo precisa ser envolvente. 

E aí eu te pergunto: O que não envolve mais do que uma boa história?

5 – Cria Conexões e Fideliza o Público

Me responde uma coisa: Quem você segue ou acompanha com mais frequência?

Provavelmente são empresas e pessoas que você se identifica ou que fazem algum sentido para você… No geral, são personalidades ou marcas que (de um jeito ou de outro) geraram conexão com você.

Agora me responde outra coisa: Por que então com seu público seria diferente?

Você só vai conquistar uma audiência engajada que compra, divulga e compartilha o seu produto quando acreditarem em você.

Para gerar essa conexão e fidelização, mais uma vez, você pode contar com a storytelling. 

Como Começar a Utilizar Storytelling para Negócios

Como Começar a Utilizar Storytelling para Negócios
Como Começar a Utilizar Storytelling para Negócios

Você está mais convencido agora? Se sim ou se não ainda há muito a aprender e aplicar…

Pode ser que agora você esteja se perguntando como utilizar o storytelling para seu negócio da maneira certa.

Talvez você esteja se sentido perdido e não saiba bem por onde começar…

Afinal, quais formatos escolher ou onde pode usar esses conteúdos? Só posso usar o storytelling em textos?

Bem, fique tranquilo… Nós vamos tirar essas e outras dúvidas daqui para frente.

Quais são as formas de conteúdo?

Existem vários formatos de conteúdo, mas, vamos apresentar os três principais, que acreditamos que faça parte do seu dia a dia.

A – Informativo

Algo muito importante que precisamos deixar claro sobre a storytelling. Ela não precisa ser usada apenas para contar histórias do tipo: ‘Era uma vez… e eles viveram felizes para sempre”.

Claro, também existe esse formato, conhecido como Jornada do Herói. Mas ele não é o único.

Também é possível utilizar a storytelling dentro do formato informativo, como por exemplo.

Nele você pode ensinar seu cliente sobre o seu serviço. O que ele vai aprender, ou conquistar comprando seu infoproduto

Você também pode usar cases de sucesso. Pessoas que já utilizaram seu método e vão informar para o lead, que ele também pode se beneficiar com a sua solução.

B – Serviço

Quando o assunto é storytelling para um conteúdo de serviços, o foco tem que ser a solução de um problema.

Como por exemplo, seu infoproduto é sobre receitas rápidas para o dia a dia. Você pode então criar um conteúdo, em que pergunte para o usuário o que ele tem na geladeira, e oferecer uma receita que leve esse ingrediente.

Aqui o objetivo é ensinar alguma coisa, que vai sanar a dor do seu público-alvo.

C – Comunicação

Algo muito importante que precisamos falar quando o assunto é storytelling para empresas, e criação da estratégia de criação de conteúdos: nem todos os conteúdos são feitos para vender!

Esse é o caso, por exemplo, do formato de texto de comunicação. Em que o objetivo é criar um senso de comunidade entre seus seguidores.

Aqui é o momento de construir um conteúdo que crie relacionamento com seus seguidores, alunos ou clientes.

É também uma ótima forma de conhecer novos interesses entre você e seus seguidores. Entenda, nem sempre o conteúdo tem o objetivo de vender, porém, ele pode gerar informações riquíssimas para você conhecer melhor seu público-alvo.

D – Entretenimento

O que acha de criar um conteúdo com storytelling em várias peças? Que crie um clímax com a sua audiência?

Essa é a ideia dos conteúdos de entretenimento. Gerar um conteúdo de qualidade, que vai prender sua audiência, em uma linha de conteúdos.

Você pode dividir os conteúdos por capítulos, por exemplo, e em cada um deles, ir desenvolvendo essa história com seus seguidores.

Vale lembrar: é importante criar um conteúdo de entretenimento que faça sentido com seu público. Não é porque algum post virou meme, que vai funcionar com todo mundo.

Por isso é tão importante realmente conhecer o público para quem você pretende se comunicar.

Como Aumentar as Vendas Aplicando o Storytelling no seu Negócio?

Storytelling para Negócios: Como Aumentar as Vendas Aplicando o Storytelling no seu Negócio?
Como Aumentar as Vendas Aplicando o Storytelling no seu Negócio?

Falamos como utilizar a técnica de storytelling para negócios, mas ainda assim, não ficou claro como aplicar essa ideia no dia a dia?

Também ainda não ficou claro como a storytelling pode aumentar suas vendas? Afinal, alguns conteúdos que citamos nem mesmo eram de vendas.

Quer um ótimo exemplo de storytelling que indiretamente vendeu o produto? O comercial de Natal de 2020 da Coca-Cola.

O pai passou por uma verdadeira saga para encontrar a filha no dia de Natal. O vídeo foi muito emocionante. Além de estarmos em um ano que todos estavam distantes de seus familiares por conta da pandemia. Assim a conexão foi imediata! 

E apesar de não deixar explícita a ideia de venda da Coca Cola, ainda assim, não teve como não se conectar ainda mais com essa marca. Aí mais do que vendas, foi gerada a fidelização com o cliente.

Ok, você deve estar pensando: mas eu não tenho a estrutura da Coca Cola para colocar tudo isso para rodar! 

Calma, você não precisa de uma mega estrutura para conseguir aplicar a técnica de storytelling no seu dia a dia. Veja alguns exemplos na prática.

1 – Crie uma estratégia de conteúdo

Por mais que pareça algo que envolve só criatividade, criar conteúdos de comunicação envolve muito planejamento, estratégia e estudos também.

Por isso, é muito importante criar uma estratégia de conteúdo para seu negócio. E isso envolve todos os meios de comunicação que você utiliza:

  • Redes sociais
  • Blog
  • E-mail marketing
  • Anúncios
  • Canal no Telegram ou lista de transmissão no WhatsApp

Crie um planejamento do que será comunicado em cada uma dessas plataformas. Qual será o formato de conteúdo escolhido? O que você vai comunicar dentro desse material? Qual é seu objetivo com ele? Qual vai ser a periodicidade das postagens?

Tudo isso precisa estar no seu planejamento. Quando isso estiver no radar, fica mais fácil entender qual desses formatos vai usar a técnica do storytelling no seu negócio.

2 – Conte uma história já conhecida pelo público

Se você está achando que storytelling não é para seu negócio, porque você não vai saber como contar sua história. Vamos te dar uma dica: não precisa criar nada do zero!

As histórias seguem uma estrutura. Além do que, você pode se inspirar no conteúdo de outras pessoas para criar o seu.

Pesquise seus concorrentes, os infoprodutores que você admira. Analise com um olhar técnico, e entenda qual a linha de criação que eles utilizam.

Só não vale copiar o que o outro criou! Isso além de ser antiético, é crime! O famoso plágio.

3 – Crie um relacionamento

Sim! Vamos falar de novo sobre criar relacionamentos!

Quando você criar uma estratégia para aplicar storytelling para negócios, sempre busque criar um relacionamento com a sua audiência.

E isso pode ser realizado de várias formas. Com enquetes no Instagram, com uma newsletter, com um canal no Telegram.

Quando você aproxima as pessoas, elas vão te conhecer melhor, conhecer melhor seu infoproduto e assim, gerar a confiança necessária para a conversão acontecer.

4 – Construa autoridade com storytelling

Quer saber quando você vai aumentar as vendas do seu infoproduto? Quando seu público alvo te enxergar como uma autoridade no segmento.

E isso você consegue através de conteúdos bem estruturados, com dados, com relatos de pessoas que já utilizaram seu método. E tudo isso, construído com storytelling.

Afinal o que você acha que atrai mais pessoas, você ficar falando o quanto é bom em alguma coisa. Ou você apresentar uma história, que mostra as dificuldades que você enfrentou, que vai criar identificação com o seu público, e então finalizar mostrando que você realmente sabe do que está falando?

A resposta ficou simples, não é mesmo? Não adianta você falar que é bom! Você precisa mostrar através dos seus conteúdos o quanto isso é real! 

Mas o mais importante é…

Mas o mais importante é...
Mas o mais importante é…

A técnica de storytelling para negócios é uma ferramenta relevante dentro do seu plano de comunicação e marketing.

Com o mercado cada vez mais concorrido e acirrado, para conquistar o seu lugar ao sol (e principalmente a atenção do seu público) é necessário criar um conteúdo envolvente.

Para conseguir aplicar de verdade storytelling para negócios é bom investir em um curso de qualidade. Dá só uma olhada no nosso artigo com uma seleção incrível de cursos online (gratuitos e pagos) de storytelling: “Curso de Storytelling: As Melhores Opções para Empreendedores” .

Mais do que uma boa história, com a storytelling você construí laços com a sua audiência… Criando uma comunidade que vai comprar seu produto, compartilhar e divulgar sua mensagem.

 

 

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers