Veja como um software de marketing digital pode ajudar seu negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Neste artigo, você descobrirá como um software de marketing digital pode ser o diferencial em um negócio de sucesso.

A tecnologia se tornou uma das principais aliadas de empresários que buscam alavancar seus negócios. As técnicas de marketing se desenvolveram de maneira significativa com o surgimento da internet, criando novas formas de atuar estrategicamente dentro da companhia. Porém, isso significa que também cresceu o volume de trabalho manual envolvido, tornando-o, por vezes, extenuante para uma única pessoa.

Veja como um software de marketing digital pode ajudar seu negócio
Veja como um software de marketing digital pode ajudar seu negócio

Para resolver esse problema, as empresas podem adotar um software de marketing digital. De forma geral, esses softwares são programas que auxiliam nas tarefas do setor de marketing, desde a avaliação do público até a veiculação das campanhas pela internet. Empresas de vários portes os utilizam para melhorar o serviço e atrair mais leads para suas empresas.

Veja a seguir uma lista com os benefícios que um software de marketing digital pode trazer para sua empresa!

Automação de processos

Com o número crescente de dados que chegam por meio da internet, fica quase impossível administrar todas as informações e processos de marketing dentro da empresa. Mesmo que haja uma equipe inteira dedicada a essas tarefas, ela ficará esgotada em algum momento e terá uma margem de erro muito grande. Porém, com a ajuda de uma máquina, muitos desses processos podem ser automatizados.

O software de marketing digital possui várias funções de automação, como envio de e-mail marketing, notificações, cadastro de clientes e até encaminhamento de pedidos. Reduzir a quantidade de trabalho manual delegada aos colaboradores ajuda a evitar erros e reduz os eventuais custos para repará-los.

Tempo de trabalho otimizado
Tempo de trabalho otimizado

Tempo de trabalho otimizado

Da mesma forma que o tempo dedicado a tarefas manuais pelos colaboradores é reduzido, os processos podem ser otimizados para que todos os funcionários produzam maior rentabilidade. Com os processos de marketing automatizados, os vendedores terão mais tempo para atender seus clientes com calma, tirando dúvidas e aumentando as chances de conversão. Seja na fase de prospecção ou pós-venda, é muito valioso esse período para melhorar o relacionamento com o cliente.

Um software de marketing digital também facilita as análises de mercado, já que os dados são coletados de modo automático. Basta programar o sistema para buscar os dados desejados, como número de visitas ou quantidade de citações em outras páginas, à medida que eles forem surgindo.

Maior precisão para suas ações

Com a facilidade para análise que acabamos de citar, vem também um melhor recurso para criar ações de marketing eficientes. Boas campanhas são sempre baseadas em dados precisos, coletados e avaliados ao longo do tempo pela empresa. Como o estágio de coleta ocorre sem intervenção humana e é muito mais preciso, cabe aos profissionais de marketing e donos de PMEs apenas analisar os dados.

O software de marketing digital também pode ser usado para indicar qual ação é mais vantajosa. Se os dados apontam para um determinado canal de comunicação, temática ou tipo de mídia que teve mais alcance e melhor taxa de conversão, ele pode ser ranqueado em comparação com os demais — isso mostraria que ele é o mais adequado para se investir.

Possibilidade de integração com outras ferramentas
Possibilidade de integração com outras ferramentas

Possibilidade de integração com outras ferramentas

Como quase tudo no meio digital, este programa também pode ser utilizado em conjunto com muitas outras ferramentas. Um software de marketing digital pode ser complementado pelos dados fornecidos em redes sociais, motores de busca, entre outros meios de comunicação.

Um dos principais programas com o qual ele pode interagir é o CRM (Customer Relationship Management), sistema que integra todos os dados de relacionamento com os clientes, como agenda de contatos periódicos, atendimentos, números cadastrados e outras informações. Com acesso à sua base, o software terá muito mais dados com os quais trabalhar para gerar seus relatórios.

Mais tempo para nutrir seus leads

Já mencionamos várias vezes como o software de marketing digital ajuda a poupar o tempo de cada colaborador. E o que eles devem fazer com esse tempo extra? Sim, nutrir os leads e atender melhor os clientes da sua base.

Os consumidores de hoje em dia já chegam mais preparados para suas compras. Eles sabem o que precisam e pesquisam antes de entrar em contato. O diferencial, portanto, passa a ser o atendimento. Quanto mais exclusivo, mais será valorizado pelos compradores. E isso também aumenta as chances de uma nova visita no futuro.

Personalização das funcionalidades
Personalização das funcionalidades

Personalização das funcionalidades

Nem sempre você vai precisar de todas as funcionalidades oferecidas por um software de marketing digital. Algumas delas podem não ser muito úteis em empresas de determinado porte, o que leva a uma poluição de informações no lugar de reunir dados úteis. Felizmente, não é necessário pegar todo o programa de uma só vez.

Personalizar o software para atender às suas necessidades é bem melhor do que tentar adquiri-lo por completo. Em primeiro lugar, é necessário aprender a utilizá-lo de forma correta, o que é bem mais difícil com muitas ferramentas extras. Além disso, os dados menos úteis vão dificultar a análise, já que um iniciante costuma ter mais desafios ao filtrar as informações.

Identificação facilitada dos KPIs

Os Indicadores Chave de Performance, ou KPIs na sigla em inglês, são variáveis que refletem da forma mais direta possível o desempenho da empresa. Podem ser desde o número total de vendas até a quantidade de visitas no seu site, mas geralmente são algo que afeta indiretamente a renda da empresa. Contudo, determinar quais são seus KPIs nem sempre é uma tarefa fácil. Felizmente, o software de marketing digital pode ajudar nesta tarefa também.

Quando é reunida a primeira leva de dados sobre o seu negócio, você pode usar o seu software para destacar quais variáveis mais sofreram alteração no decorrer do mês e quais ficaram mais estáveis diante da sua campanha. Se você obteve um maior número de visitas no seu site, mas não conseguiu aumentar a renda da empresa, talvez esteja olhando para o indicador errado.

Agora que você entende melhor as vantagens de adquirir um software de marketing digital para sua empresa, é hora de pensar em instalar um na sua companhia. Quer aprender mais sobre como você pode otimizar o seu negócio? Então leia nosso e-book e veja como melhorar os processos da sua startup.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers