SMS Marketing: conheça a ferramenta e suas vantagens

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você conhece as diferentes estratégias de marketing digital disponíveis para impactar seus clientes? Atualmente o mercado dispõe de inúmeros métodos para diferentes públicos e cada dinâmica pode atrair mais ou menos possíveis consumidores, um deles é o SMS Marketing.

Todos os dias somos impactados com propagandas por todos os lados de nossas vidas. Seja abrindo o e-mail para olhar possíveis informações que chegam sobre o trabalho, benefícios que nos enviam de clubes de descontos ou apenas para ler as notícias dos nossos portais favoritos.

A questão é que independente do que estejamos fazendo, sempre iremos nos deparar com inúmeros e-mails exclusivamente promocionais em nossa caixa de entrada.

A realidade não muda quando abrimos nossas redes sociais ou, até mesmo, quando pegamos o celular apenas para olhar as horas, pois pode ser que nesse meio tempo um SMS Marketing tenha sido recebido pela caixa de entrada de mensagens, fazendo uma notificação aparecer na tela inicial do smartphone, pedindo para ser checada.

Seja qual for o meio pelo qual a mensagem chegou, ela sempre tem um único intuito: nos fazer tomar a ação de comprar um produto ou assinar o serviço oferecido pela propaganda contida ali.

É aí que entra as diferentes estratégias de marketing digital para chamar a atenção do possível cliente e fazê-lo tomar uma ação, que é o motivo do envio do conteúdo promocional.

O perfil do consumidor vem mudando a cada ano e atualmente as empresas que entregam um serviço cada vez mais pessoal e personalizado tende a conseguir melhores resultados no final do funil de vendas, por isso cresce as vantagens de utilizar o SMS Marketing como uma das estratégias para atingir seu target.

Nesse artigo você aprenderá o que é SMS Marketing e quais as vantagens de utilizá-la em seu negócio. Saia na frente dos concorrentes utilizando uma estratégia simples e barata.

Você sabe o que é sms marketing?
O que é SMS Marketing?

O que é SMS Marketing?

Mas como assim SMS como estratégia de marketing? Sim, em tempos de WhatsApp e tantas redes sociais pode parecer estranho e até obsoleto utilizar um mecanismo existente há tanto tempo, que surgiu quando os celulares ainda não eram considerados smartphones.

Mas a verdade é que a mensagem de texto, conhecida também como SMS (Short Message Service), vem ganhando espaço devido aos seus benefícios.

Ela deixa de ser um simples mecanismo de troca de mensagens e torna-se SMS Marketing quando é utilizada como uma estratégia de marketing, sendo um método muito eficaz pois trata-se de utilizar as mensagens do celular para se comunicar com o cliente.

Ela não depende de internet, acesso a qualquer tipo de plataforma ou aplicativo, já que o SMS chega diretamente no aparelho móvel do receptor.

Não há horário para encaminhamento, as mensagens de texto podem ser utilizadas a qualquer hora do dia, mantendo seu contato com o cliente aberto 24 horas, caso seja necessário.

Existe apenas uma grande regra que deve ser cumprida acima de todas as vantagens e benefícios da SMS Marketing. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, uma empresa só poderá enviar mensagens de texto aos clientes que permitirem este contato. A multa para quem não cumprir essa regra é alta e pode chegar a R$ 6,5 milhões.

Mas fique tranquilo, basta solicitar a permissão dos seus contatos, mostrando-lhes os benefícios de estreitar essa relação com a sua marca, que sua empresa estará apta a utilizar a ferramenta sem medo.

Oferta de SMS marketing
O que oferecer via SMS?

O que oferecer via SMS?

Vale ressaltar que o SMS Marketing não se relaciona apenas com clientes já fidelizados para manter o relacionamento com a marca, através dele é possível angariar novos clientes e oferecer diferentes produtos de acordo com o nicho, tudo irá depender da sua estratégia e necessidade de comunicação.

Por isso é importante saber para quem vai o conteúdo enviado e criar diferentes listas de distribuição para que seus clientes não acabem ficando saturados de mensagens repetitivas ou que não lhes é interessante.

Já o conteúdo pode ser uma infinidade de diferentes informações como:

  • suporte ao cliente;
  • status de entrega de encomendas;
  • protocolo de atendimento;
  • oferecimento de um novo produto ou serviço da empresa;
  • lembrete de agendamento ou compromisso do cliente com a empresa;
  • notícias relevantes ao consumidor;
  • promoções de determinado produto;
  • confirmação de um serviço solicitado entre outros.
Estratégia de comunicação com SMS Marketing
Vantagens de usar o SMS Marketing na sua estratégia

As vantagens de utilizar SMS Marketing na estratégia de comunicação da sua empresa

A gente tem dito desde o início desse artigo que essa é uma estratégia fácil e barata.

Mas além do baixo custo no orçamento da empresa, vale ressaltar que o número de dispositivos móveis cresce a cada ano, já é algo natural, quase todo adulto atualmente tem um smartphone na palma da mão para facilitar o dia a dia, tornando a experiência do marketing digital cada vez mais presente em sua rotina.

Segundo pesquisas, mais de 5 bilhões de pessoas utilizaram o telefone celular em 2018. Já um estudo realizado por psicólogos britânicos mostrou que os consumidores estão gastando duas vezes mais tempo utilizando o celular do que eles pensam que estão, e a estimativa é que cada pessoa toque em torno de 2.617 vezes no celular ao dia.

Tais dados só mostram como as empresas devem utilizar desse fenômeno para entregar serviços que acompanhem as pessoas através de seus smartphones de forma prática e rápida, como a SMS Marketing.

Outro dado a favor dessa estratégia está na taxa de recebimento das mensagens, enquanto 1 em cada 5 e-mails que são enviados caem na caixa de spam ou são bloqueados, a mensagem de texto, além de ser recebida 100% das vezes, é lida em torno de 90 segundos após seu recebimento. Sua taxa de abertura também conta com 97% contra apenas 22% no e-mail.

Muitos consumidores têm pavor de tecnologia e raramente abrem seus e-mails com medo de golpes e fraudes online, dessa forma o envio de SMS acaba sendo um método direto e uma das únicas maneiras de alcançar alguns consumidores por meio de seus dispositivos móveis.

Agora que você já sabe as vantagens de utilizar essa estratégia dentro do marketing do seu negócio, por que não pegar umas dicas de utilização para não ter erro na hora de prospectar seus clientes e poder aumentar suas chances de sucesso?

Dicas de SMS Marketing
Dicas na hora de colocar em prática o SMS Marketing

Dicas na hora de colocar em prática o SMS Marketing

Não basta saber como utilizar a ferramenta, para ter sucesso com a SMS Marketing é preciso estar atento e conhecer bem seus clientes, assim não haverá chances deles se irritarem ou pedirem o cancelamento do serviço.

Lembre-se: menos é mais, sempre diga o que precisa ser dito em poucas palavras, o ideal é ser direto para que o receptor não precise ficar rolando a tela em busca da informação. Afinal estamos falando de um smartphone e uma comunicação instantânea.

Tenha atenção quanto a ortografia! Nessa plataforma o foco são as palavras, então qualquer erro pode ser perceptível e não passará batido aos olhos do cliente, o que pode causar má impressão ou amadorismo quanto ao serviço prestado.

Não incomode a sua lista de contatos fora do horário comercial. Ninguém merece ser interrompido enquanto está descansando ou aproveitando seu momento de lazer, certo?

A não ser que seu contato seja de extrema necessidade e impacte diretamente o bem-estar do consumidor, deixe para informá-lo dentro de dias úteis e horário comercial.

Entenda seu público. Se a estratégia não funcionou de primeira, dê um tempo para analisar o método empregado, nunca force a barra ou encaminhe muitas mensagens seguidas, assim, ao invés de mostrar que você se importa, vai parecer desesperado e chato. Spam não é legal, por isso que muitas propagandas vão direto para o lixo no e-mail.

Sempre aproveite momentos oportunos. É aniversário do seu cliente? Ele acabou de realizar uma compra? Fez login, mas não finalizou a transação? Aproveite as interações, datas comemorativas e chances que possam gerar conversões para atrair a atenção do consumidor.

Incite a curiosidade. Abuse da criatividade e das técnicas de copywriting para chamar a atenção do receptor, assim as chances dele não abandonar a mensagem serão sempre maiores, pois ele ficará curioso para saber para onde aquele link ou chamada o levará.

Ofereça benefícios exclusivos para quem está no banco de dados. Quando o consumidor percebe que a marca se importa com ele, fazendo-o se sentir único, este passa a dar mais importância para a marca na hora da tomada de decisões, para agradá-lo não deixe de lhe enviar mimos e cupons de desconto.

Não esqueça de monitorar as taxas de cadastramento e cancelamento de seus formulários. Sem eles você não conseguirá saber onde está errando ou acertando dentro da sua estratégia. Tais taxas poderão lhe dizer o que tem dado certo e o que não foi tão bem quanto o esperado.

Mas acima de tudo não force a barra, se o cliente desejar o cancelamento da assinatura, ou seja, não quer mais receber suas mensagens, não insista ou demore para descadastrá-lo, esse tipo de estratégia pode ser mal vista e levar o consumidor a reclamar em outras plataformas da maneira que a empresa age perante aos clientes.

Sendo assim, depois de tantas dicas e explicações não há outra conclusão melhor do que esta: usar a SMS como ferramenta de marketing é uma estratégia incrivelmente eficaz e sua utilização é uma grande maneira de sair à frente dos concorrentes e fidelizar seus clientes.

O dinheiro está no SMS Marketing

O se você quiser saber como é ter resultados com o SMS marketing, não tem dia melhor do que hoje para começar a descobrir. Todas as dicas acima podem ser colocadas em prática com a ajuda do leadlovers.

O leadlovers é uma plataforma completa para automação de marketing digital e entre os seus recursos está a possibilidade de enviar mensagens de SMS de forma automática, tudo o que você precisa fazer é realizar a configuração apenas uma vez.

Depois disso, todas as suas mensagens serão enviadas para a sua lista de contatos e você só precisará analisar os dados, que você pode acessar dentro da plataforma, e ver se a sua estratégia está tendo resultados.

Quer saber como o leadlovers pode se tornar o parceiro ideal da sua estratégia? Então, clique aqui ou no banner abaixo e converse com um dos nossos consultores comerciais.

SMS marketing no leadlovers
Mande SMS Marketing através do leadlovers
Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers