Sites ou Fan Pages, qual é a melhor opção?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma tendência tem tomado conta da internet ultimamente, as pequenas empresas estão adotando as fan pages do Facebook ao invés de criar sites com páginas tradicionais para a marca. E a ideia é bem simples: registrar o domínio de sua empresa na internet, mas, em vez de criar um site completo, redirecionar os visitantes automaticamente para a página no Facebook.

Apesar dessa estratégia ter se tornado popular, algumas precauções devem ser levadas em consideração. Para Rafael Kizo, diretor de novos negócios da agência digital Focusnetwork, algumas empresas estão tomando essa postura para parecer descoladas e modernas, sem medir a eficácia da ação.

Antes de qualquer coisa, a sua empresa precisa estudar se o seu público-alvo está presente no Facebook. Se os seus consumidores não têm o costume de navegar por lá, não adianta nada migrar. Mas, de qualquer forma, não se esqueça de registrar o domínio com o nome da sua empresa para que os usuários que tentarem achar o seu site sejam redirecionados.

Sites ou Fan Pages, qual é a melhor opção?
Sites ou Fan Pages, qual é a melhor opção?

Gustavo Braun, fundador da João Digital, agência especializada em marketing online, acha que os custos e o trabalho de montar o site é um desperdício de tempo e dinheiro. Braun define a sua agência como não jovem e pouco conhecida, e como é uma empresa de serviços e não de comércio, para ele uma página no Facebook, ao invés de um site, é o ideal para a empresa.

Outro ponto positivo das fan pages é o contato mais pessoal com potenciais clientes. David Reck, diretor da Enken Comunicação Digital, afirma que esta é uma estratégia interessante para as empresas que buscam uma interação maior com o público, expondo de forma mais transparente esse contato. “As noivas se sentem mais próximas da nossa empresa porque muitas vezes a resposta é imediata”, afirma Rosângela. “A fan page também acaba se tornando um canal para cada uma delas expressar suas opiniões e compartilhar experiências”.

Para finalizar, utilizar a fan page traz vários recursos e uma usabilidade mais intuitiva e fácil. Rosângela acha que publicar conteúdo e fazer atualizações são atividades menos complicadas do que usar um publicador tradicional de sites. Para Braun, o painel de controle da página oferece informações sobre quem são seus clientes e dá uma base de dados sobre os conteúdos que geram mais interações. Outro recurso que ajuda aumentar a visibilidade da empresa e a conquistar mais fãs são os anúncios patrocinados da rede.

Dicas e cuidados

Veja algumas precauções que você deve ter se decidir optar pelas fan pages:

  • Preencha todas as informações necessárias na descrição de sua empresa na fan page – endereço, telefones, e-mails, outras formas de contato, serviço e produtos oferecidos, pois este será o único lugar que poderão te encontrar. Utilize a linha do tempo para criar marcos e contar um pouco da história do seu negócio.
  • Use aplicativos e abas na fan page para adicionar funcionalidades e tornar sua página tão complexa e útil quanto um website.
  • Faça um planejamento detalhado de como vai ser a operação na página: quem será responsável por monitorá-la, cronograma de atualizações, metas de acesso e outros detalhes.
  • Se o seu negócio é comércio, talvez seja melhor pensar mais um pouco sobre o assunto, pois o site é ideal para realizar e-commerce dos seus produtos. Ainda assim, o Facebook já disponibiliza alternativas para fazer compras em suas páginas.
  • Utilize o painel de controle para saber como anda a atuação da sua página e para entender o comportamento de seus fãs.
  • Seja humano e interaja com seus fãs/clientes. Como o tempo de reação de ações nas páginas é curto, lembre-se de responder às necessidades dessas pessoas o quanto antes.

É isso, agora é com você, o que é melhor site ou fan page? Abraços e até a próxima.

Fonte: PEGN

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers