SEO: conheça os 7 piores erros e saiba como evitá-los

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se existe uma prática que tem feito toda a diferença entre os profissionais de mídia on-line, esta certamente é o uso de SEO. O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas voltadas para aperfeiçoar determinada página e torná-la mais propícia a ter um bom desempenho nos mecanismos de buscas. Em outras palavras, são recursos utilizados para fazer com que sua página apareça entre os primeiros lugares em sites de pesquisa como o Google, oferecendo maior tráfego para este site e, consequentemente, trazendo resultados mais expressivos para o seu negócio.

Erros de SEO
SEO: conheça os 7 piores erros e saiba como evitá-los

Entretanto, o SEO não é algo que deve ser feito por qualquer pessoa. Ainda que existam centenas de materiais disponíveis na internet, é altamente recomendável que, para garantir um bom trabalho de SEO, a empresa tenha profissionais especializados no assunto, evitando assim desperdício de dinheiro e também de energia.

Não são poucos os casos em que amadores ou, até mesmo, profissionais pouco experientes cometem erros grosseiros e estraguem campanhas interessantes por não usarem o SEO adequadamente. Exemplos disso não faltam e só reforçam a tese de que para usar esta ferramenta corretamente é necessário entender do assunto.

Sendo assim, confira a seguir alguns desses exemplos e evite cometê-los em sua empresa, sob o risco de prejudicar seu negócio.

Estratégia SEO a longo prazo
Não pensar na estratégia em longo prazo

1. Não pensar na estratégia em longo prazo

Este erro é o mais comum e talvez o mais grave. Trabalhar com palavras-chave é um processo que jamais pode se limitar a um primeiro momento. Uma boa pesquisa de palavras-chave e elaboração de conteúdo podem até atingir um público interessante de início. No entanto, para que esse bom resultado seja duradouro, é fundamental ter uma estratégia de longo prazo, onde o conteúdo seja constantemente atualizado.

Um dos erros mais comuns de iniciantes em SEO é fazer todo o trabalho de otimização e depois abandonar o projeto. Neste caso, é somente uma questão de tempo até a página começar a perder força nas pesquisas e terminar esquecida na internet.

2. Oferecer conteúdo duplicado

Este erro talvez seja o mais amador entre todos. Usar conteúdo de outras fontes como se fosse sua é obviamente o primeiro alvo do algoritmo do Google para identificar fraudes. Sendo assim, é evidente que existem ferramentas suficientemente avançadas para que o buscador não só identifique sites onde essas práticas são utilizadas, como também puna quem as praticou e jogue a página lá para o fim das pesquisas.

Por isso, lembre-se: se for para copiar, é melhor investir em outro recurso. Para trabalhar com conteúdo na internet é fundamental oferecer material qualificado, essencialmente original. Somente assim será possível conquistar espaço e aumentar sua audiência.

Otimizar URLs para SEO
Se esquecer de otimizar as URLs

3. Se esquecer de otimizar as URLs

Não é somente o conteúdo que deve estar adequado aos mecanismos de pesquisa. Assim como ele, as URLs também merecem atenção especial. Neste sentido, é fundamental contar com o trabalho de um profissional que saiba lidar com conceitos de programação, mesmo que sejam fundamentais.

Este é um exemplo de que contar com a ajuda de um profissional qualificado é muito mais vantajoso do que bancar o próprio projeto, uma vez que para entender de programação você precisará ter conhecimentos de outra área. Imagine como o processo é trabalhoso para fazer sozinho: você começa aprendendo sobre SEO e, para avançar nos estudos, precisará conhecer sobre programação e consequentemente sobre outros assuntos, o que implicará em gastos financeiros, de tempo e energia, o que seria muito mais desgastante do que a contratação de um profissional.

4. Escolher palavras-chave equivocadas

Suas palavras-chave precisam estar em sintonia com o tipo de conteúdo que você publica. Somente assim será possível otimizar seu site de maneira que ele obtenha sucesso nas pesquisas.

Sendo assim, procure encontrar palavras-chave compatíveis com seu texto. Nada de embasar sua pesquisa somente no potencial das keywords, pois se elas não tiverem nada a ver com seu conteúdo, o resultado final desse processo será insatisfatório.

Tag title para SEO
Não trabalhar com a tag title para SEO

5. Não trabalhar com a tag title

Outro aspecto importante que costuma ser esquecido pelos não especialistas é deixar a chamada tag title em branco. Saiba que ela é fundamental para fazer com que seu texto ganhe projeção nos buscadores. Isso acontece porque é através dela que os mecanismos de busca compreendem o foco de sua página, determinando qual é o nicho onde ela atua.

Quando você ignora essa sessão, o resultado é o aumento da complexidade do serviço do algoritmo do Google, fazendo com que ele tenha maiores dificuldades para categorizar sua página. Dessa maneira, o ideal é trabalhar com a tag title e oferecer a ele a sua definição sobre seu próprio negócio.

6. Concentrar-se somente no conteúdo

Trabalhar com SEO exige atenção especial ao conteúdo, isso é evidente. Entretanto, não é somente ele que fará com que sua página obtenha sucesso nas pesquisas.

Sendo assim, é necessário também pensar em outros aspectos, tais como programação, uma página com um layout interessante, diferentes tipos de plataformas, como o mobile, por exemplo. Além disso, é preciso pensar em aspectos como a adequada aplicação de tags, o uso de links internos e externos, o trabalho com imagens otimizadas, entre outros.

Links ignorados no SEO
Ignorar a utilização de links

7. Ignorar a utilização de links

Para garantir maior projeção nas pesquisas, é necessário pensar em sua estratégia para link building, pois, de acordo com o trabalho executado, é possível até mesmo que os links sejam direcionados de maneira espontânea para seu site. No entanto, para isso é preciso agir através de uma campanha de incentivo onde tanto seus clientes quanto fornecedores e parceiros redirecionem sua audiência para seu site e vice-versa.

Além disso, você pode otimizar esse processo participando de discussões nos mais diferentes grupos da internet, presentes em blogs, redes sociais, entre outros, procurando transformar assim, seu site numa referência para aquele tipo de conteúdo.

Garantia de qualidade de SEO trabalhando com profissionais da área

Esses problemas citados são mais comuns do que se imagina. Entretanto, é perfeitamente possível evitá-los, uma vez que todos eles costumam aparecer como consequência de um trabalho malfeito por ter sido realizado por amadores em SEO.

Dessa maneira, nossa dica final não poderia ser outra: invista em SEO, mas faça de maneira segura, trabalhando com profissionais qualificados, que estarão treinados para evitar que esse tipo de erro aconteça.

Assim, você terá meios para garantir que não somente o seu conteúdo ganhe destaque nas pesquisas, mas também, que trará resultados mais satisfatórios para sua área de atuação.

Gostou do texto sobre SEO? Gostaria de acrescentar algum erro que as pessoas cometem com esta técnica? Deixe o seu comentário. Interaja conosco!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers