O Google Tag Manager é o gerenciador de tags desenvolvido pelo próprio Google. Essa ferramenta promete otimizar e agilizar as ações do Marketing Digital, na medida em que permite a criação e atualização automática das tags de determinado website ou aplicativos para mobiles.
Para entender mais sobre o seu funcionamento, é necessário esclarecer o que são tags. Trata-se de pequenos pedaços de código JavaScript que têm diversas finalidades, entre elas, enviar e receber dados. Essa característica permite integrar o site a sistemas que oferecem estatísticas de acessos, como é o caso do Google Analytics, ou mesmo a sistemas de anúncios ou links patrocinados, como o Google Adwords.
Vantagens do Google Tag Manager para o Marketing Digital
Analisar o tráfego do site, por exemplo, é uma das principais ações do Marketing Digital. No entanto, essa tarefa exige a edição de um códigofonte de diversas páginas do portal por meio da inclusão de tags específicas do Google Analytics. Como resultado, podese obter quais foram as páginas acessadas, bem como todos os dados relacionados, como localidade do internauta, tempo de navegação, entre outros. Essas inclusões somente podem ser realizadas por programadores ou outros profissionais que estejam familiarizados com a linguagem de computação.
O Google Tag Manager facilita esse procedimento porque permite a criação e consolidação de diversas tags. Em seguida, as insere automaticamente nos locais apropriados do site. A ferramenta, portanto, pode ser usada pelo próprio pessoal de marketing digital ou outra equipe responsável pela administração e métricas do portal, sem a necessidade de recorrer a um profissional específico.
Além de tags do Google Analytics e do Google Adwords, a ferramenta também promete a criação e inclusão de tags mais sofisticadas do DoubleClick, de remarketing e outros sistemas parceiros do Google.
Os recursos oferecidos pela ferramenta permitem que a própria área de marketing digital lance novas tags em qualquer momento e de forma mais assertiva, assim que identificar alguma oportunidade. Isso significa que não é necessário esperar atualizações de códigos mensais para propor soluções ou elaborar estratégias para alavancar o seu negócio.
Outra vantagem é que, assim como outros recursos desenvolvidos pelo Google, o Tag Manager obtém dados precisos e detalhados sobre todos os seus domínios e ainda é programado para verificar se as tags estão funcionando adequadamente.
Como utilizar o Google Tag Manager
Para utilizar a ferramenta, você deve criar uma conta na plataforma do Google Tag Manager. Depois, será necessário integrá-la ao seu site ou loja virtual, inserindo as tags em todas as páginas. Somente dessa forma, é possível controlá-las adequadamente. Para isso, é recomendado pedir ajuda a um profissional de TI. Mas fique tranquilo, porque essa muito provavelmente será a última vez que você terá que fazer isso!
Quer outras dicas de ferramentas para elaborar campanhas de Marketing Digital mais fortes e inteligente e ter resultados extraordinários? Continue navegando no blog Lead Lovers e conheça todas as técnicas de sucesso para seu negócio.
[et_bloom_inline optin_id=”optin_124″]