Saiba como divulgar a sua empresa com estratégias baratas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Atenção donos de pequenos negócios: o marketing não é como ir ao dentista, que você precisa comparecer a cada 6 meses. Se você focar na publicidade contínua, os negócios ficarão mais fáceis. Se os clientes tiveram uma visão positiva dos seus produtos e da sua reputação, eles estarão ligando e começarão a comprar antes de você entrar em contato.

Outra novidade a respeito da publicidade permanente é que ela não está presa a uma etiqueta de preço. Pois trata-se de mandar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa. Veja dez ideias para fazer isso… sem gastar muito:

1. Faça os clientes se sentirem especiais

Hoje em dia, os clientes adoram ser reconhecidos, ainda mais em uma era onde tudo é rápido e “pelo menor preço”. Veja o exemplo da Denise McMillan, dona de uma loja on-line. McMillan inclui um pequeno sachê com cheiro de rosas em todas as sacolas de jóias ou lingerie que ela vende, além de enviar uma carta de agradecimento escrita à mão. “O sachê e a carta custam alguns centavos, mas acrescento algo especial à compra”, afirma ela.

2. Crie cartões que os clientes queiram guardar

Os cartões de visita são descartados algumas horas depois de uma reunião. Ao invés de ter o seu cartão jogado fora, crie um que as pessoas realmente usem, como um bloquinho de anotações com suas informações de contato em todas as páginas. O bloco de anotações é consultado quase todo dia, guardado por 30 dias, mais ou menos, e deixa uma lembrança forte.

3. Pare de atender clientes que não dão lucro

Se é uma ideia que te dá arrepios, pense melhor no assunto. Não caia na mentira de aumentar as vendas ao invés de alavancar os lucros. Ao parar de atender clientes que não te trazem lucro, você terá mais tempo e recursos para os clientes que realmente podem ajudar sua empresa a crescer. “Provavelmente, 20% dos seus clientes estão contribuindo para de 150% a 200% do lucro anual total; 70% não dão lucro e 10% custam de 50% a 100% do seu lucro”, afirma o consultor Michael King. Analise bem os dados de lucratividade dos seus clientes e, depois, direcione serviços especiais e propagandas para aqueles que importam.

4. Crie uma lista de contatos por e-mail e mande cartas pelo correio

A maioria das empresas aproveita o poder do e-mail e você também pode, é muito econômico. No entanto, o e-mail marketing está por toda a parte, você pode se destacar ao enviar, de vez em quando, cartas pessoais pelo correio para clientes antigos e possíveis clientes. Garanta que as cartas levem algo que os clientes gostariam de ler, como uma análise de eventos recentes na sua área, ofertas especiais ou um agrado personalizado (um desconto na próxima compra, por exemplo). A correspondência tem que ter valor para quem lê, para refletir o valor dos seus produtos. Lembre: a melhor maneira de vender é divulgar.

5. Participe de feiras e conferências

Folders interessante podem ser criados rapidamente contendo informações de contato, encartes com novidades sobre produtos ou um pequeno site sobre o evento.

6. Combine os negócios com prazer… e solidariedade

Realize um evento, festa ou conferência por uma causa que você apoie. Você terá a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibir as suas habilidades de liderança.

7. Crie um destino. Uma livraria com uma cafeteria dentro

Exemplo: uma loja de móveis com profissionais para cuidar dos filhos dos clientes. Por quê? Simples, para que os clientes passem algum tempo lá. Ao invés de somente realizar uma compra, uma manhã de domingo em uma livraria se torna uma rotina agradável de fim de semana. Essa dica também vale para a internet. Ao utilizar a publicidade do tipo “pague por clique”, você pode atrair público para eventos ou ofertas.

8. Torne-se um especialista on-line

Essa estratégia é conhecido como “amostra grátis” para conquistar negócios. Pesquise listas de discussão por e-mail e bate-papos on-line relevantes para sua empresa e seus clientes. É interessante você participar de vários, contribua com comentários que resolvam problemas ou respondam algumas dúvidas. Isso pode levar algum tempo, mas você será recompensado na forma de clientes e indicações.

9. Flerte com mídia local

Reportagens geram credibilidade, mais do que a publicidade paga. Se você quer a cobertura da mídia local, seja jornal, TV, estações de rádio ou jornais de comércio, tenha uma notícia nova na hora certa. Geralmente, vale a pena contratar um profissional de relações públicas ou assessoria de imprensa. Ele conseguirá espaços para as notícias, irá atrás de representantes de veículos de comunicação e enviará comunicados à imprensa falando sobre a sua empresa. E se você tem dúvidas, isso pode ser feito por um curto prazo ou de vez em quando.

10. Por fim, não deixe os clientes escaparem

Se esforce para trazê-los de volta, custa bem menos trazer de volta um clientes insatisfeito ou um que não aparece há muito tempo do que atrair um novo. Mande um e-mail personalizado para um cliente que você não vê há algum tempo, perguntando se está tudo bem. Se o cliente passou por uma situação ruim, use o telefone, reconheça a situação e pergunte se há algo que você possa fazer. Um desconto também é bom. Ser gentil com os clientes é a propaganda mais inteligente e barata que você pode fazer.

Fonte: PEGN

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers