Quais são os primeiros passos para começar a gerar leads?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pessoas interessadas em comprar: qual o valor que elas têm para a sua empresa? Inestimável, não é? E a boa notícia é que esse público qualificado, que antes era esparso e difícil de contactar, hoje está a um clique de distância. Enquanto no marketing tradicional havia dificuldade em determinar quem as mensagens de sua empresa atingiam, na nova era do marketing digital o poder de segmentação e relacionamento com os consumidores é muito maior.

Dicas para geração de leads
Quais são os primeiros passos para começar a gerar leads?

Basta imaginar um anúncio veiculado na televisão. Quem assistiu? Será que estavam olhando para a tela ou mudaram de canal? Era o público-alvo de sua empresa ou seus filhos, no intervalo do filme? Na web, determinar o perfil do seu público é muito mais fácil e eficaz. E para isso sua empresa conta com uma infinidade de técnicas, entre elas, nosso assunto de hoje: a geração de leads.

Você já ouviu falar nela?

Gerando oportunidades

Como já explicamos, de forma simples, leads são pessoas interessadas em seu produto, serviço ou área de atuação. São pessoas mais próximos da decisão de compra, que estão em um processo de obtenção de informações para escolher melhor. Quanto mais informadas, mais seguras sobre o que pretendem fazer. E é aqui que a sua empresa entra!

Para gerar leads, é preciso oferecer algo em troca. Como mencionamos, os consumidores que nos interessam aqui estão na fase de procura por informações. E eles estão dispostos a fornecer seu contato para a sua empresa em troca de conteúdo relevante, que os ajude nos próximos passo de sua jornada.

Mas como fazer isso? No post de hoje, separamos algumas das melhores formas de gerar leads para a sua empresa na web e fora dela.

Oportunidades para geração de leads
Crie oportunidades para gerar cada vez mais leads

1. Tenha um blog

A regra de ouro da nova era do marketing é ser relevante. Os consumidores já não querem anúncios intrusivos, que interrompem sua navegação ou qualquer atividade com mensagens que não interessam para eles — ou não interessam naquele momento. A web deu aos consumidores o poder de escolha. Se eles não gostam da sua mensagem, eles acessam outro site, assistem a outro vídeo, e assim por diante.

Por isso, os blogs surgiram como uma ferramenta importante do marketing digital e da geração de leads. Com eles, sua empresa pode oferecer conteúdo de qualidade aos consumidores em várias etapas do processo de compra. E se ele considerar o conteúdo realmente útil e interessante, não vai hesitar em acompanhar a sua página. Por isso, o site deve facilitar ao máximo o cadastro em uma newsletter, por exemplo. Pronto! Você tem mais um contato interessado em sua empresa, que vai acompanhar seu conteúdo e estar sempre em contato com sua marca.

2. Ofereça conteúdo aprofundado

Além do conteúdo “introdutório” do blog, é interessante oferecer ao consumidor conteúdo aprofundado sobre os assuntos que podem interessá-lo. Aqui entram formatos mais elaborados, como e-books, webinars, vídeos e até cursos. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, por que não oferecer um curso sobre como construir sua imagem pessoal ou como descobrir seu estilo, por exemplo?

Os consumidores, em troca de conteúdo de qualidade, ficam felizes em oferecer seu contato em retorno. Por isso, tenha em seu site esse material rico e aprofundado e condicione seu recebimento ou acesso ao preenchimento de um cadastro, por exemplo.

Veja como atrair mais leads
Conteúdos interativos atraem mais leads

3. Tenha conteúdo interativo

Além do conteúdo mais detalhado e rico sobre assuntos que possam interessar seu consumidor, é bastante importante ter conteúdos interativos em seu site. Se você é dono de uma imobiliária, por exemplo, ofereça orçamentos, simulações de financiamentos. Se tem produtos personalizados, disponibilize uma ferramenta para que seu consumidor visualize o resultado final no site. Você se lembra da loja de roupas? E se ela tivesse um aplicativo para montar combinações com as peças da estação?

Enquanto estiverem interagindo com sua marca, seus consumidores estarão também se informando sobre seus produtos, serviços e empresa. E, como dissemos, quanto mais informados, mais seguros sobre a compra. Novamente, condicione o acesso às ferramentas interativas ao cadastro e aproveite mais uma lista preciosa de contatos!

4. Não se esqueça dos e-mails

e-mail marketing, quando bem planejado, ainda é uma das ferramentas mais eficazes do marketing digital. Tanto que ele é utilizado em uma técnica conhecida como nutrição de leads. Funciona assim: depois que sua empresa tem os contatos de pessoas interessadas em comprar, ela pode guiar essas pessoas pelos próximos passos do processo com o envio de materiais de interesse e adequados a cada etapa.

Por exemplo: um consumidor apaixonado por tecnologia está acompanhando postagens sobre o assunto e acaba no site da sua loja de eletrônicos. Em uma das postagens, ele se interessa pelos novos modelos de smartphone recém-lançados e se cadastra no site para ter acesso a um vídeo sobre o assunto. A partir de então, começa a nutrição: sua empresa passará a enviar novidades, depois conteúdo sobre os aparelhos disponíveis na sua loja, em seguida preços, até o momento da compra.

No marketing digital, é possível acompanhar o consumidor e seu comportamento, com isso, o planejamento da nutrição de leads fica muito mais eficaz. Mas para que ele seja 100%, a sua empresa precisa estar por dentro do uso dos e-mails para negócios — e isso se aprende fazendo!

Atração de leads através de evento
Não subestime os eventos na hora de atrair leads

5. Não subestime o offline

Essa dica é valiosa especialmente para empresas que costumam trabalhar com eventos. Por que não aproveitar esses momentos para gerar leads?

Sua empresa pode, por exemplo, criar um espaço no site exclusivo para participantes, com conteúdo extra sobre o evento e no qual eles precisam se cadastrar. Você também pode solicitar o e-mail na inscrição para enviar newsletters sobre o evento e após ele, em uma ação de relacionamento. Se o evento for aberto ao público, divulgue seu site na ocasião e ofereça mais conteúdo para quem se cadastrar ou ofereça um código promocional com descontos em seus produtos para quem preencher o formulário no site.

Não desperdice o potencial de promoção das ações offline. Elas também podem gerar leads valiosos para que você continue o trabalho de relacionamento na web.

Só o começo

A geração de leads é o começo do relacionamento com seus clientes, um mundo de possibilidades, basta fazer um trabalho de qualidade e ter um bom gerenciamento de seus processos. Cada lead é uma oportunidade para sua empresa — e quanto mais oportunidades, melhor.

Pronto para começar? Siga-nos nas redes sociais e receba mais dicas como essas!

Artigo atualizado em 03 de Agosto de 2017.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers