Plataformas de gerenciamento para o Instagram

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nos últimos anos, o Instagram tem se revelado uma rede social com imenso potencial de crescimento. E isso desperta progressivamente o interesse dos empresários e empreendedores.

A rede ultrapassou há mais de um ano a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. E o Brasil, como sabemos, é recordista de usuários em redes sociais.

Boa parte dos usuários utilizam o Instagram como fonte de informação, entretenimento e também para pesquisar sobre produtos e empresas. Daí, a importância de ter um perfil muito bem posicionado no Instagram.

Mas, gerenciar um perfil, ou vários, não é tarefa fácil. Por isso, utilizar ferramentas de automação é um caminho natural a se seguir para transformar o Instagram em um ativo da sua empresa.

E resolvemos ajudar você a alcançar esse objetivo, colocando neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como usar o Instagram para gerar vendas de forma mais efetiva.

Como ganhar seguidores no Instagram

aumentar-numero-de-seguidores-no-instagram
Seguidores no Instagram

Ganhar seguidores aleatoriamente no Instagram não deve ser o objetivo principal de uma empresa.

Afinal, existem muitos perfis inflados de seguidores, mas que não dão retorno em vendas.

Isso ocorre porque, além de ter seguidores no Instagram, é preciso que eles estejam de fato engajados com o seu conteúdo e com sua marca.

O engajamento no Instagram pode ser comparado ao aquecimento de uma lista, para fazermos uma relação direta com nosso mundo de marketing digital.

O engajamento é calculado de diversas formas, mas, de uma maneira mais simples, podemos levar em consideração o número de ações realizadas em um post como o indicativo do seu engajamento.

Considere ações como:

  • curtidas no post
  • comentários
  • compartilhamentos
  • salvamentos
  • visualizações de vídeos e stories

Todos esses aspectos são super importantes para calcular engajamento, sendo que cada um deles, faz referência a alguma intenção dos usuários que sua marca está com contato.

Como por exemplo, salvamento e curtidas.

Se seu conteúdo é considerado importante a ponto de alguém salvá-lo, mesmo que não curta a publicação, isso quer dizer que depois de um tempo, a pessoa vai entrar em contato com a sua marca de volta.

Se a pessoa só curte, pode significar que ela gostou mas não teve o nível de interesse para salvar aquela publicação.

Isso é muito bacana de ser cultivado. Dessa maneira e seguindo esse raciocínio, você consegue alinhar melhor a sua estratégia e elencar os KPI’s que fazem sentido.

E, para aumentar o engajamento de seu perfil, há duas premissas básicas.

A primeira delas é investir em conteúdo que seu público tenha interesse em ler. E em segundo lugar, é necessário ter uma regularidade de publicações.

Redes sociais são extremamente dinâmicas. Tudo muda o tempo todo e o público está sempre em busca de novidades.

Isso significa que não adianta fazer um conteúdo excelente e passar um mês sem novos posts. Sua audiência irá esquecê-lo em pouco tempo.

Do mesmo modo, não basta produzir uma enxurrada de conteúdo aleatório e postar indefinidamente, sem objetivo estratégico. Isso confunde a audiência e torna seu perfil chato e cansativo.

Como aumentar o engajamento do Instagram

engajamento-instagram
Engajamento Instagram

Agora que você já sabe que o segredo para o engajamento no Instagram é produzir um conteúdo ótimo e postar com regularidade, basta encontrar o seu ponto de equilíbrio.

Para isso, você conta com ferramentas do próprio Instagram que podem direcionar a sua estratégia.

O recurso de Analytics do Instagram, permite que você acesse dados importantes de sua audiência, como faixa etária, localização, horários de maior frequência e conteúdos mais visualizados.

Anote esses dados e siga para o próximo passo, que é elaborar uma estratégia de conteúdo.

Como elaborar uma estratégia de conteúdo para seu Instagram

Conteúdo

Criar um conteúdo interessante não é a tarefa das mais simples. Exige pesquisa, antecipação e muitos testes.

No entanto, planejar o seu conteúdo com antecedência exige organização e foco. Algo que facilitará muito a sua vida nessas horas é ter um calendário de conteúdo.

Calendário

calendário-instagram
Calendário Instagram

Um calendário de conteúdo é uma ferramenta para gerenciar as suas publicações, considerando todas as etapas, desde a ideação. 

Geralmente, o resultado é uma planilha, com o dia da postagem, horário, tema e assunto, além da imagem que será utilizada no post.

É importante definir também o nome do responsável, se for um trabalho de equipe e a deadline, ou data limite, para a conclusão do post.

Essa planilha pode ser feita em diversas ferramentas, como Excel e Google Sheets. 

Mas no Google Agenda ou Trello também é possível criar planilhas excelentes, sem nenhuma dificuldade extra.

Criado o seu calendário, é hora de definir outro ponto relevante da sua estratégia: a frequência de postagens.

Horário

tenha-horario-para-publicações-instagram
Tenha horário para as publicações

Certamente, manter um horário certo e trabalhar com um número ideal de posts irá aumentar o engajamento, pois sua audiência estará aguardando o seu conteúdo.

Além disso, você poderá criar antecipação para o assunto, por meio dos stories. Nessas horas é de suma importância não atrasar e nem falhar com sua audiência. Um erro pode colocar o seu trabalho a perder.

Por isso, o uso de ferramentas de automação para Instagram é bastante recomendado. Vejamos então alguns exemplos de ferramentas de automação, seus recursos e como extrair o melhor das mesmas.

Para Agendamento de Posts

As ferramentas a seguir permitem que você agende seus posts, sejam eles em fotos, vídeos, e em alguns casos, também stories.

Aqui, cabe ressaltar que o agendamento de posts não é feito de forma nativa pelo Instagram e nem autorizado nas políticas do app. Portanto, o uso de ferramentas de terceiros envolve um risco, que deve ser considerado sempre.

Etus

Essa é uma ferramenta robusta, com excelente custo-benefício. Além de programar todos os tipos de posts e formatos de mídias para Instagram, o Etus Social permite que publicações sejam salvas como rascunho, repostadas e ainda diversos recursos do Instagram, como geolocalização.

Além disso, é possível utilizar o próprio calendário do app para o gerenciamento e aprovação de publicações pela equipe. E ainda permite gerenciar publicações em outras redes sociais, como Facebook e Pinterest.

MLabs

Apresenta ferramentas e funcionalidades muito similares ao Etus, com a vantagem de também ser uma alternativa nacional.

Com o Mlabs você consegue agendar posts para redes sociais, não somente o Instagram. Além disso, a ferramenta disponibiliza recursos como respostas a Direct Messengers, (DM), relatórios de desempenho e também a elaboração de calendário pela plataforma.

Estúdio de Criação do Facebook

Atendendo a uma demanda antiga dos usuários, finalmente em agosto de 2019 o Instagram liberou uma alternativa para agendamento de posts.

O recurso está disponível para contas comerciais e de criadores de conteúdo, por meio do Estúdio de criação do Facebook. Isso para não esquecermos que o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012, em uma transação bilionária.

Portanto, é necessário ter uma página do Facebook vinculada ao seu Instagram e realizar o agendamento dos posts pelo Estúdio de Criação.

No momento, ainda não é possível programar stories, mas conseguimos programar IGTV e posts para o feed.

O fato de ser uma solução nativa, garante que sua conta não terá problemas com sanções do Instagram. E o melhor, o recurso é gratuito.

Até aqui, você viu algumas das ferramentas de agendamento de posts mais recomendadas para Instagram. Mas, não é só de posts que sua estratégia sobreviverá no longo prazo.

Vejamos agora, algumas das ferramentas mais completas de automação disponíveis no mercado.

Para automação de perfis

Instaeasy

Mais uma iniciativa nacional, o Insta Easy apresenta os recursos de automação das interações com o público, como seguir, deixar de seguir e comentar posts.

Uma alternativa interessante, descrita no site do Instaeasy é a possibilidade de filtrar somente contas não comerciais. Desse modo, você estaria interagindo diretamente com o público alvo, se o seu negócio for somente B2C, essa é uma grande vantagem.

Além disso, o Instaeasy fornece um treinamento completo para iniciantes no mundo das automações e sua interface é bem simples. Para quem está descobrindo o poder da automação, pode ser uma boa porta de entrada.

Bume

Outra alternativa completa é o Bume, que, além dos recursos de seguir, deixar de seguir e interação existentes em outras ferramentas, destaca-se por permitir a interação com a lista de Close Friends, ou /melhores amigos, do Instagram.

O Bume possibilita que você poste conteúdos diferenciados para a lista e gerencie-a com total controle. Essa é uma excelente ferramenta para integração entre seus cursos e gestão de clientes.

Hootsuite

A Hootsuite é uma das plataformas mais antigas e estáveis do mercado. Ela oferece uma solução completa para o gerenciamento de todas as mídias sociais em um só lugar.

Apresenta alguns recursos exclusivos como, por exemplo, curadoria de conteúdo, monitoramento de marcas e gerenciamento de campanhas direto pela plataforma.

E tem uma versão gratuita, com limitação de recursos, mas sem tempo de expiração. A versão free permite até 3 contas de redes sociais e com isso o usuário aprende a usar a plataforma e analisar seus resultados.

Concluindo, o objetivo do post não é apresentar todas as ferramentas de automação. Certamente, existem centenas delas pelo mundo e o melhor a fazer é testar e ver qual se encaixa com sua estratégia de marketing.

Aqui, apresentamos algumas das principais, inclusive, alternativas gratuitas como o Facebook Creator Studio para agendamento de posts e o Hootsuite free para automação.

Além disso, cabe lembrar que a maioria das ferramentas oferece período de testes gratuito, exceto o Instaeasy, que oferece garantia de 30 dias.

Portanto, hora de começar a transformar o seu Instagram em uma máquina de resultados, com uma estratégia de conteúdo eficaz.

Para automação da comunicação no Instagram

Se você ainda não teve a oportunidade de automatizar a sua comunicação no Instagram, hoje já existe uma solução que pode auxiliar nesse sentido do gerenciamento da rede.

A leadlovers inseriu como uma ferramenta adicional da plataforma a automação e criação de funis dentro do direct do Instagram. 

Então se você pretende criar um funil de vendas para ações de comunicação a partir do direct do Instagram, vale considerar a leadlovers como uma das ferramentas que podem suprir essa demanda, além de todas as outras funcionalidades disponíveis na plataforma.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers