Como elaborar um plano para redes sociais em 8 passos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os profissionais de marketing geralmente iniciam o ano financeiro com um plano de marketing para as redes sociais — quais canais eles atingirão, o público e o tipo de conteúdo que desejam criar.

Na metade do ano, no entanto, esse plano terá que ser mudado por não estar cumprindo seu papel. Por quê?

Porque as mídias sociais estão saturadas de conteúdo e consumidores, e a mudança de algoritmos está dificultando a exibição das suas postagens.

Se quiser as impressões que sua marca merece, você precisa de um novo plano, algo avançado que não precisa ser alterado a cada trimestre.

Neste conteúdo, vamos guiá-lo pelas etapas de criação de um plano avançado para as redes sociais que impulsionará a sua estratégia de marketing de conteúdo.

automação-redes-sociais
Elabore um plano avançado para Redes Sociais

1º passo: Avalie o seu plano atual para as redes sociais

Um plano para as redes sociais é construído com muita reflexão e atenção aos detalhes. Mas se ele não está produzindo os resultados desejados, você precisa revê-lo com um olhar crítico.

Fazer uma retrospectiva é sempre mais fácil do que analisar uma situação do momento presente, então use isso a seu favor. Veja quais aspectos do seu plano atual funcionaram.

Em seguida, volte um pouco mais no tempo — quais aspectos do plano para as redes sociais do ano passado produziram resultados? E antes disso?

As mídias sociais podem ter progredido nos últimos anos, mas há alguns aspectos do marketing de conteúdo que continuam a prosperar, como os textos longos, por exemplo.

Como seu negócio teve sucesso na promoção dessas postagens nas redes sociais no passado e como é possível usar essas estratégias agora (ou, pelo menos, adaptá-las às práticas atuais)?

Tendo visto o que funcionou, é hora de examinar o que não funcionou. Esta parte do processo de avaliação exige que você seja agressivo, mas é necessário.

O Facebook não está gerando o mesmo tráfego e oportunidades de geração de leads que o Twitter e o Instagram? Talvez seja hora de cortar esse canal ou mudar completamente a estratégia no Facebook.

A sua conta do Instagram não lhe rendeu mais leads? Quem sabe seja hora de mudar para uma conta empresarial.

Você também precisa entender quanto esforço está sendo direcionado para os seus canais e o tipo de conteúdo que está sendo criado para eles. Que resultados eles estão produzindo? É proporcional ao trabalho e ao tempo dedicado a eles?

Apesar da quantidade de energia que uma auditoria de rede social exige, você conseguirá resultados surpreendentes e úteis que o ajudarão a estruturar o seu plano avançado para as redes sociais.

2º passo: Entenda a sua marca e o seu público

Tendo avaliado os seus planos para as redes sociais antigos e atuais, você terá uma boa ideia do que está funcionando (ou não) na sua estratégia.

Para criar um plano melhor, agora você precisa analisar sua marca para encontrar seu público-alvo.

Volte ao básico — qual é a declaração de missão da sua marca? O que ela representa para o seu público ideal?

Pergunte a si mesmo o que a sua marca tem tentado alcançar através das mídias sociais. Reconhecimento, tráfego na web ou vendas? Incorpore as necessidades da sua marca ao seu plano.

Por outro lado, estude seu público. Os dados demográficos mudaram ao longo do tempo? Seu plano para as redes sociais foi responsável por essas mudanças?

As plataformas de rede social compartilham uma grande quantidade de insights sobre os interesses dos seguidores. Estes interesses têm mudado ao longo do tempo? Seu conteúdo também deve ser adaptado a essas flutuações.

Esta etapa requer que você volte aos fundamentos da sua estratégia de marketing. Talvez você até tenha que examinar seu plano de negócios.

A sua marca e o seu público estão intrinsecamente vinculados à forma como você faz seu plano para as redes sociais. Somente com uma compreensão completa desses aspectos você será capaz de criar um plano infalível.

3º passo: Faça uma análise da concorrência

Um exame abrangente das necessidades da sua marca não pode ser concluído sem um bom entendimento dos seus concorrentes. Faça estas perguntas:

  • O que seus concorrentes estão fazendo nas mídias sociais?
  • Quais postagens da concorrência estão indo bem?
  • Como os números das redes sociais deles se comparam aos seus?
  • O que eles estão fazendo que você não está fazendo?
  • Quem é o público-alvo deles? Em que ponto eles não se sobrepõem ao seu?

Fazer essas perguntas e pesquisar profundamente sobre seus concorrentes é um passo crucial para que seu plano de social possa progredir.

Use modelos de análise SWOT para examinar seus concorrentes e compará-los com seus esforços de mídia social até agora.

Realizar uma análise da concorrência lhe dará insights sobre seu setor e nicho específicos. Além disso, você terá uma melhor compreensão do que deve fazer e que tipos de conteúdo precisam ser evitados.

Ao realizar essa análise, lembre-se de que só porque algo está funcionando bem para uma marca, isso não significa que também dará certo para você.

As redes sociais não têm uma abordagem única — marcas diferentes estimulam reações diferentes de seus seguidores.

Além disso, ao analisar os concorrentes, evite cooptar suas táticas. Esse movimento não só afetará negativamente a sua marca — os seguidores mais atentos notarão que você copiou de outra pessoa — mas o plano poderá não funcionar devido ao seu público-alvo.

Inspire-se pelas pessoas do seu setor, mas não copie o trabalho ou os métodos alheios. Ser original é um trabalho duro, mas as recompensas valerão a pena.

omnichannel-métricas
Acompanhe as métricas das redes sociais

4° passo: Escolha métricas mensuráveis e alcançáveis

Depois de entender as necessidades da sua marca e concorrentes, examine as métricas que você vem medindo nas mídias sociais.

Existem inúmeras possibilidades, mas quais KPIs funcionam para sua marca?

Algumas das métricas mais populares que as marcas analisam incluem:

  • Menções
  • Comentários
  • Número de seguidores
  • Curtidas (“likes”)
  • Compartilhamentos/Retweets

O velho ditado “menos é mais” nunca foi tão verdadeiro quanto em relação às métricas sociais. Há tantas opções disponíveis, que um analista de marketing pode sentir sobrecarregado pelos números.

E nem todas as métricas são iguais — as impressões podem ser da maior importância para uma marca e, para outra, o aumento no número de seguidores é o principal objetivo a ser atingido.

As métricas mais importantes também estão relacionadas ao estágio em que sua empresa se encontra. Para uma startup, o aumento de seguidores pode ser mais interessante, pois indica um impulso no reconhecimento da marca.

Enquanto examinava o seu plano para as redes sociais atual, é provável que você tenha tomado nota das postagens de melhor e pior desempenho. É aqui que essa informação será útil.

As métricas que você alcançou no trimestre ou no ano anterior podem ser usadas como linhas de base para medir o que você pode alcançar com seu novo plano.

Mas temos que reiterar a importância de escolher as métricas certas, pois elas afetarão os objetivos finais.

Se o seu objetivo for muito ambicioso, seu plano nunca será rentável. Por outro lado, se suas metas forem despretensiosas demais, sua marca se desvalorizará.

Use a metodologia SMART de definição de metas para estabelecer alguns objetivos principais e, assim, será mais fácil criar um plano para as redes sociais eficaz.

5º passo: Converta as metas em tarefas acionáveis

Tendo decidido seus objetivos, transforme-os em tarefas acionáveis que podem ser executadas pela sua equipe.

Se a sua intenção é aumentar seus seguidores no Instagram em 25%, divida isso em tarefas que o ajudarão a realizar o feito. Isso pode incluir uma ou mais das seguintes tarefas:

  • Criar conteúdo
  • Postar regularmente
  • Redefinir seu conteúdo para outros canais
  • Comentar ou se envolver com o público
  • Seguir membros do público-alvo
  • Seguir especialistas da indústria
  • Explorar os influenciadores
  • Organizar um concurso no Facebook
  • Divulgar ou promover postagens

Essas tarefas podem ser desmembradas para serem executadas pelos membros da sua equipe.

Um único objetivo pode parecer uma tarefa gigantesca, mas, ao dividi-lo em pedaços menores, fica mais fácil alcançá-lo em seu plano para as redes sociais.

6º passo: Crie um calendário de conteúdo

Com suas metas e tarefas em mãos, prepare-se para criar um calendário de conteúdo. Os seus primeiros rascunhos precisarão de revisões, mas não pule essa etapa.

Comece elaborado uma visão geral do calendário de conteúdo para o ano — você não precisa entrar em detalhes demais por enquanto.

Evite adicionar horas e datas exatas — discutiremos o conteúdo do canal e os horários de agendamento específicos na próxima etapa.

Adicione detalhes somente se você tiver certeza absoluta sobre eles — por exemplo, caso queira criar conteúdo para um evento ou lançamento já definido.

Defina as suas metas de alto nível por trimestre ou a cada mês e resuma o tipo de conteúdo que deve ser criado e compartilhado nas mídias sociais.

Um calendário de conteúdo incluirá informações sobre o número de postagens, seja em formato de texto ou vídeo, que serão produzidas todos os meses, bem como uma visão geral de quantas dessas publicações devem ser compartilhadas.

Saber o volume de conteúdo a ser criado em um determinado período ajuda a equipe de marketing a orientar-se para os objetivos, além de proporcionar uma ideia do que se espera desse departamento.

Com uma boa compreensão do calendário de conteúdo, você poderá decidir se seu plano para as redes sociais está muito (ou pouco) ambicioso.

Se a visão geral do seu calendário está pronta, sinta-se à vontade para se dedicar aos detalhes.

Cronograma de conteúdo ideal
Definia o seu cronograma de conteúdo

7º passo: Escolha os canais e realize a programação

Com um calendário de conteúdo mensal/trimestral/anual definido, comece a agendar os horários e canais exatos para cada postagem.

Esta parte do calendário é extremamente detalhada — exige que você saiba exatamente quando deseja publicar algo e para que tipo de conteúdo, juntamente com a plataforma que o acompanhará.

Este passo não pode ser feito com pressa. Também não é sensato criar um calendário de conteúdo detalhado por um longo período. Um mês é suficiente, mas resolva os detalhes de uma semana primeiro.

Sendo muito ousado nesta etapa, você poderá cometer erros cruciais que terão um efeito de bola de neve em todo o seu plano.

Use ferramentas de geração de leads de mídia social que ajudarão no planejamento e execução do seu calendário de conteúdo.

Além disso, lembre-se de ser flexível — tanto seu calendário de conteúdo como seu plano para as redes sociais não são definitivos.

As coisas mudam, novas tendências aparecem e seu calendário precisa ter espaço suficiente para acomodar esses ajustes.

8º passo: Reavalie o seu plano de mídia social

Você examinou os seus planos antigos, mediu as suas postagens, analisou os seus concorrentes, escolheu as suas métricas e as dividiu em tarefas acionáveis. Os seus calendários de conteúdo detalhados e de alto nível estão prontos.

Para todos os efeitos, seu plano para as redes sociais também está. Mas este não é o fim do seu processo de planejamento.

Como mencionamos, seu plano não pode ser rígido, e isso não é apenas por causa da natureza inconstante das redes sociais, mas também porque é preciso evitar se tornar complacente.

O seu plano de mídia social provavelmente mudará ano após ano, dependendo das inovações e tendências do setor.

O plano que você criou se tornará mais avançado, mas continuará sujeito a alterações. Você precisa estar pronto para aceitar essas mudanças.

Examine seu plano assim que ele for criado e realize uma análise SWOT — como você fez anteriormente com seus concorrentes.

Ainda há fraquezas e ameaças que podem ser resolvidas? Esforce-se para eliminar essas questões e veja como isso melhora seu plano.

Ao seguir estas etapas para criar um plano avançado para as redes sociais, você impulsionará o seu engajamento e atingirá os seus objetivos. Porém, esteja preparado para se dedicar continuamente a torná-lo melhor.

Guest post escrito pela Venngage.

[table id=31 /]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers