Já estamos no mês de Novembro e termos como “2015”, “Ano que vem”, começam a fazer parte do nosso cotidiano, ainda mais se tratando de marketing. É bem provável que nesta altura do campeonato você já tenha alguma estratégia traçada, seja referente a distribuição, preço, etc. Mas você já sabe qual estratégia a sua empresa vai adotar referente ao digital?
Se essa pergunta só passou agora pela a sua cabeça, não se preocupe, ela tem tirado o sono de muitos profissionais de marketing por aí. Portanto, se você pretende ficar um passo a frente de seus concorrentes, torne a internet a sua melhor amiga e parceira de insônia, e confira 5 passos separados exclusivamente para que você durma mais tranquilo.
1. Aproxime a comunicação digital do seu negócio
Ao olhar para o meio digital, olhe além do óbvio, não foque em likes, views, shares, comments, CTR, impressões e todas as métricas do gênero. Se diferencie de todo o resto, o lugar comum das visualizações, curtidas e compartilhamentos não te trarão resultados efetivos, o meio digital é o canal perfeito para se comunicar com o seu consumidor e oferecer o melhor suporte possível. Dessa forma você estabelecerá o seu posicionamento e venderá mais. Faça o digital dialogar com o seu objetivo e estratégia de negócio, este é o grande ponto.
2. Defina a agência que irá te acompanhar nesta jornada
O meio digital está em constante mutação, então é importante que você tenha um parceiro capaz de traduzir os seus objetivos de negócios em estratégias dentro do digital. O digital já não permite mais experimentações, é importante que você estabeleça uma relação de confiança com uma agência que fale a mesma língua que você e transforme o seu objetivo de negócio em uma boa estratégia.
3. Pense em 2015, mas se prepare para 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020
Nem toda novidade é a certa para o seu negócio, inovação nem sempre é a solução. O relacionamento da marca com a sua audiência muda de uma plataforma para outra, se o seu orçamento permite, eu recomendo que você separe uma verba, ou escolha uma marca, que tenha um papel mais exploratório dentro do universo digital.
4. Entenda que integração é diferente de execução
Talvez aquele filme que você pensou que seria sensacional na TV não seja tão bom assim, pode ser que depois dos 5 segundo no Youtube a pessoa pule o seu conteúdo, ou não habilite o som no news feed do Facebook. A integração acontece graças a estratégia. Envolva o pessoal do digital desde o início e busque parceiros capazes de ter este envolvimento. A agência ajuda muito na hora de concepção de conceito e seleção de formatos da campanha.
5. Tenha um modelo de gestão claro
Como dito anteriormente, o meio digital está em constante mudanças, por isso tenha um modelo de gestão desde o início. Saiba quais indicadores serão monitorados, com que frequência, qual é a relação desses indicadores com o seu objetivo de negócio. O acompanhamento da execução da ideia é tão importante quanto a própria ideia em si, a tomada de decisão durante a jornada deve fazer parte do time e a organização aprenderá como melhorar os seus resultados, em termos de negócios, no meio digital.
O ano não acabou ainda, não é muito tarde para começar a traçar o seu plano para os próximos anos e espero que as dicas desse post te ajudem nisso. Abraços e até a próxima.
Fonte: Adnews