Personas: por que são tão importantes para o Marketing Digital?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma boa estratégia de Marketing Digital, só é feita a partir da determinação do público-alvo e da persona ideal.

Afinal, seu maior propósito é atrair novos usuários para convertê-los em leads (potenciais clientes), e posteriormente transformá-los em clientes efetivos.

Para isso, todas essas metodologias e estratégias necessárias para compor seu planejamento precisam dar um grande foco no cliente ideal, ou seja, na criação de personas.

As personas servem para tornar a sua estratégia de marketing digital mais assertiva e ajudar a identificar o perfil do cliente para divulgar produtos ou serviços ideais para a marca.

Entretanto, você conhece a importância das personas para uma estratégia de marketing e o sucesso de uma empresa?

Para solucionar todas as dúvidas, preparamos esse artigo para explicar o que são personas e como elas ajudam a companhia a crescer no mercado.

O que são personas?

persona-marketing-digital
O que são personas?

Também conhecida como Buyer Persona, elas são personagens fictícias, do que seria um cliente ideal para as empresas para segmentar e definir detalhadamente seus potenciais clientes.

Por isso, as personas são personagens indispensáveis em qualquer estratégia de marketing digital para vender na internet.

Com o intuito de conseguir novos negócios e desenvolver a identidade da marca, o marketing digital serve para divulgar produtos e serviços em todas as páginas da internet, como blogs, redes sociais e nos sites de busca.

Dessa forma, o principal objetivo da persona é conseguir informações sobre o público-alvo para adotar estratégias assertivas, oferecendo condições para produzir materiais de alta relevância e valor aos seus leads.

Por exemplo: após a pesquisa de mercado, sua empresa identificou que o público-alvo é composto por gestores da indústria. Portanto, é necessário identificar as formas de se aproximar do público para adquirir mais informações dele.

Após adquirir esses dados, pode-se estabelecer o local desses clientes na jornada de compra, identificando as suas necessidades e implementando ações de marketing digital para atrair esse público.

Como criar personas?

como-criar-personas
Como criar personas?

O primeiro passo para criar as personas é identificar as características básicas do cliente ideal. 

A partir delas criar o personagem semifictício, identificando o perfil ideal e real dos clientes.

Esse perfil precisa ter as características de comportamento, demográficas e psicológicas dos consumidores em potencial. Envolver as dores e anseios dele, para assim entender de que forma o seu produto ou serviço pode auxiliá-lo.

Para começar a criar a persona é preciso ter:

Conhecimento do perfil do consumidor

perfil-do-consumidor-persona
Persona e o perfil do consumidor
  • Onde passa grande parte do seu tempo?
  • Trabalha em qual setor da empresa?
  • Qual o cargo profissional do público?
  • Qual o horário de trabalho?
  • O que ele pesquisa na Internet?

 

Esses detalhes parecem simples, mas são fundamentais para criar personas e atingir o seu público com produtos adequados a ele.

Agora, se a empresa não consegue deixar claro como pode resolver os problemas dos clientes, isto pode ser um grande problema de comunicação.

Portanto, na hora de criar personas, é preciso saber quais são as dores dos clientes e atendê-los da melhor forma.

Benefícios das personas

buyer-persona-benefícios
Buyer Persona Benefícios

Independente da situação, atrair clientes fora do perfil pode sair caro e causar prejuízos financeiros para empresas de qualquer setor.

Por essa razão, é bastante importante traçar uma estratégia focada em criar personas ideais para empresa e não corre riscos de ter prejuízos em seus investimentos.

Após saber quem é sua persona, as estratégias de marketing vão ser mais assertivas e possibilita a geração de resultados produtivos.

As outras vantagens dessas personas são:

Melhor posicionamento e segmentação

As personas fornecem um alvo para seus clientes em potencial e posicionam a relevância dos produtos, fornecendo informações valiosas para prospectar, realizar pesquisas de mercado, publicidade e palavras-chave para SEO.

Além disso, eles permitem compreender com mais profundidade os modelos dos prospects e clientes, proporcionando a geração de leads qualificados que evitam o desperdício de tempo com os de menor alinhamento.

Melhoram as campanhas de marketing

buyer-persona-campanha
Buyer Persona Campanha

As campanhas de marketing são necessárias para fornecer informações necessárias que auxiliam na forma de como criar mensagens de marketing mais efetivas, além de criar conteúdo e promoções atraentes.

Determinam quais as plataformas e meios de comunicação são adequadas para as campanhas de marketing, permitindo a produção de conteúdo que atenda o perfil do público-alvo.

Eles também ajudam a comunicar com compradores e clientes na mesma linguagem a serem rápidos na interpretação do comportamento dos consumidores.

Aumenta a autoridade da marca

persona-autoridade-de-marca
Buyer Persona e autoridade de marca

As personas também são importantes em estratégias de Inbound Marketing voltadas para produzir conteúdo e iniciar um relacionamento com seus clientes para a empresa ser autoridade no nicho de atuação.

Para conseguir ter resultados na estratégia é fundamental criar ações que atendam esse público para que eles valorizem a sua marca.

E então é possível estabelecer estratégias que demonstram que a empresa eduque o seu público com conteúdos de alto valor.

Portanto, as personas são fundamentais para criação de conteúdos e campanhas que propõem o diálogo, aproximando a empresa do seu cliente e entendendo as suas necessidades.

Melhora o alinhamento entre marketing e vendas

persona-alinhamento-marketing-vendas
Persona e o alinhamento entre Marketing e Vendas

Além de melhorar a imagem da marca, as personas também ajudam a avaliar as estratégias de segmentação, alinhando as equipes de marketing e vendas para alcançar resultados mais assertivos.

As personas também ajudam a identificar canais digitais com uma interação efetiva para uma interação verdadeira com sua audiência e é capaz de identificar quais os gatilhos necessários para atrair o cliente a comprar o produto.

Beneficia o ROI das empresas

persona-return-of-investment
Buyer Persona auxilia no ROI

Impacta diretamente no ROI do marketing digital, pois ajuda a empresa a economizar recursos, graças a comunicação com contatos que de fato interessam pelo produto, auxiliando na criação de estratégias eficazes de divulgação.

Além disso, é possível alcançar resultados muito mais assertivos com um melhor posicionamento, garantindo destaque e um bom retorno dos seus investimentos.

Use as personas como peça fundamental da sua estratégia!

O ideal é saber como se comunicar com a sua persona em todos os estágios do funil de vendas.

Assim, o público-alvo enxergará sua marca mais como uma parceira, aumentando as possibilidades de fidelizar o cliente.

Tenha uma atenção e estude o mercado que a empresa atua, pois, sempre ocorrem mudanças nos hábitos de consumo e com isso, o perfil da persona precisa ser atualizado para se adequar ao mercado.

E lembre-se: a persona é base de toda empresa, ela que vai ajudar a adotar estratégias para o crescimento e desenvolvimento do negócio!

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

[table id=24 /]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers