Outbound ou inbound marketing? Qual é o ideal para a sua empresa?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você saberia dizer, hoje, qual é a estratégia de marketing ideal para a sua empresa? Pois é isso que abordaremos no post de hoje. Explicaremos, a seguir, os principais conceitos do inbound marketing e do outbound marketing, suas diferenças e semelhanças, qual a estratégia ideal para o seu modelo de negócio e qual a mais favorável em relação a custos. Continue a leitura!

Outbond ou inbound marketing? Qual o ideal para sua empresa?
Outbond ou inbound marketing? Qual o ideal para sua empresa?

O que é o inbound marketing

Se fossemos definir, em uma única palavra, o que significa inbound marketing, poderíamos escolher “atração”. Mas por quê?

Porque o grande objetivo do inbound marketing é o de ganhar o interesse das pessoas através de conteúdos de valor — ou seja, se você conseguir atingir o seu público com mensagens pertinentes aos problemas que ele enfrenta, ele será atraído pelas possibilidades apresentadas por você.

Então, se o seu conteúdo for útil, ele virá até você; ele dará permissão para a sua empresa, através dos seus serviços.

O que é o outbound marketing

O outbound marketing é considerado o “velho marketing”. Nessa estratégia, a empresa não pede nenhuma permissão para tentar vender o seu produto ou serviço — ela simplesmente “empurra” a sua oferta ao consumidor. Como exemplo, temos as mídias pagas online, banners, propagandas na TV e no rádio, o tão “amado” telemarketing, etc.

Agora, deve ter ficado claro para você o motivo pelo qual o outbound marketing é considerado uma prática ultrapassada, não é mesmo? Hoje, existem inúmeras maneiras de escapar dessas ações de marketing — como os filtros de spam, no caso de campanhas de e-mail marketing enviadas sem a permissão do internauta.

Já no caso da publicidade na TV, o consumidor pode trocar facilmente de canal. Além disso, os populares serviços de streaming, como a Netflix, não exibem propagandas.

Inbound marketing como personagem principal
Inbound marketing: seja o personagem principal

Inbound marketing: seja o personagem principal

No outbound marketing, você é o personagem secundário —  sabe por quê? Porque você pode investir em uma campanha para a TV para ser exibida no intervalo do programa de maior audiência — porém, nesse caso, sua empresa não ocupa um papel de destaque. Ela é apenas uma nota de rodapé para a atração principal.

Já no caso do inbound marketing, você é o personagem principal da história — você cria e compartilha conteúdo útil para os seus futuros clientes, cria valor para a sua marca e, ao mesmo tempo, busca fidelizar seus clientes.

Com o outbound marketing, as possibilidades são bem menores. Você fica refém de meia dúzia de mídias — há os canais de televisão, as rádios, os jornais… Além disso, quando falamos de televisão, os custos são enormes — alguns segundos de transmissão, na TV, custam caríssimo.

Portanto, o outbound marketing, além de custar caro, apresenta um retorno de curto prazo — a menos que você use a estratégia de outbound em conjunto com uma estratégia de inbound marketing. Nesse caso, você poderia usá-lo para construir autoridade no seu nicho de mercado, tendo como objetivo atrair mais visitantes para o seu site — e, dessa forma, apresentar seu conteúdo a ainda mais pessoas.

No inbound marketing, você precisa utilizar todos os canais possíveis e de forma simultânea, através do desenvolvimento de conteúdo para o seu blog, produção de vídeos e interação diária nas redes sociais — como o Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, etc.

Além disso, é necessário que você otimize o seu conteúdo para os mecanismos de busca através do SEO (Search Engine Optimization), relacione-se com seus leads através do e-mail marketing e, se possível, invista em uma campanha de links patrocinados — como, por exemplo, o Google Adwords.

Resultados a curto prazo com inbound marketing
Outbound marketing: resultado de curto prazo

Outbound marketing: resultado de curto prazo

Se você busca resultados rápidos, você pode optar pelo outbound marketing — o Google Adwords, por exemplo, também pode ser usado aqui. Essa estratégia é valiosa quando o anunciante oferece apenas a sua oferta de venda e busca o retorno rápido de seu investimento.

Portanto, as vantagens dessa estratégia dependem de seu segmento de mercado e objetivos — mas, a longo prazo, o inbound marketing é mais lucrativo. Com ele, afinal, você consegue construir um relacionamento profundo com os seus clientes — e, dessa forma, fazer mais do que apenas uma venda isolada. Dessa forma, o inbound marketing agrega mais valor do que uma estratégia de outbound marketing, pois o compartilhamento de conteúdo de qualidade aproxima a sua empresa dos seus clientes.

A conquista de contatos qualificados (leads)

Em uma estratégia de outbound marketing, pode ser difícil encontrar contatos qualificados (leads). Para podermos visualizar melhor esse cenário, imagine a seguinte situação — você resolve colocar um banner do seu blog em um site do seu segmento de mercado. Porém, você pouco conhece o público daquele lugar — aquele site não se preocupa em educar seus clientes, apenas em gerar milhares de acessos. Não há interesse em solucionar as dúvidas específicas do seu nicho de mercado.

O que provavelmente irá acontecer, em seguida, é que você conseguirá, sim, gerar novos contatos — porém, estes não serão contatos qualificados, que no futuro comprarão da sua empresa; e, se comprarem, permanecerão apenas alguns meses — no caso de serviços por assinatura.

Resumindo: esses contatos desconhecem o valor da ferramenta oferecida pela sua empresa, pois não foram educados antecipadamente. A solução: inbound marketing e marketing de conteúdo.

Estastícias do inbound marketing
Estatísticas do inbound marketing e o outbound marketing

Estatísticas do inbound marketing e o outbound marketing

Segundo o blog Viver de Blog, o inbound marketing custa 62% menos que o outbound marketing. Além disso, o Retorno Sobre Investimento (ROI) médio de campanhas de relacionamento online é de 275% — e 46% das pesquisas diárias são feitas com o intuito de receber informações sobre produtos e serviços.

Outro dado muito interessante diz respeito aos blogs. Você sabia que as empresas que mantêm blogs obtêm 97% mais links direcionados para seu site?

Viu só? Existem várias razões para você adotar o inbound marketing como uma estratégia de marketing para os seus negócios. Porém, antes de começar, você precisa conhecer o funil do inbound marketing:

Planeje seu conteúdo

Antes de oferecer algum conteúdo para alguém, descubra as necessidades do seu nicho de mercado. O conteúdo deve ser, então, útil e relevante para seu público — esclarecendo dúvidas, solucionando problemas e agregando valor à experiência dele com sua empresa.

Alcance

Use as redes sociais e o seu blog para alcançar mais leitores. Mas não se esqueça — as redes sociais são, sim, excelentes meios de interação, mas você jamais deve se esquecer de oferecer conteúdo de valor.

Seja relevante e agregue valor

Além do conteúdo que você oferece no seu blog e nas redes sociais, ofereça materiais extras. E-books, cursos gratuitos, webinars, manuais, etc., são excelentes maneiras de transmitir sua experiência e conteúdo e, enquanto isso, agregar valor à experiência do lead.

Conversão

Agora, chegou a hora de transformar os seus leads em clientes. Mostre a solução que você dispõe para resolver todos os seus problemas — além daqueles que você já o ajudou a resolver nos níveis anteriores.

Engajamento

Transforme clientes em fãs — e transforme fãs em consumidores fiéis de seus serviços.

Neste artigo, buscamos aproximar você dos conceitos de inbound marketing e outbound marketing — e te ajudar a escolher qual das duas pode ser a melhor estratégia para a sua empresa. Gostou de saber mais sobre eles? Então, aproveite para conferir também nosso post sobre inbound marketing e a força dessa metolodogia!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers