O que significa ROI? Entenda como calcular e quais as vantagens para o seu negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Qualquer negócio, independente do tamanho, realizará investimentos ao longo do tempo. Mas é preciso saber se o que a sua empresa obteve de lucro após investir em determinada área realmente valeu a pena. É aí que entra em cena o ROI… Mas se você está se perguntando o que significa ROI e quais as vantagens para a sua empresa, calma…

É isso que você vai descobrir agora com a gente…

O que significa ROI?

O que significa ROI
O que significa ROI?

ROI nada é mais que a sigla para o termo em inglês ‘Return of investment’, que em português significa ‘Retorno sobre o Investimento’.

Como o próprio nome sugere, o Retorno sobre o Investimento de uma área mede os rendimentos em relação a um determinado investimento.  Ou seja, basicamente o ROI mostra se os resultados alcançados pela empresa em uma área específica foram bons o suficiente para o negócio.

Desse modo, o ROI pode ser calculado para qualquer investimento que a empresa realizar pensando no lucro: De campanhas de Marketing a ferramentas novas… Absolutamente tudo.

Tá, mas você sabe como calcular o ROI? Se não, não faz mal. A gente te explica…

Como calcular o ROI?

O que significa ROI? Como calcular
Como calcular o ROI de uma ação da minha empresa?

1 – Entenda a fórmula 

Calcular o ROI dos investimentos e áreas da sua empresa é mais fácil do que você imagina. A fórmula é muito simples: Subtrai-se o lucro do investimento pelo investimento inicial e o resultado divide-se pelo investimento inicial. Para que você visualize tudo isso mais claramente, observe a equação abaixo:

ROI :

(Lucro do Investimento – Investimento Inicial ) ÷ Investimento Inicial*

*Onde:

  • Lucro do Investimento: O valor do meu lucro
  • Investimento Inicial: O valor do meu investimento em todo o processo

Vamos ver como isso ficaria na prática?

Suponha que em uma campanha de Marketing da sua empresa o seu lucro tenha sido de 18 mil reais, enquanto que o meu investimento para realizar tal campanha tenha sido de 6 mil reais. O cálculo do meu ROI ficaria assim:

ROI :

(18000 – 6000 )  ÷  6000 =   12000 ÷ 6000 =  2

Nessa suposição, o ROI dessa campanha de  Marketing foi igual a 2, isto é, o meu retorno foi duas vezes maior que o meu investimento…O dobro. Ou seja, o meu ROI, em percentual, foi de 200%.

Lembrando que para transformar o valor do seu ROI em porcentagem basta multiplicar o seu resultado final por 100, ok?

Ah caso o valor do ROI for negativo, por exemplo, significa que o valor do investimento superou o retorno, ou seja, houve perda de recursos.

A fórmula em si é muito clara, né? Mas é preciso que você fique atento aos dados que empregará para o cálculo do ROI.

“Como assim?” Você deve estar se perguntando. É isso que vamos explicar a seguir…

2 – Saiba com exatidão todos os seus custos e ganhos

Antes de calcular o ROI, você precisa saber quais são seus gastos. Todos, até mesmo os menores. Por isso a organização das finanças do negócio é muito importante.

Falamos isso porque incluir o valor correto no cálculo permitirá que o resultado do seu ROI seja o mais exato possível. Considere, assim, todo dinheiro que foi empregado considerando o tempo gasto.

3 – Nunca desconsidere a sensibilidade dos membros da sua equipe

Infelizmente, é importante deixar claro que, mesmo fazendo tudo isso que falamos até agora, existem condições externas que impossibilitam que o cálculo do ROI seja medido de maneira totalmente fidedigna.

Isso ocorre porque uma ação poderá surtir efeito no resultado do ROI de outras ações diferentes feitas pela empresa. Além disso, o investimento da concorrência também influenciará sempre na escolha do seu público.

Por isso, você não pode enxergar o ROI como o ‘senhor da razão’ do seu negócio. O ROI é uma métrica, e como qualquer outra: A interpretação e a observação é fundamental. Nessa hora, a sua equipe mais uma vez entra em cena.

A sensibilidade de cada um dos membros de cada área de toda a empresa será crucial. Com honestidade e compromisso, os colaboradores têm muito a oferecer, pois são eles que estão todos os dias ali e, por isso, conhecem a realidade dela como ninguém. Permita que façam parte de todo o processo.

Até porque não existe um número ideal de ROI ou um valor específico considerado insatisfatório. É a empresa que, em parceria com seus membros, definirá qual valor quer atingir em determinado momento. Cada caso é um caso. Avaliar cada um individualmente com sua equipe será a chave do sucesso do negócio.

Quais as principais vantagens de calcular o ROI?

O que significa ROI? Qual a sua importância para minha empresa?
Qual a importância do ROI para a minha empresa

 

Acho que depois de observar o cálculo e a definição de ROI deu para entender um pouco sobre a sua importância, né? Mas a gente resolveu listar algum dos principais benefícios para você não ter dúvidas de como esse indicativo pode fazer a diferença para o seu negócio.

1 – Diminuir os gastos e aumentar os lucros

A partir do ROI é possível saber se o que foi investido realmente propiciou o lucro considerado suficiente. Por isso é fundamental que se faça o ROI para as várias áreas e ações da empresa. Depois do resultado, você saberá exatamente o que está funcionando e o que não está…

Ao identificar isso, a empresa poderá mexer em tudo aquilo que está gerando desperdícios de recurso, facilitando o corte desses gastos posteriormente. O melhor é que, ao fazer isso, os lucros aumentarão, automaticamente.

Contudo, é importante que se tenha calma… Quando falamos de investimentos temos que entender que existem muitos que só gerarão lucros consideráveis depois de muitos meses e até anos.

Estude antes de pôr em prática suas estratégias e respeite o tempo considerado necessário para que existam resultados. Muita paciência e bom senso nessa hora, ok?

2 – Melhorar constantemente

Porém, o ROI não se restringe a apenas a identificar tudo que está gerando retorno suficiente e o que não… Pois até mesmo aquilo que está dando certo pode – quase sempre – melhorar.

Ao acompanhar o retorno sobre o investimento com frequência você perceberá mais claramente como cada mudança se comporta e quais ações tomar a partir delas.

Imagina como o histórico do ROI te auxiliará significativamente com o passar  do tempo? Isso não é demais?

3 – Tomar decisões mais rápido

É sobretudo pensando nisso que você deve compreender que o ROI jamais pode ser esquecido numa planilha. Assistindo e analisando seu comportamento frequentemente, as modificações necessárias poderão ser tomadas mais rapidamente.

Se o ROI fala de dinheiro e tempo é dinheiro dá para compreender porque a partir dele conseguimos estabelecer prazos de maneira mais efetiva, certo?

A intenção é que a empresa inteira esteja envolvida para que todos saibam exatamente o que será feito e o porquê disso. Transparência é a chave para que cada um se esforce buscando atingir os resultados. Fica muito mais palpável para a equipe, não é mesmo?

4 – Motivar a equipe

Lembra sobre o que falamos anteriormente da importância da equipe ao se trabalhar com o ROI? É exatamente disso que estamos falando.

Quando a empresa inclui todos os colaboradores para atingir determinada meta, a equipe se motiva porque vê uma razão concreta para trabalhar. Já ouviu  algo sobre conseguir que o foco se torne os resultados e não mais os esforços para atingi-los? É isso que acontece.

O interessante de envolver cada pessoa em particular é que todos reconhecem a sua importância dentro da organização. E esse é um dos modos mais certeiros de motivar qualquer equipe.

Se todos se sentem partes fundamentais de um todo, como poderia ser diferente?

5 – Mirar em metas reais

As empresas que introduzem o ROI de maneira correta no cotidiano de suas ações conhecem melhor a sua realidade atual. Por isso, as metas estabelecidas passam a ser bem mais coerentes e realistas.

Além disso, tais metais passam a ser palpáveis quando se tem uma meta maior envolvida em cada ação (o valor do ROI, nesse caso).

Aliás, quando se usa o ROI da maneira certa entende-se que seu valor vai variar muito de acordo com a época do ano. Assim todos compreenderão melhor a razão dessa mudança e quais números serão ideais para cada período específico, certo?

E não para por aí… O ROI, quando bem empregado, propicia que haja menos números no arquivo e mais direção na cabeça dos membros da empresa. De fato, não dá para acertar a mira se você nem sabe ao certo onde mirar, não é mesmo?

Ficou fácil entender por que o ROI é tão eficiente? É por isso que é considerado um dos melhores indicativos para se utiliza em todo tipo de negócio.

Dessa maneira, é importantíssimo que cada empresa saiba exatamente quais são seus objetivos e como o ROI pode ajudá-la para alcançá-los.

E, cá entre nós, que ajuda, hein?! Não dá mesmo para dispensar.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers