Começamos esse artigo com duas perguntas: Você tem uma empresa? Já ouviu falar sobre branding?
Se a sua resposta for “sim” para a primeira pergunta, não importa a resposta da segunda. Afinal, se você conhece ou não o termo, estamos aqui para explicar um pouco sobre o seu significado e as vantagens para seu negócio…
Vamos conferir?
Antes de tudo, o que é marca?
Não dá pra falar de branding sem antes falar sobre marca e você vai entender o porquê logo logo.
Muitos indivíduos minimizam muito o conceito de marca. Marca vai muito além do nome de uma empresa, por exemplo.
Marca é o conjunto de recursos que tornam o seu produto ou negócio diferente dos demais. O nome faz parte da marca, o logotipo também, as cores idem, até o seu site faz.
Contudo, sua marca nunca será isso apenas. A marca são todos esses itens, palpáveis ou não, que falam por você.
A marca é como se fosse o coração, a personalidade, a alma da sua empresa. Ou seja, é a marca que te torna único perante o mundo.
Walter Landor já dizia “Os produtos são criados nas fábricas, as marcas nas cabeças das pessoas.”
Portanto, a sua marca passa por você, mas vai muito além… Marca é a maneira como os consumidores te enxergam.
A você cabe continuamente atentar para melhorar a visão das pessoas perante a sua empresa.
E é aí que o branding entra para te ajudar… Quer ver?
E o que é branding?
“Branding” vem da palavra “Brand” que inglês significa “Marca”, mas a palavra Branding em si não possui tradução para a nossa língua. Simplificando o conceito do termo, podemos dizer que branding é o conjunto de várias ações realizadas para a construção e gestão de uma marca.
O objetivo do branding sempre vai ser ampliar o alcance positivo das marcas, tornando-as muitas vezes verdadeiros ‘objetos’ de desejo do público.
É por isso que o trabalho de branding começa desde o início e perdura em todas as ações cotidianas da empresa.
Ou seja, engana-se quem pensa que branding é apenas “deixar a casa bonita”.
Branding é bem superior a isso, sendo mais do que uma tática, uma verdadeira estratégia difícil e trabalhosa de ser aplicada.
Para tal, existe, sim, todo um cuidado para expressar a identidade da marca no logotipo, nas cores, tipografia. Todavia, não para por aí.
O objetivo é transmitir para todos o seu diferencial, transcendendo a parte econômica e apontando para um futuro onde a marca venha a ser um estilo de vida, uma filosofia, um modo de pensar.
É por isso que quando pensamos em branding, logo vem à cabeça o nome de grandes marcas como Coca-Cola, McDonalds, Apple, Google, Walmart, Microsoft e tantas outras que você deve se identificar.
Um trabalho de branding começa, por exemplo, desde a definição do que é a sua marca dentro do mercado, o que faz, qual segmento está inserida, quem são seus concorrentes e quais são as brechas deixadas por estes.
Além, claro, da definição de público-alvo, missão, valores e objetivos.
Se você queria uma razão para começar a pensar em branding, nós te damos sete. Vamos conferir todas?
7 razões para a sua empresa investir em branding
1. Se diferenciar da concorrência
Depois do que falamos acima, fica fácil entender por que quando seu branding é trabalhado da maneira correta, sua marca deixa de ser mais uma e passa a ser única, certo?
Isso ocorre porque a marca assume, de fato, sua identidade no mundo. E o público passa a enxergar isso independente do meio pelo qual é impactado.
Dessa maneira o público-alvo identifica, consciente e inconscientemente, com os valores da marca.
Em um mundo cada vez mais competitivo, onde uma boa ideia é mais facilmente replicada, realçar seu diferencial é ainda mais relevante.
Principalmente em tempos afetados pela crise, onde muitos empreendimentos deixam isso de lado, é aí que você deve ir para o caminho contrário.
Assim, ao se diferenciar dos concorrentes, conquistar seu espaço e se posicionar de maneira forte, sua marca consegue sair na frente das outras.
Isso, é claro, se o branding estiver atrelado à qualidade dos produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece e com todas as estratégias de Marketing alinhadas.
Existem muitos fatores que fazem da sua marca a escolha de um indivíduo.
Entretanto, aquilo que diferencia uma marca da outra influencia ainda mais na hora de se conseguir clientes novos. E aí fica muito mais fácil crescer, né?
2. Maior credibilidade
Não precisamos dizer que tudo que falamos no item anterior sobre conquistar um espaço só seu dentro do mercado leva a maior credibilidade da sua marca, né?
Isso porque toda empresa que tem propósitos e imagem bem definidos acaba por passar uma impressão de estabilidade, confiança e responsabilidade perante à sociedade.
Um resultado totalmente esperado, certo? Pois se branding é, como vimos acima, a gestão da marca, ao aderi-lo a reputação desta será impactada positivamente.
Se trabalhamos para mostrar ao público confiança e eficiência, isso reflete e torna-se uma consequência natural de todo o processo.
E essa reputação é imprescindível, especialmente quando pensamos mais uma vez na concorrência crescente e na crise econômica do nosso país: Quem consegue transmitir mais segurança para o público tem maiores chances de ser escolhido na decisão de compras.
3. Maior identificação do público
Ao fazer branding, a nossa marca fala de acordo com o que a empresa realmente é e oferece. É como se, finalmente, conseguíssemos dizer ao público quem somos, bem com nossos propósitos, missão, valores, enfim, tudo o que forma a empresa.
Isso ocorre também porque quando assumimos uma identidade, tudo fica mais fácil. Com o nosso conteúdo não é diferente.
Ou seja, além de produzir pensando na nossa persona, também faremos tudo de modo a transmitir os objetivos e visão da empresa.
Assim, conseguimos nos comunicar de forma exponencialmente melhor e honesta com o nosso público em toda e qualquer ação.
E essa melhor comunicação, por sua vez, faz com que as pessoas se identifiquem e se sintam mais próximas da nossa marca.
Do que adianta conhecermos o nosso público-alvo se não sabemos nem quem nós somos com propriedade?
Uma coisa não acontece sem a outra e o branding está aí para acabar com esse problema.
Com a maior proximidade das pessoas, você ganhará não somente clientes novos, como garantirá um relacionamento com estes consumidores, fidelizando e conquistando até mesmos fãs da sua marca.
Tudo que uma empresa quer para conseguir ganhar reconhecimento, não é mesmo?
4. Mais valor agregado
A maior credibilidade e identificação do público, tratadas nos itens anteriores, acabam por agregar mais valor à marca e aos produtos e/ou serviços oferecidos por ela.
Justamente pela questão que discutimos da maior chance de se ter clientes fidelizados e até mesmo fãs.
É assim que muitas marcas acabam indo muito mais longe que aquilo que, de fato, a empresa oferece ao consumidor.
Isto é, um produto semelhante a outro concorrente em qualidade acaba se sobressaindo pelo valor que a sua marca conquistou.
Como se não bastasse, hoje sabemos que o público tende ainda a escolher mais as marcas que possuem identidade bem definida e aspecto mais profissional.
Portanto, é fácil as empresas notarem como a adoção do branding impacta as vendas absurdamente. E isso ainda é mais observado a longo prazo.
5. Toda equipe falando a mesma língua
Do mesmo modo que possuir uma boa gestão de marca faz com que a empresa expresse seus valores e sua visão para o público, isso ocorrerá internamente.
Portanto, se o branding bem executado melhora a comunicação entre empresa e clientes, também ocorre para os colaboradores.
Já se uma empresa não investe em branding, os diferentes setores têm dificuldade na hora de pensar como partes de um único quebra-cabeça.
Ao contrário, se uma marca deixa claro aos seus funcionários quem ela é e quais são seus objetivos, todos sabem pelo que devem lutar. É como se os colaboradores tivessem uma direção mais bem definida.
Sem contar que quando uma empresa consegue transmitir a mensagem de seus valores, mais profissionais querem fazer parte daquela equipe. Isso é ótimo, pois mais fácil fica encontrar pessoas capacitadas e que verdadeiramente correspondem aos ideais da organização.
Assim como será com a atração de novos fornecedores, parcerias. Enfim, em tudo.
6. Mais direção para o Marketing
Quando sua marca está bem posicionada, o seu Marketing sente que possui um norte, tanto na hora de criar estratégias como ao colocá-las em prática. Todas as ações possuem uma base sólida, um alicerce.
Se esse processo funciona, o marketing sabe quem a empresa é e quem quer atingir, facilitando a segmentação e a forma como desenvolve e promove seus conteúdos, por exemplo.
É impossível realizar marketing de maneira mais assertiva, quando não se tem definida a missão da empresa na sociedade, se não sabemos o que somos e o que queremos, não há como fazer planos, certo?
As razões anteriores que falamos aqui explicitam muito isso, pois não dá para falar de identidade, reputação, valor e comunicação sem pensar em Marketing.
Com o branding temos o embasamento para trabalhar marketing com eficiência, atingindo resultados. Por essa razão, deve vir antes de todo o resto.
Portanto, não dá para fazer um marketing realmente poderoso sem branding. Isto é, estas são duas frentes totalmente interdependentes e decisivas para o crescimento dos negócios.
7. Enfim, mais resultados no futuro
Após todas as razões que citamos, fica nítido como uma empresa tende a conseguir mais sucesso quando pensar a partir do branding, não é mesmo?
Principalmente em relação ao alinhamento dos colaboradores dos diferentes setores. Pois, antes de tudo, uma empresa é formada por pessoas.
Com a administração da marca, o alcance da empresa se expande, atingindo mais público de maneira positiva, o que, por sua vez, gera aumento dos clientes e da fidelização dos mesmos.
Obviamente que uma marca não se consolida da noite para o dia, o tempo tem papel crucial nesse sentido. Da mesma forma, sua empresa irá fazer diferentes campanhas ao longo dos meses e anos.
Entretanto, o branding permite que essa construção aconteça sem que haja perda da mensagem principal da empresa, aquela que conquistou os clientes desde o início.
É por esse motivo que o trabalho de branding nunca termina. É uma estratégia que deve estar ativa todos os dias nas empresas, praticando e melhorando sempre.
Afinal quando você sabe, de fato, quem é torna-se bem mais fácil saber para onde vai, não é mesmo? E o nosso desejo genuíno para você é: Vá longe.