O que é SSL? Tudo que você precisa saber e como conseguir o certificado gratuitamente

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

É quase certo que em algum momento você ouviu, leu ou ainda ouvirá falar sobre certificado SSL.  Bem, pelo menos o tal ‘ícone cadeado’ presente nas barras de URLs dos websites eu tenho certeza que você reparou por aí.

Mas, afinal, o que isso tudo significa? Por que eu deveria adquirir um certificado SSL? É justamente esse assunto que explicaremos para você nesse artigo. E mais: Nós iremos te ensinar uma maneira bem simples de garantir o seu de maneira totalmente gratuita.

O que é SSL? Tudo que você precisa saber e como conseguir o certificado gratuitamente
O que é SSL? Tudo que você precisa saber e como conseguir o certificado gratuitamente

Ficou interessado? Então, chega de conversa e vamos ao que realmente interessa (hahaha).

 O que é um certificado SSL?

De maneira resumida podemos dizer que ‘SSL’ é uma sigla para ‘Secure Socket Layer’ ou ‘Protocolo de Camada de Sockets Segura em português, que nada mais é que uma tecnologia de segurança de padrão universal, capaz de criar ‘uma ligação’ criptografada entre um servidor e um browser (navegador).

O que é um Certificado SSL?
O que é um Certificado SSL?

A importância do SSL está no seu objetivo: Fazer com que as informações transmitidas entre servidores e navegadores permaneçam sob sigilo, ou seja, em total segurança.

Embora pareça um assunto bem atual, esse padrão foi desenvolvido há mais de 20 anos, em 1994, pela Netscape. E hoje, todos os navegadores disponíveis adotaram essa tecnologia e tudo acontece de maneira automática, isto é, sem o usuário precisar fazer nada.

 O que isso quer dizer na prática?

Quando você acessa determinado website, seja para realizar uma compra ou um simples cadastro, você fornece alguns dados ali. Tais dados podem ser o seu e-mail, nome, endereço, telefone e até mesmo mais importantes ainda, como documentos pessoais, dados bancários e de cartão de crédito.

Se o site que você inseriu as informações não possuir SSL essas informações podem ser interceptadas por hackers, ocorrendo o chamado ataque MITM (‘Man-in-the-Middle’). A partir daí todas as informações enviadas estariam ameaçadas.

SSL: O que isso quer dizer na prática?
O que isso quer dizer na prática?

Entretanto, quando o website em questão possui um certificado SSL ocorre uma ligação segura, isto é, somente você e o site terão acesso ao que foi digitado por você.  Tudo porque o servidor criará um link criptografado entre o site e o navegador utilizado, fazendo com que os dados permaneçam em privado.

Resumindo: O SSL protege a conexão entre sites e consumidores por meio de criptografia. Dessa maneira, não é possível que pessoas ajam com má fé e utilizem dados confidenciais dos visitantes.

O SSL protege a conexão entre sites e consumidores por meio de criptografia.
O SSL protege a conexão entre sites e consumidores por meio de criptografia.

É por isso que para qualquer empreendedor que vai realizar algum tipo de ‘comércio’ pela internet, como no caso de e-commerces, é imprescindível pensar seriamente em SSL desde o início.

Ah e é interessante deixar claro que, apesar de serem siglas diferentes, atualmente quando falamos de ‘SSL’ estamos falando também de ‘TLS’ (‘Transport Layer Security’). O TLS nada mais é do que uma versão atualizada e mais segura do SSL. Então, você pode pensar nessas duas siglas como sinônimos, ok?

 Como saber se um site tem SSL?

Como saber se um site tem SSL?
Como saber se um site tem SSL?

Quer saber se os sites que você acessa possuem certificado SSL? É muito simples descobrir com essas duas características fáceis de se identificar:

1. A presença de ‘https’ no lugar de simplesmente ‘http’ na URL

Quando há certificado SSL no website que você irá acessar, a URL começa com ‘https://’ no lugar de ‘http://’. Simples assim? Sim. Para entender melhor basta saber o significado dessas duas siglas.

A sigla ‘HTTP’ vem do termo em inglês ‘Hiper Text Transfer Protocol’ que traduzindo seria o mesmo que ‘Protocolo de Transferência de Hipertexto’. Como o próprio nome diz, é um protocolo que possibilita o ‘intercâmbio’ de dados entre redes de computadores.

Já ‘HTTPS’ é a mesma coisa (‘Hiper Text Transfer Protocol’), porém com uma letra a mais: O ‘S’ de ‘secure’, isto é, seguro. Em outras palavras: É como se o ‘HTTPS’ fosse a união de dois protocolos: O ‘HTTP’ e o ‘SSL’, que é justamente o tema que estamos explicando aqui hoje.

 2. Ícone de Cadeado na barra de URL

Outro detalhe que mostra que há um certificado SSL é o ícone de cadeado na barra de URL. O cadeado costuma aparecer no lado esquerdo, antes da URL, mas em alguns navegadores pode aparecer no lado direito também ou até na parte inferior. O importante é que esteja lá.

Como você ver abaixo no exemplo:

Mas atenção: Apenas isso não basta

É importante deixar claro que não basta um site ter o ícone de cadeado e o ‘https’ para que seja considerado seguro.

Isso porque pode ser que o certificado tenha expirado, por exemplo. Para se certificar, clique no ícone de cadeado no seu navegador para saber mais detalhes.

SSL - Mas atenção: Apenas isso não basta
Mas atenção: Apenas isso não basta

Além disso você precisa ter em mente que o ‘SSL’ permite que a transferência de dados seja feita de maneira protegida, mas não significa que esses dados continuarão em segurança depois.

Por essa razão, recomendamos que você sempre verifique as ‘Políticas de Privacidade’ dos sites que você irá inserir as suas informações. Assim, você garante que realmente tudo está sendo realizado de maneira sigilosa.

Por que utilizar SSL no meu site?

Bem, depois do que falamos até agora, o mais provável é que você mesmo esteja apto para responder essa questão. Mas, se por algum motivo, você ainda não está em dúvida. nós reforçamos com 3 principais motivos:

1. Protege os dados do seu público

SSL: Protege os dados do seu público
Protege os dados do seu público

Quando você tem um certificado ‘SS’L está protegendo dados importantes do seu público, ou seja, de pessoas que confiaram e optaram por fechar negócio com você.

Então, só esse seria motivo suficiente para você ir hoje mesmo atrás do seu certificado. Afinal, não existe empresa sem clientes e devemos a eles todo nosso respeito e proteção.

2. O Google permite que você saiba a localização dos seus visitantes

Não dá para negar que a maioria dos usuários usam o ‘Google Chrome’ como navegador padrão.

Ao ter um certificado SSL o Google permite que você tenha acesso a localização dos usuários que acessam seu site pelo Chrome. É claro que isso só é possível após consentimento deles e no período em que a página do site estiver aberta, mas, ainda assim, é um ótimo recurso.

SSL: O Google permite que você saiba a localização dos visitantes
O Google permite que você saiba a localização dos visitantes

Tudo porque a geolocalização possibilita que você personalize a experiência do seu usuário. E, desse modo, é ainda mais interessante para quem tem um negócio físico e quer atrair as pessoas até lá.

E, sim, antigamente não acontecia assim. Foi a partir do ‘Chrome 50’ em 2016 que o Google inseriu o ‘HTTPS’ como exigência. Interessante, não?

3. Gera confiança no público

Não poderíamos deixar de colocar essa vantagem aqui, apesar de um tanto quanto óbvia: Ter um certificado SSL gera confiança no público.

Afinal, cada vez mais uma quantidade maior de pessoas sabe que a presença do ‘cadeado’ e do ‘s’ no ‘http’  simboliza um site seguro para inserir suas informações, como as de pagamento.

SSL: Gera confiança no público
Gera confiança no público

Isso significa que mesmo que boa parte dos consumidores não entenda bem o significado, são influenciados por isso na hora de fechar a compra.

Um certificado SSL é, portanto, mais um item que te ajuda a quebrar uma das principais objeções do público.  Isso é ainda mais imprescindível nos dias de hoje em que há milhares e milhares de sites sendo criados todos os dias.

Ao oferecer essa garantia, com certeza, você tem mais chances de vendas. Principalmente se você ainda for novo em seu segmento.

É, acho que nem precisamos dizer mais nada, né? Mas, calma, ainda temos o último motivo e é dos bons.

4. Ajuda o seu site ‘rankear’ melhor no Google

Muitos empreendedores não fazem ideia disso, mas ter HTTPS contribui para o SEO (Search Engine Optimization) das suas páginas. Bom, nos outros buscadores não sabemos, mas no principal deles (Google) isso realmente ocorre.

SSL: Ajuda o seu SEO
Ajuda o seu SEO

E não é de hoje. O SSL começou passou a ser considerado assim pelo Google desde 2014, quando após testes a ‘gigante das buscas’ observou que os sites com HTTPS além de fornecerem mais segurança para os seus usuários também ofereciam conteúdo de maior qualidade.

Como segurança e conteúdo são dois fatores de peso para o Google, o HTTPS passou a ser um ponto positivo para as páginas. Conforme os anos foram passando, isso passou a ter peso ainda maior e a tendência é que aumente cada vez mais mais.

Mas como posso conseguir um certificado SSL?

Antes de tudo nem precisamos dizer que é preciso ter um domínio próprio, certo? Feito isso, há muitas maneiras de se conseguir um certificado SSL, pois existem tipos diferentes de acordo com as necessidades e, principalmente, quantidade de certificados que você precisa.

Mas por que conseguir um certificado SSL?
Mas por que conseguir um certificado SSL?

Mas nós estamos aqui para te ajudar sempre. Por esse motivo, iremos mostrar uma maneira bem fácil de você conseguir seu SSL de maneira totalmente gratuita.  Quer saber como? Só continuar a leitura.

Nossa dica de ouro: Obtenha SSL grátis por meio do CloudFlare

A partir de 2014 a CloudFlare passou a oferecer SSL grátis para os usuários de todos os seus planos. Sim, todos os planos, inclusive o Free.

Então, para seguir a nossa dica a primeira coisa que você terá que fazer é a migração de seu gerenciador DNS para o CloudFlare, que é uma ferramenta de gerenciamento de domínio.

Se você quer saber como migrar seu domínio do ‘Registro.br’ para o CloudFlare, basta acessar esse link aqui. Nele há um vídeo com um tutorial completinho ensinando o ‘Passo a Passo’ para você realizar essa tarefa do jeito certo.  Após realizar todas as etapas há um prazo de até 72 horas para o SSL estar disponível.

SSL: Dica de ouro: Obtenha SSL grátis por meio do CloudFlare
Dica de ouro: Obtenha SSL grátis por meio do CloudFlare

Agora, caso o seu domínio não seja do ‘Registro.br’ e você for cliente leadlovers, você pode entrar em contato com o nosso time de Suporte para que nós possamos te ajudar a realizar a migração.

Na realidade, só a título de curiosidade é interessante que você saiba que o CloudFlare oferece 3 tipos de SSL.

A ‘Universal SSL (Share)’, que é essa que mostramos aqui para você. Inclusive a que nós usamos aqui no leadlovers. Nessa opção apenas domínios podem ser incluídos, não sendo possível para subdomínios.

Há também a ‘Dedicated SSL Certificate’, que possui uma mensalidade de 25 reais e possibilita incluir um subdomínio. E, por último, existe ainda a ‘Dedicated SSL Certificate with Custom Hostnames’ que custa 40 reais mensais e é possível criptografar até 50 hostnames.

Conclusão

SSL: Conclusão
Conclusão

Após ler o artigo até aqui, o meu objetivo é que você responda ‘Sim’ para duas perguntas: Deu para compreender a importância de possuir um certificado SSL em seu site? Ficou claro como é simples conseguir o seu certificado de maneira gratuita?

Caso não tenha ficado claro algo, escreva abaixo nos comentários, eu ficarei feliz em ajudar.  O que eu espero mesmo depois de toda essa leitura é que não exista dúvida em uma coisa: Com o HTTPS você terá como aproveitar ainda mais todo o poder da nossa plataforma e do seu negócio.

Ainda não é cliente e quer saber mais sobre o leadlovers? Clique aqui, conheça mais detalhes sobre a nossa ferramenta de Automação de Marketing Digital e utilize o chat para falar com nosso time de consultores. Eles estão prontos para te ajudar a fazer acontecer.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers