O que é Público Personalizado de Envolvimento no Facebook? Entenda tudo aqui.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A escolha do público é, com certeza, a parte mais importante na hora de anunciar no Facebook. Entre as opções que o Face Ads disponibiliza há os chamados Públicos Personalizados, alternativa muito interessante por permitir que você impacte uma audiência que já possui.

Hoje resolvemos falar sobre como criar Públicos Personalizados a partir de envolvimento no Facebook. Sim, muita gente não sabe, mas você pode segmentar pessoas que interagiram com sua página de algum modo, não só no Facebook propriamente dito como no Instagram.

O que é Público Personalizado de Envolvimento?
O que é Público Personalizado de Envolvimento?

Afinal, o que é Público Personalizado de Envolvimento?

Antes de tudo, você precisa compreender o que é Público Personalizado. Basicamente, Público Personalizado é uma funcionalidade do Facebook que possibilita que você crie um público para seus anúncios formado por pessoas que possuem algum tipo de relação com o seu negócio.

Essa interação pode ser tanto de clientes como de pessoas que interagiram com seu site, sua página do Facebook e do Instagram, entre outros locais. Como você pode notar na imagem abaixo, o ‘Público Personalizado’ pode ser criado a partir de ‘Arquivos de Clientes’, ‘Tráfego do Site’, ‘Atividade em aplicativos’ e ‘Envolvimento’.

Visão ao Criar Público Personalizado

Hoje nós vamos falar aqui sobre a quarta e última opção: ‘Envolvimento’. Apesar de não ser conhecida por muita gente e ser relativamente nova é uma ótima maneira de alcançar o público certo para o seu negócio.

Como você deve ter percebido pela imagem ‘Público Personalizado de Envolvimento’ é um tipo de Público Personalizado que diz respeito às pessoas que interagiram com seu conteúdo no Facebook ou no Instagram.

Isto é, pessoas que assistiram vídeos que você postou, que se cadastraram em algum formulário nos seus anúncios ou que realizaram outras ações nas suas páginas das duas redes sociais do tio Mark Zuckerberg.

O que é Público Personalizado de Envolvimento?
O que é Público Personalizado de Envolvimento?

Assim, por meio do Públicos Personalizados de Envolvimento você consegue fazer anúncios para impactar as pessoas que já demonstraram interesse no seu conteúdo.

E depois você pode ainda utilizar esses públicos para criar os chamados ‘Públicos Semelhantes’, que é uma funcionalidade do Facebook Ads que permite encontrar pessoas parecidas com as que interagiram com sua página.

É importante deixar claro que o Público Personalizado de Envolvimento é uma coisa enquanto que Público Personalizado do seu site é outra.

O ‘envolvimento’, como falamos antes, utiliza dados de interação no Facebook e Instagram já o ‘do site’ faz uso das ações (‘eventos’) que as pessoas fizeram dentro do seu site através da  instalação de um Pixel.

Sobre Públicos Personalizados a partir do tráfego e ações no seu site nós falaremos outro dia.

Mas por que criar Públicos Personalizados de envolvimento?

A resposta para essa questão é bem previsível, mas nunca é demais ressaltar: As pessoas que interagiram com suas publicações nas redes sociais e, portanto, conhecem a sua marca estão mais propensas a fechar um negócio com você do que as que não conhecem ou não demonstraram interesse nas suas postagens.

Até porque é mais provável que essas pessoas tenham mais confiança na marca, quebrando uma das maiores objeções para a compra.

E o bacana é que os Públicos Personalizados de envolvimento são sempre atualizados automaticamente, ou seja, conforme mais pessoas interagem com sua página, o público aumenta e se renova sem precisar fazer alguma alteração.Interessante, não?

Mas por que criar Públicos Personalizados de envolvimento?
Mas por que criar Públicos Personalizados de envolvimento?

Porém, é preciso que você tenha cuidado para não criar um público muito pequeno. É por essa razão que é interessante utilizar essa opção depois de já possuir certa audiência e também utilizar a opção de Públicos Semelhantes (‘lookalike’) para aumentar o número de pessoas.

Além disso, trabalhe para fazer conteúdos que gerem engajamento, pois assim seus anúncios serão muito mais efetivos e sem limites excessivos de público.

Enfim, tudo precisa ser pensando de maneira estratégica e de acordo com cada tipo de objetivo de campanha. De qualquer modo, é bom ter salvo no seu Gerenciador de Anúncios esse tipo de público. Assim você poderá usar quando e como quiser.

E como crio um Público Personalizado de Envolvimento?

Criar um Público Personalizado de Envolvimento é mais simples do que você imagina. Quer ver? Nós montamos os passos para você:

O início

Para começar, você precisará acessar o seu ‘Gerenciador de Anúncios’ e selecionar a opção ‘Públicos’ no item ‘Ativos’, como você pode ver a seguir.

Feito isso, você será direcionado para a tela abaixo, onde deverá clicar no botão azul ‘Criar público’ e depois ‘Público Personalizado’:

Clicando em ‘Público Personalizado’ você terá as seguintes opções:

Como você pôde notar acima, são quatro opções para escolher: Arquivo de clientes, Tráfego do site, Atividades em aplicativos e Envolvimento no Facebook. Logo, selecionaremos a quarta e última opção (‘Envolvimento no Facebook’).

A partir daí você poderá escolher o tipo de envolvimento que deseja utilizar:

Note que você terá 6 opções: ‘Vídeo’, ‘Formulário de cadastro’, ‘Experiência em Tela Cheia’, ‘Página do Facebook’, ‘Perfil Comercial do Instagram’ e ‘Evento’. Vamos explorar um pouco cada uma delas?

1. Vídeo

Ao escolher essa opção você criará uma lista de pessoas que assistiram os vídeos que você postou no Facebook ou no Instagram. Se você clicar, verá a seguinte situação:

No item ‘Envolvimento’ você irá determinar o tipo de envolvimento para determinado vídeo que escolher. O tipo de envolvimento poderá ser:

Pessoas que visualizaram pelo menos 3 segundos do seu vídeo’, ‘Pessoas que visualizaram pelo menos 10 segundos do seu vídeo’, ‘Pessoas que assistiram 25% do seu vídeo’, ‘Pessoas que assistiram 50% do seu vídeo’, ‘Pessoas que assistiram 75% do seu vídeo’ e ‘Pessoas que assistiram 95 do seu vídeo’.

Já no item ‘Nos últimos’ você irá inserir o número de dias que as pessoas ficarão no seu público depois de se envolverem com seu conteúdo. Após o período determinado, as pessoas serão removidas do seu público a não ser que interajam novamente com o conteúdo selecionado. O tempo máximo permitido é de 1 ano (365 dias).

Em ‘Nome do público’ você nomeará esse público, isso é bem importante para que você identifique com facilidade quando for anunciar, principalmente conforme os tipos de públicos salvos por você aumentar. Além do nome, há também a possibilidade de ‘Adicionar uma descrição’, que pode ser interessante para quem quer detalhar mais o público.

Vídeo

Lembrando que os vídeos podem ser tanto postados no Facebook como no Instagram. Ao preencher todas essas questões, você irá para uma mensagem de agradecimento e o seguinte aviso:

Levará até 30 minutos para seu público estar pronto para uso. Você receberá uma notificação quando seu público estiver pronto. Você também pode verificar o status no Gerenciador de Públicos.”

Aliás, esse aviso aparecerá em todas as outras opções que falaremos a seguir.

2. Formulário de cadastro

Outra forma de criar um ‘Público Personalizado de envolvimento’ é a partir dos ‘Formulários de cadastro’, ou seja, criar um público formado por pessoas que abriram ou preencheram formulário de determinado anúncio seu.

Como você pode observar na imagem, você tem a opção de incluir pessoas que atendem a ‘qualquer um dos seguintes critérios’ ou ‘todos os critérios’. Isto é, a partir dos critérios que você definir, se você optar por ‘Qualquer um dos critérios’ o Facebook utilizará pessoas que fizeram qualquer uma das ações.  Mas se você optar por ‘Todos os critérios’, o Facebook só escolherá pessoas que fizeram tudo que foi estipulado por você, limitando mais o público.

E entre os critérios, você poderá escolher: ‘Qualquer pessoa que abriu este formulário’, ‘Pessoas que abriram, mas não enviaram o formulário’, ‘Pessoas que abriram e enviaram o formulário’.

Além desses critérios, você pode escolher os dias (Exemplo: ‘Pessoas que abriram, mas não enviaram o formulário nos últimos 45 dias’). Isso significa que após esse número de dias as pessoas sairão automaticamente do seu público caso não se envolvam novamente com a publicação. O tempo máximo que você pode escolher, nesse caso, é de 90 dias.

O interessante é que de um mesmo Público você pode ‘incluir’ ou ‘excluir’ as pessoas que tenham interagido com determinado formulário. Isso é bem interessante para direcionar melhor os seus conteúdos para o seu público.

Ah e não esqueça de dar um nome para o seu Público depois e, caso necessário, adicione uma descrição que considere importante para você.

3. Experiência em tela cheia

A ‘Experiência em tela cheia’ diz respeito às pessoas que se envolveram com um ‘Canvas’ criado por você. Canvas é um tipo de anúncio que permite uma experiência em tela cheia para quem clicar, e aparece apenas nos dispositivos móveis.

Você pode criar um Público Personalizado a partir de pessoas que abriram determinado Canvas ou ainda de pessoas que clicaram em algum link dentro do Canvas.

Assim como nas outras opções que falamos, você pode escolher quantos dias as pessoas permanecerão dentro desse público. No caso de Canvas a duração máxima é de 365 dias, como você pode ver abaixo:

Feito todas as etapas, novamente é importante nomear o público criado. A descrição, apesar de opcional, pode ser uma opção interessante para muitos anunciantes.

4. Página do Facebook

Página do Facebook

Essa é uma das alternativas mais interessantes para quem quer impactar a audiência que conquistou. Aqui você pode formar públicos compostos por pessoas que engajaram com a sua página no Facebook ou no Messenger.

Na figura a seguir você pode observar que inserimos a nossa página do Facebook (leadlovers), já você escolherá a página que deseja usar como base do seu público, caso tenha mais de uma.

Você também pode ver que incluímos para o print ‘Todos que se envolveram com a sua Página’. Porém, existem 6 opções no total para escolher, as outras 5 são: ‘Qualquer pessoa que visitou sua Página’, ‘Pessoas que se envolveram com qualquer publicação’, ‘Pessoas que clicaram em qualquer botão de chamada para ação’, ‘Pessoas que enviaram uma mensagem para a sua Página’, ‘Pessoas que salvaram sua página ou qualquer publicação da sua página’.

Se você optar por ‘Qualquer pessoa que visitou sua página’, como o próprio nome ja fala, o Facebook criará um grupo com pessoas que visitaram sua página independente do que fizeram lá.

Enquanto que ‘Pessoas que se envolveram com qualquer publicação’ diz respeito aos indivíduos que curtiram, reagiram, comentaram, clicaram em link ou compartilharam qualquer post.

Pessoas que clicaram em qualquer botão de chamada para ação’ seleciona as pessoas que atenderam ao CTA que você inseriu e clicaram nele (Exemplo: Clicaram no ‘Compre Agora’ ou ‘Saiba mais’).

Ao escolher ‘Pessoas que enviaram uma mensagem para a sua página’ o Facebook criará um Público com as pessoas que já enviaram mensagem para a sua página somente. Se você decidir por ‘Pessoas que salvaram sua página ou qualquer publicação’ o grupo se limitará às pessoas que salvaram sua página ou algum post.

O tempo de duração desse público também será definido por você, onde o número máximo de dias é 365.

O único ponto ruim dessa opção é por não permitir que você escolha o envolvimento em uma publicação, mensagem e botão em específico, só há a opção para ‘qualquer’, não permitindo que você direcione melhor.

Ao concluir as etapas, não esqueça de escolher um nome para o grupo que facilite a identificação depois.
5. Perfil comercial do Instagram

Perfil comercial do Instagram

Assim como selecionar as pessoas que interagiram com a sua página do Facebook você pode impactar as pessoas que interagiram com seu perfil comercial do Instagram. Por isso para utilizar essa funcionalidade o seu perfil do Instagram não pode estar como ‘pessoal’, ok?

Como você pode ver na imagem abaixo, para criar um público a partir do Instagram você pode incluir pessoas que atendem ‘Qualquer um dos requisitos’ ou ‘Todos os requisitos’ determinados por você. Como já explicamos como isso funciona no item anterior, não falaremos novamente aqui.

Os critérios a escolher, nesse caso, são 5: ‘Todas as pessoas que se envolveram com seu negócio’, ‘Qualquer pessoa que visitou seu perfil comercial’, ‘Pessoas que se envolveram com qualquer publicação ou anúncio’, ‘Pessoas que enviaram uma mensagem para o perfil do seu negócio’ e ‘Pessoas que salvaram qualquer publicação ou anúncio’.

Na próxima imagem você pode ver que escolhemos a página ‘leadlovers’ e deixamos o critério ‘Todas as pessoas que se envolveram com seu negócio’, mas você pode escolher qualquer uma dos cinco critérios disponíveis.

Caso você opte por ‘Todas as pessoas que se envolveram com seu negócio’ o Facebook irá incluir todas as pessoas que visitaram seu perfil comercial no Instagram ou então que se envolveram com conteúdos e anúncios feitos por você, tanto dentro do seu perfil quanto no feed de notícias delas.

Qualquer pessoa que visitou seu perfil comercial’ trata das pessoas que visitaram o perfil, não importa se fizeram ou não algo lá.

Já ‘Pessoas que se envolveram com qualquer publicação ou anúncio’ reunirá as pessoas que se envolveram com algum de seus posts ou anúncio (dentro do seu perfil ou no feed de notícias delas).

Lembrando que envolvimento no Instagram engloba comentários, curtidas, salvamentos, deslizes no carrossel, cliques em CTAs ou compartilhamentos do seu post via directs.

Agora se você escolher ‘Pessoas que enviaram uma mensagem para o perfil do seu negócio’, o Face irá selecionar as pessoas que enviaram mensagem para sua página (directs, no caso).

Por fim, ‘Pessoas que salvaram publicação ou anúncio’, como o próprio nome diz fará com que o público seja composto por pessoas que salvaram algum de seus posts no Instagram.

Nessa opção você também terá que definir um tempo de duração do público, que será de no máximo 365 dias. E a exemplo da opção de criação de público a partir da ‘Página do Facebook’ aqui você não pode selecionar posts ou botões em específico.

Mas como o Facebook está sempre mudando e atualizando, quem sabe logo isso não será possível. Vamos torcer!

6. Evento

O último tipo de envolvimento que você poderá utilizar para formar um Público Personalizado diz respeito às pessoas que responderam aos eventos que a sua página criou.

A exemplo dos outros, aqui você poderá escolher as pessoas que atendem a ‘Qualquer um dos critérios que você definir’ ou ‘Todos os critérios’. E os critérios que você pode escolher são três: ‘Pessoas que responderam seu evento como ‘Vou ou Tenho Interesse’”, ‘Pessoas que responderam ‘Vou’” e “Pessoas que responderam ‘Tenho Interesse’”.

O bom é que nessa opção você pode escolher os eventos específicos tanto para excluir como para excluir pessoas que tomaram determinadas ações nos eventos. Bem interessante, não acha?

Ah e o tempo máximo de duração dos públicos criados a partir de eventos também é de 365 dias.


Enfim…

Seja qual for a opção de envolvimento que você escolher para criar o seu público (‘Vídeo’, ‘Formulário de cadastro’, ‘Experiência em tela cheia’, ‘Página do Facebook’, ‘Perfil Comercial do Instagram’, ‘Evento’), você terá que esperar até 30 minutos para o seu público estar pronto para uso, de maneira prática e rápida.

Depois de toda essa leitura, acho que nem precisamos dizer como os ‘Públicos Personalizados de Envolvimento’ podem ser úteis para que você atinja pessoas que já conhecem a sua marca, né?

Como falamos no início do artigo, essas pessoas estão muito mais propensas a comprarem de você. Isto é, os ‘Públicos Personalizados de Envolvimento’ são ideais para anúncios onde o objetivo é a conversão, seja para leads ou vendas.

Enfim…

Nesse sentido, é interessante que você use essa possibilidade com inteligência e moderação. E é claro depois de já ter conquistado uma audiência não tão pequena assim, pois senão seu número de pessoas impactadas se limitaria muito.

O interessante é que você pode combinar públicos criados posteriormente e ainda utilizar os chamados ‘Públicos Semelhantes’ para que o Facebook encontre pessoas parecidas com a quais interagem com sua página.

Mas isso será assunto para outro artigo. Então não deixe de acompanhar o nosso blog para aprender a utilizar o Marketing Digital a favor do seu negócio, dentro ou fora do Facebook.

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers