O que é o Google AMP? E por que você deveria utilizá-lo?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Antes de começar explicando o que é o Google AMP, vamos entender melhor como está o mercado mobile no Brasil, pois ele impacta diretamente no projeto criado pelo Google.

por quê utilizar o google amp
O que é o Google AMP? E por quê você deveria utilizá-lo?

O mercado mobile teve um forte crescimento no país, para você ter uma ideia, a inserção de smartphones no Brasil subiu de 53% em 2013 para 90% em 2015, de acordo com o infográfico lançado em 2016 pela Sociomantic, empresa de soluções de mídia programática.

Mas a informação que mais chama a atenção nesse estudo é que 79% do tráfego de toda internet ocorre através de dispositivos móveis.

O dado acima é muito expressivo se levarmos em consideração que as conexões 2G e 3G ainda corresponder a 75% do uso de toda internet móvel no Brasil, sendo 30% pior do que a média mundial.

Depois de descobrir um dado como esse, é necessário avaliar como é a performance do seu site, blog, e-commerce e etc. em dispositivos móveis, pois esse detalhe pode fazer a diferença para o seu negócio.

Mas afinal de contas, o que é o Google AMP?

O Projeto AMP (AMP Project), lançado no final de 2015, foi criado pelo Google com a intenção de otimizar a navegação do usuário em dispositivos móveis.

A intenção é que os desenvolvedores de websites deem mais atenção a experiência do usuário para que não haja uma batalha na hora de escolher entre oferecer uma experiência melhor para a navegação do site ou monetizar o conteúdo.

Mas afinal de contas, o que é o Google AMP?
Mas afinal de contas, o que é o Google AMP?

Pois, de acordo com o vídeo abaixo, 40% dos usuários desistem após 3 segundos de espera no carregamento do site ou instalam AdBlocks para melhorar a performance da navegação e evitar frustrações.

Durante muito tempo, os aplicativos foram a alternativa encontrada para fornecer os conteúdos das empresas de maneira mais responsiva, no entanto, o nível de engajamento com a empresa/marca deve ser alto para que o usuário esteja disposto a instalar o aplicativo em seu dispositivo.

A busca por uma solução melhor do que a instalação de apps acabou resultando no Projeto AMP (Accelerated Mobile Pages), iniciativa de código aberto do Google.

O AMP HTML é o responsável pela mágica, é um framework que possibilita a criação de páginas mais leves, mesmo que as mesmas contenham conteúdo multimídia, animações e até mesmo anúncios publicitários, vistos como os principais vilões do carregamento lento das páginas.

No site oficial do projeto o desenvolvedor encontra tutoriais e a documentação necessária para criar páginas dentro dos parâmetros do AMP para aumentar a performance.

O Google também disponibiliza uma página de suporte para o AMP em caso de dúvidas técnicas.

A iniciativa conta com a colaboração de parceiros renomados do meio da comunicação, entre eles os jornais El País e The Huffington Post, a plataforma WordPress e a editora Abril.

No vídeo a seguir você encontrará mais informações sobre o projeto Google AMP, veja como surgiu a ideia de sua criação e quais melhoras ele traz tanto para usuários quanto para anunciantes.

O AMP é a mesma coisa que o Instant Articles?

O AMP e o Instant Articles tem o mesmo propósito, tornar a experiência do usuário durante a navegação mais agradável, no entanto, o Instant Articles é uma ferramenta criada pelo Facebook e por ser exclusividade da empresa do tio Mark ela foi pensada para ser usada nos aplicativos da rede social no Android e iOS.

O Instant Articles é voltado para a criação de conteúdo, por isso que uma das táticas utilizada pelo Facebook foi fechar parcerias com grandes veículos de comunicação do mundo todo.

Para usar IA é necessário realizar um cadastro na página oficial da ferramenta e possuir uma fan page, todo artigo produzido será vinculado à fan page escolhida.

E ao contrário das páginas criadas com as diretrizes do Google AMP, que abrem no navegador Google Chorme, os artigos produzidos IA abrem diretamente dentro do aplicativo do Facebook e não em um navegador externo.

O Instant Articles chegou ao Brasil no início de 2016 e logo fechou parceria com grandes veículos de comunicação do país, entre eles o portal Exame, Estadão e Catraca Livre.

Por quê utilizar o AMP em seu site?
Por quê utilizar o AMP em seu site?

Por quê utilizar o AMP em seu site?

Ao aplicar as diretrizes do Google AMP nas páginas do seu site você estará participando de um jogo win-win (ganha-ganha), pois o usuário não ficará frustrado por não conseguir visualizar um conteúdo que deseja acessar e você terá a oportunidade de expor a sua marca para ele, aumentando assim o seu alcance e engajamento.

E também mostrará que se importa com o usuário, ao colocar a experiência dele em primeiro lugar você estará abrindo as portas do seu negócio para potenciais clientes.

Conclusão

No mundo do marketing digital, a experiência do usuário é fundamental para aumentar o alcance de uma marca, por isso que utilizar todas as ferramentas disponíveis possíveis para otimizar os seus recursos de atração de tráfego é essencial.

A experiência do usuário deve ser pauta constante em qualquer negócio e começar por um recurso como o do Projeto AMP pode ser o ponta pé inicial.

E aí o que achou deste artigo? Você já conhecia o Google AMP? Deixe o seu comentário logo abaixo, vamos adorar saber a sua opinião.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers