O que é Instant Articles? Entenda e conheça os Motivos para começar a utilizar no seu Facebook

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você usa redes sociais, como o Facebook, para compartilhar conteúdos e assim atingir o seu público? Bem provável que sim, não é mesmo? Então, você precisa conhecer um recurso cada vez mais utilizado por lá: o Instant Articles.

Não sabe o que é nem pra que serve? Então você está no lugar certo, estamos aqui para te explicar TUDO.

Instant Articles o que é
O que é Instant Articles? (Fonte: reprodução)

O que é Instant Articles?

Instant Articles é basicamente um recurso do Facebook que permite que artigos sejam exibidos de maneira mais leve dentro da versão mobile da rede social. E sim, como o próprio nome sugere, são artigos instantâneos.

‘Como assim?’ Você deve estar se perguntando. Na realidade, é como se o Facebook pegasse o conteúdo do seu site ou blog para exibir dentro dele. Simples assim.

Isso faz com que o artigo fique mais fluido, sem precisar que a página seja realmente carregada por lá. Isto é, o leitor acessa diretamente o conteúdo pelo app do Facebook.

Do mesmo modo que o Google AMP, o Instant Articles é mais um novo jeito de compartilhar ideias com seu público focando na experiência do usuário.

Antes, o Instant Articles foi disponibilizado em uma versão beta para algumas páginas. Mas há alguns meses qualquer fanpage pode se beneficiar dessa inovação.

Com certeza você já deve ter visto no seu feed artigos que possuem o símbolo de um raio lá na rede de Mark Zuckerbeg, né? Se sim, fique sabendo que tratava-se de um Instant Article.

Ah e o interessante é que não importa onde você escolheu compartilhar conteúdo, o Face tem vários parceiros para Instant Articles, tais como: WordPress, Medium, Nielsen, Adobe, Sovrn, Parsely, RebelMouse, SimpleReach,  ShareThis, Tempest e Chartbeast.

Portanto, não tem desculpa para não aderir, né? Mas motivos você tem, quer ver?

Instant Articles: Vantagens
Instant Articles: As principais vantagens (Fonte: reprodução)

Principais motivos para aderir ao Instant Articles do Facebook:

Antes que a gente comece a listar os principais motivos para aderir ao Instant Articles, é importante que você saiba que temos uma notícia um tanto quanto ruim: Se você aderir aos Instant Articles as visualizações das suas páginas diminuirão e pode ser que não seja pouco.

Sim. Isso mesmo. Você não leu errado. Como falamos anteriormente, o Facebook carrega o conteúdo dentro do próprio aplicativo da rede social, isto é, o usuário não sai de lá em nenhum momento.

O que quer dizer que para as pessoas que dependem do dinheiro de publicidade ou gostam dos chamados ‘números de vaidade’, esse recurso pode não ser a melhor escolha.

Mas para empresas que buscam ampliar seu alcance e repassar conteúdos relevantes para seu público de modo a atingir crescimento e sucesso, o Instant Articles pode ser uma oportunidade incrível.

Por quê? Isso é o que nós vamos te responder a seguir…

1. Mais rapidez

Instant Article: Mais rapidez
Mais rapidez

Quando se abre um dos Instant Articles já se vê de cara que o símbolo de raio não lembra o do herói Flash à toa. A rapidez é, com certeza, o maior benefício do Instant Articles.

E é muito mais rápido, de fato. Segundo o próprio Facebook, uma página que adere ao Instant Articles é carregada 10 vezes mais rapidamente que uma normal.

E qual o motivo disso ser tão importante? Simples. De acordo com estudo da Microsoft, em 2015 o tempo médio de atenção de um adulto era de 8 segundos, número inferior a de um peixinho dourado.

Isso significa que você precisa captar a atenção das pessoas em um tempo ainda menor. Sendo assim, quanto mais veloz sua mensagem for mostrada na tela do usuário, melhor.

E vai dizer que você não procura isso quando acessa a internet também? As gerações de hoje querem tudo pra ontem.

Seu público não é diferente.  E isso se agrava  ainda mais quando as pessoas estão em seus smartphones, pois ali elas querem ainda mais velocidade. 

Se sua página demora pra carregar, o leitor simplesmente desiste e vai fazer outra coisa, como procurar respostas em outro local… Tudo o que você não quer, não é mesmo?

Agora você entendeu por que um conteúdo exibido muito mais rápido faz toda diferença, não? A sua audiência, com certeza, entende.

2. Maior engajamento do público

Instant Articles: Engajamento
Maior engajamento

A maior velocidade para abrir conteúdos acaba acarretando outro benefício do Instant Articles: O engajamento do público.

Sim. Isso mesmo. Segundo dados da maior rede social de Mark Zuckerberg, para começar, o recurso gera 20% mais leitura e 70% menos chance do leitor abandonar o artigo. Números bem impressionantes, não?

Mas o que isso tem a ver com o engajamento? Tudo.

É óbvio. Se as pessoas leem seu conteúdo até o final, é muito mais fácil que haja mais interação das mesmas. Seja compartilhando, curtindo, comentando…

E que marca não sonha com público engajado?

A diferença é tão notória que o Facebook aponta que os usuários compartilham 30% mais frequentemente um Instant Articles do que artigos comuns.

Imagina você com 30% mais engajamento por fazer uma mudança tão simples como essa.. É muita coisa, né?

3. Conteúdos mais interativos

Instant Articles: Conteúdos mais interativos
Conteúdos mais interativos (Fonte Imagem: reprodução)

As razões para aderir ao Instant Articles não são apenas as que citamos até aqui. Isso porque as possibilidades são gigantes quando falamos em formatos

Já pensou em ter toda rapidez e engajamento que falamos anteriormente aliados a conteúdos interativos, incluindo vídeos, imagens e infográficos? Seria bom demais pra ser verdade, né?

A boa notícia é que é realidade. Por proporcionar variedade, fica muito mais simples você atingir seu público-alvo, pois você não ficará restrito somente a artigos.

O que pode ser muito útil para muitos negócios, dependendo do seu nicho de atuação. Se o seu público for mais jovem, por exemplo, textos podem não ser tão eficientes quanto vídeos, não é mesmo?

Ter essa democracia na velocidade é, simplesmente, excepcional.

Resumindo: O Instant Articles permite que você escolha e isso é uma grande arma para qualquer criativo, né?

4.  Menos chances de erros

Instant Article: Menor chance de erros
Menor chance de erros

Depois de tudo que falamos até agora, esse benefício acaba sendo bem óbvio, certo? Mas não poderíamos deixar de citar algo tão relevante.

É lógico: Se você utilizar uma ferramenta própria do Facebook para exibir seus conteúdos por lá, fica muito mais remota a possibilidade de erros, não é mesmo? 

E, com menos erros, seu conteúdo vai bem mais longe. E, cá entre nós, quem não quer mais alcance de marca? Essa é a hora. Aproveite!

5.  Mensuração

Instant Article: Mensuração
Mensuração

Os números são importantes para o crescimento de qualquer negócio, certo?

Não é nenhuma novidade: De que adianta todas as vantagens que falamos até agora se você não consegue mensurar os dados ou saber se está indo para o caminho mais favorável?

O Facebook possibilita que você analise todo seu tráfego em tempo real lá dentro da própria rede social. Assim, você saberá quais conteúdos estão chamando mais atenção, quais não e, assim, encontrar os assuntos e a linguagem que mais se conectam com a sua audiência.

Além disso, você acaba tendo acesso a dados demográficos e comportamentais bastante interessantes para saber mais sobre a sua persona e encontrar a melhor estratégia para impacta-la.

Afinal, como já falamos centenas de vezes por aqui, você precisa saber falar o assunto certo, para a pessoa certa e no momento certo.

E ter uma ajudinha básica nesse sentido é bastante interessante, não é mesmo?

6.  Facilidade para aderir

Instant Article: Facilidade para aderir
Facilidade para aderir

Como se não bastasse todas as razões tão convincentes que falamos até agora, temos mais uma pra fechar com chave de ouro: Aderir ao Instant Articles é muito fácil

Hoje qualquer página pode usufruir desse recurso poderoso. Pense com a gente, é útil para o Facebook que as pessoas não saiam do aplicativo, certo? Por isso, não existem exigências na hora de inserir conteúdos por lá.

Para participar, portanto, basta se inscrever aqui e escolher qual página entre as que você administra você gostaria de utilizar os Instant Articles, como na figura abaixo, onde você pode ver a página do leadlovers do Facebook:

Instant Articles: Inscrição
Página de Inscrição para aderir ao Instant Article

Feito isso, você só precisará seguir todos os passos que o próprio Facebook te levará e, pronto… Não tem segredo nem é preciso tutorial. É tão simples que você até duvidará.

E para deixar tudo ainda mais fácil, se você utiliza WordPress, por exemplo, existem plugins para baixar por lá que foram feitos para o Instant Articles.

Ou seja, você não precisa saber nada de programação para aderir. Bem bacana, né?

E aí, se convenceu?  Na realidade, como todas as vezes, o objetivo desse artigo é apresentar para você esse recurso e quais são suas vantagens, a decisão final só caberá a você.

Na dúvida: Veja se é relevante para o seu negócio, caso for, comece a utilizar e depois volta aqui contar pra gente o que achou.

Como sempre falamos por aqui, o Marketing Digital se desenvolve a partir de muitos testes. E esse é só mais um…

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers