O que é Google Attribution? Conheça a Novidade que irá Revolucionar o seu jeito de Anunciar e Vender

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Possui uma pequena ou média empresa? Então, responde pra gente: Você realiza ou pensa em investir em anúncios? Se sim, precisa conhecer mais sobre essa novidade do Google

Google Attribution: O que é?
O que é Google Attribution?

Durante a conferência Google Marketing Next, realizada em maio de 2017 na cidade de São Francisco (EUA), o Google anunciou, entre outras inovações , a versão beta do Google Attribution.

A nova ferramenta promete contribuir muito para que o Marketing das empresas identifique precisamente o que tem gerado resultado ou não.

Quer saber como? Então, vem com a gente entender…

O que é Google Attribution?

O Google Attribution, que de acordo com o Google será lançado para mais anunciantes nos próximos meses, nada mais é do que a versão mais simples e grátis da paga e robusta Attribution 360 (adquirida pelo Google em 2014 na época com o nome de ‘Adometry’), que é voltada para grandes anunciantes

Segundo o Gerente de Produtos do Google, Bill Kee, Google Attribution é uma ferramenta criada para compreender a jornada do cliente de maneira completa em contraposição a seu último clique.

Assim, as pequenas e médias empresas poderão saber, por exemplo, o impacto de um anúncio que foi visto por alguém que comprou só depois através de outro anúncio.

Para compreender corretamente a origem da conversão, o Google Attribution extrairá dados do Google Analytics, do Google Adwords e do DoubleClick Search.

Mas o que isso quer dizer?

Não é de hoje que as equipes de Marketing querem saber mais sobre atribuição. 

Contudo, as ferramentas disponíveis atualmente são complexas de se configurar, não consideram mudanças de dispositivos de um mesmo usuário e não possuem integração com ferramentas de anúncios.

Ou seja, a partir do Google Attribution as equipes de marketing, finalmente, poderão analisar melhor o papel de cada uma de suas diferentes estratégias na tomada de decisão de compras, considerando os diferentes canais.

Google Attribution: O que isso quer dizer?
O que isso quer dizer?

Antes da compra, na maior parte das vezes, a mesma pessoa acaba sendo impactada por banners, vídeos, e-mails… Portanto, o faz sentido considerar apenas quando de fato há a conversão, certo?

Por integrar dados do Adwords, Analytics e DoubleClick Search o Google Attribution acaba por reunir os vários canais em que o Marketing atua.

Além disso, em breve será possível realizar integrações com o offline, pois o Google tem atuado até mesmo em busca de parcerias com empresas de cartão de crédito. Para quem vende em ambientes físicos isso é incrível, não é mesmo?

Imagina só comparar trajetos de diferentes pessoas e identificar os pontos que interferem mais ou menos na conversão? O Google Attribution torna isso possível.

A ferramenta, portanto, além de fornecer mais informações possibilita enxergar a conexão entre estas… E aí as possibilidades são infinitas, certo?

Quais os principais objetivos do Google Attribution?

O Google Attribution tem, basicamente, dois objetivos principais, que iremos explicar a seguir:

1. Compreender melhor as interações de Topo e Meio do Funil

Quando explicamos sobre o que é Google Attribution falamos que a ferramenta é capaz de trilhar melhor o caminho que o cliente percorreu até o momento da conversão, certo?

Isso é diferente do que ocorre até então, pois sabemos mais somente sobre onde o consumidor realizou, de fato, a compra ou se realizou interações em um mesmo canal.

Google Attribution: Compreender melhor as interações de Topo e Meio do Funil
Compreender melhor as interações de Topo e Meio do Funil

Apenas com essas informações fica difícil saber se as ações realizadas em outros canais surtiram algum efeito na decisão final, não é mesmo?

Isto é, os anunciantes acabam classificando – erroneamente – o anúncio do último clique como o único responsável pela conversão.

O Google Attribution foi criado justamente para ajudar nessa questão… Afinal, por que o cliente comprou a partir daquele anúncio e determinado canal? Ele realizou pesquisas diferentes até chegar ali? 

2. Mais acertos nas decisões

Bem, se temos essa visão quase plena do trajeto do consumidor até a compra, obviamente que as nossas decisões têm mais potencial de acerto, não é mesmo?

Principalmente porque a partir do Google Attribution, o próprio Google Adwords será abastecido de informações valiosas.

Google Attribution: Mais acertos nas decisões
Mais acertos nas decisões

Isso porque teremos acesso à repercussão das palavras-chave genéricas das campanhas, bem como os diversos locais e dispositivos que exerceram influência na compra do cliente.

Assim, o Google Adwords poderá criar lances automáticos de acordo com as ações reais dos clientes durante todas as etapas do Funil de Vendas, tornando as estratégias mais assertivas.

Mas e a atribuição do Google do Adwords e do Google Analytics?

Com a chegada do Google Attribution muitas pessoas acabam se perguntando: Mas o Google Analytics e o Google Adwords já não possuem atribuição própria? E a resposta é “sim, possuem”, mas é diferente… Quer ver como?

Diferença entre a atribuição do Google Attribution e do Adwords

Diferença entre atribuição do Google Adwords e Google Attribution
Diferença entre atribuição do Google Adwords e Google Attribution

Quem utiliza o Google Adwords sabe que há alguns anos o Google vem trabalhando para que a ferramenta deixe de focar apenas no último clique.

Por essa razão, hoje é possível ver a interação de uma pessoa em diferentes anúncios. Porém, o Google Adwords não considera quando ocorre troca de canais, por exemplo.

É por esse motivo que o Google Attribution possui uma atribuição mais eficiente, pois considera esses diferentes canais.

Diferença entre a atribuição do Google Attribution e do Analytics

Diferença entre atribuição do Google Analytics e o Google Attribution
Diferença entre atribuição do Google Analytics e o Google Attribution

É verdade que os anunciantes do Google Adwords têm acesso às pesquisas pagas e outras informações a partir do Google Analytics, basta realizar integrações entre as duas ferramentas.

Contudo, ao se comparar com o Attribution percebemos que a nova ferramenta do Google possui mais pontos de contato com as pessoas do que o Analytics

O que já era esperado, pois como dissemos anteriormente, o Attribution extrai e relaciona dados do Analytics, Adwords e DoubleClick Search, certo?  É, portanto, mais poderoso que as outras ferramentas isoladas.

Ao infinito e além…

Os profissionais de Marketing desde sempre buscaram compreender mais profundamente o caminho que os consumidores percorrem até a compra…

Em contrapartida, torna-se cada vez mais complexo mapear esse trajeto, visto que uma mesma pessoa pode ser influenciada por sua empresa a partir de diferentes ações: vídeos, banners, aplicativos, pesquisas…

Essa complexidade faz com que o Marketing não saiba responder o que está funcionando ou não com exata precisão, principalmente em um mundo onde as pessoas estão conectadas em diferentes dispositivos.

Com a chegada do Google Attribution é possível ter uma visão mais clara de tudo que até então era confuso. Isso permite que as empresas saibam mais sobre quais e como os esforços de Marketing estão performando.

Google Attribution: Ao infinito e além...
Ao infinito e além…

Na realidade, na maior parte das vezes, as ações de Marketing funcionam em conjunto e se ajudam mutuamente. E o Google Attribution surge para dizer exatamente como isso acontece.

Aliás, fica muito mais simples, assim, saber onde devemos investir mais, melhorar ou  modificar, não é mesmo?

E o mais interessante é ter acesso a tudo isso de maneira rápida, centralizada e totalmente grátis…

Só nos resta esperar os próximos meses para experimentar e, assim, contar com mais essa ajuda para fazer nosso marketing e nossa empresa voarem além.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers