Novo plugin oficial do Facebook traz o Messenger para dentro do seu site: Entenda tudo aqui

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Eu não sei o tamanho da sua empresa, mas eu sei que é quase certo que você usa o Facebook para se relacionar com a sua audiência.

Caso você não utilize nem pretenda, adianto que esse artigo não será útil para você. Agora, se sim, pode continuar a leitura que tenho uma notícia bem interessante para repassar aqui.

O gerente de produtos do Facebook Messenger, Stan Chudnovsky, anunciou no evento WebSummit realizado em Lisboa uma novidade: Um plugin para que o Messenger esteja presente nos sites das empresas.

Sim. Isso mesmo. As pessoas, ao acessarem o seu site, poderão visualizar uma janela do Messenger por lá. E iniciarem uma conversa como se estivessem dentro do aplicativo ou no Facebook.

Na verdade, o plugin é apenas um item entre outros da atualização da versão 2.2 do Facebook Messenger, que inclusive foi apresentado no blog da ferramenta e pode ser lido aqui.  

De acordo com Stan, o objetivo é aumentar o foco nas ferramentas de negócios e atendimento ao cliente. Quer entender melhor como será o tal plugin? Calma que eu te explicarei tudo agora.

Como vai funcionar o tal plugin?

O Facebook Messenger para sites será muito parecido com os outros chats que várias empresas possuem em suas páginas hoje. Sim, nós também achamos que não há nada de inovador nisso.

A exemplo da maioria, a princípio a janela do chat ficará no cantor inferior direito do navegador. Será possível ainda que as empresas insiram imagem e mensagem personalizadas.  

Na versão para desktop a janela do Messenger se apresentará assim:

Já ao acessar o seu site por um dispositivo móvel, o usuário se deparará com o chat abaixo:

Bastará, portanto, que o usuário clique para iniciar a conversa. E não importa se ele está no desktop ou num dispositivo móvel: O plugin irá funcionar em ambos os casos. A única diferença é que no desktop a conversa se dará no site enquanto que no mobile será no próprio aplicativo do Messenger.

Além de iniciar a conversa, o usuário também terá como acessar a ‘fanpage’ da empresa .

As empresas não precisarão escolher apenas uma página do seu site para inserir o chat. É possível instalar em quantas páginas quiser.

E o bacana é que você poderá adicionar uma foto diferente para cada uma das páginas. Essa identificação do atendente humaniza a conversa e o negócio como um todo.

A seguir você pode ver um vídeo de apresentação do plugin:

Um ponto que consideramos interessante é que o plugin vai preservar a mesma interface que todos nós estamos habituados a ver no aplicativo.

Esse reconhecimento instantâneo com certeza pode facilitar a comunicação entre pessoas e empresas. E isso sempre é bom.

Por que minha empresa deveria usar o plugin?

Bem, qualquer negócio que se preocupa com a sua audiência vê duas vantagens logo de cara…

A primeira é que há mais de 1 bilhão de pessoas no Messenger no mundo, boa parte do seu público certamente faz parte desse número. A segunda é que o usuário pode sempre retomar a conversa independente do dispositivo que acessar.

Isso significa que se o usuário estiver no desktop falando com você pelo site da sua empresa e mudar para um smartphone ou tablet, por exemplo,  ele poderá continuar a conversa normalmente e visualizar o histórico.

Messenger: Observe como ocorre a conversa no desktop
Observe como ocorre a conversa no desktop

As pessoas poderão conversar com as empresas nos sites ou no Messenger, realizar a transição entre ambos sem perder o histórico e o contexto da conversa. Isto torna mais fácil para os clientes continuarem a conversa com um negócio sempre e onde for mais conveniente para eles.” – Diz o blog do aplicativo.

Messenger: Agora veja a mesma conversa por um dispositivo móvel
Agora veja a mesma conversa por um dispositivo móvel

Isso realmente facilita a vida do seu público. Sem contar que o Messenger oferece rapidez. E, como nós defendemos a experiência do usuário com unhas e dentes, esse é um ponto fortíssimo para o plugin.

Outro motivo bem convincente para as empresas é que o plugin também permitirá a integração com chatbots, realização de pagamentos e anúncios em rich media. Nas imagens, vídeos e outras mídias poderão ser adicionados CTAs (Call to Action) que direcionam o usuário para a ação desejada.

Acima nós falamos que a possibilidade de carregar uma foto para cada página do seu site humaniza o atendimento, lembra? Está aí outra razão para a sua empresa apostar no plugin: Você ainda poderá contar com emojis, GIFs e tudo mais que o aplicativo padrão propicia. Mais informal e personalizado impossível.

O que nós achamos disso tudo

Apesar de ser considerado algo simples e não representar uma grande inovação, o plugin cumpre o seu papel, pois faz o que interessa: Gera valor para os seus usuários. Aliás, de acordo com o próprio Facebook, a atualização veio em resposta aos feedbacks do público.

Messenger: O que nós achamos disso tudo
O que nós achamos disso tudo

Por essa razão, nós achamos que essa novidade tem tudo para ajudar os empreendedores e consumidores. Sem contar que a facilidade de um plugin faz com que o recurso de chat seja acessível para todos, independente do tamanho do negócio.

Então, acho que o time do tio Mark acertou em cheio dessa vez. E nós devemos reconhecer.

De fato, o Facebook vem se mostrando cada vez mais focado nas empresas. Hoje é muito difícil pensar em Marketing Digital sem considerar a maior rede social do mundo. Então, por que não desfrutar dos benefícios disso?

Mas como faço para ter acesso à novidade?

Na realidade a funcionalidade está em fase beta para um número limitado de empresas. Entre as escolhidas temos a AirFrance, AdoreMe, Argos, Aviva, Bodeaz, Goibibo, Keto Mojo, KLM, Mermaid Pillow, Spoqa, Total Activation, Volaris e Zalando.

Muitos testes estão sendo realizados e, na realidade, nem mesmo todos os usuários terão acesso por enquanto.

Messenger: Mas como faço para ter acesso à novidade?
Mas como faço para ter acesso à novidade?

Mas antes que você fique chateado por não fazer parte da lista de empresa mencionada antes: Fique sabendo que você pode preencher este formulário aqui. Ao fazer isso, você irá se inscrever para ser informado quando o plugin estiver disponível.

Sim, ainda não há uma data oficial por enquanto. Mas tudo indica que em breve todos poderão desfrutar de algo que tem tudo para melhorar a comunicação entre empresas e quem faz tudo acontecer: O público.

A boa notícia é que você não precisa esperar até lá para se aproximar da sua audiência. Com a nossa plataforma de Automação de Marketing Digital você faz isso facilmente e sem depender de ninguém.

Quer saber mais? Acesse nosso site aqui. Lá há um chat – que ainda não é o Messenger do Facebook haha – com um time de consultores preparados para tirar todas as suas dúvidas. Converse com eles e encontre o plano que mais se encaixa para a sua realidade e objetivo. 

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers