Mídias Sociais e Leads

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As mídias sociais são uma boa forma de manter contato com o público, o relacionamento e a geração de vendas fizeram muitas empresas inseri-las nas ações de marketing digital. As redes sociais realmente tem grande potencial para trazer bons resultados para o seu negócio, mas você realmente sabe quais são esses bons resultados? A sua estratégia em mídias sociais está dando certo?

O primeiro passo é saber por qual motivo você está no Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes sociais. Eu sei que pode parecer óbvio, mas a maioria das empresas usam as redes sociais para branding e/ou atendimento ao cliente. Então, as métricas usadas servem para ver a quantidade de visualizações, curtidas, comentários e outras formas de engajamento do público. Porém, essas métricas não refletem um resultado concreto para a empresa.

Mídias sociais
Mídias Sociais e Leads

Amarre as redes sociais aos diferentes estágios do seu funil de vendas: como as empresas podem usar as redes para atrair potenciais clientes, nutrir os leads e estabelecer confiança para gerar vendas, e continuar ajudando com educação e suporte para aumentar a retenção, recompensa e indicação.

As mídias sociais são muito eficientes para despertar o interesse em quem ainda não está efetivamente procurando por um produto ou serviço. Isso pode ser feito de uma maneira orgânica e viral através de ótimos conteúdos, ou via campanhas de mídia segmentadas em cada rede.

Neste caso, as métricas indicam se o objetivo está sendo atingido através do número de novos leads gerados pelas redes.

Nutrir e gerar vendas é uma forma de acompanhar a efetividade dos canais nesse processo, medir a quantidade de visitantes que retornam, conversão final de compra (e-commerce, por exemplo) e influência das interações sociais em vendas fechadas (B2B, por exemplo).

Por fim, um bom trabalho pós-venda é a medição da interação dos clientes com suas empresas nas redes sociais e a correlação entre essas interações com a retenção e ticket médio.

Você consegue todos os dados citados acima através de sistemas de análises convencionais, como o famoso Google Analytics. Após o cruzamento dos dados ou mesmo ter uma visão mais completa do processo de conversão dos clientes, tenha ferramentas mais especializadas ou integradas.

Para finalizar, fica a dica: medir o sucesso do uso de uma rede social pelas métricas que elas oferecem é uma forma bastante limitada de ver se essas redes estão contribuindo para o sucesso da empresa.

Espero que você tenha gostado do post e que ele seja útil para a sua empresa. Abraços e até a próxima.

Fonte: Exame

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers