As mídias sociais são uma boa forma de manter contato com o público, o relacionamento e a geração de vendas fizeram muitas empresas inseri-las nas ações de marketing digital. As redes sociais realmente tem grande potencial para trazer bons resultados para o seu negócio, mas você realmente sabe quais são esses bons resultados? A sua estratégia em mídias sociais está dando certo?
O primeiro passo é saber por qual motivo você está no Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes sociais. Eu sei que pode parecer óbvio, mas a maioria das empresas usam as redes sociais para branding e/ou atendimento ao cliente. Então, as métricas usadas servem para ver a quantidade de visualizações, curtidas, comentários e outras formas de engajamento do público. Porém, essas métricas não refletem um resultado concreto para a empresa.
Amarre as redes sociais aos diferentes estágios do seu funil de vendas: como as empresas podem usar as redes para atrair potenciais clientes, nutrir os leads e estabelecer confiança para gerar vendas, e continuar ajudando com educação e suporte para aumentar a retenção, recompensa e indicação.
As mídias sociais são muito eficientes para despertar o interesse em quem ainda não está efetivamente procurando por um produto ou serviço. Isso pode ser feito de uma maneira orgânica e viral através de ótimos conteúdos, ou via campanhas de mídia segmentadas em cada rede.
Neste caso, as métricas indicam se o objetivo está sendo atingido através do número de novos leads gerados pelas redes.
Nutrir e gerar vendas é uma forma de acompanhar a efetividade dos canais nesse processo, medir a quantidade de visitantes que retornam, conversão final de compra (e-commerce, por exemplo) e influência das interações sociais em vendas fechadas (B2B, por exemplo).
Por fim, um bom trabalho pós-venda é a medição da interação dos clientes com suas empresas nas redes sociais e a correlação entre essas interações com a retenção e ticket médio.
Você consegue todos os dados citados acima através de sistemas de análises convencionais, como o famoso Google Analytics. Após o cruzamento dos dados ou mesmo ter uma visão mais completa do processo de conversão dos clientes, tenha ferramentas mais especializadas ou integradas.
Para finalizar, fica a dica: medir o sucesso do uso de uma rede social pelas métricas que elas oferecem é uma forma bastante limitada de ver se essas redes estão contribuindo para o sucesso da empresa.
Espero que você tenha gostado do post e que ele seja útil para a sua empresa. Abraços e até a próxima.
Fonte: Exame