Marketing: 13 maneiras para funcionar no seu negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Não é exagero dizer que você vive em um mundo digital que vem da perspectiva que é imperativo que o seu negócio tenha uma certa presença no âmbito digital. Em essência, marketing digital é o futuro em marketing em todo o mundo com a adição da vantagem que é mais barato do que fazer o marketing tradicional e é mensurável.

shutterstock_108005828
Já é uma realidade: Vivemos em um mundo digital e quanto antes você começar seu marketing digital, vai sair na frente de quem ainda não tomou a decisão de trazer seu negócio para o online!

Marketing Digital: Será que ele funciona para você?

Vamos listar diferentes caminhos que você pode trilhar usando o marketing digital para popularizar e trazer mais conversões para sua startup ou negócio:

# 1. Search Engine Optimization (SEO) – Otimização para motores de busca

Em termos leigos, otimização para motores de busca ou SEO é essencialmente você aprimorar seu site para que apareçam naturalmente ou organicamente resultados de busca no Google, Yahoo/Bing ou qualquer outro motor de busca.

O Google atualiza seus algoritmos regularmente para que somente os conteúdos relevantes apareçam nas buscas. Dessa perspectiva, vários experts dizem que esse SEO morreu e os esforços para isso são fúteis. Contudo, a verdade é que o google tenta se precaver da manipulação do seus algoritmos e dos filtros de sites que não merecem estar nas primeiras buscas do SERPs (Search Engine Result Pages).

shutterstock_229724386
No marketing digital só chega nas primeiras páginas do google quando o SEO está bem feito…

Então aí, sem sombra de dúvida, você deve investir em trabalhos de SEO. Seu site deve abordar os aspectos técnicos relacionados com o conteúdo e correspondência de consulta, indexação e interpretação de conteúdos não textuais.

Lembre-se, são as estratégias mais caras de marketing digital que trazem tráfego orgânico para o seu negócio.

# 2. Search Engine Marketing (SEM)

Search Engine Marketing SEM (ou Mecanismo de busca em marketing, em português) é uma estratégia compreensiva que direciona tráfego para seu negócio, principalmente através de esforços pagos. Por isso, é também chamado de pesquisa paga para marketing .

O universo do mecanismo de busca em marketing (SEM) também contempla a exibição de publicidade, pesquisa Retargeting v.s Remarketing,  Marketing em mobiles e publicidade paga.

Há diferentes plataformas para SEM. De longe o Google AdWords e Bing Ads são os mais populares.

# 3. Criação de Conteúdo

Pesquisas mostram que a criação de conteúdo é um método definitivo em marketing digital em 2014. Todas as recentes mudanças no algoritmo do Google apontam para o fato que aquele conteúdo que for mais relevante e importante (metricamente falando) é o que será filtrado nos resultados das buscas.

shutterstock_398504953
A criação de conteúdo para alavancar seu Marketing Digital é um processo de pura criatividade e dedicação.

Conteúdo pode ser apresentado em diferentes formatos, incluindo blogs, e-books, estudo de casos, guias passo a passo, artigos de perguntas e respostas, imagens, banners, infográficos, podcasts, webinários, vídeos, fan pages e etc…

Você pode ser criativo e criar conteúdo ou qualquer tópico e com maestria vincular indiretamente ao seu negócio. Você precisa também customizar seu conteúdo para diferentes plataformas. Por exemplo, o conteúdo para telefones celulares deve ser direto e curto.

Lembre-se, uma estratégia efetiva vai engajar seus leitores e vai deixar eles interessados em mais informação de você. Bons conteúdos são compartilhados e é a melhor maneira de construir a marca do seu negócio.

# 4. Marketing de Mídias Sociais

Marketing de mídias sociais é um desdobramento do seu mecanismo de busca em marketing digital. Isso envolve levar tráfego para seus sites ou negócio através de mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Google+, Linkedin e etc…

Como mencionei anteriormente, bom conteúdo é compartilhados e ganha Likes. Portanto, criar e personalizar o conteúdo para diferentes plataformas de mídia social. Lembre-se de ser original: você precisa de engajamento com os usuários diariamente, pelo menos de 4 à 5 vezes por dia. O seu Marketing de mídias sociais pode ser especializado em ajudar sua marca e trazer mais vendas com isso! :)

# 5. Digital Display Advertising – Exibição de propaganda digital

Novamente isso é um assunto para sua aplicação nos mecanismo de busca em marketing. Você pode usar uma variedade de formatos de propagandas para sua potencial audiência – seja ela em texto, imagem, banner, video e etc…

Você pode customizar sua mensagem baseado no interesse, com tópicos de conteúdo ou da posição em que o seu cliente está no ciclo de compra.

No entanto, perceba que exibições de propagandas digitais são relativamente caro. Você precisa de especialistas que elevem o seu ROI para o seu negócio.

# 6. Retargeting e Remarketing

Essencialmente, retargeting e remarketing são estratégias para um público alvo que já visitou seu site. Isso é baseado na tecnologia de cookies!

O retargeting surgiu como uma estratégia preferida para aquelas pessoas que já demonstraram interesse em seu negócio e portanto, a taxa de conversão é alta.

Você pode engajar pessoas em retargeting no seu site, em redes sociais ou no celular. Visualize sua estratégia baseado no ciclo de compra do seu lead.

# 7. Marketing em Mobiles

Nós fortemente recomendamos você tentar fazer marketing em mobiles (celulares). Lembre-se, o site, aplicativos e conteúdos devem ser customizados para aparelhos celulares.

Até 2016, é esperado que os aparelhos celulares atinjam o número de 2.6 bilhões de unidades em todo o mundo. Então, à medida que mais pessoas usam smartphones, tablets e outros tipos de aparelhos celulares, o mercado em potencial continua crescendo.

#8. Marketing Interativo

Tenha certeza que a sua estratégia de anúncios engaje o potencial cliente numa conversação. Use ferramentas como os widgets e recursos de opt-in para tornar seu site interativo, solicitando o feedback do usuário e rastreando o seu comportamento.

Envolver-se com os clientes ativamente e personalizar ofertas com base em suas preferências e atividades de navegação, essa é a grande chave para que você se aproxime e interaja com seus potenciais cliente de forma limpa.

#9. Marketing Viral

Marketing viral é uma estratégia aonde um único conteúdo se espalha exponencialmente online, porque o conteúdo é apreciado, compartilhado e ganha “Likes” imensamente.

shutterstock_413882125
O marketing Viral é sempre uma oportunidade para trazer mais tráfego para seu site!

Isso é uma excelente maneira de impulsionar o tráfego para o seu site. O conteúdo pode tomar qualquer formato; tudo que você precisa é ser criativo.

#10. Email Marketing

Quando você envia uma mensagem comercial por email para uma lista de potenciais clientes, a estratégia é chamada de email marketing.

Com um software de email marketing efetivo, como o leadlovers, você consegue manter listas de e-mail que são segregadas com base em vários fatores, incluindo gostos e desgostos dos clientes e hábitos de consumo. Lembre-se de enviar e-mails personalizados; isso ajuda a desenvolver a confiança.

No entanto, perceba que e-mail marketing pode também ser considerado como spam e há leis contra isso em alguns países.

#11. Marketing de Afiliado

Marketing de afiliados é um programa de marketing baseado em desempenho, onde você paga editores que lhe trazem clientes. O desempenho pode ser baseado nas conversões – promoções, leads ou simplesmente vendas.

Você pode gostar de fazer parte dos programas de afiliados de diferentes produtores. Essencialmente, os editores irá te dar espaço em suas páginas para fazer propaganda de seu negócio e ajudá-lo a gerar conversões; e você vai pagá-los com base no modelo de compensação.

Você pode aproveitar a ajuda de uma rede de afiliados, o que lhe dará uma grande base de produtores e outros benefícios como rastreamento e relatórios de tecnologia.

O marketing de afiliado pode gerar muitos resultados bons e satisfatórios para aqueles que acreditam e fazem acontecer...
O marketing de afiliado pode gerar muitos resultados bons e satisfatórios para aqueles que acreditam e fazem acontecer…

Marketing de afiliado é especialmente útil para startups, uma vez que irá trazer mais tráfego para o seu negócio através de sites de alto tráfego.

Na essência, marketing de afiliado é ambos os lados saindo satisfeitos com os resultados de vendas, tanto para o afiliado quanto para o produtor.

Sites como Amazon, eBay, LinkShare e Flipkart executam programas de afiliados. Na verdade, a maioria das empresas online com tráfego apreciável têm os seus próprios programas de afiliados.

# 12. Planejamento e Compras em Mídia Digital

Quando uma agência de mídia investiga e faz um quadro estratégico abrangente, chamamos isso de planejamento em mídia digital.

Seja na condução de vendas ou conversões, o lançamento de uma nova marca ou promover uma marca estabelecida, ou até mesmo alterar o comportamento do cliente, as agências de mídia planejam diferentes plataformas e formatos para alcançar a audiência desejada. Esses estudos alcançam uma frequência diferente na web e em aplicações em mobiles.

As agências trabalham com diferentes parceiros e compram espaços e ideias relevantes. Isso é chamado de compra de mídia.

Na essência, mídia paga e planejada envolve todas as estratégias que discutimos acima.

#13. Analytics Web

Possivelmente, um dos aspectos mais importantes do seu marketing digital é analytics web.

Essencialmente, analytics web ajuda você a coletar, mensurar, entender, analisar, planejar, reportar e prever as atividades na internet para seu negócio.

Analytics web não deve ser confundida com a estatísticas da web. Ao contrário de um simples relatório, analytics web lhe fornece análises e ângulos diferentes para refletir diretamente com o seu negócio.

Uma coisa que você já deve saber é que todo anúncio deve usar analytics web para entender o seu negócio e melhorar o ROI e conversões.

#Conclusão

É importante que você use diferentes estratégias de marketing para o seu negócio e depois encontre como trabalhar da melhor forma. Na maioria dos casos é uma combinação de várias estratégias que servem para um objetivo final dentro de suas campanhas de marketing.

Marketing digital é um meio dinâmico e você deve sempre se adaptar com as mudanças. Use ferramentas de analytics web (métricas no geral, como o google analytics) para rastrear performances e planejar seus próximos passos.

Será que perdemos algo ou não falamos daquilo que você gostaria de saber? Quais estratégias você usa? Vamos iniciar uma discução sobre o assunto.

Valeu,
Felipe Mandeli

Fonte: yourstory.com

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers