Livros de Copywriting: Os 7 Melhores que você Precisa Conhecer Agora

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quem escreve suas copys em anúncios, e-mails, posts? Se a resposta for “eu mesmo”,  então essa seleção foi feita para você. Confira aqui os melhores livros de copywriting para você vender muito.

Não importa se você é um infoprodutor, afiliado, influenciador ou trabalha em agências de conteúdo e publicidade… A verdade é que a copywriting é sua companhia no dia a dia. 

Se ainda não é, então você está no mínimo, criando conteúdos que vão demorar muito mais para engajar ou vender.

E como ninguém gosta de gastar energia em conteúdos que não trazem resultado, o ideal é estudar e aprender a utilizar as técnicas certeirs de copywriting.

Apesar de ter muitos artigos, vídeos, posts sobre o assunto pela internet, a verdade é que os fundamentos muitas vezes estão no bom e velho livro. Que costumam ser muito mais baratos e ensinam mais que a maioria dos cursos disponíveis por aí.

Pensando nisso, fizemos essa seleção com os livros de copywriting que você precisa conhecer. Todos foram escolhidos de acordo com a nossa prática. Ou seja, não foi baseado em achismos ou opinião de terceiros.

Livros de Copywriting: Os 7 Melhores que você Precisa Conhecer
Livros de Copywriting: Os 7 Melhores que você Precisa Conhecer

Trouxemos tanto livros de copywriting em português quanto em inglês. Afinal, o importante é você pesquisar e aprender tudo sobre esse assunto. Já que muitos conteúdos, infelizmente, ainda não possuem tradução.

Aliás, vale lembrar, por aqui não vamos fazer uma resenha completa do livro. Vamos passar nossas impressões, indicações e vamos deixar aberto para você ler o livro completo por aí.

Vamos conferir?

Mas afinal… o que é Copywriting mesmo?

Livros de Copywriting: Mas afinal… o que é Copywriting mesmo?
Mas afinal… o que é Copywriting mesmo?

Bom, se você chegou até essa seleção de livros de copywriting, é bem provável que você saiba o que é copywriting.

Porém, para quem continua com alguma dúvida, vamos fazer um resumão para você…

Copywriting é a técnica utilizada para criar conteúdos e textos persuasivos, atrativos, que conquistam a atenção das pessoas. 

O resultado, além de criar conexões com o leitor e gerar engajamento, é a conversão. Ou seja, o cadastro em uma página para se tornar um lead ou mesmo a compra de um produto.

Lembramos que esse é um resumo do resumo, ok? Indicamos que você pesquise mais sobre o assunto, para poder começar a criar seus conteúdos com mais propriedade.

Mas se você ler pelo menos um livro que recomendamos abaixo, tenho certeza que você saberá o essencial sobre o assunto.

Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo o nosso artigo “O que é Copywriting? O Guia Essencial”. 

1 – Copywriting – Volume 1 – O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano – Paulo Maccedo

Se você ainda está se perguntando por quê precisa ler um livro de copywriting, se existem tantos artigos sobre o assunto na internet… indicamos que comece com essa publicação.

Primeiramente, o livro é todo em português, feito por um autor brasileiro, o Paulo Maccedo, considerado um dos grandes nomes da copywriting no Brasil.

Então se a sua desculpa para não ler sobre o assunto, era que não achava livros de copywriting em português, já pode acabar com essa objeção.

Segundo, esse livro dá uma aula de copywriting, contando todo o contexto histórico dessa técnica, que já existia muito antes da internet chegar nas nossas vidas. Ele fala sobre todas as escolas e segmentos dentro do copywriting, e assim, você pode escolher qual estratégia faz mais sentido com seu conteúdo.

Paulo traz cases inesquecíveis sobre copys bem feitas, persuasivas, poderosas e vendáveis. E mostra que se você quer fazer uma boa copy, precisa ler, estudar e tentar muitas vezes.

Com certeza, depois da leitura deste livro, você vai conseguir escrever com a técnica de copywriting de uma forma bem estruturada e que chame a atenção do seu lead.

Livros de Copywriting: 1 - Copywriting - Volume 1 - O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano - Paulo Maccedo
1 – Copywriting – Volume 1 – O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano – Paulo Maccedo

Sobre o autor

Paulo Maccedo é escritor, autor de best-sellers sobre copywriting, profissional de marketing, e um dos profissionais mais reconhecidos no ramo da copywriting.

O autor brasileiro é especialista em marketing digital, e é autoridade quando o assunto é escrita persuasiva.

2 – As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

O nome completo desse livro de copywriting já explica muita coisa: “As armas da Persuasão – Como influenciar e não se deixar ser influenciado”.

O grande diferencial desta publicação, é que ela não foi escrita por um profissional de marketing, mas sim, por um psicólogo.

Robert B. Cialdini mostra em seu livro um dos grandes segredos quando o assunto é vendas: primeiramente crie uma conexão emocional com seu cliente, e só depois, ele vai comprar de você.

E como você vai fazer isso? Utilizando os gatilhos mentais. É principalmente sobre eles que Robert fala neste livro.

No caso, ele destaca seis gatilhos:

  • Reciprocidade
  • Compromisso e coerência
  • Aprovação social
  • Afeição
  • Autoridade
  • Escassez

Se você já estudou copywriting em algum momento, muito provavelmente já se deparou com mais de um desses gatilhos. Mas você aprendeu mesmo a utilizá-los? 

E principalmente, entender como eles funcionam no cérebro? Quais mensagens eles transmitem e por que fica tão irresistível realizar a compra? 

É justamente esse olhar que Robert traz no livro, e por isso, ele não poderia faltar na nossa lista de livros de copywriting.

Livros de Copywriting: 2 - As Armas da Persuasão - Robert B. Cialdini
2 – As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

Sobre o autor

O americano Robert B. Cialdini é psicólogo, professor emérito de psicologia e marketing na Universidade do Estado do Arizona.

É um dos profissionais mais respeitados na área, quando o assunto são estudos na área da persuasão e influência.

Presidente da consultoria Influence at Work, atende clientes como Google, Microsoft e Coca-Cola. Enfim, clientes de renome que seguem suas técnicas, não faltam!

3 – Ideias que colam – Chip Heat e Dan Heat

Você já parou para pensar porque algumas ideias dão tão certo, e outras, que parecem ser boas, nem sempre agradam?

Provavelmente você já se questionou sobre isso, principalmente se vive pesquisando conteúdos na internet para criar sua comunicação. Enfim, você não está sozinho nesse barco.

Por isso, os irmãos Chip Heat, professor de Comportamento Organizacional na Stanford University, se juntou com seu irmão, Dan Heat, consultor da Duke Corporate Education, para criar um sistema. 

Eles buscaram uma explicação técnica e lógica, para justificar algo que não é tão simples assim: por que algumas ideias dão certo e outras não?

É justamente sobre essa estrutura que eles falam neste livro de copywriting, que destaca seis pilares da estrutura de uma ideia lucrativa.

Apesar da nossa ideia não ser exatamente dar um spoiler sobre o livro, mas sim, que você se inspire e leia ele. Vamos destacar esses pilares identificados pelos irmãos em seus estudos:

  • Simplicidade
  • Surpresa
  • Concretude
  • Credibilidade
  • Sentimentos
  • Relatos

Ficou curioso? Então indicamos que você leia o livro para conferir, e claro, criar ideias irresistíveis em suas copys.

Livros de Copywriting: 3 - Ideias que colam - Chip Heat e Dan Heat
3 – Ideias que colam – Chip Heat e Dan Heat

Sobre os autores:

Chip Heat é professor na Stanford Graduate School of Business, uma das mais renomadas universidades americanas, dando cursos sobre estratégias de negócios e organizações.

Já seu irmão, Dan Heat, é membro sênior do centro CASE da Duke University, o grande objetivo do centro é apoiar empreendedores sociais.

As ideias deles já colaram para clientes como o Google, Gap, The Nature Conservancy e American Heart Association.

4 – The Adweek Copywriting Handbook – Joseph Sugarman

Apesar do livro ser em inglês, se você domina a língua, ou pelo menos entende um pouco, é uma ótima sugestão para ler.

Isso porque aí estão os principais conceitos de copywriting. Se pudéssemos ‘rotular’ esse livro, diríamos que ele é o grande guia da copywriting.

Uma das grandes sacadas desse livro, do autor Joseph Sugarman, é mostrar que a copywriting não serve apenas para conteúdos criados para a internet. Muito pelo contrário!

Uma copy bem feita pode ser utilizada em roteiros, televisão, rádio, enfim, qualquer meio que pretenda vender algum produto. Então se você busca entender o coração da copywriting, precisa ler esse livro.

Além de contar um pouco da história da copywriting, o livro ensina todo o passo a passo para criar a estrutura perfeita, de um texto vendável.

Desde a pesquisa inicial, conhecer o público alvo, entender seu produto, ou infoproduto. Até os elementos essenciais para criar a copy perfeita, como os famosos gatilhos mentais.

Se você é fluente no inglês… se joga na leitura!

Livros de Copywriting: 4 - The Adweek Copywriting Handbook - Joseph Sugarman
4 – The Adweek Copywriting Handbook – Joseph Sugarman

Sobre o autor

Joseph Sugarman é autor de best sellers dentro do segmento de vendas e  marketing. É conhecido como uma lenda dentro da copywriting, criando textos que já vendiam muito, desde os antigos catálogos impressos.

Viu só? A copywriting está aí muito antes do marketing digital existir.

5 – The Copywriter’s Handbook – Robert W. Bly

Ok, é mais uma indicação de livros de copywriting em inglês, mas garantimos que vai valer a leitura.

Apesar de ter um título bem parecido com o livro anterior, essas obras são bem diferentes. Afinal, o que Robert W. Bly propõe aqui é logo colocar a mão na massa!

Por isso, ele traz um guia que revela muitos segredos da copywriting. Assim, tudo de forma direta, para você já colocar o aprendizado em prática.

Entre as dicas estão:

  • Títulos que funcionam, e a melhor forma de usá-los
  • A sequência da motivação, e quais são os 5 passos para criá-la
  • Dicas para aumentar a conversão da página de vendas
  • Técnicas para aumentar a taxa de abertura e cliques do e-mail
  • Como criar o que ele chama de ‘ímãs de leads’
  • Como tornar sua copy clara, concisa e atraente

Só por esses motivos, já vale a pena dar uma chance para esse livro de copywriting não é mesmo?

Livros de Copywriting: 5 - The Copywriter’s Handbook - Robert W. Bly
5 – The Copywriter’s Handbook – Robert W. Bly

Sobre o autor:

Com mais de 40 anos de experiência no mercado das redações, Robert W. Bly ensina outros profissionais a escrever copys tão poderosas quanto ele faz.

Entre seus clientes estão IBM, Forbes e Medical Economics. Outro autor que só escreve para pequenos clientes não é mesmo? 😂

6- Gatilhos Mentais – Gustavo Ferreira

Um dos grandes trunfos da copywriting são os gatilhos mentais. Aquelas palavras que acionam mensagens no cérebro que tornam uma compra irresistível.

Toda vez que falamos sobre copy poderosas, os gatilhos mentais aparecem, e essas correlações podem ser explicadas através do neuromarketing.

Mas se você não está interessado na parte científica da coisa, e sim, em conhecer gatilhos mentais que funcionam, então você precisa ler este livro.

Como o título mesmo já apresenta, nesta obra você encontra um guia completo, com comunicações efetivas para você usar em seus conteúdos.

No total são apresentados 32 gatilhos mentais, separados entre capítulos intitulados como:

  • Coroa de ferro dos gatilhos mentais
  • Joia da coroa
  • Gatilhos emocionais
  • Gatilhos lógicos

Entre outros capítulos, que não vamos apresentar por aqui, afinal, o objetivo é que você busque ler os livros inteiros. E então, se tornar um expert na copywriting.

Livros de Copywriting: 6 - Gatilhos Mentais - Gustavo Ferreira
6 – Gatilhos Mentais – Gustavo Ferreira

Sobre o autor:

Gustavo Ferreira é especialista em copywriting e marketing digital. Além de autor de livros, ele também presta consultorias e atende empresas e clientes desde 2014. 

Na sua trajetória já faturou mais de 5 milhões em suas campanhas, já vale ler o livro só por isso não é? 

7- O Livro de Ouro do Copywriting Brasileiro – Waldemir Marques Junior

Mais do que trazer dicas de livros de copywriting também em português, nosso objetivo com essa lista, é trazer também exemplos de técnicas e estratégias voltadas para o público brasileiro.

Apesar do conceito da copywriting ser americano, e muitos dos livros sobre o assunto serem baseados nisso, cada público tem suas particularidades. Por isso, selecionamos o livro: ‘O livro de ouro do copywriting brasileiro’, nessa seleção.

Um dos grandes diferenciais desta obra, é que o autor busca apresentar que a copywriting é uma habilidade de comunicação, que não deve ser usada apenas no marketing digital.

Como ele fala, a copywriting é o melhor vendedor que já existiu na terra, mas publicado, através de um texto. Se o conceito é esse, então você pode usar a copy em diversas situações da vida.

Desde a criação de um conteúdo para a internet, até um pedido de aumento para seu chefe, um pedido romântico, como chamar aquela pessoa para sair e até em relacionamentos familiares.

Dessa forma, ele apresenta as técnicas de uma forma prática, onde você vai aprender:

  • A mapear as emoções do seu lead ideal
  • Como acabar com objeções
  • Despertar desejos e emoções no leitor
  • Direcionar comportamentos
  • E finalmente, aumentar suas vendas

Então se você cansou de ler conceitos de copywriting baseados nos clientes americanos, chegou o momento de ler um livro pensado nos brasileiros.

Livros de Copywriting: 7- O Livro de Ouro do Copywriting Brasileiro - Waldemir Marques Junior
7- O Livro de Ouro do Copywriting Brasileiro – Waldemir Marques Junior

Sobre o autor:

O brasileiro Waldemir Marques Junior, também conhecido como Júnior WM, é especialista em copywriting, certificado pela AWAI (USA).

Sua especialidade são copys de resposta direta. Além de autor, também é mentor de copywriters, ensinando outros profissionais da área a conquistar sucessos e vendas com seus conteúdos.

Concluindo…

E aí, gostou da nossa seleção? Já está preparado para pesquisar e aprender tudo sobre copywriting?

Indicamos que além de estudar o assunto através de vídeos, posts e artigos, também dê uma chance para os livros. Com certeza tem muitas informações te esperando neles. E claro, ler nunca é demais!

Até a próxima!

 

 

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers