Leads através de formulários

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Muitas empresas, principalmente na internet, cometem um erro comum: tentar vender imediatamente para os visitantes do site.

A maioria das empresas falam apenas com 10% dos interessados e ignora o restante, mas o processo ainda não está avançado. Atrair e capturar essa parcela, relacionar-se com ela e direcioná-la ao longo do processo de educação e compra é uma das estratégias mais valiosas do marketing digital.

Como já dito em posts anteriores, uma boa porta de entrada para esse tipo de relacionamento é oferecer materiais gratuitos e atrativos através de landing pages ou blogs, mas junto com o material é interessante ter um formulário para o usuário preencher quando for solicitar o material que você disponibiliza. Assim, o potencial cliente fornecerá seus dados para que a empresa possa entrar em contato posteriormente. Através dessas informações você conhece melhor o seu público, possibilita uma interação com ele e ajuda no processo de venda.

Leads através de formulários
Leads através de formulários

Mas por quê utilizar um formulário?

O principal motivo é obter os dados do visitante. Ao aceitar o material oferecido, ele se tornará um lead e, futuramente, uma oportunidade de negócio. Dessa maneira, sua empresa conhecerá o perfil das pessoas que se interessam pelo seu conteúdo. Você será capaz de se relacionar com ela, estabelecer confiança e autoridade e conduzi-las ao longo do processo de compra.

Além de apenas oferecer o seu e-mail no formulário, a pessoa também demonstra interesse no tema e indica que, possivelmente, tem um problema e precisa resolve-lo.

As chances de você não conhecer bem o seu público são grandes se, no seu blog, não há um conteúdo mais denso atrás de formulários.

Softwares de marketing digital possibilitam agregar informações dos Leads, assim é possível saber qual foi a fonte de tráfego da primeira visita, as interações através das mídias sociais e nos e-mails enviados, quantas e quais ofertas foram baixadas, entre outros dados.

Com essas informações é mais fácil saber quais leads estão mais próximo da compra para abordá-lo e ofertar o seu produto ou serviço.

Na maioria das vezes, os Leads têm uma demanda por um determinado produto ou serviço, só que eles ainda não se deram conta disso ou ainda não cofiam suficientemente na sua empresa. Com os e-mails obtidos, eduque os seus potenciais clientes com conteúdos, fazendo com que percebam a sua necessidade e considerem a sua marca autoridade no tema.

Isso facilita bastante o processo de vendas, pois o lead terá maior conhecimento sobre o assunto e estará pré-disposto a aceitar a solução proposta.

Quando uma certa quantidade de leads está cadastrada em uma oferta, ela pode usar esse ativo para disseminar os seus novos conteúdos. Como os leads já conhecem a sua empresa, as chances deles abrirem os e-mails com os novos conteúdos são maiores.

Como o objetivo dos formulários é converter visitantes em leads, é necessário que eles facilitem a ação e não espantem o potencial cliente. Não deixe ele muito longo e cheios de campos para preencher, isso pode acabar com a conversão mais cedo do que nunca.

Então, leve em consideração apenas os dados realmente relevantes e que ajudarão a sua equipe na identificação de Leads que devem ser abordados para a venda.

Espero que este post seja útil para você e até semana que vem.

Fonte: Administradores

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers