Lançamento Semente: Aprenda O que é e Como Colocar em Prática

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quer lançar um produto digital, mas ele ainda não está pronto ou você não tem certeza se irá agradar a sua audiência? Então, o Lançamento Semente pode ser o ideal para você.

Muitos infoprodutores enfrentam desafios no início da sua jornada, principalmente quando o infoproduto ainda não está definido.

Afinal, de onde tirar o investimento necessário para a produção e divulgação do seu infoproduto se ainda não existe um caixa inicial?

Nesses casos, entre os vários formatos de lançamento disponíveis, o que certamente mais vai se adequar a sua necessidade é o chamado “Lançamento Semente“.

E é justamente sobre esse tipo de lançamento que vamos conversar aqui…

Ao final do conteúdo, você será capaz de responder as seguintes perguntas:

O que é Lançamento Semente?

Será que esse tipo de lançamento é ideal para o meu perfil e momento?

Se sim, como colocar essa estratégia para rodar?

O que é Lançamento Semente?

O que é Lançamento Semente?
O que é Lançamento Semente?

Antes de tudo…

Para começarmos a explicar o que é “Lançamento Semente” precisamos dar um passo para trás… Isso porque você precisa entender o que são modelos de lançamento.

De forma resumida, o “Fórmula de Lançamento” é uma estratégia criada pelo americano Jeff Walker. Aqui no Brasil, a metodologia vem sendo grandemente divulgada pelo Érico Rocha.

A metodologia de Walker ensina os principais modelos de lançamento de infoprodutos do mercado. E tem sido o norte de boa parte dos infoprodutores do Brasil e do mundo.

Entre os lançamentos ensinados por lá, temos: O Lançamento Interno, o Lançamento Externo, o Lançamento Relâmpago, o Lançamento Perpétuo e, finalmente, o Lançamento Semente.

É interessante que você pesquise e conheça cada uma das metodologias, antes de escolher a ideal para você.

E para começar a entender mais sobre isso, recomendo o nosso artigo “Lançamento de Infoproduto: Entenda quais os Tipos e Venda Muito”.

Entretanto, se você quiser virar quase um especialista nesse tema, recomendo o livro do próprio Jeff Waker: “A Fórmula do Lançamento: As estratégias secretas para vender online, criar um negocio de sucesso e viver a vida dos seus sonhos”.

Mas, afinal, o que é o Lançamento Semente?

Sim, eu sei que você já entendeu que existem vários tipos de lançamento e que quer mesmo saber o que é o tal “lançamento semente“, certo?

Bem, pode-se dizer que o “Lançamento Semente” é uma estratégia baseada em pesquisas de público e análises.

O que quer dizer que você irá perguntar para o seu público-alvo o que eles buscam em uma determinada solução.

E é justamente com base nessas respostas que você irá criar o seu infoproduto ideal. Que tem como objetivo ser tudo o que a sua audiência procura, mas ainda não encontrou entre os concorrentes.

Justamente por isso, esse lançamento leva esse nome… Você vai plantando as perguntas, colhendo as respostas e análises para só depois lançar o seu infoproduto em si.

É por isso que você não precisa ter um infoproduto pronto. Afinal, vai ser baseado nos feedbacks da sua audiência que você vai construir o seu material.

Aliás, enquanto você vai criando o seu infoproduto também é possível começar a vendê-lo para sua audiência.

Para isso acontecer, você pode oferecer vantagens, benefícios e descontos para os alunos que comprarem no “pré-lançamento“.

Por essas vantagens, o Lançamento Semente é um dos mais indicados para os infoprodutores que estão começando. Pois permite que você crie o seu produto digital aos poucos para validar a sua ideia antes mesmo de investir mais recursos nela.

Maiores Vantagens do Lançamento Semente

Maiores Vantagens do Lançamento Semente
Maiores Vantagens do Lançamento Semente

Como você pôde perceber, o Lançamento Semente conta com algumas vantagens em relação aos outros formatos.

Para ficar mais claro, vamos falar um pouco melhor sobre esses benefícios a seguir:

1 – Investimento Mais Assertivo

Todo lançamento de infoprodutos envolve um risco. Afinal, não existe uma fórmula mágica que vai garantir o sucesso do seu produto.

Apesar disso, quando você lança um infoproduto utilizando o Lançamento Semente, as chances de ser mais assertivo aumentam.

Isso porque foi realizada uma pesquisa apurada com seu público-alvo. Você conversou e entendeu quais eram as maiores dores da sua audiência e o que a mesma buscava em uma solução.

Portanto, as chances de sucesso aumentam bastante.

2 – Captação de Leads

Leads valem ouro! Porém, em muitos casos, você ainda não tem uma base de leads construída. Principalmente se ainda está começando.

Essa é mais uma vantagem do Lançamento Semente. Como acontece a constante troca com a sua audiência, você consegue ir captando esses leads durante todo o processo.

Sabemos que nem todos eles vão se transformar em vendas, é claro. Contudo, eles podem continuar sendo alimentados com seu conteúdo dali para frente.

E mesmo que nunca se transformem em clientes no futuro, ainda assim foram fundamentais para a criação do seu produto digital.

3 – Conheça e interaja com seu público

Um dos grandes segredos do Lançamento Semente é a interação com o público.

Ao mesmo tempo, uma das grandes vantagens do Lançamento Semente também é essa: Aumentar a interação e conhecer seu público a fundo.

Em cada pesquisa realizada, conteúdo divulgado, comentários e likes trocados, você passa a criar laços com a sua audiência.

Lembre-se: Conteúdo humanizado, conversas abertas e trocas entre o público geram ideias preciosas para o lançamento.

4 – Ensinar seu Público

Quantas vezes você olhou um produto ou uma solução e pensou: “Isso não funciona! Como as pessoas continuam comprando?” 

Então, essas pessoas precisam ser educadas, afinal, ninguém nasce sabendo.

Com o “lançamento semente“, enquanto você vai produzindo o seu produto, vai conhecendo de verdade as dores e os desejos dos seus potenciais clientes.

A partir daí, você pode mostrar a eles qual é a melhor solução. E essa apresentação e “educação” vai acontecendo durante os seus conteúdos de pré-lançamento.

5 – Construa sua autoridade

Quando você educa o seu público, mostra que está interessado em ouvi-lo, em entender suas inseguranças e desafios do dia a dia. De tal modo que você passa a ser visto como uma referência no assunto.

Compartilhar conhecimento só mostra o quanto você está apto para resolver o problema dele.

Logo, quando sua audiência pensar em uma pessoa que sabe tudo sobre o assunto que você vende, provavelmente, o seu nome irá aparecer na mente dela.

É isso que chamamos de autoridade… Que é quando a sua audiência confia tanto no que você fala que ao pensar em buscar informação, lembram imediatamente de você.

Resumindo: Quando você realiza o “Lançamento Semente” toda essa troca que ocorre no processo te ajuda a alcançar o seu “lugar ao Sol” no segmento que pretende atuar.

6 – Venda, Produza e só então Lance

E, finalmente, uma das maiores vantagens do Lançamento Semente é: Venda antes do infoproduto estar pronto e invista esse valor na produção do mesmo.

Sim, é possível realizar a venda do infoproduto antes mesmo dele ser lançado.

Assim, você já vai captando investimentos para a produção e divulgação após o lançamento.

Vale lembrar que essa captação é uma grande responsabilidade. Não dá para sair vendendo um infoproduto e depois não cumprir prazos de entrega ou não entregar a solução prometida.

Responsabilidade é essencial dentro do mercado de infoprodutores. Ou melhor, em qualquer área, né?

O que consigo realizar com o Lançamento Semente?

Além de efetivamente realizar o lançamento de um infoproduto, o Lançamento Semente permite que você conquiste outros recursos…

Abaixo resumimos alguns deles:

A) Constrói uma lista de e-mails

Dentro do universo dos produtores digitais, as listas de contatos de e-mails valem ouro!

Quando você consegue criar uma base de contatos aquecida, cria um relacionamento único e direto com seus possíveis compradores. Os resultados são os melhores possíveis.

B) Conhecer melhor o mercado e público-alvo

Lançamento Semente é uma estratégia poderosíssima para você conhecer melhor os desejos do mercado e o que seu público-alvo realmente procura.

Afinal, o seu infoproduto será construído a partir do que eles têm a dizer.

C) Financiar o seu Produto

 Esse é um ponto que soluciona uma grande dor do infoprodutor que está começando. Em muitos casos a ideia até existe, mas o aporte financeiro ainda não chegou.

Com o Lançamento Semente é possível financiar o infoproduto mesmo sem ele existir. Tudo porque você vai vendendo enquanto cria o conteúdo.

D) Coletar conteúdos que podem ser utilizados em outros formatos de lançamento

Com o Lançamento Semente você pode reunir depoimentos de clientes, pesquisas de público, cases e audiência…

Tudo isso pode ser utilizado em outros tipos de lançamentos, como o Lançamento Interno e o Externo.

Isso quer dizer que você prepara o terreno para colher ainda mais resultados no futuro.

E) Testar materiais, ideias e conteúdos

Normalmente, são os infoprodutores que estão no seu primeiro lançamento que utilizam o Lançamento Semente.

Se esse também é seu caso, esse é o momento de testar materiais, formatos de conteúdo e canais de comunicação que melhor se adequam ao seu público-alvo.

F) Se prepara para outros formatos de lançamento

O Lançamento Semente é, na maioria das vezes, a porta de entrada no mundo dos lançamentos de infoprodutos.

Vai ser nessa primeira experiência que você vai criar bagagem para os próximos formatos, entender os principais desafios e, principalmente, aprimorar para as próximas etapas.

Será que o Lançamento Semente é para mim?

Será que o Lançamento Semente é para mim?
Será que o Lançamento Semente é para mim?

Agora você deve estar se perguntando: “Entre todos os formatos de lançamento, será que o Lançamento Semente é o melhor para mim?”

Precisamos deixar claro um ponto: Todos os modelos de lançamento possuem vantagens e desvantagens.

Não existe um modelo ideal de lançamento e em todos você irá precisar se dedicar para gerar resultados.

Porém, o que realmente difere é o momento na trajetória de cada infoprodutor.

Se você já é um infoprodutor conhecido, com audiência engajada e possui recursos para criar um infoproduto, o “Lançamento Interno” pode ser o mais indicado para você.

Já no caso de grandes infoprodutores que contam com grande relevância no mercado e investimento em lançamentos, mas que querem desbravar novas audiências, possivelmente, o “Lançamento Externo” faça mais sentido.

Agora se você ainda não tem uma audiência cativa, não é autoridade no seu segmento e, sobretudo, não conta com um investimento inicial para a produção do infoproduto, provavelmente, o “Lançamento Semente” será o ideal para você.

Pois é, como você pode perceber existem muitos formatos. Mas não existe uma regra rígida.

Apenas você, analisando a sua realidade e objetivos, poderá responder qual é o melhor formato para o momento que está vivendo.

Como colocar em prática o Lançamento Semente

Como colocar em prática o Lançamento Semente
Como colocar em prática o Lançamento Semente

Sim, chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender como colocar em prática o Lançamento Semente.

Vem aprender com a gente?

1º Passo – Plante o desejo no público

Já comentamos que o Lançamento Semente não leva esse nome por acaso, certo? 

Pois é, o primeiro passo é plantar a semente da necessidade do seu infoproduto no público. E isso, será feito através de uma estratégia de conteúdos nas suas redes sociais, blog, e-mail marketing.

A ideia com os conteúdos e mostrar para o seu lead que determinada dor que ele sente pode ser resolvida. 

Exemplo:

Vamos supor que o seu infoproduto é sobre exercícios físicos em casa.

Nesse caso, você pode apresentar dados sobre a importância do exercício físico, motivos que levam as pessoas a não frequentarem as academias e os fatores que fazem as pessoas não fazerem exercícios fora de casa (como a falta de tempo).

Percebe? Mesmo sem vender diretamente seu infoproduto, você já mostrou que existe uma necessidade aí.

É também interessante focar em conteúdos mais abrangentes no início, aqueles de Topo de Funil mesmo. Até porque lembre-se que um dos desafios do Lançamento Semente é educar o seu público.

2º Passo – Crie uma lista de pré-lançamento

Se lembra que um dos objetivos do Lançamento Semente é testar se o público realmente quer sua solução? E também conseguir verba mesmo sem o produto estar pronto?

Essa captação só é possível com uma lista de pré-lançamento. Onde os leads vão cadastrar seu e-mail para receber as novidades do produto, para receber conteúdos relevantes para seu dia a dia.

Para coletar esses cadastros, você pode criar uma landing page e divulgá-la em diferentes meios. Como nas suas redes sociais, no seu blog ou até mesmo criar anúncios nas redes sociais e no Google Ads.

O ideal é que você use todas essas ferramentas em conjunto para coletar o máximo de contatos possíveis. E, assim, criar uma base de relacionamento com seu público que, futuramente, pode converter em vendas.

3º Passo – Alimente sua lista com conteúdos relevantes

Chegou a hora de “alimentar” os seus contatos. Se estivéssemos realmente plantando algo, esse seria o momento do cultivo.

Você pode criar diferentes formatos de conteúdos, utilizar os posts, e-mail, lives, etc…

O importante é que esses conteúdos se conversem. Que você trabalhe etapas dentro deles.

Se você pretende fazer uma live, por exemplo, saiba que é uma ótima ideia. Já que por meio dela você consegue uma troca direta com seu público. Porém, irá precisar fazer outros conteúdos que comuniquem essa ação.

No caso, o ideal seria disparar e-mails falando sobre a transmissão. No dia da transmissão, enviar um e-mail algumas horas antes. E na hora do evento, disparar mais um lembrete.

O mesmo vale para as postagens. É importante fazer um post anunciando a live, outro no dia da transmissão e utilizar os stories para avisar que o encontro está no ar.

Por isso é tão importante criar um planejamento de conteúdos para que tudo esteja alinhado e conversando entre si.

4º Passo – Crie o infoproduto

Agora que você coletou todos os dados e informações possíveis com a sua audiência, já a educou e entendeu quais são suas necessidades, chegou o momento de criar o seu infoproduto.

Também é nessa hora que você vai analisar tudo que precisa ser feito para colocar esse infoproduto para rodar.

Como resolver as seguintes questões: O infoproduto será um curso? Ou vai ser um e-book? Você vai conseguir realizar a produção sozinho, ou vai precisar do auxílio de uma equipe?

Também é nesse momento que você vai escolher onde esse infoproduto vai ficar hospedado…

Qual seria a plataforma usada? Quais formas de pagamento serão aceitas? Quem vai realizar o atendimento e suporte pós-venda desses alunos?

Esse é um momento crucial para a elaboração de um infoproduto de sucesso.

5º Passo – Convide sua audiência para o lançamento

Finalmente chegou a hora do lançamento! O momento de contar para todo mundo… E mais: Convide todas essas pessoas para participarem desse momento com você.

O lançamento pode ser divulgado através de posts nas redes sociais, de e-mails ou de uma live em que você convida sua audiência para acompanhar o lançamento ao vivo com você.

Essa última opção é interessante por dois motivos: Você tem contato direto com a sua audiência e pode apresentar tudo que o infoproduto oferece. Além da oportunidade de tirar as dúvidas da audiência sobre o infoproduto na hora.

Vale lembrar que esse é um momento crucial do Lançamento Semente… É aqui que você vai começar a colher os resultados das outras etapas. Por isso, é tão importante ter seguido todas elas com dedicação.

Também é interessante apresentar uma oferta especial para as pessoas que comprarem no primeiro dia.

Dessa forma, você aumenta o desejo de compra no lead, além de trabalhar com o gatilho da escassez

É importante deixar claro que a promoção é válida apenas para as pessoas que comprarem no dia do lançamento. Para tal, apresente o preço que será vendido depois e, claro, seguir esse prazo.

Outra opção, se você não quiser trabalhar com descontos, é presentear os alunos com um bônus especial.

No caso de um infoproduto sobre exercícios em casa, você poderia, por exemplo, fazer uma parceria com uma nutricionista e oferecer uma consultoria para esses alunos.

O importante é trazer um bônus de valor para seu aluno que está realizando a compra logo no dia do lançamento com você.

6º Passo – Colete os feedbacks

O Lançamento Semente tem na sua base a coleta de feedbacks. Tanto no processo de produção do infoproduto quanto no pós-venda.

Por isso é tão importante se atentar ao que os seus alunos têm a dizer após a compra do infoproduto. Apenas, assim, você vai criar um infoproduto que realmente faça sentido para o seu público.

Depois de coletar essas informações e opiniões, chega a hora de analisar esses dados. O foco é entender quais alterações são necessárias, o que pode ser aprimorado e ir realizando essas alterações no infoproduto.

Plantei, cultivei, colhi… e agora?

Plantei, cultivei, colhi… e agora?
Plantei, cultivei, colhi… e agora?

Agora que você passou por todo o processo do Lançamento Semente, vem o próximo desafio: Continuar cultivando sua audiência.

Mais difícil que conseguir um seguidor, é mantê-lo ativo na sua base. Afinal, depois do primeiro lançamento, vem outros desafios e modelos de lançamento por aí…

Por isso, cuide da sua audiência, alimente com conteúdo e a deixe aquecida para o próximo desafio!

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers