O que é Lançamento Interno? Guia Completo Para Você Criar o Seu

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já ouviu falar sobre lançamento interno? Bem, se você é um infoprodutor (ou pretende se tornar um), com certeza já ouviu falar sobre lançamentos de infoprodutos.

Essa metodologia de divulgação de infoprodutos e fidelização de leads trabalha com alguns modelos de lançamentos. 

Dessa vez, vamos explicar o que é, de fato, um lançamento interno e mais do que isso… vamos te entregar um guia completo para você criar o seu.

O que é lançamento?

O que é lançamento?
O que é lançamento?

Antes de tudo, é importante entender o que são esses modelos de lançamento. Provavelmente, você já ouviu falar sobre o programa “Fórmula de Lançamento”, criado pelo americano Jeff Walker e encabeçado pelo divulgador Érico Rocha no Brasil.

Basicamente, o Fórmula de Lançamento ensina estratégias, modelos e dicas para que você, infoprodutor, realize lançamentos de infoprodutos.

Dentro do Fórmula, existem alguns modelos de lançamento. Entre eles temos: O lançamento relâmpago, o lançamento semente, o lançamento externo, lançamento perpétuo, de afiliados e o lançamento interno.

Cada um desses lançamentos atende necessidades distintas, levando em conta: 

  • Valor de investimento;
  • Tempo;
  • Se o seu infoproduto já existe ou ainda não e;
  • Sua popularidade/fidelização junto ao seu lead.

Aqui no blog temos posts para cada um desses tipos de lançamento e o foco da vez será o lançamento interno.

Vamos descobrir se ele é o modelo ideal para você? Só continuar a leitura.

O que é lançamento interno?

O que é lançamento interno?
O que é lançamento interno?

Normalmente, o lançamento interno é a segunda etapa dos seus lançamentos de infoprodutos.

Isso porque, no geral, infoprodutores começam a sua jornada de lançamentos com o lançamento semente. E só partem parte para o lançamento interno quando já possuem uma lista de contatos construída (leads) e já entendem as dores do seu cliente.

O foco do lançamento interno é gerar uma sequência de gatilhos mentais, ocasioando um pico de vendas em um curto espaço de tempo. Quem já é do meio dos infoprodutores, e do marketing digital, já deve ter ouvido a famosa frase: ‘6 dígitos em 7 dias’, também chamado de “6 em 7”.

Quer dizer que foram conquistados 6 dígitos de vendas dentro de 7 dias de lançamento de um infoproduto.

No lançamento interno, as ofertas, materiais e conteúdo são direcionados para seu público interno. Ou seja, com o público que você já possui. Por isso o nome lançamento interno.

Dessa forma, você oferece o seu infoproduto para os leads que já te acompanham, consomem seu conteúdo e acreditam na sua autoridade e/ou métodos de solução para determinado problema.

Assim como o público é mais maduro no lançamento interno, aqui você também já conhece melhor as necessidades e dores dele. Logo, o seu infoproduto tem mais chance de ser assertivo nesse tipo de lançamento.

Mais uma vez, o grande foco desse lançamento, é o conteúdo gerado por você.

Quais são  as vantagens do lançamento interno?

Quais são  as vantagens do lançamento interno?
Quais são  as vantagens do lançamento interno?

Entre todas as opções de lançamentos, você deve estar se perguntando: “Mas, por que eu devo escolher o lançamento interno como minha estratégia?”

Para responder essa pergunta, selecionamos algumas vantagens que esse lançamento tem, em comparação aos outros modelos. Vamos conferir?

1 – Validação das suas ideias e infoproduto

No lançamento interno, toda a divulgação é realizada apenas com a sua audiência. Assim, é possível experimentar todo o conteúdo e o que envolve o seu infoproduto.

Portanto, a principal vantagem aqui é entender exatamente o que o SEU PÚBLICO busca. O que, por sua vez, te leva a construir a cada dia infoprodutos relevantes e melhores.

2 – Crescimento de audiência

Como mencionado antes, no lançamento interno as pessoas que vão receber o seu conteúdo, já te conhecem. Isto é, de certo modo, já confiam no seu trabalho e sabem da sua autoridade.

Justamente por existir a confiança do público, as chances deles compartilharem seu conteúdo são muito maiores. Concorda?

Aliás, uma das estratégias mais usadas no lançamento interno é a gravação de vídeos. E esse tipo de conteúdo tem um poder enorme de compartilhamento. Mais um ponto adquirido.

O resultado não poderia ser outro: Você gerar um conteúdo altamente atrativo para uma audiência que já está fidelizada, que vai compartilhar tudo isso para você.

Resumindo, o seu trabalho vai chegar a mais pessoas do que o previsto.

3 – As chances de faturamento são maiores

Pense e responda… O que é mais fácil: Vender para desconhecidos ou vender para pessoas que já conhecem seu trabalho?

Claro que a venda é mais efetiva quando o seu público já te conhece e confia nos seus ensinamentos.

Como o lançamento interno é voltado para sua audiência, as chances dela comprar seu infoproduto é muito maior. Por isso, esse modelo de lançamento costuma ser o mais lucrativo.

Qual é a desvantagem do lançamento interno?

Qual é a desvantagem do lançamento interno?
Qual é a desvantagem do lançamento interno?

É claro que esse tipo de lançamento também tem suas desvantagens.

Apesar de muito eficaz, o lançamento interno é mais trabalhoso. Ele envolve o desenvolvimento de conteúdos mais elaborados, como vídeos e outros tipos de mídias mais complexas.

Se você não tem uma equipe de criação junto com você, isso pode se tornar um impeditivo para colocar essa estratégia para rodar. Ou pelo menos irá atrasar um pouco o processo.

Será que o lançamento interno é para mim?

Será que o lançamento interno é para mim?
Será que o lançamento interno é para mim?

Quer saber se o lançamento interno foi feito para você? Algumas características que esse infoprodutor precisa ter quando decide fazer um lançamento interno são:

  • Uma base de leads fidelizados, e propensos a comprar suas indicações e lançamentos.
  • Facilidade com criação de conteúdos de diferentes tipos de mídia.
  • Saber as dores (dificuldades) dos seus leads e estar disposto a acabar com elas através de soluções viáveis para seu público.
  • Ter conhecimento sobre gatilhos mentais.

Se você reúne alguma dessas características, e já realizou um lançamento semente de sucesso… Então já está pronto para seguir com o lançamento interno.

Ainda em dúvidas se investe ou não em um lançamento interno agora? Confira o nosso vídeo a seguir para entender  melhor se deve ou não investir na ideia:

Passo a Passo para fazer um lançamento interno:

Passo a passo para fazer um lançamento interno
Passo a passo para fazer um lançamento interno

E aí, se sente pronto para colocar a mão na massa? Agora chegou o momento de descobrir como.

Os modelos de estratégia do Fórmula de Lançamento seguem uma estrutura que já foi testada por milhares de empreendedores pelo Brasil e mundo. Por isso, eles já atestaram que realizando esses pilares, você tem grandes chances de sucesso.

Mas é claro que você pode e deve adaptar  várias coisas. Tanto para gerar um conteúdo único como para atender as necessidades do seu lead. Afinal, cada segmento tem uma demanda específica.

Basicamente, a estrutura do lançamento interno, é composta por 3 vídeos de conteúdo e 1 vídeo de vendas.

Esses vídeos podem ser tanto ao vivo, através de webinars ou lives, quanto gravados. Normalmente são realizados conteúdos que duram em torno de 1 hora.

Com mais tempo de conteúdo, as chances de convencimento de venda são maiores.

Vamos então conversar sobre essas etapas de lançamento interno?

Passo 1 – Aquecimento de leads

Lançamento interno: Passo 1 - Aquecimento de leads
Passo 1 – Aquecimento de leads
  • Antes de vender, é preciso aquecer sua lista de leads novamente. O ideal é oferecer algo de valor para sua audiência, como um ebook, um artigo, uma live exclusiva. Tudo com conteúdos que façam sentido com seu infoproduto.
  • Esse aquecimento precisa de periodicidade! Não adianta lançar o ebook, e nunca mais ter contato com a sua audiência! Crie um relacionamento com esse lead, ofereça posts, entrevistas e vídeos que agreguem valor.

Passo 2 – PPL (Pré Pré lançamento)

Lançamento interno: Passo 2 - PPL (Pré Pré lançamento)
Passo 2 – PPL (Pré Pré lançamento)
  • Lembra dos gatilhos mentais? Essa é a hora de gerar expectativas com a sua audiência. Dê um tiro de alerta, deixando no ar que algo vai acontecer.
  • Convide sua audiência para uma sequência de conteúdos. Podem ser ‘semanas de…’, ‘masterclass de….’, você gera um conteúdo gratuito primeiro, para engajar, e deixar seu lead com um gostinho de quero mais.
  • Sabe os leads que compraram seu lançamento semente, e tem uma experiência positiva para contar? Chegou o momento de usá-los! Peça depoimentos desses clientes que já usaram suas dicas e conquistaram o sucesso.

Passo 3 – CPL (Conteúdo de Pré-Lançamento)

Lançamento interno: Passo 3 - CPL (Conteúdo de Pré-Lançamento)
Passo 3 – CPL (Conteúdo de Pré-Lançamento)

3 aulas sequenciais – lembra dos 3 vídeos que conversamos no começo do passo a passo? Esse é o momento de usá-los.

1º Dia – CPL 1 – No primeiro dia, que pode ser uma segunda-feira, por exemplo, você lança o vídeo com conteúdos do início da sua jornada do herói.

Usando os gatilhos de “a grande oportunidade” e o “herói relutante”.

Por exemplo, seu infoproduto é sobre ovos de páscoa. No primeiro vídeo, você vai se aproximar do seu público: “Eu amo fazer ovos de páscoa, e agora, resolvi te ensinar a como ganhar dinheiro fazendo isso também” ( a grande oportunidade). “Nós somos muito parecidos”, (aproximação, como deu certo para mim, também é possível sanar sua dor e necessidade, com essas dicas…)

2º Dia – CPL 2- No segundo vídeo, que pode ser lançado na quarta-feira, você vai criar gatilhos aproximando ainda mais sua relação com seu lead, com frases do tipo: “ você também pode aprender a fazer ovos de páscoa deliciosos, e mudar sua vida, como eu fiz”, e “faça assim como muitas pessoas já fizeram, aprenda a fazer ovos incríveis e veja os resultados”.

3º Dia – CPL 3 – No último dia do conteúdo de pré-lançamento, mostre como você pode ajudar seu lead. “ uma pequena prova de como se faz ovos de páscoa de sucesso”. E chame seu lead, mostrando que ele também pode fazer isso: “ Quer aprender a fazer ovos de páscoa deliciosos e ganhar dinheiro com isso? Eu te ensino! Vou abrir inscrições para meu curso na próxima semana, mas tem que aproveitar! São vagas limitadas!

Quer saber se seus vídeos trouxeram resultado? Mire sempre na média de 25% de comparecimento da sua audiência nesses vídeos.

Passo 4 – Lançamento

Lançamento interno: Passo 4 - Lançamento
Passo 4 – Lançamento

Chegou o momento tão esperado! A hora de fazer o seu lançamento!

Dia 1: Abra seu carrinho de compras!

Nesta fase, seus leads vão receber anúncios e e-mails marketing falando que o curso está à venda.

Normalmente, os carrinhos ficam abertos por 7 dias, e em cada um desses dias, sua lista recebe um e-mail, com quebra de objeções, benefícios do infoproduto e oferta, assim, você mantém seu lead aquecido.

Geralmente, os melhores dias de vendas são no primeiro e último dia de carrinho aberto.

Quer saber se suas vendas estão indo bem? Normalmente as vendas são feitas com 1 a 3 % da sua lista.

Passo 5 – Pós-Lançamento

Lançamento interno: Passo 5 - Pós - Lançamento
Passo 5 – Pós – Lançamento

Por fim, chegamos a etapa de Pós-Lançamento. Os passos abaixo podem te ajudar bastante nessa fase:

  • Entregue o curso e realize o pós venda.
  • Crie um grupo no Facebook ou um canal no Telegram para avisar sobre as aulas liberadas.
  • Acompanhe as dúvidas dos alunos antes de lançar os próximos módulos, afinal, eles merecem uma atenção especial.
  • Aproveite para coletar depoimentos para os próximos lançamentos.

Então, está pronto para realizar seu lançamento interno? E claro, se você ainda não criou seu infoproduto, aproveite para baixar nosso e-book: “Como criar um curso online de sucesso totalmente do zero”.

 

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers