Inteligência Artificial: como ela pode ajudar seu negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A verdade é que a Inteligência Artificial já circula em todas as áreas humanas e ambientes do dia a dia, comandando ações, tomando decisões e principalmente: facilitando o mundo para que os humanos continuem realizando seus afazeres normalmente, sem prolongar seu tempo ou precisar parar para realizar outra demanda.

Mas você também tem a sensação de que a cada dia temos mais afazeres em nossa rotina para dar conta?

É como se com o passar do tempo os dias fossem perdendo horas e, em compensação, a gente fosse tendo que se desdobrar em multitarefas para dar conta de tudo.

E quando se tem o próprio negócio essas tarefas podem se multiplicar e virar inúmeros afazeres a serem delegados para outras pessoas e/ou profissionais.

São nesses momentos que uma ajudinha nunca é demais e poder contar com a tecnologia para aumentar eficiência da sua empresa pode resultar em diminuição de custos e maior lucratividade para o seu negócio.

Comece a usar inteligência artificial
Veja como começar a trabalhar com inteligência artificial

Mas como fazer?

Muitas vezes termos como Inteligência Artificial soam como bichos de sete cabeças e podem criar um distanciamento do que realmente importa, que é a busca pela melhoria daquilo que se está trabalhando.

Seja como serviço prestado ao cliente ou um produto específico que precisa chegar no consumidor final, a fim de gerar o impacto que o empreendimento tem capacidade de atingir.

Diferente do que a ficção científica pregou no cinema e na literatura durante todo o início da revolução tecnológica, atualmente o que podemos chamar de Inteligência Artificial está longe das máquinas humanoides que, como nos filmes, em algum momento tomam consciência de suas mentes e passam a dominar o planeta em busca de reparação sobre aquilo ao qual foram submetidas pelos humanos.

A verdade é que estes robôs ou machine learnings estão mais próximos de se parecerem com linhas de códigos de programação que aprendem com bancos de dados e a partir desses conteúdos, ficam aptos a facilitar trabalhos.

Que se feitos por mãos humanas poderiam demorar muito mais tempo em produção, além de oferecer erros que no geral as máquinas não cometem, devido sua configuração de trabalho.

Mas talvez você esteja se perguntando: o que é Inteligência Artificial? De que maneira ela pode melhorar as estratégias que você vem aplicando no seu negócio para torná-lo mais eficiente?

Bom, de maneira simples, inteligência artificial é um jeito de fazer máquinas computadorizadas reproduzirem um comportamento humano… Mais especificamente a inteligência humana.

Nesse artigo iremos exemplificar de que maneira é possível utilizar essas novas tecnologias a seu favor e dominar as ferramentas inteligentes.

Você sabe o que é inteligência artificial
O que é Inteligência Artificial?

O que é Inteligência Artificial?

Muitas das tecnologias que conhecemos atualmente ganharam atenção ou foram incentivadas a serem desenvolvidas em momentos de conflitos civis ao redor do mundo.

Com a Inteligência Artificial não poderia ser diferente, especulações de máquinas inteligentes foram desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial e pesquisas eram financiadas com o intuito bélico de sair na frente dos países inimigos.

Mas foi no verão de 1956, no campus da Universidade de Dartmouth em Hanover nos Estados Unidos, que alguns cientistas foram selecionados para compor um grupo de estudos a fim de “ensinar” para as máquinas como a inteligência humana funciona, para que elas fossem capazes de aprender e reproduzir nossos conhecimentos por conta própria.

Na época, o grupo de estudos conseguiu pontuar, segundo eles, os principais aspectos do “problema” que encontraram ao estudar a Inteligência Artificial e elaborou uma proposta de pesquisa.

De lá pra cá, o assunto foi deixado de lado e voltou aos holofotes de tempos em tempos, com empresas de diferentes ramos interessadas e tirar proveito de conseguir reproduzir a forma de pensar da mente humana a favor de seus próprios negócios.

Por conceito, o significado de IA continuou o mesmo desde seu surgimento: nada mais é que o poder dos computadores de conseguirem pensar como os seres humanos, ou seja, é necessário que eles consigam desenvolver a capacidade de aprender, raciocinar, perceber, delegar ações e decidir, de forma lógica, sobre os fatos, os quais lhe são enviados para processamento.

Outra característica importante sobre a Inteligência Artificial é que, devido à capacidade de aprender, para que seu funcionamento seja completo e sempre atual, ela precisa ser constantemente alimentada (não com comida, logicamente) com dados para que possa continuar em evolução, assim como uma pessoa.

Para que uma Inteligência Artificial seja eficiente e possa ser útil aos usuários ela possui alguns pilares que a fazem aprender e pensar sozinha. São técnicas desenvolvidas para que as máquinas continuem evoluindo.

Saiba as características da inteligência artificial
Características da inteligência artificial

São elas: Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural.

Machine Learning:

Você precisa que a máquina faça algo para você? Ensine a ela! Esse é o conceito básico de Machine Learning, a máquina aprende a partir da análise de dados e identificação de padrões.

Ou seja, com o Machine Learning, o ser humano não precisa programar regras para uma máquina e esperar que ela lhe entregue o resultado, é possível deixar que a máquina aprenda as regras por conta própria a partir dos dados e chegue ao resultado de forma autônoma.

Deep Learning:

Parecida com a Machine Learning, nesse modo de operação, a máquina é programada para continuar aprendendo sozinha, então ela irá entender e buscar por mecanismos que a faça saber cada vez mais, através de reconhecimento de imagens, fala e padrões diversos em várias camadas de processamento.

Processamento de Linguagem Natural:

Aqui é onde as coisas passam a fazer sentido para os humanos, pois é com o Processamento de Linguagem Natural que as máquinas estudam a linguagem humana e passam a compreender cada vez mais as entrelinhas do que desejamos ao fazer solicitações, saindo de um simples “Ok Google” e podendo ir a uma longa conversa com sua assistente pessoal.

Ainda está difícil de visualizar como a Inteligência Artificial se aplica ao dia a dia das pessoas e empresas?

Dia-a-dia da inteligência artificial
Usar a inteligência artificial no dia-a-dia

Veja alguns exemplos cotidianos de como ela está sendo utilizada em todas as áreas da sociedade, tornando a vida das pessoas mais dinâmica.

Afinal, não percebemos diretamente, mas toda indústria possui uma alta demanda pelas funcionalidades da IA.

Um exemplo simples: experimente realizar uma aquisição que não irá demorar para receber em seu e-mail uma pesquisa de satisfação ou propaganda de produtos similares, esse movimento nada mais é que os algoritmos que foram ensinados a enviar estímulos para perfis que agem como o seu naquele momento.

Imagine uma empresa que tenha realizado 100 vendas ou atendimentos em um dia, ao final do dia o gerente precisa saber se seus funcionários fizeram um bom trabalho e se as vendas foram boas, assim decide perguntar aos clientes se o atendimento foi satisfatório.

Para isso, atualmente existem sistemas e ferramentas que utilizam o e-mail ou telefone cadastrado previamente pelo funcionário e dispara automaticamente aos clientes o conteúdo desejado.

Sem a Inteligência Artificial, esse gerente da situação hipotética teria que parar e enviar manualmente a pesquisa de satisfação e quanto maior a demanda de vendas, maior seria o tempo perdido para conseguir o feedback dos consumidores.

Outros exemplos:

Saúde e comportamento pessoal: não param de surgir aplicativos que aprendem com a rotina do utilizador, quanto mais informações você dá ao app, mais inteligente e preciso ele fica.

São assistentes pessoais e podem servir como uma agenda despertador, lembrando você de tomar remédios, o momento certo de se exercitar ou comer alimentos saudáveis (beba mais água).

Mercado varejista: com as redes sociais, os lojistas estão aproveitando todas as funcionalidades disponíveis no mercado, como oferecer recomendações personalizadas e negociar pagamentos com os consumidores.

Sem contar as ferramentas de gestão e sites inteligentes.

Esportes digitais: a Inteligência Artificial pode ser usada para capturar frames das partidas e fornecer relatórios aos treinadores sobre como organizar melhor o jogo, o que inclui otimização de posições e de estratégias em campo, isso é possível devido a quantidade de dados oferecidos à máquina para aprender as melhores táticas.

Esportes físicos: com acesso aos seus batimentos cardíacos, frequência com o qual anda e pratica esportes, a IA pode oferecer relatórios e dados diários de acompanhamento dos esportes praticados.

Torne a inteligência artificial uma aliada
Inteligência artificial como aliada do seu negócio

Como utilizar a Inteligência Artificial a seu favor e alavancar seu negócio? Confira as dicas!

Ela está por todos os lados, do início do funil de vendas até o feedback do consumidor, utilize a IA para deixar seu público-alvo cada vez mais próximo e consolidado.

Você pode começar ativando chatbots nas redes sociais e site da empresa, com ele o cliente não se sentirá sozinho na hora de pedir ajuda.

O robô pode funcionar 24 horas por dia e caso você tenha uma boa base de dados, será possível aperfeiçoar o trabalho do capital humano do seu negócio.

Outro grande potencial está no disparo de conteúdos automáticos.

E-mails e SMS Marketing, quando bem trabalhados, tendem a dar bons retornos de engajamento com a marca e, consequentemente, financeiro.

Uma empresa não sobrevive apenas de vendas, sua gestão também precisa ser eficiente, para isso as máquinas inteligentes também podem dar uma mãozinha.

Ferramentas de gestão possibilitam ter uma visão ampla de todos os trabalhos que estão sendo efetuados dentro da empresa, além de monitorar quanto tempo cada funcionário leva para finalizá-los.

São muitas opções e possibilidades de inovar, seja seletivo e analise o que se encaixa a realidade do seu negócio para adentrar o mundo das novas tecnologias com a Inteligência Artificial.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers