Instagram Stories: Saiba como usar a funcionalidade a favor da sua marca

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Instagram Stories foi lançado em agosto de 2016. Na época, a polêmica foi grande, pois o público e os veículos de comunicação diziam que se tratava de uma cópia do então no auge Snapchat. Ainda que isso seja um fato, não dá para ignorar que o Snap foi perdendo o seu posto para a nova funcionalidade do Instagram.

Justamente por estar dentro da rede social que mais cresce no mundo, o Stories hoje não é apenas um recurso para aproximar pessoas, passou a ter relevância para os negócios.

Quer entender como? Vem comigo que eu explico tudo.

Instagram Stories: Saiba como usar a funcionalidade a favor da sua marca
Instagram Stories: Saiba como usar a funcionalidade a favor da sua marca

O que é o Instagram Stories?

Como falamos antes, o ‘Instagram Stories’, também chamado de ‘Histórias’, é muito parecido com o Snapchat. Então, se você usa ou usou o Snap não irá ver nada de muito novo ali.

Mas só pra resumir: A exemplo de sua ‘inspiração’, o Stories também aposta na efemeridade, isto é, as fotos ou vídeos postados ficam disponíveis por um período de 24 horas e depois desaparecem. A possibilidade de inserir texto e desenho também existe, bem como alguns filtros que não são tão bons quanto os do Snapchat, confesso.

Veja a seguir como o Stories aparece dentro do Instagram, bem destacado, na parte superior do Feed na forma de vários círculos com as fotos dos perfis das pessoas:

O que é o Instagram Stories?
O que é o Instagram Stories?

Há alguns recursos adicionais que aos poucos foram acrescentados, tais como: Figurinhas, possibilidade de fazer enquete, vídeos ao vivo sozinho ou com convidados, adicionar links e ainda inserir hashtags e localização para a ‘história’ chegar para mais pessoas dentro do Instagram.

Ah e recentemente o Stories passou a permitir que as pessoas escolham as histórias para continuarem disponíveis pelo tempo que quiserem, dentro do seu perfil.

É, não podemos negar que por estar dentro do Instagram, rede social em constante ascensão, o Stories tem tudo para continuar por um bom tempo.

Por que utilizar o Instagram Stories?
Por que utilizar o Instagram Stories?

Por que utilizar o Stories?

Calma, é natural que muitos se perguntem: Por que todo um trabalho para algo que vai ficar disponível por apenas 24 horas?  E é isso que vamos te responder agora.

1. Proximidade com o público

Instagram Stories: Proximidade com o público
Proximidade com o público

Se você tem a mesma dúvida que citamos acima, pense de maneira simples: Assim como o Snapchat, o Stories é um recurso que aproxima a audiência da marca, tornando mais fácil construir uma relação próxima e verdadeira com ela.

É tudo muito informal, pessoal, humano mesmo. Bem o oposto do que ocorre na maioria das redes sociais, principalmente o próprio Instagram. A ‘perfeição’ e os filtros – no sentido real e figurado – perdem o espaço para uma forma mais autêntica de se relacionar.

2. Simplicidade no conteúdo

Instagram Stories: Simplicidade no conteúdo
Simplicidade no conteúdo

Como acabamos de dizer, o Snapchat e o Instagram Stories pedem um conteúdo mais simples. Ao contrário do que ocorre feed do Instagram e do Facebook, onde a sua marca precisa ter um cuidado maior com iluminação, edição, áudio e qualidade do conteúdo.

Não é isso que as pessoas buscam quando clicam naquele espaço em separado do feed. Basta, portanto, um celular e uma ideia para começar a utilizar o recurso e conseguir resultados. Capriche na criatividade e na naturalidade, deixa o resto com o público.

3. Possibilidade de testar muito

Instagram Stories: Possibilidade de testar muito
Possibilidade de testar muito

Vimos que ao contrário do Feed que o conteúdo permanece, no Stories o conteúdo postado fica disponível somente por 24 horas e numa área em separado, certo? Isso significa que menos pessoas acabam vendo aquilo. E também acabamos de falar que as pessoas esperam ver um conteúdo mais simples por lá.

Esses dois fatores juntos fazem com que o Instagram Stories seja um local bacana para postar coisas e ver o feedback das pessoas. E com isso as possibilidades são gigantes.

Basta um clique para as pessoas responderem em privado uma ‘história’ sua. Sem contar que com o recurso de enquente, que falaremos adiante, você pode até mesmo fazer perguntas pedindo a opinião do público ainda mais facilmente.

4. Alcance

Instagram Stories: Alcance
Alcance

Tá, mas então qual seria a vantagem do Stories em relação ao Snapchat? Além de ter quase o dobro de usuários ativos por dia hoje,  as marcas podem aproveitar as pessoas que estão dentro de seu perfil no Instagram, sem precisar que estas a sigam em mais uma plataforma.

Aliás, como o recomendado é que perfis de marcas sejam públicos, é possível que novas pessoas conheçam a sua empresa através dessas ‘histórias’. Tudo enquanto navegam no Instagram.

Entendeu agora por que o Instagram Stories é um recurso que passou a ser bom tanto para negócios como para a vida pessoal?

5. Um CTA diferente

Instagram Stories: Um CTA diferente
Um CTA diferente

Esse é, com certeza, um dos pontos mais fortes do Instagram Stories: Permitir que os criadores de conteúdo insiram links dentro das suas histórias. Com isso, basta o visitante arrastar o dedo para cima para ir até o endereço de destino.

Em outras palavras, finalmente, temos a chance de colocar o bom e velho CTA (Call to Action) lá dentro do Instagram. Mas fique tranquilo que mais adiante nesse artigo falaremos mais sobre isso.

Infelizmente, por enquanto esse recurso está disponível somente para quem tem uma conta com mais de 10 mil seguidores, então se você ainda não tem: Muita calma e perseverança que você chega lá. Caso já tenha, aproveite.

9 Ótimas dicas para utilizar o Instagram Stories no seu negócio

Se acabamos de listar 5 motivos para você utilizar o Stories no dia a dia do seu negócio, nada mais justo que explicar também todas as dicas para você aproveitar ao máximo.

1. Os Tipos de conteúdo para postar

Em primeiro lugar, tenha claro que o Stories não é a mesma coisa que o feed do Instagram, é bem diferente. Como dito acima, é um local mais informal, onde o conteúdo simples e menos produzido ganha força.

Justamente por pedir essa naturalidade que não existe uma regra específica. O mais importante é tentar aproximar o público do seu negócio, pense: “Quais posts você acha que iriam gerar maior conexão com a sua audiência?”

Daí a importância de ter bem definido a persona do seu negócio. Assim, você saberá qual a melhor forma de impactá-la. Outra coisa é que conforme você for postando e testando saberá o que tem trazido mais ou menos resultados.

Instagram Stories: Os tipos de conteúdo para postar
Os tipos de conteúdo para postar

Só não tenha medo de errar ou de mostrar o lado humano e imperfeito do seu negócio. Esqueça qualquer formalidade, construa um diálogo com os seguidores e aproveite para mostrar a cultura da sua marca.

Para tal, foque nos bastidores: Mostre eventos, colaboradores, parceiros, mascotes, reformas, cliques feitos durante happy hours e tudo mais que achar interessante.

As empresas usam o Instagram Stories para divulgar ofertas e promoções, incentivando pessoas a interagirem mais. Como há a opção de colocar links, você consegue facilmente direcioná-las para uma landing page ou para a página de vendas do seu site.

Outra estratégia é mostrar inaugurações, lançamentos de produtos e outras atitudes que irão estimular a interação do público.

Ah e vale relembrar: O intuito é utilizar o próprio celular para as imagens e vídeos. Esqueças as câmeras e equipamentos mais sofisticados. Use as ferramentas do próprio Stories para criar.

Lembre-se que você está dentro de uma rede social, a experiência precisa ser divertida e que gere engajamento.

2. A programação

Para facilitar o seu trabalho, você não precisa pensar no seu Stories somente na hora de postar. Reflita, pelo menos, uns dias antes como serão os posts e faça anotações mesmo que de maneira simples. Assim você consegue ter uma visão melhor da sua semana.

Instagram Stories: A programação
A programação

É claro que você não só pode como deve fazer posts que fujam desse ‘planejamento inicial’, mas isso te ajuda a não deixar algo importante cair no esquecimento.

Ah e apesar de ser bacana trabalhar em tempo real, você pode utilizar imagens ou vídeos que já possui. Isso mesmo, não precisa ser algo das últimas 24 horas. Reaproveite o que já possui usando prints screens ou baixando novamente. Simples, não?

3. O uso de hashtags, localização e marcações

Para que as suas ‘Histórias’ sejam vistas por pessoas que ainda não seguem o seu perfil no Instagram, você pode contar com algumas ‘funcionalidades’ disponíveis lá mesmo. Sim. Eu estou falando das famosas hashtags e dos chamados ‘stickers’ de localização.

Ao utilizar esses dois recursos você permite que todas as pessoas que estão no Instagram possam encontrar o seu conteúdo. Adote isso principalmente naqueles conteúdos que considerar mais especiais… Quem sabe o seu post não vai parar lá na aba ‘Explorar’ do Instagram?  Isso pode lhe render muitos seguidores e, assim, visibilidade.

Dá só uma olhada abaixo em algumas das opções disponíveis por lá:

Instagram Stories: O uso de hashtags
O uso de hashtags, localização e marcações

Falando nisso, por que não aproveitar o Instagram Stories para melhorar o seu networking? Compartilhe um conteúdo que achar interessante para a sua audiência, mesmo que não tenha sido feito por você. Marque o criador e mostre o quanto gostou daquilo, quem sabe isso não gera uma amizade ou até uma parceria futura?

Além disso, compartilhar fotos de cliente usando seus produtos ou falando algo sobre, também é uma ótima forma de engajar. Marque-os e deixem que saibam que você se importa. Sem contar que isso estimula outras pessoas a fazerem o mesmo, propiciando mais engajamento.  

4. O horário das postagens

Boa parte dos negócios se preocupa muito com o horário das postagens no Instagram. E com razão, é sempre bom postar nos momentos em que o seu público está na rede social. Isso porque quanto mais o seu conteúdo recebe interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) rapidamente, mais ele aparece para outras pessoas.

Instagram Stories: O horário das postagens
O horário das postagens

Porém, com o Instagram Stories não é assim. Felizmente, não importa se você postou às 3 horas da manhã, o seu conteúdo ficará bem visível durante 24 horas. O que quer dizer que você não precisa se importar tanto com horários aqui.

A não ser, é claro, que você esteja realizando uma Live ou queira uma resposta imediata do seu público. Em todos os outros casos, fique tranquilo e apenas poste.

5. A utilização de enquetes

Por falar em respostas do público, um dos ‘Stickers’ do Instagram Stories traz justamente a opção de ‘Enquete’. E aí, como deve imaginar, as possibilidades são infinitas.

A magia da ‘Enquete’ está na união de duas vantagens importantes: Conhecer mais o público conseguindo acertar nos conteúdos relevantes e mostrar que está ali para ouvir. Isso aproxima muito.

Instagram Stories: Enquetes
A utilização de enquetes

Se você está mudando o layout do seu site, por exemplo, que tal colocar prints das duas opções no Stories e ver qual agrada mais? Se tem algumas ideias, por que não perguntar qual os seguidores consideram melhor? Se quer saber a opinião sobre seus produtos e/ou serviços, vai lá e descubra.

E como essas há milhares de outras formas de aproveitar o recurso. Não tenha medo de testar e principalmente incluir bom humor e descontração nas suas postagens.

Deixe claro para a sua audiência que você se importa com o que estão pensando e querendo. Afinal, o seu negócio só existe por causa dessas pessoas.

6. Os vídeos Ao Vivo

Não poderíamos deixar de citar mais essa opção dos Stories: O Instagram Live, isto é, os vídeos ao vivo. A funcionalidade é parecida com a que leva o mesmo nome lá no Facebook, então não há nada de tão novo para falar sobre.

Aliás, fizemos um artigo outro dia sobre esse assunto, com 18 dicas para quem quer fazer uma transmissão ao vivo incrível, para ler clique aqui. Se seguir os passos que citamos ali, tenho certeza que o seu vídeo será um sucesso.

A única questão é que consideramos as transmissões ao vivo mais eficazes para quem já tem um certo público por lá. O motivo é simples: A probabilidade de ter um número considerável de pessoas dispostas a assistir será maior.

Instagram Stories: Os vídeos Ao Vivo
Os vídeos Ao Vivo

Acho que a maior vantagem dos vídeos ao vivo pelo Stories é que, pelo menos por enquanto, todos os seus seguidores são notificados que você está no ar. Em tempos que o alcance orgânico está cada vez mais nulo, como perder a chance de aparecer mesmo para o seu público?

Mesmo assim, se preferir, você pode ainda avisar a sua audiência uns dias antes da Live por meio de posts e até Stories. Ou fazer de surpresa mesmo, bem como tudo que envolve os Stories: Não há regras.

Ah e quando a Live acabar, você terá a opção de deixá-la disponível por mais 24 horas no seu Stories, podendo atingir muito mais pessoas, recebendo um destaque especial entre as outras ‘histórias’ comuns. Afinal, reaproveitar conteúdos é sempre uma forma inteligente de se relacionar com a sua audiência.

Eu sei que a maioria de nós fica um pouco inibido ao falar ao vivo, isso é natural. Acho que a dica mais interessante que poderíamos dar é que você comece com vídeos normais, gravados e quanto se sentir mais confiante parta para o Ao Vivo. Além disso, nas suas primeiras transmissões escolha falar sobre um assunto menos complexo e tente se preparar antes.

7. Quantidade de postagens

Em relação a quantidade de postagens semanais, mais uma vez: Tudo depende do seu público, da relação que possuem e também, é claro, dos seus objetivos.

Não existe um limite, as pessoas clicam se quiserem, mas é importante o bom senso. Não canse a sua audiência, você não quer ser visto como chato e ter o Stories silenciado por boa parte dela, certo?  Pense sempre que o seu perfil não é o único que os seguidores acompanham.

Instagram Stories: Quantidade de postagens
Quantidade de postagens

Além do bom senso, observe o comportamento e o feedback deles, faça testes com números fixos de posts por semana e veja o retorno. Talvez, nesse momento, você esteja pensando: “Ah, mas grande parte dos influenciadores digitais, sobretudo os Youtubers, posta dezenas de Stories diariamente.”

Sim. É verdade, mas a audiência deles quer e espera isso dele. Por isso é tão importante entender a sua e se adaptar em algo que seja bom para ambas as partes.

Sem contar que por mais simples que sejam esses posts, demandam um tempo útil e acho que a sua empresa não sobrevive somente de Stories, né? Não deveria, pelo menos (hahaha).

 8. O uso de links nos seus Stories

Lembra o que citamos lá em cima sobre um dos motivos de usar o Instagram é ser mais um meio para utilizar o bom e velho CTA (Call-to-action)?

Pois é, essa, com certeza, é uma das grandes oportunidades que não podemos passar: Depois de um tempo de sua criação, o Instagram Stories incluiu a possibilidade de colocar links para direcionar as pessoas até outras páginas.

Antes disso, ao contrário do Facebook e Twitter, era impossível inserir links em qualquer tipo de post no Insta, a não ser em anúncios ou na famosa ‘bio’.

Isso significa que você pode utilizar o Stories para divulgar artigos no seu blog, posts em outras redes sociais, vídeos no YouTube, ou melhor ainda: Levar as pessoas para páginas de captura (landing pages) ou até mesmo páginas de venda.

Veja um exemplo nosso abaixo, nele estávamos divulgando um dos artigos aqui do blog no nosso Instagram Stories:

Instagram Stories: O uso de links nos seus Stories
O uso de links nos seus Stories

 

A imagem está um pouco tremida porque foi um print de um recurso chamado Boomerang, que é bem parecido com um GIF, isto é, estava em movimento. Repare no ícone ‘Ver mais’ na parte inferior da tela, com uma seta direcionada para cima e indicando para o espectador o que fazer para ter acesso ao conteúdo:

Quando a pessoa toma a ação desejada, imediatamente o link em questão é aberto dentro do próprio Instagram Stories. Observe no caso do exemplo que usamos acima, como seria aberto:

 

Ah é bom ressaltar que para que as pessoas sejam direcionadas até a página de destino, basta que você insira o link e que elas deslizem para cima com o dedo ao visualizar sua história. Por isso faça seu post no Stories, capriche na copy e deixe bem claro o que acontecerá com essa ação.

Infelizmente como já citamos, até o momento, essa funcionalidade está disponível apenas para as contas com mais de 10 mil seguidores. Caso não tenha ainda, trabalhe no seu Instagram para isso.

Mas enquanto espera, marque a sua própria página na sua ‘história’ e peça para que cliquem ali e depois no link na bio ou pedir para que eles respondam o post se tiverem interesse. Com certeza, não terá o mesmo efeito, mas já é um começo, né?

E já que falamos de páginas de captura e páginas de vendas, você sabia que a nossa plataforma permite que você faça essas páginas sem ter nenhum conhecimento em programação? Oferecemos vários modelos prontos para os clientes personalizarem e também o nosso ‘Construtor de Páginas’ para criar uma incrível e do zero.

Quer saber mais sobre essa e outras funcionalidades do leadlovers? Acesse nosso site aqui e converse com nosso time de consultores.

 9. O seu jeito

Para finalizar esse artigo, não poderíamos deixar de salientar para você trabalhar com o Stories assim como faz com todos os outros conteúdos…

Como? Simples, foque na sua persona, na linguagem e no formato que ela vai se identificar. Pense também nos seus objetivos com essa estratégia e, principalmente, seja você. Você é uma pessoa única, então mostre todo seu diferencial por lá. É essa a graça das relações e as pessoas estão lá para isso.

Instagram Stories: O seu jeito
O seu jeito

As pessoas estão nas redes sociais para encontrar outras pessoas, para se entreter, se distrair, se divertir e aproveitar o tempo livre. É isso que você tem que pensar ao criar algo lá.

Como frisamos várias vezes nesse artigo, o Instagram Stories é um ambiente informal, leve e que permite uma verdadeira conexão com a sua audiência. Se restou alguma dúvida, pense: É como se o Feed fosse o show e o Stories o making off.

E aí, tá se sentindo mais preparado para apostar nessa funcionalidade? Comece agora mesmo a explorar o Stories com as dicas que demos aqui.

Ah fique ligado: Em breve, faremos um outro post falando sobre alguns detalhes que podem otimizar o uso do seu Instagram Stories, como aplicativos e truques que vão te ajudar a aproveitar melhor o potencial dessa ferramenta incrível.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers