Influenciadores digitais: Como aproveitar o poder desses formadores de opinião para o crescimento do seu negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já ouviu falar sobre os chamados influenciadores digitais? Você pode até não conhecer bem o termo, mas tenho certeza que foi impactado por um deles em algum momento da sua vida.

Pensando na grande importância disso para os negócios, resolvemos explicar os motivos para investir e ainda as melhores dicas para não errar. Vamos aprender?

O que são influenciadores digitais?

O que são influenciadores digitais?
O que são influenciadores digitais?

De maneira resumida, podemos dizer que os influenciadores digitaisou digital influencers  – são pessoas que por algum motivo conquistaram um público fiel na internet. No geral, isso acontece por meio do YouTube ou de redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.  

Vista como ‘a profissão do momento’, muitos desses profissionais possuem milhões de admiradores e fãs dentro do seu nicho. Ao mesmo tempo e diferente de grandes celebridades da TV e do cinema, continuam anônimos por boa parte do grande público.

O maior youtuber do Brasil, Windersson Nunes, é um ótimo exemplo para ilustrar o conceito de um influenciador digital. Como ele, há muitos outros que colecionam milhões de pessoas em suas redes sociais, como Kéfera, Niina Secrets, Felipe Castanhari, Nah Cardoso, Resende Evil, PC Siqueira, entre muitos outros.

Sem dúvidas, o ponto mais interessante dos influenciadores é que eles possuem um público bem delimitado. Isso porque conquistaram esse público produzindo conteúdo de interesse para essas pessoas em específico.

Isso faz com que muitos sejam vistos como especialistas em assuntos de seu nicho. Ou seja, como o próprio nome diz, eles realmente exercem influência e respeito entre a sua audiência.

É por isso que muitas marcas têm investido cada vez mais no potencial deles. Quer entender mais? Calma que irei explicar tudo aqui.

Por que investir em influenciadores digitais?

Por que investir em influenciadores digitais?
Por que investir em influenciadores digitais?

Acredito que você tenha começado a ler esse artigo curioso para entender por que investir em influenciadores digitais dá tanto resultado, acertei? E também acho que depois do que falamos até aqui, isso já esteja um pouco mais claro, mas vamos compreender isso mais a fundo?

Primeiro, você deve começar pensando que isso não é uma coisa totalmente nova…

Há muito tempo grandes marcas utilizam da influência de formadores de opinião para divulgar sua marca e seus produtos.  Porém, antigamente isso acontecia, sobretudo, nos intervalos comerciais da TV ou até mesmo nas páginas de revistas e jornais.

Hoje isso está mudando. Cada vez mais, a internet vem assumindo papel importante no nosso cotidiano e as celebridades perderam um pouco do seu espaço para os youtubers, blogueiros e instagramers.

Ainda quer motivos para investir em influenciadores digitais? Ótimo, nós separamos 6 razões bem interessantes para você refletir:

1. Economize tempo

Tanto faz se você está começando agora ou se começou há certo tempo. Deve ter percebido que construir a sua própria audiência na web é um processo trabalhoso e que pode demorar um pouco.

É por isso que muitas marcas investem pesado nos influenciadores digitais. Com a ajuda deles, nenhum negócio precisa esperar para aparecer para o seu público-alvo. Afinal, como vimos, os influenciadores são pessoas que já conquistaram um público fiel.

Ou seja, se o público de uma marca é o mesmo que de determinado influenciador, a empresa pode utilizar isso a seu favor. Como? Chamando a atenção dessas pessoas e direcionando-as até a compra por intermédio desse influenciador.  

Economize tempo

O mais bacana é que os digital influencers sempre estão pensando e criando conteúdos relevantes para essas pessoas. Não será como uma propaganda que passa na TV nos intervalos.  

As pessoas estão no blog ou canal de um blogueiro ou youtuber porque querem e irão estar atentos quando o seu produto for mencionado, tudo por estar vinculado a conteúdo de valor.

E vendo por esse lado, na maior parte das vezes você nem precisará criar um conteúdo voltado para o público, o próprio influenciador o fará. Imagina só a economia de tempo que isso propicia para quem está começando e não possui tantos seguidores nas redes sociais ou visitantes no blog, ainda?

É uma baita ajuda para dar aquele pontapé inicial, né?

 2. Atinja e tenha a atenção do público certo

Quando as marcas procuram um influenciador digital o intuito é escolher aquele que fale com o mesmo público que elas querem impactar. Por conta disso, a mensagem sobre a marca irá chegar até as pessoas certas.

É aí que está a grande vantagem: Uma audiência qualificada é tudo que um negócio quer. Sem contar que o público acompanha aquele influenciador e está ali para ouvir o que ele tem a dizer.

Influenciadores digitais: Atinja e tenha atenção do público certo
Atinja e tenha atenção do público certo

Como consequência, estão abertos para receber informações sobre o seu produto ou serviço.

E engana-se quem pensa que isso é útil somente para quem não tem uma audiência significativa. Qualquer empresa quer mais atenção do seu público, mesmo entre aqueles que conhecem a sua marca.

Basta perceber a quantidade de marcas consolidadas que também investem em influenciadores. Quer prova maior que funciona?

3. Mais credibilidade

Como mencionamos aqui, os influenciadores são pessoas bastante respeitadas em seus nichos de atuação. O que significa que possuem algo muito valioso: Credibilidade. Afinal, são pessoas que conquistaram um público que não apenas admira, mas também confia nelas.

Se você estiver começando dentro do seu segmento isso é ainda mais relevante. Pois terá aquela mãozinha para conquistar a confiança do público, quebrando uma das principais objeções na hora da compra.

Mais credibilidade
Mais credibilidade

A razão é simples: Não se adquire autoridade e confiança do dia para a noite. Por que não, então, dar aquela forcinha para a sua marca? Isso é ainda mais verdadeiro se pensarmos novamente que eles são tidos como especialistas no assunto que resolveram falar.

Para o público isso é diferente de ouvir uma recomendação de uma pessoa que é famosa, mas que não tem nada a ver com aquele assunto em questão. Lembrando que somente ocorre, é claro, se você escolher o influenciador certo para o seu negócio, alguém que tenha o mesmo público-alvo que o seu.  

4. Sua marca ainda mais longe e admirada

Se os influenciadores digitais possuem um número alto de seguidores é uma consequência natural que a sua marca alcance muito mais pessoas, tornando-se conhecida pelo público.

Influenciadores digitais: Sua marca ainda mais longe e admirada
Sua marca ainda mais longe e admirada

Imagina que legal ter a chance de fazer seus produtos e até mesmo o seu conteúdo ‘aparecer’? Se você souber utilizar isso a seu favor, com certeza, conquistará ainda mais admiradores e até mesmo fãs da marca, tudo por criar um vínculo próximo com pessoas que talvez nunca conheceriam o seu negócio sozinhas.

E, cá entre nós, que empresa não quer um público engajado e ser reconhecida por milhões de pessoas?

5. Aumento das vendas e retenção dos antigos clientes

Depois de tudo que falamos até aqui, acho que nem precisamos dizer por que investir em  influenciadores digitais aumenta o número de clientes, certo? Mas não poderíamos deixar de salientar que o crescimento das vendas é um resultado natural de ter sua marca recomendada por esses formadores de opinião.

Entretanto, pense além: Mesmo entre as pessoas que compraram de você no passado, com essa estratégia você pode conseguir que voltem a fechar outros negócios com você. Então, o trabalho com influenciadores digitais é mais completo do que muita gente imagina, atuam na fidelização dos clientes.

Quer mais?

6. Aproveite a chance

Influenciadores digitais: Aproveite a chance
Aproveite a chance

Para fechar, nada melhor do que uma das principais vantagens dos influenciadores digitais…

Antigamente apenas as gigantes tinham a possibilidade de utilizar formadores de opinião em suas estratégias. Isso porque a publicidade da TV, por exemplo, tinha e tem um custo bem elevado.

Hoje, com a internet e do Marketing Digital, ficou mais fácil para que marcas menores tenham essa chance.

Se você ainda não tem muito para investir, não se preocupe: Encontre um influenciador que caiba no seu orçamento atual, mensure os resultados e decida se irá levar adiante com novos influenciadores. 

4 Passos para não errar:

Bem, agora que você está mais ciente do poder dos influenciadores, precisa compreender como aproveitar isso do jeito correto. Vamos lá?

Passo 1: Identifique os influenciadores certos para o seu negócio

Engana-se quem pensa que o influenciador ideal é o que tem mais seguidores. É claro que isso não só pode como deve ser considerado, contudo, esse é apenas um dos pontos importantes em questão.

Para começar, reconheça os influenciadores que falam com o mesmo público-alvo que o seu, tenha o cuidado de fazer uma boa pesquisa para encontrá-los.

Passo 1: Identifique os influenciadores digitais certos
Passo 1: Identifique os influenciadores certos

Depois analise os conteúdos postados por eles: Veja a qualidade, o compromisso, a frequência, o engajamento, o feedback dos seguidores nos comentários e tudo mais que julgar importante.

Fazendo isso, você está apto para escolher o influenciador que quer trabalhar nesse momento. Só não se esqueça que a sua marca precisa se identificar com essa pessoa, é como se fosse um processo de recrutamento e seleção mesmo.

E não. Não pense que isso é exagero, escolher um ‘porta-voz’ da sua empresa é uma responsabilidade e tanto.

Passo 2: Tenha uma boa proposta

Se você teve o trabalho de encontrar um influenciador sério e comprometido, é crucial que pense que não basta oferecer uma boa quantia de dinheiro para fechar um acordo. Chegue com uma proposta consistente, apresente a sua marca, explique a ação e os resultados que procura com ela.

Pense que mais do que negócios, trata-se de uma parceria, isto é, algo que necessita ser bom para ambas as partes.

Tenha uma boa proposta
Passo 2: Tenha uma boa proposta

Um exemplo bom que você pode seguir é oferecer cupom de desconto específico para aquele influenciador distribuir para a audiência ou outro tipo de benefício.

Tudo depende do que você quer, espera e precisa. Existem muitas empresas que preferem que tudo aconteça de maneira mais sutil, onde o influenciador apenas recomenda e utiliza o produto ou serviço em questão.

Pense também no formato de conteúdo. Há muitas formas de se fazer isso, as principais são os vídeos no YouTube e os posts nos blogs e redes sociais.  A pergunta é: Qual delas se encaixa melhor com aquele influenciador e com o seu público?

Não poderíamos deixar de citar um ótimo ponto a ser considerado: Qual quantia pagar? Bem, tudo vai depender da pessoa, do objetivo, do trabalho envolvido. No geral, grandes influenciadores possuem assessores para auxiliá-los. Mais uma razão para ter uma proposta boa, clara e consistente.

Passo 3: Confie e deixe o influenciador criar

Por mais que você tenha em mente o que quer com essa parceria, é fundamental que você esteja aberto para ouvir a opinião do influenciador.

Passo 3: Confie e deixe o influenciador criar
Passo 3: Confie e deixe o influenciador criar

Como eles são produtores de conteúdo, é natural que criem algo de modo a cativar a audiência que possuem. Ninguém melhor que eles próprios para saber isso. Conversem e encontrem juntos uma forma inteligente de falar com o público.

Entendeu agora por que deve escolher o influenciador certo para você? Quando o ‘Passo 1’ é realizado corretamente, fica muito mais simples confiar que a pessoa produzirá um conteúdo de qualidade pensando no melhor para a sua empresa.

Passo 4: Mensure os resultados

Não tem outro jeito: Assim como toda estratégia de Marketing Digital, o trabalho com os influenciadores digitais também precisa ser mensurado. Sabendo quais são seus objetivos com a ação, você tem um norte para escolher as métricas mais importantes para analisar.

Influenciadores digitais - Passo 4: Mensure os resultados
Passo 4: Mensure os resultados

Lembre-se de parametrizar os links utilizados e pense em outras estratégias para metrificar o máximo possível. Ah e tenha o cuidado de não fazer ações grandes no mesmo período para não confundir sua interpretação.

É claro que não vai dar para saber exatamente tudo com precisão, mas se você já acompanha ferramentas de análise, como o Google Analytics, com certeza saberá se a parceria rendeu bons frutos ou não.  

Conclusão

Influenciadores digitais: Conclusão
Conclusão

E aí, o que você achou desse assunto? Pensa em utilizar influenciadores digitais nas sua estratégias de Marketing Digital agora ou num futuro próximo? Espero que com nossas dicas você tenha mais clareza para analisar e saber como colocar em prática.

Mais importante do que tudo que foi falado nesse artigo é você se preocupar com a qualidade do seu produto ou serviço. Quando você se atenta a isso, consegue porta-vozes da sua marca até mesmo sem investir nada.

Outra coisa que não posso deixar de falar aqui é que essa deve ser apenas uma das ações adotadas por você.  Jamais a única.

Aliás, pelo contrário, você não pode depender somente de outras pessoas para conquistar vendas e fidelização. Os influenciadores devem servir apenas como uma ponte entre você e a audiência, ou seja, construa a imagem da sua marca e trabalhe duro para manter isso.

A boa notícia é que com a nossa ferramenta de Automação de Marketing Digital você pode conseguir isso, pois por meio dela poderá nutrir esse público, ajudando em seus problemas e dificuldades. Quer entender melhor como funciona? Acesse nosso site clicando aqui e converse com um de nossos consultores.

Com a ajudinha da nossa plataforma, quem sabe você mesmo não se torna um influenciador digital? Hoje, há muitos empreendedores de sucesso no Brasil e principalmente no exterior que são influenciadores… Pense nisso.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers