Inbound Marketing: entenda a força da metodologia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A comunicação e o marketing são segmentos que sofreram muitas mudanças com a popularização das tecnologias digitais. Quando muda a forma como as pessoas se comunicam, naturalmente as marcas e empresas têm que se adaptar a este novo modelo para que sua mensagem chegue até o público.

Você provavelmente já ouviu falar do Inbound Marketing, não é mesmo? Esta foi a forma que diversas empresas encontraram para se adaptar a uma nova forma de consumir no ambiente digital. Neste post vamos mostrar a você o que é o Inbound Marketing e como essa metodologia pode ajudar a sua empresa.

Inbound_Marketing_entenda_a_força_da_metodologia.jpg.jpeg
Inbound Marketing: entenda a força da metodologia

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é o nome dado para a estratégia que tem como base a criação e o compartilhamento de conteúdo útil e relevante para um público-alvo específico. Isso com objetivo de gerar relacionamento com ele e futuramente torná-lo um cliente da empresa. Na estratégia de Inbound Marketing é preciso entender ao certo quais são os problemas do cliente e como sua empresa pode resolvê-los.

Depois de definir essa persona e os gostos dela, cria-se conteúdos de qualidade e que sejam do interesse do potencial cliente para começar a dar início a um relacionamento. Com isso, a empresa se torna referência no mercado, ganha credibilidade perante outros players, e, assim, aumenta as chances de ser lembrada pelas pessoas quando elas precisarem contratar um serviço daquele segmento.

Para entender seu funcionamento basta fazer uma breve comparação com o Outbound Marketing, também conhecido como o marketing tradicional. Enquanto o Outbound trabalha com a interrupção, pois a publicidade convencional na TV, por exemplo, interrompe o que o usuário está fazendo para mostrar anúncios e tentar vender seus produtos; o Inbound trabalha com a permissão, já que uma vez que o cliente decide baixar um ebook, por exemplo, ele mesmo é quem está permitindo que a empresa se comunique com ele e mantenha um relacionamento.

shutterstock_179297048
Quais são os principais benefícios do Inbound Marketing para sua empresa?

Quais são os principais benefícios do Inbound Marketing para sua empresa?

Como toda nova metodologia, existem alguns benefícios já comprovados por empresas que já estão utilizando o Inbound e colhendo bons resultados. Abaixo, listamos alguns deles. Veja só:

Maior reconhecimento de marca

O primeiro benefício diz respeito à imagem que a empresa acaba construindo, já que quem compartilha conhecimento (conteúdo de qualidade) torna-se referência no mercado. No âmbito das empresas a lógica não é diferente: usando o Inbound Marketing sua empresa ganha credibilidade, se torna referência e acaba agregando muito mais valor à sua marca.

Redução do custo de aquisição por cliente

Ações de marketing precisam trazer retorno para a empresa, e em geral este trabalho tem um custo. Se compararmos o Inbound com outras metodologias, o custo por aquisição de leads e clientes é muito reduzido. Como as pessoas criam um relacionamento com a empresa, o investimento em mídia paga pode ser menor e mais focado e, com isso, o resultado de conversão é melhor.

Leads mais qualificados e vendedores mais eficientes

Falando em redução de custo, um dos locais em que mais se percebe o custo por aquisição menor é no time de vendas. Como o Inbound Marketing é baseado no compartilhamento de conteúdo, ele acaba educando o mercado: seus clientes, fornecedores e concorrentes. Com isso, os leads que chegam no fundo do funil do Inbound para serem contatados pelos vendedores já estão muito mais qualificados, e, consequentemente, têm uma chance muito maior de fecharem negócio. No final do dia, isso significa um time de vendas muito mais eficiente, que tem uma taxa de conversão muito maior em menos tempo.

Melhor conhecimento sobre o cliente

Normalmente, em uma estratégia de Inbound Marketing são feitas diversas peças de conteúdo para usuários em diferentes estágios do funil. Dessa forma, é possível que a empresa acompanhe a maneira como cada usuário interage com cada oferta de conteúdo. Com base nisso é possível que a empresa conheça melhor o perfil do seu público-alvo. Essa é a informação que vai fornecer diversos insights para todas as áreas da empresa: comunicação, marketing, vendas, atendimento, produto, e etc.

Os estágios do Inbound Marketing
Os estágios do Inbound Marketing

Como funcionam os 4 estágios do Inbound Marketing?

Atração

O começo de uma estratégia de Inbound Marketing é a atração de tráfego qualificado para o site para gerar conhecimento sobre a empresa e a marca. Normalmente, neste momento já é necessário ter definido as etapas do funil e quais tipos de conteúdos serão trabalhados.

Como o objetivo é gerar tráfego qualificado, vale a pena ter uma hipótese de persona dos clientes da empresa para então pensar que conteúdos fariam sentido para ele. Mídia paga (social e busca), mídias sociais e SEO (search engine optimization) devem ser o foco da estratégia, em especial esta última que pode ser desenhada pensando em palavras-chave para conseguir indexação nos buscadores e obter tráfego orgânico com sustentabilidade.

Conversão

Uma vez que o visitante tenha sido atraído para o site da empresa, chega a hora de convertê-lo em um lead. Isto precisa ser feito através de ofertas de conteúdo para as diferentes etapas do funil de conversão. Cada peça de conteúdo precisa ser focada na etapa do funil e pensada com base nas estratégias de atração que falamos acima.

Os formatos mais usados aqui são e-books, guias, webinars, infográficos, vídeos e séries de e-mails. Uma vez que você tiver as etapas do funil bem mapeadas, vale a pena criar novas e diferentes ofertas de conteúdo para uma mesma etapa. Quanto mais possibilidades você for capaz de gerar, melhor.

Venda

Tendo o lead em sua base de e-mails, o trabalho passa a ser o de nutrição com novos conteúdos — que neste caso não precisam necessariamente ser materiais para download — como posts de blog, que ajudem a qualificar o lead para que ele desça no funil e chegue à conversão. Nessa hora os vendedores entram em cena, e já com todo o perfil e histórico do lead em mãos, podem entrar em contato para trabalhar na venda propriamente dita.

Relacionamento

Diferentemente do que a maioria pensa, a estratégia de Inbound Marketing não termina no momento da venda. O relacionamento e o pós-venda fazem parte da metodologia e são muito importantes para garantir a continuidade da empresa. O objetivo aqui é manter o relacionamento com o cliente para estimular novas compras, e para que a imagem da empresa se mantenha positiva junto a ele.

Além de novas vendas, se o trabalho for bem feito há grandes chances de os seus clientes indicarem o seu negócio para familiares e amigos. O resultado é o nascimento de advogados da sua marca!

Ficou alguma dúvida sobre algum ponto que falamos aqui sobre o Inbound Marketing? Fale com a gente nos comentários!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers