9 Hacks para sua página conseguir engajamento e seguidores no Facebook de maneira orgânica

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você clicou nesse artigo é quase certo que tem um página no Face ou está pensando seriamente em criar uma. E pode ser que você esteja cansado de posts falando para anunciar. Estou aqui para dizer que engana-se quem pensa que somente os anúncios podem gerar mais engajamento e seguidores no Facebook.

E eu falo isso por experiência própria. É claro que o Facebook Ads será importante para conseguir cliques para o seu site, página de captura ou de venda. Mas quando se trata de alcance e engajamento, o orgânico também tem vez.

Embora muita gente pense que é uma ‘métrica de vaidade’, quem tem página sabe que mais seguidores realmente engajados levam a mais vendas. Então, isso é sim muito importante.

Quer entender melhor? Continue lendo.

9 Hacks para sua página conseguir engajamento e seguidores no Facebook de maneira orgânica
9 Hacks para sua página conseguir engajamento e seguidores no Facebook de maneira orgânica

Antes, o mais importante de tudo

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que as pessoas não estão no Facebook para comprar produtos e serviços.  

Pelo contrário, o Facebook é uma rede social. As pessoas estão lá para se relacionar com amigos, familiares, conhecidos ou pessoas com interesses em comum.

Antes, o mais importante de tudo
Antes, o mais importante de tudo

Ou seja, nada de lotar o feed dos seus seguidores com posts que parecem pura e simples propaganda. Saiba chamar a atenção por meio de conteúdos úteis para elas.

Por favor, não ignore isso. Além de não gerar o engajamento que você necessita, essa atitude pode fazer com que você deixe as pessoas entediadas ou até mesmo gerar haters.  

Faça o caminho inverso e conquiste a atenção (e o coração hahaha) da sua audiência.

1. Convide quem curtiu publicações para virar um seguidor

seguidores no facebook - Convide quem curtiu publicações para virar um seguidor
Convide quem curtiu publicações para virar um seguidor

A primeira dica que separei aqui para você é muito simples, confesso. Mas nós percebemos que muitos donos de páginas não se deram conta dessa possibilidade e perdem muito público por isso.

Apesar de ser fácil e efetiva, a opção só vale para páginas menores, tá? Quando a sua página possuir um número maior de pessoas (por volta dos 100 mil), essa opção infelizmente deixa de aparecer para você.

Ficou curioso para saber do que eu estou falando? Vá até qualquer uma de suas publicações no Facebook como no nosso exemplo a seguir. Clique no número de curtidas e reações abaixo do post igual nós indicamos:

seguidores no facebook - Convide as pessoas
Convide as pessoas

Desse modo, como você sabe, o Face irá mostrar uma lista com todos os usuários que curtiram ou reagiram a essa publicação. É aí que você deve prestar a atenção em um detalhe: Se a pessoa já curtiu a sua página ao lado do nome dele estará um botão escrito ‘Curtiu’. Já caso ela ainda não tenha curtido, o botão disponível será o ‘Convidar’.

Para deixar mais claro para você, note como é a imagem a seguir:

O que você terá que fazer então? Convidar todas essas pessoas para curtirem a sua página. Se você ainda não fez isso não sabe o enorme potencial de crescimento que está desperdiçando.

[rock-convert-cta id=”14489″]

2. Conheça mais a sua concorrência com alguns cliques

Há uma forma extremamente fácil de compreender melhor o seu público a partir da sua concorrência. E o melhor é que tudo acontece dentro do próprio Facebook.

Quer ver como? Siga os passos a seguir…

Vá até a sua página no Facebook e Clique em ‘Informações’ na parte superior da página:

seguidores no Facebook - Clique em 'Informações'
Clique em ‘Informações’ na sua página

Feito isso, outra página irá abrir, que é exatamente a que a gente precisa: A ‘Visão Geral’. Role até o final dessa página até encontrar o tópico ‘Páginas para Acompanhar’:

seguidores no facebook - Clique em 'Visão Geral'
Clique em ‘Visão Geral’

E aí que está a sacada: Se você clicar no botão azul do print acima, o ‘Adicionar Páginas’, poderá escolher até 5 páginas de concorrentes ou de outros negócios que possuem um público igual ao seu.  

Na tela, algumas informações serão listadas de maneira automática, como: ‘Total de curtidas’, ‘desde a semana passada’, ‘publicações esta semana’ e ‘envolvimento esta semana’.

Mas você pode ir além disso. Se clicar em uma das páginas escolhidas por você e listadas poderá ver as principais publicações delas durante essa semana.

Todas essas informações são importantes para você ver não apenas o crescimento dessas páginas no período, mas encontrar padrões e tipos de conteúdo que você poderá adotar também.

E se você achou isso legal, calma que ainda pode melhorar. Tem uma maneira  de você conhecer ainda mais o seu público-alvo (e não precisa ser apenas quem já curte sua página). Basta, clicar aqui para ir para o ‘Audience Insights’ do Facebook, uma ferramenta que permite que você compreenda e salve grupos de pessoas do seu interesse.

3. Seja constante

Uma das coisas mais significativas para qualquer página conseguir resultados no Facebook é a constância das publicações. Sim, a disciplina é imprescindìvel até nas redes sociais.

Quando falo sobre isso não estou dizendo para você aumentar a quantidade de seus posts como se não houvesse amanhã. Estou falando para ser constante mesmo, definir uma frequência certa de postagens.

Não é nada complexo, basta você pensar no número de publicações semanais ou diárias que conseguiria manter no momento. Se você não tem costume pode começar com uma por dia mesmo.

Seja constante
Seja constante

Na verdade, o número de posts irá depender muito do seu negócio, tamanho da página e comportamento do público. Não existe um número universal. O importante é você conhecer bem o seu público e testar de modo a descobrir a quantidade diária favorável para ambos os lados.

Para tal, faça uso de vários formatos para diversificar. Além de links e posts com apenas texto, você não só pode como deve apostar nas imagens e nos vídeos.

A parte boa é que não é preciso utilizar apenas conteúdo de sua autoria, você compartilhar posts de outras redes sociais que sejam úteis para seu público e até mesmo usar os bons, velhos e poderosos GIFs.

Resumindo tudo: Se você não quer ser esquecido se faça presente.

4. Saiba postar nos melhores horários para você

Saiba postar nos melhores horários para você
Saiba postar nos melhores horários para você

Não adianta ser constante e manter uma frequência bacana de publicações se você começar a postar nos horários que a sua audiência não está online no Facebook.

De novo, você precisa conhecer o seu público para ter uma noção clara de como funciona a rotina dele. Pense nos horários em que a sua audiência está em casa e invista.

No geral, fora do horário comercial é o momento que as pessoas estão mais ativas no Face. Porém, cada público se comporta de maneira diferente. Há públicos com hábitos noturnos ou rotinas totalmente diferentes do comum. Reflita sobre o seu especificamente antes de escolher.

Compreender o público antes é primordial. Mas o Facebook também dá aquela forcinha para você entender como o comportamento dos seus seguidores acontece por lá. Quer ver só?  

Vá até a sua página no Facebook e Clique em ‘Informações’ na parte superior da página:

Na página clique em 'Informações'
Na sua página clique em ‘Informações’

Depois, você deve clicar na opção ‘Publicações’ na lateral esquerda da página, como indicado na imagem:

Depois clique em 'Publicações'
Depois clique em ‘Publicações’

Ao clicar aí, você consegue saber quais foram os horários os seus fãs estavam conectados. Contudo, os dados não param por aí: Você poderá conferir os tipos de publicações que mais tiveram engajamento (Exemplo: links, imagens e vídeos) ou ainda os principais posts das páginas que você escolheu acompanhar lá na Dica 2 (“Conheça mais a sua concorrência com alguns cliques”).

5. Tenha a reciprocidade a seu favor

Outra ação certeira que você pode ter nas redes sociais é pensar no gatilho da reciprocidade.

Como? Para iniciar, comece a responder os comentários das pessoas que escreveram algo nas suas publicações, mostre para elas o quanto cada opinião é significativa para você. Faça  o mesmo com as mensagens no inbox e as avaliações da página.

Acredite: O simples fato de mostrar o lado humano por trás da página pode trazer grandes feitos para a sua estratégia. Seja simpático, acessível, humilde, próximo e principalmente honesto. As pessoas percebem quando o carinho é sincero.  

Tenha a reciprocidade a seu favor
Tenha a reciprocidade a seu favor

Porém, sempre que possível, não seja apenas a pessoa que responde, tome a iniciativa. Compartilhe posts de outras páginas, comente elogiando ou contribuindo com alguma observação inteligente.

Se você fizer isso, as pessoas também irão fazer. É reciprocidade mesmo. Acontece de maneira natural, então use isso a seu favor.

É claro que isso apenas irá ocorrer se você fizer um comentário pertinente e/ou bem-humorado. Jamais faça spam, ok?  

A partir daí você pode acabar não apenas atraindo mais público, mas também conhecendo pessoas que irão agregar na sua vida de alguma forma. Contatos e amizade nunca é demais, certo?

6. Participe de grupos do interesse e até crie o seu próprio

Do mesmo modo que você tende a ganhar mais visibilidade ao comentar em páginas de outras pessoas, você pode fazer o mesmo com os Grupos do Facebook.  

Participe de grupos do interesse e até crie o seu próprio
Participe de grupos do interesse e até crie o seu próprio

Faça uma boa pesquisa e encontre grupos que são importantes para o seu nicho de atuação. Pergunte a si mesmo: Quais grupos o meu público participaria? Você pode até mesmo perguntar para eles próprios em posts, lives e enquetes.

Depois de listar as mais importantes, comece a interagir de maneira natural, sem forçar nada ou fazer qualquer tipo de spam.  O interessante é estar ativo, contribuir positivamente com aquele grupo de pessoas.

Ah e depois você pode até criar o seu próprio grupo. Por que não? Espere que a sua página tenha um número considerável de pessoas engajadas e aproveite.

7. Faça lives

Faça lives
Faça lives

Não dá para falar em aumentar o engajamento nas redes sociais sem pensar nas transmissões ao vivo. As lives permitem que você tenha um contato mais próximo com a sua audiência, fazendo perguntas e recebendo as respostas em tempo real.

Além de conhecer mais o público, a outra vantagem das lives é que uma parcela significativa das pessoas que interagem na sua página receberá uma notificação. Quem tem página sabe o quanto ter a chance de aparecer assim para as pessoas é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada jamais.

Para aprender a fazer uma transmissão ao vivo incrível, clique aqui e leia um artigo que fiz especialmente com esse intuito.     

8. Utilize CTA em todas as postagens possíveis

Caso você não saiba, CTA é a sigla para o termo em inglês “Call To Action” que em português significa “Chamada para ação”, isto é, convida a pessoa a tomar uma ação desejada por você. Isso costuma acontecer por meio de botões em páginas, mas também pode ocorrer na forma de texto.

Todo post que você faz no Facebook precisa ter um objetivo, nem que seja curtidas, reações e comentários. Então, nada mais lógico do que você fazer uma chamada para ação para o seu público, convidando essas pessoas para fazer o que você deseja.

Utilize CTA em todas as postagens possíveis
Utilize CTA em todas as postagens possíveis

Quer um exemplo bem simples? Você pode postar um link de um artigo seu e na frase final escrever “Clique abaixo para ler”. Parece simples e óbvio e realmente é, mas é um reforço que faz mesmo a diferença nos resultados. Acredite.

Da mesma maneira, você pode fazer posts divertidos e diferentes pedindo para que as pessoas marquem um amigo (Exemplo: Postar a foto de um produto da sua loja muito desejado da sua loja e marcar “Marque o amigo que vai te dar um desse de presente”).

Ou então usar as reações para fazer perguntas e tirar respostas do público de um jeito mais divertido e fácil (Exemplo: Você pergunta qual é o super-heroi favorito do seu público e faz uma montagem explicando que a reação ‘Amei’  representa o ‘Superman’, o ‘Uau’ significa ‘Batman’ e o ‘Haha’ ilustra o ‘Homem de Ferro’).

Enfim, não importa o jeito que você utilize os CTAs, essa prática irá melhorar o alcance orgânico do seus posts porque estimula as pessoas a agirem ali. Com a ação delas, mais gente acaba visualizando também.

9. Faça vídeos, mas…

O Facebook tem investido cada vez mais em vídeos. Por essa razão você não só pode como deve postar vídeos relevantes na sua página. Até porque não tem jeito: Os vídeos geram uma conexão muito maior que outros formatos.

Isso você deve estar cansado de saber, né? Mas tem dois pontos que eu gostaria de falar aqui que fazem total diferença para quem grava vídeo ou está pensando em começar a fazer isso.

Faça vídeos, mas…
Faça vídeos, mas…

O primeiro ponto é o mais óbvio, mas prefiro falar aqui para não correr o risco de você errar nisso… Consiste em carregar os vídeos do computador diretamente para o Facebook. Falo isso porque muitas pessoas postam os links dos vídeos do YouTube no Face e esquecem que o Face prioriza os conteúdos que não tiram os usuários de lá.

É claro que você pode – e deve – postar links dos seus vídeos no Face se o seu público lá for maior que o do YouTube. Porém, se o objetivo é somente aparecer para as pessoas, procure postar lá direto. Mesmo que o vídeo seja o mesmo do canal, não faz mal nenhum.

O segundo ponto que tenho para falar é que se você for usuário do Facebook sabe que quando você está visualizando o seu ‘feed’ no Face os vídeos postados por páginas e amigos carregam automaticamente, certo? Mas ocorre que esses vídeos ficam no mudo até que as pessoas cliquem nele.

Isso significa que se você ter o cuidado de legendar os seus vídeos irá elevar consideravelmente as chances de pessoas se interessarem por ele ainda no mudo. Eu sei que é trabalhoso e que se você não tiver uma equipe ou esta for enxuta demandará um tempo precioso, mas escolha os vídeos mais importantes e legende.

E aí?

Seguidores no Facebook: E aí?
E aí?

E aí, o que achou dos hacks que separei para você? Se foi útil para a sua realidade ou acha que pode ser para alguém, compartilha com aquele amigo que está precisando de uma força na página do Face dele.

Essas são apenas algumas maneiras. Há muitas outras, então se você gostou deixe um comentário para eu voltar fazer posts sobre o assunto. E se quiser saber dicas para alavancar a sua página no Face, clique aqui

Muitos seguidores e comentários… Até a próxima 🙂

 

[rock-convert-cta id=”14489″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers