Guia Definitivo (e infalível) das Vendas pela Internet

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Introdução

Motivos não faltam para abrir uma loja virtual. A cada ano, o mercado bate recordes de venda e, mesmo com a crise que enfrentamos no Brasil, as perspectivas são promissoras para o futuro.

Entretanto, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como vender pela internet e como ter sucesso com vendas online. E se você se encontra nesta situação, este post certamente vai ser muito útil.

Conheça agora as melhores práticas do mercado e tudo que você precisa ter para realizar vendas pela internet. Confira!

1. Vendas Online é uma boa ideia de empreendimento?

O mercado de e-commerce está batendo recordes de venda a cada ano. Só em 2015 o setor cresceu 22% em relação ao ano anterior, faturando um total de R$ 48,2 bilhões no período, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Ainda segundo a ABComm, o ano de 2016 será ainda melhor, havendo crescimento de 18% em relação a 2015 e um faturamento total de R$ 56,8 bilhões, um número impressionante se levarmos em conta que o país passa por uma série crise.

Vendas pela internet geram lucros
Vendas online como forma de empreendimento

Diante de perspectivas tão positivas, é um erro não pensar na possibilidade de investir nas vendas online, seja para ampliar o alcance de sua loja física ou mesmo para aumentar os lucros de seu negócio.

2. Vale a pena abrir uma loja virtual se já tenho uma loja física?

Talvez por receio de não ter a garantia do retorno no investimento ou mesmo pelo medo do desconhecido, muitos empreendedores têm dúvidas sobre a necessidade de investir em uma versão virtual de sua loja física.

Porém são vários os motivos para apostar nessa estratégia. Veja alguns deles:

Seus clientes já usam a internet no seu dia a dia

A internet já faz parte do dia a dia das pessoas, e mais de metade dos brasileiros já tem acesso ao mundo online.

Pelo fato de ser um número considerável de usuários, é praticamente impossível que o público-alvo de sua loja não esteja entre essa audiência. Por isso, uma versão online de sua loja física é uma excelente oportunidade de ter mais um ponto de contato com seus clientes, podendo aumentar significativamente suas vendas.

As pessoas realizam buscas na internet antes de comprar um produto

Sabe-se que muitos consumidores realizam pesquisas pela internet antes de comprar em lojas físicas.

São grandes as chances de seus clientes fazerem o mesmo e, por isso, é indispensável disponibilizar informações sobre seus produtos ou serviços, o que pode ser muito útil para as pessoas que ainda têm receio de comprar pela internet.

Sua loja virtual pode ser um ótimo ponto de contato para direcionar o público online para sua loja física.

Aumenta o alcance de sua loja

Uma loja física possui um alcance limitado por sua localização geográfica. Por mais que seja uma loja tradicional e reconhecida no mercado, muitas vendas podem deixar de ser realizadas por conta dessa limitação geográfica.

Em uma loja virtual esse problema não existe, permitindo que você realize vendas para qualquer lugar do Brasil e do mundo com muita facilidade. Além de fazer crescer as vendas, isso facilita seu trabalho, caso você pretenda aumentar a área de atuação da empresa.

Vendas pela Internet são mais rápidas
Aumente o alcance de sua loja

Alguns itens são encontrados mais facilmente pela internet

Alguns produtos são difíceis de serem encontrados até mesmo em lojas especializadas, o que dificulta a vida dos clientes. Realizando vendas pela internet, você retira a necessidade de eles irem até sua loja e ficarem frustrados por não encontrarem o que procuram.

Além disso, oferecendo esses produtos específicos em sua loja virtual você poderá conquistar novos clientes que, com dificuldade para achar o que desejam, acabam encontrando você e sua loja.

Aumenta os canais de atendimento

Ao abrir uma loja virtual você aumenta a presença de sua marca, sendo um ótimo canal de atendimento para seus clientes.

Em sua loja virtual você poderá inserir mais detalhes sobre seus produtos, o que eliminará a necessidade de seus vendedores explicarem detalhes técnicos das mercadorias. Poderá também oferecer suporte por e-mail ou até por chat online, o que pode ajudar a reduzir custos.

Quanto mais canais de atendimento você oferecer para seus clientes, mais eles ficarão satisfeitos.

Flexibilidade de horários

Em uma loja física você tem a limitação de realizar vendas apenas quando ela está aberta, limitando o número de transações que poderiam ser concluídas.

Em uma loja virtual isso não acontece, e você poderá vender seus produtos 24 horas por dia nos sete dias da semana. Isso garantirá que você venda mais e aumente os lucros de seu negócio.

​Você já possui experiência em seu segmento

A inexperiência é um dos fatores mais críticos ao abrir uma loja virtual, pois não conhecer os produtos e, até mesmo, o mercado, prejudica muito na conquista de resultados.

Vendas pela internet para público segmentado
Utilize a sua experiência como ferramenta

Por ter uma loja física você não enfrentará estes problemas, o que já abre caminho para o sucesso de seu empreendimento. Essa experiência vai ajudá-lo a atender melhor os seus clientes e reduzir problemas que os concorrentes que não possuem sua experiência serão obrigados a enfrentar.

Você não precisará investir em estoque

Manter um estoque para o armazenamento de produtos é um dos maiores custos para a manutenção de uma loja virtual. E como você já possui uma loja física, você está em vantagem em relação aos concorrentes, justamente por não precisar investir em um estoque.

Em sua loja online você poderá dividir o estoque entre os dois negócios e economizar dinheiro, que poderá ser aplicado em outros investimentos.

3. As vantagens de vender pela internet

As vendas pela internet possuem características tão peculiares que tornam a gestão do negócio totalmente diferente de uma loja física, com algumas vantagens e benefícios exclusivos.

Entre as vantagens de vender pela internet podemos destacar:

Investimento inicial mais baixo que uma loja física

Os custos para criar uma loja física são muito altos, indo desde a locação ou compra de um imóvel até o próprio investimento na estrutura física, equipamentos, treinamento de colaboradores, entre outros.

Para abrir uma loja virtual os investimentos serão muito menores. Você não precisará se preocupar em com os custos de um bom ponto de venda e nem mesmo no treinamento de sua equipe de atendimento. Detalhes como a estrutura física poderão ser deixados para um segundo momento, diminuindo consideravelmente o investimento inicial necessário.

Custos de manutenção bem menores

Uma loja física possui custos de manutenção bem altos, pois é necessário manter o clima agradável para seus clientes, além dos cuidados para a própria exibição dos produtos.

Uma loja virtual não requer custos tão altos, pois o contato de sua empresa com seus clientes será apenas no seu site e no momento de entrega dos produtos, diminuindo consideravelmente os custos de manutenção.

Você oferece mais comodidade para seus clientes

O dia a dia das pessoas é cada vez mais corrido, fazendo com que cada minuto seja muito importante.

Muitos clientes enxergam nas lojas virtuais uma possibilidade de solucionar os problemas de uma forma muito mais rápida, pois podem adquirir o que precisam sem sair de casa.

Possibilidade de realizar vendas 24h por dia

Com sua loja virtual no ar você poderá vender para seus clientes 24 horas por dia, sem a necessidade de uma pessoa acompanhar de perto as vendas realizadas.

A venda pela internet é 24 horas por dia
Venda 24 horas por dia

Você poderá vender nos fins de semana, feriados e até mesmo durante a madrugada, sem que isso impacte os custos de sua empresa — o que aumentará consideravelmente os lucros de seu negócio.

Aumenta o alcance geográfico de sua empresa

Ao realizar vendas pela internet sua empresa não estará limitada a apenas uma região geográfica, podendo comercializar seus produtos e serviços para qualquer lugar do mundo de forma rápida e sem burocracia.

4. E como faço para vender pela internet?

Ao criar uma loja virtual você precisa levar em consideração as ferramentas e tecnologias indispensáveis para o seu funcionamento.

Sem utilizar essas ferramentas básicas, todo o sucesso de seu negócio poderá ser prejudicado, portanto, é indispensável acompanhar de perto todas as opções disponíveis.

Registre um domínio

O primeiro passo para abrir uma loja virtual é registrar o domínio que você utilizará. Ele é o endereço de sua loja virtual e, sem adquiri-lo, é impossível que seu cliente encontre sua loja.

Um bom domínio deve ter as seguintes características:

  • Deve ser original, e não pode ser confundido com nenhum concorrente;
  • Deve ser fácil de entender, o mais curto e simples possível;
  • Deve ter relação direta com o produto que será comercializado.
O início das vendas pela internet
Como começar a vender pela internet?

Contrate um serviço de hospedagem

Depois de escolher o domínio de sua loja virtual é hora de contratar o serviço de hospedagem, que será o responsável por manter sua loja no ar.

Entre as opções disponíveis você poderá optar por uma hospedagem compartilhada ou uma dedicada.

Apesar de ter custos mais baixos, não é indicado usar um serviço de hospedagem compartilhado em uma loja virtual. Isso porque é possível que sua loja saia do ar caso tenha um grande volume de acessos simultâneos, o que pode acabar com a credibilidade de sua empresa.

A hospedagem dedicada oferece soluções mais robustas de armazenamento, usando toda a capacidade de processamento e armazenamento do servidor apenas para a sua loja.

Apesar de exigir um investimento maior, os servidores dedicados oferecem maior segurança e estabilidade para uma loja virtual.

Escolha uma plataforma e-commerce

A plataforma e-commerce é o sistema que garantirá o funcionamento de uma loja virtual. Além de ser a responsável por gerenciar todos os produtos, preços e características de cada produto, é ela que repassará todas as informações gerenciais do seu negócio.

Entre as opções disponíveis o mercado, você pode optar por plataformas e-commerce gratuitas, plataformas de e-commerce no modelo SaaS e plataformas e-commerce personalizadas.

Ao escolher o modelo ideal para sua empresa, é preciso levar em consideração não apenas os custos de implantação, mas também quais são as funcionalidades e benefícios de cada um deles, escolhendo apenas o que for melhor para sua empresa.

Defina com cuidado como serão realizadas suas entregas

O cliente de sua loja virtual vai considerar a compra finalizada apenas quando receber o produto em sua casa. Por esse motivo, é indispensável contar com um parceiro de logística capaz de cumprir os prazos estabelecidos e manter os seus clientes satisfeitos.

O ideal é que você conte com um serviço que ofereça rastreamento das entregas e que seja confiável, pois em caso de problemas é a imagem de sua loja que estará em jogo.

Entregue os produtos das vendas pela internet no prazo
Tenha atenção na entrega dos produtos

Você também deve escolher com cuidado a embalagem de seus produtos, pois ela diz muito sobre sua loja. Além de ajudar a manter os produtos intactos, a embalagem também ajuda a transmitir a imagem de sua loja, sendo um elemento importante de uma loja virtual.

Tenha cuidado com a segurança das transações

A segurança é outro elemento-chave para o sucesso de uma loja virtual. Muitos clientes têm receio de seus dados roubados ao realizar uma compra online, ou medo até mesmo de receber os produtos adquiridos.

Por esse motivo é indispensável que você invista em ferramentas capazes de garantir a segurança das informações da empresa e de seus clientes contra malwares, cavalos de troia ou qualquer outro tipo de programa que tente roubar os dados de seus clientes.

Defina as formas de pagamento

Para garantir o sucesso de sua loja virtual, é indispensável que você ofereça as mais diversas formas de pagamento para cada um de seus clientes.

É preciso dar opções para o pagamento usando cartões de crédito, cartões de débito e até mesmo opções de boleto bancário.

Quanto mais formas de pagamento você disponibilizar para seus clientes, menos argumentos eles terão para desistir da compra.

5. Estratégias de Marketing Digital farão com que eu venda mais?

Depois de ter analisado com cuidado as vantagens e benefícios de investir em uma loja virtual, observando com cuidado as melhores práticas, é hora de criar estratégias para vender mais.

Estratégia de Marketing para Vendas pela Internet
Trace uma estratégia para vender mais na internet

Faça um bom plano de negócios

A criação de um plano de negócios é o primeiro passo para realizar vendas pela internet. Além disso, planejar é importante para que você tenha informações sobre o mercado que está inserido, seus concorrentes e o cenário econômico para o futuro.

Além disso, é preciso se preparar economicamente para manter o negócio até que ele comece a gerar retorno financeiro para sua empresa. É preciso avaliar com cuidado o tempo que será necessário para executar cada uma das ações necessárias para o sucesso do e-commerce.

Somente após isso é hora de pensar em quais estratégias de promoção serão utilizadas para promover a loja virtual.

Conquiste a confiança de seus clientes

Para vender pela internet é preciso que você conquiste cada um de seus clientes, demonstrando que sua empresa é séria e que entregará tudo o que foi contratado.

Para conquistar essa confiança, é indispensável contar com um bom layout para sua loja virtual, com uma boa navegação e com campos de buscas que facilitem esse processo. Mantenha as informações mais importantes para o fechamento de negócio em locais estratégicos e fáceis de ser encontrados.

Tomar essa atitude fará toda a diferença em suas vendas, pois seu cliente precisa se sentir seguro desde o primeiro contato com sua loja virtual.

Invista na promoção por meio das redes sociais

Promover sua loja virtual por meio das redes sociais como o Facebook, Twiter, Linkedin, Instagram faz toda a diferença para seu sucesso. Além de ajudar sua empresa a ser encontrada por seus clientes, essa ação pode ser fundamental na geração de novos consumidores, o que é saudável para qualquer loja virtual.

Para ter sucesso nesse tipo de promoção é essencial que você conheça quais as redes sociais os clientes de sua loja utilizam no dia a dia, buscando com isso ser ainda mais assertivo em suas ações de promoção.

Mídias sociais como ferramenta para vendas pela internet
Invista em compartilhamento nas redes sociais

Crie anúncios no Google Adwords

Se você quer que sua loja virtual tenha sucesso e venda mais, é essencial aparecer nos resultados de busca no Google. Por isso, os anúncios no Google Adwords são uma boa saída para qualquer loja virtual que queira ter sucesso, uma vez que conseguem gerar tráfego imediatamente após serem configurados.

Mas é importante destacar que, apesar de gerar um grande volume de tráfego, cada clique feito nos anúncios é pago por você, portanto, é indispensável que a página de destino de seus anúncios esteja otimizada para a conversão de seu cliente.

Além disso, você pode estabelecer limites para cada campanha, impedindo gastos imprevisíveis.

Invista em Search Engine Optimization (SEO)

O Google Adwords é uma boa saída para as lojas virtuais que ainda não são encontradas naturalmente nas buscas do Google, mas com o tempo é essencial que sua loja também seja encontrada nas buscas orgânicas. E isso é o SEO.

Search Engine Optimization (SEO) refere-se às ações que buscam garantir as melhores posições nas buscas feitas por seus clientes no Google ou outra ferramenta de busca.

Investir em uma estratégia de SEO é indispensável para o sucesso de qualquer loja virtual que não queira depender apenas dos anúncios do Google para aparecer nos resultados de busca.

Invista em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para atrair os clientes de sua loja virtual e ajudar você a construir um bom relacionamento com cada um deles.

Esse conteúdo poderá auxiliar o cliente de sua loja virtual em todas as suas dúvidas sobre seus produtos e serviços, e até mesmo convencê-los da necessidade de fechar negócio com sua empresa.

Além disso, os conteúdos produzidos poderão ser usados para ajudar em sua estratégia de SEO, ajudando a colocar sua loja virtual em melhores posições nas buscas orgânicas.

Por fim, os conteúdos também podem ser usados para gerar mais leads para sua loja virtual, leads que poderão ser transformados em novos clientes no fim do processo..

6. Quais ferramentas utilizar nas vendas pela internet?

Existe uma série de ferramentas capazes de ajudar os gestores a realizar mais vendas pela internet. Para garantir que sua loja virtual venda mais e alcance os resultados, você deverá contar com:

Maneiras de vender pela internet
Plataformas de vendas pela internet

Plataforma e-commerce

Já falamos da importância de uma plataforma de e-commerce para o sucesso de sua loja virtual, porém, vale a pena destacar mais uma vez o impacto que ela pode causar nas vendas realizadas.

É indispensável que sua loja virtual conte com uma plataforma capaz de ajudar você a vender, que ofereça uma gestão completa sobre cada um dos produtos comercializados e que seja integrada com as principais ferramentas de automação de marketing do mercado.

Uma plataforma de e-commerce que não consiga atender às suas necessidades poderá colocar por água abaixo todo o sucesso de sua loja virtual.

Chat online

Muitos clientes deixam de realizar compras pela internet apenas por não se sentirem confiantes a ponto de oferecerem seus dados de contato para fechar negócio com sua empresa.

Esse problema pode ser eliminado por meio de um chat online, que poderá ser usado para tirar dúvidas rápidas sobre os produtos e serviços oferecidos por sua loja.

Isso transmitirá para o cliente maior segurança em sua compra pois ele verá que existem pessoas reais que preparadas para ajudá-lo em cada uma de suas dúvidas.

Ferramentas de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de promoção utilizadas por qualquer loja virtual. Além de ser usado para divulgar promoções ou mesmo o lançamento de produtos de sua empresa, é uma excelente ferramenta para manter contato com cada um dos visitantes de sua loja virtual.

Para isso, é preciso que você ofereça opções para seus clientes se cadastrarem para receber newsletters de sua loja virtual, além de segmentar com cuidado os já cadastrados para ter resultados ainda melhores.

Ferramentas de automação de marketing

É indispensável que você conte com uma ferramenta de automação capaz de gerenciar todos as leads e oportunidades de negócio geradas por sua empresa, além de facilitar a criação de páginas e até mesmo landing pages otimizadas para a conversão.

Essas ferramentas de automação de marketing são capazes de facilitar toda a gestão do negócio, garantindo que você use seu tempo cuidando das rotinas administrativas.

Conclusão

Investir nas vendas pela internet é uma excelente maneira para garantir o crescimento de sua loja física. Seguindo as melhores práticas do mercado você será capaz de alcançar mais clientes e, com isso, aumentar as vendas de sua empresa.

E agora que você já sabe como vender mais pela internet, é hora de conhecer as ferramentas de automação capazes de ajudá-lo a otimizar a gestão de sua loja virtual. Baixe agora o ebook gratuito Como obter melhores resultados com ferramentas de automação de marketing e venda mais em sua loja virtual!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers