Conheça as 4 Melhores Ferramentas para Pesquisa de Palavras-chave (gratuitas e pagas)

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você está ingressando no universo de SEO (Search Engine Optimization) ou está começando a fazer anúncios, deve ter notado que a etapa mais importante e que direcionará todas as outras ações da sua estratégia é encontrar as palavras-chave ideais para o seu negócio. Felizmente, para facilitar o seu trabalho, você conta com a ajuda de diversas ferramentas para pesquisa de palavras-chave…

Aqui você conhecerá 4 das melhores ferramentas que farão a diferença no alcance do seu site ou blog e, consequentemente, nos seus resultados.

O melhor é que preparamos uma seleção contendo opções tanto gratuitas como pagas, ou seja, não tem mais desculpa para não colocar seus planos de SEO em prática… Vamos conhecer um pouco sobre cada uma?

ferramentas para pesquisa de palavras-chave
As melhores ferramentas para pesquisa de palavras-chave

1. Planejador de palavras-chave do Google Ads

O Planejador de palavras do Google Ads é, na realidade, uma das ferramentas que o Google disponibiliza para os anunciantes escolherem as palavras-chave de suas campanhas. Contudo, também pode ser bastante útil para auxiliar a sua estratégia de SEO.

Resolvemos começar a lista com essa ferramenta porque, com certeza, é uma das mais utilizadas, eficientes e o melhor de tudo: É totalmente grátis.

Tudo o que você precisa para fazer a sua pesquisa é ter uma conta no Google (Gmail) e pronto… Na verdade, o que você realizará não passa de uma simulação de uma campanha de anúncios.

Então, não se assuste: Após definir um orçamento qualquer, um boleto será gerado, mas não é necessário pagar se o seu objetivo é apenas a busca de palavras, ok?

O Keyword Planner é ideal para você conseguir várias ideias novas de palavras-chave. Ou seja, a partir da pesquisa por um termo, você verá centenas de outros termos relacionados.

O interessante é que por conter dados estatísticos, você conseguirá ver entre as palavras-chave listadas o volume de pesquisas e o custo médio estimado por clique (CPC). Assim, você saberá quais são as palavras-chave mais buscadas e concorridas dentro do seu nicho.

Observe a imagem abaixo de como é a visão geral dessa ferramenta… Basta preencher os campos e, pronto, o Planejador cuida do resto…

 

ferramentas para pesquisa de palavras-chave
Planejador de palavras-chave do Google Ads

Como você pôde perceber, o Planejador de palavras-chave do Google Ads tem diversas vantagens para iniciar: É fácil de usar, gratuito, oferece algumas opções de palavras-chave de cauda longa, mostra dados estatísticos importantes…

Entretanto, apesar de ser interessante para quem está começando implementar estratégias de SEO não é considerada a melhor opção para quem quer ir mais fundo e analisar a concorrência… Além disso, existem outras ferramentas que fornecem muito mais opções de palavras-chave de cauda longa que poderão ser úteis para a sua empresa.

2. Keyword Tool.io

A versão gratuita do Keyword Tool.io é bem parecida com o Keyword Planner do Google Ads… Aí você deve estar se perguntando: Por que eu utilizaria então?

O grande diferencial dessa ferramenta é que por meio dela você pode encontrar sugestões de palavras-chave não só pensando nas buscas realizadas no Google. Como assim? O Keyword Tool.io fornece as melhores ideias de palavras-chave também para o Youtube, o Bing e até mesmo para a App Store.

Possuir todos esses mecanismos de busca em apenas um lugar pode ser de extrema relevância para muitas empresas… Quer saber como?

Se você possui aplicativos, por exemplo, conhecer a maneira como os usuários realizam buscas na App Store pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Da mesma maneira, caso você trabalhe com vendas de produtos pela Amazon entender como os potenciais clientes procuram o que precisam é, com certeza, informação que você não pode perder.

Por incrível que pareça, até mesmo saber como estão as buscas no Bing pode ser de suma relevância em alguns casos… Se o seu negócio for destinado a um público fora do Brasil é uma dessas situações…

Isso porque, diferente do nosso país, onde o Google fica com quase a totalidade das buscas, nos EUA, por exemplo, o Bing é a escolha de uma parcela significativa dos usuários.

Há 2 anos, em 2015, o Bing já somava 20% das pesquisas realizadas pelos norte americanos. Se pensarmos no número de usuários ativos no país, 20% é muita coisa, certo?

Ou seja, tudo dependerá do seu objetivo e público.

Veja na figura a seguir como é simples pesquisar por termos dentro de cada um desses diferentes buscadores. Fácil demais, né?

ferramentas para pesquisa de palavras-chave
Ferramenta Keyword Tool.io

Outra característica marcante da Keyword Tool.io é que fornece em cada busca um número muito maior de palavras-chave quando comparado ao Keyword Planner. Principalmente quando falamos das famosas e queridinhas do momento: As chamadas ‘long tails’ ou palavras-chave de cauda longa.

Com certeza várias delas se encaixarão com a sua necessidade. Por isso, nas etapas iniciais do seu brainstorming, quando você precisa de mais ideias relevantes de palavras-chave, essa ferramenta poderá ser uma mina de ‘ouro’, ou melhor mina de palavras úteis para a sua estratégia, seja pensando em SEO, nos anúncios no Google Ads ou apenas para melhorar os conteúdos produzidos por você.

Assinando a versão paga dessa ferramenta, você conta com as funcionalidades que já listamos no Planejador de palavras-chave do Google Ads (volume de pesquisa, custo por clique). Por isso, dificilmente será preciso pagar para ter essas informações que o próprio Google disponibiliza gratuitamente.

Enfim, assim como o Keyword Planner, a Keyword Tool.io é prática, fácil e possui versão grátis. Além disso, é conhecida por funcionar nas mais diversas línguas espalhadas pelo mundo… Uma alternativa de peso, né?

O nosso conselho é: Teste. Você não precisa de muito tempo para ver qual escolha será a mais relevante para a sua marca.

3. Keyword Explorer – MOZ

A Keyword Explorer é a ferramenta para pesquisa de palavras-chave da MOZ. Ou seja, nem preciso dizer mais nada, né? A MOZ é uma das maiores referências mundiais quando falamos em SEO…

Realmente a plataforma faz jus à marca. Para começar, possui um design bem familiar para qualquer usuário e, assim como as outras, oferece todas as funcionalidades de um jeito bem prático e fácil de se utilizar.

Entretanto, a grande sacada dessa ferramenta são as métricas que disponibiliza em seus resultados… Dentro dela, você poderá ver dados como ‘volume‘, ‘oportunidade‘, ‘dificuldade‘ e ‘potencial‘.

Para se ter uma ideia da relevância dessas métricas, enquanto as outras ferramentas utilizam o ‘volume de pesquisa’ que o Google disponibiliza, a Keyword Explorer conta com um algoritmo próprio da MOZ.

Apenas isso já seria um grande motivo para pensar em escolher. Pois os números gerados se tornam muito mais fidedignos que os disponibilizados pelo Planejador de palavras-chave do Google Ads, contando com cerca de 95% de precisão.

Com a métrica ‘dificuldade‘, por exemplo, a Keyword Explorer examina, a partir da palavra-chave que você escolher, os resultados que apareceram nos primeiros lugares do Google. Por meio disso, a ferramenta apontará o grau de dificuldade para que você consiga superar tais resultados no ranking de buscas feitas no Google.

Ao possuir essa informação valiosa, você não apenas poderá analisar seus concorrentes e melhorar a qualidade do conteúdo que está oferecendo, como saberá quais palavras valem mais a pena escolher para as suas estratégias… Meio caminho andado, não?

A métrica ‘oportunidade‘, por sua vez, toma como base a Taxa de Cliques (CTR), isto é, indica qual a facilidade para conseguir ranquear bem com determinada palavra-chave.

O ‘potencial‘, por fim, nada mais é que como se fosse a soma de todas as outras métricas que falamos aqui… Portanto, pode ser considerado o mais importante, não? Afinal, todo mundo gostaria de encontrar palavras-chave com baixa dificuldade para ranquear e alto volume de pesquisas…

Por isso, ao utilizá-la você deverá analisar essas métricas… Pois não adianta nada mensurar tudo se nada é analisado, certo?

Na imagem a seguir você o pode visualizar a página inicial da Keyword Explorer. Não se assemelha com o próprio Google?

 

ferramentas para pesquisa de palavras-chave Moz
Ferramenta Keyword Explorer – MOZ

Apesar da ferramenta da MOZ ser paga, o retorno que trará na maior parte das vezes compensará. O melhor é que você pode testá-la por 30 dias gratuitamente para ver se vale realmente a pena para você. Tá esperando o que para aproveitar um mês com todas essas funcionalidades?

4. SEMRush

Finalmente chegamos na última ferramenta da lista: O SEMRUSH, que deixamos para o fim para fechar com chave de ouro.

Não é à toa, consideramos essa ferramenta a melhor de todas entre as listadas aqui.

Infelizmente, a versão que oferece recursos incríveis é a paga. E o valor não é considerado baixo, porém acreditamos que uma hora ou outra você vai sentir necessidade de utilizar uma opção mais robusta.

O bom é que o SEMRush também oferece um período de teste gratuito… Então, teste você mesmo e veja se concorda com a nossa eleita.

Por que achamos tudo isso? Simplesmente porque a ferramenta faz praticamente tudo o que as outras que falamos aqui fazem… E muito mais. Quer ter um ideia?

Além das funcionalidades que citamos nas outras ferramentas quanto à pesquisa de palavra-chave em si, o SEMRush não se restringe a isso: Com essa incrível ferramenta, você pode identificar quem são os seus concorrentes no Google… mensurar o tráfego orgânico que estes conseguem de maneira orgânica e paga, conhecer as palavras-chave que estes utilizam em seus sites e até mesmo quais as destas escolhem para suas campanhas no Google Ads, bem como o valor que investem nisso…

Sim, você não leu errado. O SEMRush é praticamente um detetive para analisar a concorrência.

Abaixo você pode observar um pouco da visão geral da ferramenta na versão paga. Mas faça o teste e note que as funcionalidades são gigantescas…

 

ferramentas para pesquisa de palavras-chave
Ferramenta Sem Rush

Com essa opção, você não somente descobrirá as melhores palavras-chave como quais têm mais potencial de conversão, ou seja, as que você deve se concentrar… Com certeza, é a opção que mais te ajudará a conquistar resultados melhores nas buscas do Google.

Portanto, se preocupe com a estratégia, deixe o lado operacional para o SEMRush… Garantimos que estará em boas mãos.

Conclusão

É fácil perceber que cada vez mais a realidade de qualquer negócio que queira se destacar em meios digitais é essa: Seja para conseguir trafego orgânico a partir de SEO ou tráfego pago por meio do Google Ads, a pesquisa de palavras-chave é essencial para se obter os melhores resultados

É por isso que cada vez mais surgem ferramentas que auxiliam esse processo. E, obviamente, todas possuem funcionalidades únicas e importantes. Além disso, é preciso deixar claro que não existe uma escolha perfeita. Todas as selecionadas no nosso artigo possuem pontos fortes e fracos, certo?

Ademais, conforme as necessidades dos profissionais que trabalham com SEO e Google Ads, com certeza, todas passarão por atualizações e melhorias. Principalmente se considerarmos que esse mercado é muito novo, vive em constante evolução e depende do Google, que melhora todo dia o seu jeito de entregar aos usuários o que realmente querem.

Dependendo da sua empresa e do que considera fundamental para atingir seus objetivos, a escolha mudará. Por isso, o melhor jeito é testar e ver qual alternativa mais se adapta ao que você precisa no momento. Felizmente, você tem essa possibilidade mesmo entre as ferramentas pagas.

Aqui na leadlovers no momento temos utilizado não só uma, como três dessas em conjunto, pois cada uma delas tem ajudado em algum ponto dentro das estratégias de Marketing Digital.

Independente da sua escolha, o que mais contará sempre será a qualidade do seu conteúdo e as estratégias utilizadas pela equipe. Então, invista no que você entrega às pessoas, certo? Ainda não inventaram nada que substitua as suas ideias, não é mesmo?

Mas conta pra gente nos comentários: Deu pra entender um pouco sobre cada uma delas, ficou mais claro, né?

Ah e caso você queira aprender como fazer pesquisa de palavras-chave para anúncios no Google Ads, leia agora mesmo este artigo aqui.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers