Conheça algumas ferramentas de seo gratuitas para dar um up na sua estratégia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As ferramentas de SEO são essenciais para ajudar aqueles que não têm muita habilidade na otimização de sites para motores de busca ou que não possuem tempo ou material humano suficiente para dar conta de tantas tarefas.

Estratégia de marketing com ferramentas de SEO
Conheça algumas ferramentas de seo gratuitas para a sua estratégia

Na internet, existem inúmeras plataformas, plugins, sistemas e ferramentas que podem ajudar a promover seus conteúdos e suas ofertas nos buscadores, melhorar a visibilidade do seu site e gerar mais leads de forma orgânica.

Elas auxiliam na análise de tráfego, na procura por palavras-chave, na identificação de erros de SEO em seu site e muito mais. É bom saber que podem ser úteis em tantas funções importantes, mas, melhor ainda é poder usufruir de grande parte delas sem gastar um centavo sequer.

Quer saber como? No artigo de hoje, selecionamos 8 ferramentas de SEO gratuitas e que ajudarão você a obter mais sucesso em suas estratégias de marketing digital. Confira nas próximas linhas!

1. Google Analytics

É uma ferramenta bem conhecida e muito usada. O Analytics é uma plataforma que produz relatórios completos de análise de tráfego e desempenho do seu site. Ele é capaz de monitorar diversas métricas que retratam sua performance, ajudam você a entender o comportamento dos visitantes e contribuem para melhorar suas ações de marketing digital. Entre elas, estão:

  • visitantes únicos no site;
  • tempo de permanência médio por página;
  • origem — tanto por plataforma quanto geograficamente — dos seus visitantes;
  • palavras-chave que mais geram tráfego;
  • taxa de conversão em campanhas do Google Adwords.
Google Keyword Planner é uma ferramenta de SEO gratuita
Utilize o Google Keyword Planner

2. Google Keyword Planner

Também conhecido como Planejador de Palavras-chave, essa ferramenta pode ajudar você a encontrar as melhores e mais competitivas palavras-chave para suas páginas.

Ao pesquisar por um tema ou palavra que tenha a ver com o conteúdo que pretende desenvolver, o Keyword Planner indica uma série de outros termos como ideias para você aplicar.

Essas indicações são feitas com base na média de pesquisas mensais e na competitividade da palavra-chave no ranking do Google Adwords. Os melhores termos são, geralmente, as que possuem menor concorrência e maior volume de buscas.

3. Google Trends

O Google Trends aponta o interesse sobre uma determinada palavra-chave ou categoria de temas durante um período temporal e em uma região específica. Ela é muito boa para identificar sazonalidades no Google e no YouTube e comparar o desempenho de diferentes palavras-chave sob os mesmos parâmetros de pesquisa.

Dessa maneira, você pode evitar, por exemplo, usar uma palavra-chave que não costuma ser tão procurada naquele mês ou ter uma ideia de tema a ser abordado para aproveitar um período de maior procura.

Google Search Console ferramenta de SEO gratuita
Conheça o Google Search Console, mais uma ferramenta de SEO gratuita

4. Google Search Console

Ele veio para substituir o antigo Webmasters Tools. Assim como o Analytics, o Google Search Console faz toda uma análise interna do seu site, indo pouco mais além. Nele, você pode dar os primeiros passos para a otimização do seu site e suas respectivas páginas no Google. A ferramenta aponta boas práticas a serem tomadas e detecta alguns erros que podem atrapalhar o ranqueamento do site.

5. Google PageSpeed Insights

Como a velocidade se tornou um dos principais critérios de SEO, nada melhor do que conferir como acelerar o carregamento de suas páginas.

Com o Google PageSpeed Insights, você insere a URL que quer analisar e verifica como a página é avaliada pelo Google. Essa avaliação é feita com base em uma escala de 1 a 100 e aponta quais elementos precisam ser corrigidos e quais devem ser mantidos para o site melhorar sua velocidade.

O GTmetrix executa um serviço parecido e pode fornecer alguns dados a mais. Ele também é gratuito, porém, totalmente em inglês.

Open Site Explorer
Conheça Open Site Explorer, uma ferramenta de SEO que não é do Google

6. Open Site Explorer

Open Site Explorer faz a análise de link building, que é o conceito que leva em conta a quantidade e a qualidade dos links externos que um site recebe. O Google considera um site relevante quando ele recebe mais links de outros sites relevantes, ou seja, temos aqui um dos fatores mais importantes de posicionamento nos motores de busca.

Voltando à ferramenta da Moz Pro, ela ajuda a identificar e analisar justamente os links que uma página ou domínio recebe. Além disso, também aponta o índice de autoridade do domínio — métrica de reputação — de um site e de autoridade da página

Essas funções são muito úteis para analisar a relevância do seu site, de seus concorrentes e das páginas que estão redirecionando links para você.

Serviço parecido é oferecido pelo Majestic SEO: a vantagem desse último é que possui uma versão em português. As duas opções oferecerem recursos parecidos e ambas dispõem de uma opção gratuita limitada.

7. Yoast SEO

Yoast SEO é um plugin para sites e blogs hospedados ou gerenciados no WordPress. É ótimo para aqueles que querem automatizar e simplificar alguns processos internos de SEO, como:

  • realizar redirecionamentos automáticos em páginas que tiveram sua URL alterada ou que não existem mais;
  • enviar sitemaps para os motores de busca;
  • configurar os títulos e descrições da página de forma otimizada para os buscadores;
  • identificar o quanto o texto está otimizado para a palavra-chave escolhida;
  • receber dicas para aprimorar o SEO da página.
O SEMrush versão gratuita e premium
O SEMrush oferece versão gratuita e premium

8. SEMrush

SEMrush entra na categoria das ferramentas completas. Isso porque pode gerar diversos e abrangentes relatórios sobre o SEO das páginas ou palavras-chave pesquisadas. Ele mostra, entre muitos outros dados:

  • o volume de tráfego orgânico;
  • o total de links externos;
  • as palavras-chave relacionadas;
  • os principais concorrentes;
  • os sites mais bem ranqueados por palavras-chave.

Todas as informações são obtidas gratuitamente, mas com uma certa limitação. Ainda assim, elas ajudam bastante a entender a sua performance e o desempenho de palavras-chave e de sites concorrentes.

O melhor de tudo é que o SEMrush também possui uma versão em português, diferentemente de um de seus principais concorrentes: o Moz Analytics, que, apesar de ser em inglês, possui funções bem parecidas.

Sem precisar sacrificar sua verba, as ferramentas de SEO listadas dão o suporte ou adiantam grande parte das tarefas de otimização que poderiam ser feitas manualmente. Isso ajuda não só a economizar dinheiro, como também tempo na melhoria de conteúdos e páginas do seu site, desde de seu desenvolvimento até seu monitoramento. Assim, suas estratégias de marketing digital são beneficiadas mais rapidamente e não demandam grandes orçamentos.

Para saber mais sobre ferramentas de SEO e dicas de marketing digital, cadastre-se em nossa newsletter. Então, você passará a receber tudo isso em seu e-mail gratuitamente.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers