Feed do Instagram e como influencia em suas vendas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sem dúvidas, o Instagram é a rede social do momento. Com a velocidade das mudanças no mundo e na tecnologia, quem empreende precisa estar sempre onde o consumidor está. E ainda, no momento em que ele está presente.

Por ser uma rede que se atualiza em uma velocidade avançada e também por ser extremamente visual, o Instagram nos ajuda a colocar em prática aquela máxima: “Quem não é visto não é lembrado”.

Portanto, para ser visto e lembrado pelos seus consumidores o melhor a fazer é ter um perfil do Instagram que mereça não só ser visto, mas revisitado e compartilhado, para aumentar o alcance de sua marca, de forma orgânica ou com baixo investimento.

O feed é a vitrine e porta de entrada de seus seguidores para o universo da sua marca, então ele tem que transparecer o que sua marca quer passar e informar, ele pode fazer isso através de imagens, cores, frases, enfim, coisas que estarão presentes na Bio do seu perfil (pessoal ou perfil comercial), e nas primeiras imagens.

Desse modo, todos os esforços para aumentar o alcance do seu Instagram são bem-vindos. Assim, uma das melhores formas de tornar o seu perfil atraente é por meio de um feed organizado.

Por que ter um feed organizado?

feed-instagram-organizado
Feed organizado do Instagram

Sabe aquela sensação boa de chegar em uma casa limpa e organizada?

Podemos associar essa sensação àquela que os seguidores têm quando visitam um perfil com um feed harmônico e bem planejado. Não há quem não se sinta impactado, pois um feed organizado transmite várias emoções a quem chega ao perfil.

Falar em emoções parece até uma besteira quando nosso foco é fazer negócios por meio da rede social. E é aí que a maioria se engana. Já está mais que comprovado que as vendas acontecem, principalmente, pelo emocional do cliente.

E o relacionamento dos seus futuros consumidores com sua marca tem tido início, cada vez mais, nas redes sociais, entre elas o Instagram. Afinal, é lá que eles buscam informações e novidades, além de inspiração para seu dia a dia.

Essas marcas, que se iniciam no ambiente digital, são conhecidas como Nativas Digitais, ou seja, elas surgem de um comportamento muito mais próximo e harmônico com seus usuários, leads e clientes, surgem no ambiente online.

Como a primeira impressão é a que fica, ter um perfil mais harmônico é uma forma de construir para sua empresa uma imagem que lembre:

  • Cuidado e atenção com o público;
  • Organização;
  • Planejamento;
  • Atualização;
  • Presença nas redes sociais; e muito mais.

Como organizar o seu feed do Instagram

como-organizar-feed-instagram
Como organizar feed instagram?

Agora que você já percebeu a vantagem de ter um feed organizado e harmônico no Instagram, veja algumas formas de torná-lo mais atraente.

Não estamos falando somente de postar fotos que combinem entre si, ou sobre um mesmo tema. Mas de contar uma história por meio de seus posts.

Isso é possível através de estratégias, planejamento antecipado de seu conteúdo e claro, o uso de alguns aplicativos e ferramentas para facilitar a sua vida.

Nas próximas linhas, vamos falar sobre cada um destes pontos. Desse modo você pode começar a construir um feed organizado a partir de agora mesmo. Ou pelo menos, a pensar nele com mais atenção, esse já é um grande primeiro passo.

Então vamos para as estratégias dentro do Instagram!

Estratégias para um feed organizado

estrategias-para-feed-instagram-organizado
Estratégia para um Feed Organizado

Primeiramente, é preciso saber qual o objetivo do seu perfil no instagram, o que você quer passar com ele e com seus posts, a partir disso definir a estratégia a seguir em suas publicações.

Por exemplo, um perfil comercial de uma empresa voltada para esportes, pode explorar emoções ligadas à velocidade e movimento.

Já uma empresa de viagens, pode explorar a mensagem de aventura, descanso ou a variedade de novas paisagens.

Do mesmo modo, uma empresa de desenvolvimento humano, em que o foco são pessoas, pode construir seu perfil com a identidade de pessoas felizes.

Chamaremos aqui essa definição de assunto da imagem, assim como os fotógrafos definem.

Utilize essa definição como uma forma de criar um estratégia de marketing para o seu perfil.

Existem várias formas de organizar essas mensagens no feed do Instagram por assunto.

As mais utilizadas são:

Posts em linha reta

Caracterizada por uma linha com três posts em sequência de um mesmo assunto, visual. Estes posts podem ser partes de uma mesma imagem ou ainda, três imagens com a mesma identidade visual.

Posts em formato de azulejo

Aqui, o assunto principal do tema se apresenta intercalado com posts de outro assunto ou tema – por exemplo, frases. O resultado visual é bastante impactante e a construção não exige muito trabalho adicional de designers.

Feed em colunas

Semelhante à linha, o formato em colunas permite que você poste uma imagem central de um mesmo assunto e duas imagens, com identidade visual diferente da primeira e que conversem entre si.

Feeds Mosaicos ou quebra-cabeças

Nesse tipo de organização, um tema ou motivo maior, composto de nove quadros ou mais, é postado no feed, de forma a compor um assunto único.

O grande cuidado a se ter nesse tipo de post é que, por mais bonito que o seu feed esteja, as imagens individuais também devem fazer sentido.

Afinal, não é todo seguidor que visita o seu feed. E ver partes de uma publicação passando aleatoriamente pelo feed não é lá uma experiência das mais agradáveis.

Feed com imagens na diagonal

Aqui, o assunto do post segue em uma diagonal dentro do feed. Desse modo, é bem fácil para o visitante identificar a intenção do autor, além de poder “prever” qual será o tema do próximo post.

Uma dica bacana para todos os tipos de apresentação no feed é que você poderá utilizar a identidade visual da empresa – cores e formas da logomarca – para criar combinações interessantes.

A importância de planejar o seu conteúdo

Não se engane: ter um feed organizado no Instagram, com posts combinando e que contam histórias exige dedicação e planejamento.

A melhor forma de fazer um planejamento de seus posts é por meio de um calendário de conteúdo consistente.

Não é necessário que os posts sejam feitos em sequência, mesmo posts de diagramas podem ser feitos isolados.

Mas, estabelecer em seu calendário de conteúdo os temas, cores e assuntos, além de cada data e horário que irá ao ar é fundamental para que nada saia do previsto e para você conseguir se destacar dentro da plataforma.

Em um feed organizado, um post “fora do lugar” vai causar uma péssima impressão.

Então, toda atenção é necessária na hora do planejamento.

Se for utilizar ferramentas de agendamento de posts, lembre-se de escolher um horário fixo e conferir sempre se correu tudo bem.

Dicas de Aplicativos para um feed organizado

Veja abaixo algumas dicas de aplicativos que tornam mais fácil organizar o seu feed no Instagram.

1 – UNUM

UNUM é um aplicativo gratuito que fornece uma prévia de seu feed no Instagram. Por meio da versão gratuita você consegue ter acesso e planejar até 15 posts na grade.

Além disso, o UNUM oferece lembretes para posts (uma mão na roda para quem gosta de postar manualmente) e métricas para o Instagram.

Tem uma versão paga com mais recursos, mas já atende muito bem em sua versão free.

O app encontra-se disponível tanto para IOS como para Android, nas respectivas lojas.

2 – PREVIEW

É um app gratuito que permite visualizar o feed e prever sua composição, assim como o app UNUM. No entanto, o app Preview fornece mais recursos, como repost de fotos, agendamento pelo app e filtro de hashtags.

Neste caso, o app tem mais recursos em sua versão paga.

3 – InShot

Este não é bem um app de organização para o feed, mas sim de edição de imagens em geral.

Com ele, é possível colocar bordas coloridas nas imagens, legendas e uma gama de recursos. Também tem dezenas de filtros, gratuitos ou pagos.

Fundos com padrões ou gradientes, além de imagem borrada, pode incluir  características muito interessantes às suas fotos e vídeos, deixando seu feed realmente único.

No entanto, ainda não é possível fazer uma prévia do seu perfil utilizando os seus recursos. Portanto, ele precisará ser utilizado em conjunto com os aplicativos citados.

Assim como o UNUM, sua versão free já permite fazer muitas publicações diferenciadas. O acesso a filtros especiais e adesivos pode ser comprado individualmente e em planos de assinatura mensal ou anual.

Inspirações para organizar o seu feed

Não é preciso sair do zero quando o assunto é organização de feed no Instagram.

Atualmente, existem milhares de perfis na rede e você pode visitá-los para ter ideias incríveis e organizar o seu feed.

Não se trata de copiar as estratégias e conteúdo do outro, mas buscar inspirações do que já funciona.

Ideias de design, de composição e de novos assuntos são sempre bem-vindas.

Deixo aqui alguns perfis que você pode usar como fonte de inspiração na hora de compor seu feed.

Pantone

feed-instagram-pantone
Feed Instagram Pantone

Pantone, a líder mundial em gerenciamento e criação de cores está sempre mantendo sua vitrine do Instagram com a cor da moda, definida por ela anualmente. Além disso, mostra composições com vários assuntos em uma mesma cor.

Já vou avisando, cuidado para não se perder! Esse é um perfil fácil de se passar horas visitando, o tempo passa e você nem percebe. Nele, você experimenta na prática o efeito de um perfil organizado e harmônico sobre o nosso cérebro.

Instagram

feed-instagram-aplicativo
Feed Instagram Aplicativo

Embora não opte por construções em linhas, a temática do Instagram são as cores.

Aqui, santo de casa faz milagre sim, e no perfil oficial da rede você vê na prática uma explosão de cores, com posts selecionados dentre os próprios usuários da rede.

Neon Pagamentos

feed-instagram-cartão-neon
Feed Instagram Neon Pagamentos

A empresa Neon é exemplo de quem usa uma estratégia de forte identificação com a marca. 

Por isso, em todos os posts – sem exceção – você vai encontrar a presença do “azul neon” em várias tonalidades da cor utilizada pela marca.

Segundo a psicologia das cores, azul é uma cor que transmite tranquilidade e segurança, muito apropriada para empresas financeiras.

Gostou desse artigo?

Você vai gostar ainda mais de saber como configurar o seu Instagram para fazer vendas para sua empresa.

Veja a seleção de artigos sobre Instagram que fizemos aqui no blog.

 

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers