Feed de Exploração: O que o novo Feed do Facebook tem a ver com os resultados do seu negócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Há alguns meses tem se falado sobre esse assunto e, depois de alguns testes, agora é oficial:  A última novidade do Facebook já está disponível para todos os usuários e pode ser acessada tanto em dispositivos móveis como no desktop.

Isso mesmo. A partir da semana passada, dia 17 de outubro, o Facebook resolveu liberar de vez para os seus mais de 2 bilhões de usuários um novo feed.

Mas, calma, o feed antigo continuará, apenas há um novo agora, que recebeu o nome de ‘Feed de Exploração’ ou ‘Explore Feed’ em inglês.

O recurso tem dado o que falar e já gerou polêmica nos últimos dias. E justamente por influenciar a vida de quem tem negócio e página por lá, resolvemos falar sobre o assunto por aqui.

Feed de Exploração: O que o novo Feed do Facebook tem a ver com os resultados do seu negócio
Feed de Exploração: O que o novo Feed do Facebook tem a ver com os resultados do seu negócio

Tá, mas o que é esse tal ‘Feed de Exploração’?

O ‘Feed de Exploração’ é um recurso a parte do feed usual que todos nós conhecemos e estamos habituados. Para representá-lo, o ícone escolhido foi um foguete. Não me pergunte o porquê hahaha

Basicamente, o ‘Feed de Exploração’ foi criado para que os usuários encontrem novos conteúdos além dos apresentados no nosso feed original, onde prevalece posts de nossos amigos e páginas que curtimos, por exemplo.

Feed de Exploração do Facebook
Feed de Exploração do Facebook

Assim, ao acessar esse feed você irá encontrar postagens de seu interesse, mas que dificilmente apareceriam no ‘feed comum’. Isso porque trata-se de conteúdos de páginas que ainda não foram seguidas por você.

Para fazer isso, o Face se baseia tanto na semelhança de páginas e conteúdos que você já segue e interage como também em postagens que estão ‘em alta’  entre o  seu círculo de amigos lá dentro.

Portanto, cada pessoa terá um ‘Feed de Exploração’ com conteúdos e sequência personalizados. Tudo, é claro, graças ao algoritmo da maior rede social do mundo.

E por que um novo feed?

Feed de Exploração: E por que um novo feed?
E por que um novo feed?

Bem, ao que parece o Facebook quer mesmo ficar cada vez mais assertivo para as pessoas, entregando aos usuários conteúdos relevantes para cada um em particular.

Com certeza o objetivo da primeira rede social de Mark Zuckerberg é fazer com que as pessoas passem ainda mais tempo navegando por lá.

“Nós ouvimos das pessoas que eles querem uma maneira fácil de explorar novos conteúdos com os quais ainda não estão conectados”. Disse um porta-voz do Facebook à TechCrunch.

Como faço para acessar o ‘Feed de Exploração’?

Como falamos antes, o ‘Feed de Exploração’ está disponível tanto em desktop como em dispositivos móveis.

Para acessá-lo no desktop basta visualizar a barra lateral esquerda na sua ‘Página Inicial’ do Facebook dentro da seção ‘Explorar’. Como você pode notar abaixo:

Como acessar ‘Feed de Exploração’ no Desktop

Já nos dispositivos móveis os caminhos são distintos de acordo com o seu Sistema Operacional. Se o seu dispositivo for iOS, bastará clicar no ícone do canto direito inferior da sua tela. E se caso for um Android, ao contrário, você irá clicar no canto direito superior.

Veja no exemplo abaixo como aparece no aplicativo do Facebook no iOS:

Como acessar o 'Feed de Exploração' no mobile iOS
Como acessar o ‘Feed de Exploração’ no mobile iOS

Repare no ícone de foguete e o nome ‘Feed de Exploração’. Basta clicar aí para acessar a nova funcionalidade.

Ah e caso prefira, acesse diretamente pelo link https://www.facebook.com/explore.

Ao clicar, você será direcionado para uma página com a imagem do tal foguete, com o título ‘Bem-vindo ao Feed de Exploração’ seguido pela mensagem ‘Publicações mais relevantes para você de todo o Facebook’ e, finalmente, os posts recomendados.

Olha na imagem a seguir como fica a página do novo feed no Desktop:

Feed de Exploração no desktop
Feed de Exploração no desktop

Abaixo veja como fica a página em um dispositivo móvel:

Feed de Exploração no smartphone (iOS)
Feed de Exploração no smartphone (iOS)

Interessante, não?

Mas é importante ter calma…

A ‘funcionalidade’ mal ficou disponível e já vemos pessoas com opiniões diferentes em relação aos conteúdos recomendados.

Tem quem ache que o Face acertou na relevância dos posts e tem quem ache que não. Faça você o teste aí no seu perfil e depois volte para contar para gente nos comentários a sua opinião sobre o novo feed.

Facebook afirma que o Feed de Exploração ainda está em fase de testes
Facebook afirma que o Feed de Exploração ainda está em fase de testes

Mas é importante ressaltar que o próprio Facebook afirmou que o recurso ainda está em fase de testes.

Então, vamos aguardar os próximos capítulos para ver o que acontece. Ao que tudo indica, os planos para o ‘Feed de Exploração’ não são pequenos.

Usando o recurso a seu favor

Se pensarmos que o ‘Feed de Exploração’ concentra posts de fontes semelhantes às que determinado usuário segue e curte, bem como seus amigos, essa pode ser a chance de você conseguir audiência nova de maneira orgânica.

Pense com a gente. É quase certo que a maioria do seu público esteja navegando no Facebook e, boa parte, pode curtir assuntos parecidos com os quais você fala.

Feed de Exploração: Usando o recurso a seu favor
Usando o recurso a seu favor

Então, caso o ‘Feed de Exploração’ realmente cumprir o que promete e se popularizar entre os usuários, essa pode ser a sua grande oportunidade de ‘aparecer’ para mais pessoas sem ser por anúncios.

Isso é muito interessante, ainda mais se você pensar que o Facebook limita cada vez mais o alcance orgânico das postagens, no geral.

Resta a você fazer a sua parte, inserindo na sua página conteúdos que chamem a atenção do seu público.  Você precisa se destacar para conseguir mais engajamento.

Logo, lembre-se de dar aquela atenção para tudo que for visual.  No Facebook, assim como na vida, uma imagem vale mais que mil palavras. 

Em suma, aposte em fotos, vídeos, memes e GIFs que tenham a ver com seu nicho de atuação.

E por que a polêmica envolvendo a novidade?

A polêmica envolvendo o ‘Feed de Exploração’ se deu nos últimos dias porque o Facebook estava realizando um teste bem diferente em seis países (Sri Lanka, Guatemala, Bolívia, Eslováquia, Sérvia e Camboja).

Esse teste consistia em retirar do ‘feed usual’ (o antigo, que estamos habituados) todos os conteúdos de páginas. Isto é, no ‘feed original’ apenas os posts dos amigos na rede social continuaram a ser exibidos.

Desse modo, os conteúdos de jornais, revistas e sites ficaram concentrados somente no ‘Feed de Exploração’. Assim, seria preciso que o usuário procurasse e clicasse no tal ícone do novo feed para acessar esse tipo de post.

O ‘feed principal’ mais enxuto, como era esperado, reduziu absurdamente as visualizações dos posts das páginas. Para se ter uma ideia do impacto, na Eslováquia a redução do alcance nos principais sites foi de mais de 60%.

Feed de Exploração: E por que a polêmica envolvendo a novidade?
E por que a polêmica envolvendo a novidade?

Se considerarmos que hoje em dia boa parte da audiência vem do Facebook, essa diminuição traz resultados diretos e negativos paras as empresas de maneira expressiva, certo?

Porém, a maior polêmica não se deu por isso especificamente e sim porque mediante pagamento os posts dessas empresas passariam a aparecer no ‘feed original’.

É. Mas pode ficar tranquilo, pelo menos por enquanto. Em nota, no dia 23 de outubro, o próprio Facebook explicou que os planos para o teste dependem do público:

“Ouviremos o que as pessoas dizem sobre a experiência para entender se é uma idéia que vale a pena seguir mais. “ – Conta Adam Mosseri, líder do projeto ‘News Feed’.

Além disso, ele disse que o objetivo do teste era entender se os usuários preferiam ter espaços separados na rede social:

Nós sempre ouvimos nossa comunidade sobre maneiras de melhorar o feed de notícias. As pessoas nos dizem que querem uma maneira mais fácil de ver posts de amigos e familiares. Estamos testando ter um espaço dedicado para que as pessoas continuem com seus amigos e familiares e outro espaço separado, com posts de páginas” –  Explica Mosseri

E, para finalizar o assunto, ainda respondeu à polêmica:

“Não há um plano atual para rolar isso além dos países de teste ou para cobrar páginas no Facebook para pagar por toda a sua distribuição no Feed de Notícias ou no Feed de Exploração. Infelizmente, alguns erroneamente fizeram essa interpretação – mas essa não era nossa intenção.”

Nós esperamos que continue não sendo essa a intenção, né? Hahaha

Enfim, o que nós temos a dizer sobre tudo isso

E aí, o que você achou dessa novidade da maior rede social do mundo? Conta pra gente nos comentários a sua opinião.

É como falamos antes, se o ‘Feed de Exploração’ entregar o que fala e os usuários realmente acessarem a função no seu dia a dia pode ser uma ótima chance das empresas alcançarem mais audiência.

Vamos torcer para que os planos do tio Mark continuem nessa direção. Ou que encontre meios que deixem todos felizes, pessoas e empresas.

Feed de Exploração: Nossa opinião
Nossa opinião

Portanto, o nosso conselho é o mesmo que aquele famoso Provérbio Português diz: “Não coloque todos os seus ovos em uma única cesta.” Mais do que isso, como o CVO do leadlovers, Diego Carmona, gosta de dizer: “Não construa a sua casa em terreno alugado”.

Por essa razão, você precisa ir além Facebook ou outra rede social. Conseguir leads é uma ótima maneira de conseguir esse feito.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o site do leadlovers clicando aqui, conheça mais sobre a nossa plataforma de Automação de Marketing Digital e converse no chat com um de nossos consultores.

Nós estamos aqui para te fazer conseguir os contatos de potenciais clientes para você se conectar com a sua audiência, dentro e fora das redes sociais. Leia novamente: Sua audiência, a que você conquistou e que não deve ser arriscada por mudança de planos alheios, seja do Zuckerberg ou de qualquer outra pessoa.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers