Facebook Ads: vale a pena investir?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já pensou na possibilidade de ter uma plataforma que pudesse entregar seus anúncios para as pessoas de acordo com seus interesses? E que tal anunciar para os consumidores ao redor do seu negócio? E de atingir somente o público com perfil parecido com o dos seus melhores clientes? Com o Facebook Ads você pode aproveitar esses recursos de segmentação, além de muitas outras vantagens.

Quem leva o seu negócio a sério e vê no Facebook um ambiente propício para conquistar novos clientes, precisa valorizar os seus investimentos.

O Facebook Ads é um passo muito importante para fazer seu dinheiro render nas redes sociais e trazer mais sucesso para os seus negócios.

Quer saber por quê? Vamos apresentar 5 motivos que mostrarão que vale a pena investir em Facebook Ads. Acompanhe!

Facebook Ads: vale a pena investir?
Facebook Ads: vale a pena investir?

1. Alcança as pessoas certas

Em um universo de 1.4 bilhão de usuários, sendo 900 milhões usando diariamente, provavelmente estão os seus futuros e atuais clientes. Contudo, não basta ter uma população imensa para quem mostrar seus anúncios e nem seria tão eficaz falar com tantas pessoas que podem não ter interesse em seus produtos ou serviços.

A solução para isso é uma boa segmentação, que, conforme destacamos no início deste post, é um dos grandes trunfos do Facebook Ads.

Ao usar essa ferramenta, você pode direcionar suas ações de acordo com os seguintes parâmetros:

Interesses

Você pode atingir as pessoas que curtem um determinado artista, torcem para um time em especial ou curtem alguns programas de TV específicos. O objetivo é atingir o público por suas afinidades, como música, esporte, culinária, cinema, games, política e muito mais.

Imagine a economia que você estaria fazendo ao direcionar um anúncio de camisas do Flamengo somente para torcedores do Flamengo. Com o Facebook Ads você pode!

Anuncie no Facebook Ads
Dados demográficos e Localização

Dados demográficos e Localização

Você também pode segmentar considerando os gêneros, relacionamentos, idades, estudos, profissões, idiomas, cidade, CEP, bairro, etc.

Comportamentos

Nessa categoria você pode segmentar, por exemplo, para quem viaja a trabalho ou por lazer, quem navega no Chrome ou no Firefox, quem tem propensão a adquirir bens de alto ou baixo valor e outras características relacionadas às afinidades do seu público-alvo.

Dispositivos de acesso

Direcione um anúncio para pessoas que usam celulares comuns, smartphones e/ou tablets. A segmentação pode ser ainda mais específica, como a escolha por quem acessa o Facebook em redes móveis ou Wi-Fi, por sistema operacional e até por marca do dispositivo.

Público personalizado no Facebook Ads
Defina o seu público personalizado no Facebook Ads

Públicos personalizados

Com esse recurso você tem a possibilidade de importar uma lista de e-mails, números de telefones e Ids de usuários do Facebook para o anúncio, além de poder instalar um pixel (código) da rede social no seu site, ou em páginas específicas, para exibir sua mensagem somente para as pessoas que visitaram essas páginas;

Públicos semelhantes

Nessa opção o objetivo é encontrar pessoas com comportamentos parecidos com o perfil da sua persona (cliente ideal).

2. Melhora a exposição das suas postagens

É comum que muitos projetos comecem com suas Fan Pages e façam postagens orgânicas esperando atrair novos clientes, mas a verdade é que apenas organicamente está difícil até para conseguir seguidores. Logo, mesmo que você tenha uma boa base de fãs, somente uma fração deles verá o seu conteúdo. Para isso, o Facebook Ads pode ser a solução.

Quem administra uma página já deve ter notado a opção “promover” — seja para uma publicação ou para a página. A ideia é pagar para que seu post seja visto por mais pessoas, mesmo as que não seguem sua página. Assim, você ganha em alcance e engajamento.

Essa prática não é necessária em todas as publicações e nem deve ser abandonada nem quando você conseguir 1 milhão de seguidores. Aproveite-se dessa tática para promover lançamentos, ofertas, descontos e outras postagens que levem a alguma conversão.

Redeução de investimento no Facebook Ads
Reduz os investimentos com divulgação

3. Reduz os investimentos com divulgação

Duas vantagens em relação aos gastos do Facebook Ads são os baixos valores e o controle sobre o orçamento.

A primeira é baseada no custo-benefício da plataforma. Em alguns casos, com um orçamento a partir de R$10 por dia você pode colocar seus anúncios no ar. No Facebook Ads você pode pagar pelo clique (CPC) ou a cada mil impressões do seu anúncio (CPM).

O segundo ponto tem a ver com o período em que sua campanha fica ativa e também em relação aos gastos. Já no início o tempo de veiculação pode ser predefinido ou ser interrompido no meio da campanha, de acordo com sua vontade. O orçamento também pode ser alterado, assim como as configurações do anúncio e o público-alvo.

4. Gera resultados em curto prazo

A razão para isso é simples: a partir do momento em que o anúncio é colocado no ar, o público já pode ser impactado, ou seja, os resultados já começam a aparecer. Claro que não é tão fácil assim, pois sua campanha precisa ser muito bem planejada, segmentada e investida.

Quanto mais direcionado for seu anúncio e mais investimentos forem feitos, maiores as chances do público tomar a ação desejada e contribuir para atingir seus objetivos.

Aliás, vale destacar os objetivos que o Facebook Ads oferece para os anunciantes. Entre eles estão: aumentar as conversões no site, enviar tráfego para o site, gerar leads, promover a páginas e outras opções.

O Facebook Ads mensura ações
O Facebook Ads permite a mensuração de todas as ações

5. Permite a mensuração de todas as ações

O mais interessante dos relatórios de anúncios do Facebook Ads é que ele diferencia os resultados pagos dos orgânicos. Outro detalhe é a quantidade de métricas para medir o sucesso de uma campanha.

Antes de listarmos os principais indicadores, vale lembrar que o modo de exibição desses relatórios é personalizável de acordo com as métricas mais importantes para a sua campanha, entre um intervalo de datas e com cada anúncio ou grupo de anúncios.

Agora vamos às métricas, entre elas estão: alcance, impressões, engajamento, finalizações de compra, ações no site, adições ao carrinho, detalhes de pagamento, taxa de cliques e custo por cliques.

Bônus: dicas para converter usando Facebook Ads

Se você acompanhou o artigo até aqui, já deve estar convencido das vantagens e oportunidades de negócios que podem surgir com o uso do Facebook Ads. Se ficou com vontade de começar a investir, separamos algumas dicas rápidas para você começar a ver os primeiros resultados com essa ferramenta. Veja a seguir:

Dicas bônus para Facebook Ads
Bônus: dicas para converter usando Facebook Ads

Não deixe os números te enganarem

Toda vez que você especifica um parâmetro ao segmentar seus anúncios, o Facebook tende a diminuir a estimativa de alcance da mensagem. Isso não é ruim, muito pelo contrário! Ao reduzir o público total, mais chance de somente as pessoas certas verem seu anúncio.

Mensure em tempo real

Você pode consultar os relatórios a qualquer momento e, com isso, alterar as configurações que venham a gerar mais resultados em sua campanha.

Use o Power Editor

Essa ferramenta permite ao usuário gerenciar uma grande quantidade de anúncios, podendo criar e acompanhar os resultados em um único lugar e numa plataforma intuitiva.

Teste a todo momento

Você só atingirá o ponto ideal se testar, pois somente na prática você saberá o que é bom para o seu público e para o seu negócio. Portanto, teste de tudo: campanhas diferentes, públicos diversos, chamadas para ação, imagens, etc.

Agora está mais fácil de perceber o quanto vale a pena investir no Facebook Ads. Segmentação, reconhecimento de marca, custo-benefício, resultados imediatos e mensuração/controle de todas as configurações de uma campanha. Um mix de características que passa segurança e liberdade sem doer no bolso de quem anuncia. E o mais importante: gera resultados reais!

Para você se inspirar mais um pouco, que tal dar uma olhada nos cases de sucesso de empresas que investiram no Facebook Ads? E você, está disposto a valorizar o seu negócio? Conte-nos o que achou dessa ferramenta. Participe nos comentários!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers