15 estratégias inteligentes para as marcas aproveitarem o Instagram

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já sabe que manter perfis de sua marca ou produto nas redes sociais é uma das estratégias inteligentes para gerar leads e, consequentemente, aumentar o número de potenciais clientes.

Dentre as diversas redes populares no Brasil, o Instagram tem se destacado muito, principalmente entre o público jovem. Com base na postagem e compartilhamento de imagens, essa rede já supera o uso do Facebook e do Twitter em diversos segmentos da sociedade, o que faz dele um mercado muito atraente para a captação de novos consumidores.

Para que você tenha ideia da abrangência da rede, no mundo, são mais de 600 milhões de usuários ativos e com um diferencial: o tempo gasto no Instagram é muito maior em comparação às outras plataformas. Afinal, postar fotos e imagens tem se tornado muito mais atrativo do que os famigerados “textões do Facebook”.

15 estratégias inteligentes para as marcas aproveitarem o Instagram
15 estratégias inteligentes para as marcas aproveitarem o Instagram

Para ajudar você e sua marca na conversão de clientes, preparamos 15 estratégias inteligentes para aproveitar o Instagram:

  1. Use as hashtags de forma adequada
  2. Integre o Instagram com outras redes
  3. Defina uma identidade visual
  4. Seja constante
  5. Considere os posts patrocinados
  6. Fuja da repetição
  7. Planeje a longo prazo
  8. Adote causas e projetos
  9. Desenvolva parcerias
  10. Direcione os posts para seu blog
  11. Promova sorteios
  12. Acompanhe os resultados
  13. Capriche no perfil
  14. Aproveite os recursos
  15. Explore o Instagram Stories

1. Use as hashtags de forma adequada

Estratégias inteligentes para Instagram: Use as hashtags de forma adequada
Use as hashtags de forma adequada

Uma hashtag é formada pelo símbolo do jogo da velha (#) e uma palavra-chave que defina uma situação, sensação ou desejo.

A hashtag pode também ser usada na definição de sua marca ou em algum benefício específico que ela traga, portanto, não deixe de usar esse recurso.

Além de facilitar a vida de quem procura pelo seu produto ou serviço, ela possibilita fazer um melhor planejamento de seu marketing digital

2. Integre o Instagram com outras redes

Estratégias inteligentes para Instagram: Integre o Instagram com outras redes
Integre o Instagram com outras redes

A lógica do Instagram é a de ver e ser visto e, para isso, é preciso conquistar um bom número de seguidores.

Uma das estratégias inteligentes para alcançar esse resultado é vincular seu perfil com suas contas de outras redes. Para isso, basta ir até o painel de opções do aplicativo e selecionar as demais redes que devem ser vinculadas.

Isso aumenta o número de seguidores, o primeiro passo para a geração de mais leads.

3. Defina uma identidade visual

Estratégias inteligentes para Instagram: Defina uma identidade visual
Defina uma identidade visual

O tráfego diário de postagens no Instagram é muito alto, e um bom percentual disso é postado no Brasil. Como há muitos perfis nessa rede e com muito conteúdo, é fundamental ter uma identidade visual quando se trata de uma marca ou um produto.

É preciso que cada postagem seja facilmente reconhecida por seus seguidores. Para conseguir isso, além da qualidade da foto ou imagem, é fundamental definir um padrão próprio, que se distinga dos demais.

Ousadias e experimentações também fazem a diferença na definição dessa identidade, então, seja criativo.

4. Seja constante

Estratégias inteligentes para Instagram: Seja constante
Seja constante

Planejar o número de postagens diárias é uma boa estratégia para gerar engajamento junto a seu público. Afinal, longos períodos de inatividade farão com que ele se desinteresse por sua marca ou produto.

Não tenha receio em fazer diversas postagens diárias, divididas nos períodos de pico, e não se esqueça de curtir e comentar as postagens que aparecem na timeline. Essa interação frequente e constante certamente trará excelentes resultados.

5. Considere os posts patrocinados

Estratégias inteligentes para Instagram: Considere os posts patrocinados
Considere os posts patrocinados

Se você não dispõe de muito tempo para se dedicar ao Instagram, uma das estratégias inteligentes a serem adotadas é o uso dos posts patrocinados.

Eles aumentam muito o poder de engajamento de sua campanha e devem ser pensados com a intenção de oferecer alguma vantagem para seu público. Eles também potencializam novos seguidores e servem para divulgar eventos específicos e promoções exclusivas.

6. Fuja da repetição

Fuja da repetição
Fuja da repetição

Já vimos aqui que para aumentar o número de leads via Instagram é necessário postar com frequência. Isso não significa, no entanto, que as postagens devem ser repetitivas, tanto na forma quanto no conteúdo.

O ideal é que cada postagem seja única, e que haja variação entre fotos, imagens relativas a sua marca ou produto, vídeos e outros formatos.

Os vídeos, por exemplo, tendem a gerar um tráfego maior do que as fotos e imagens por ser dinâmico e de fácil compreensão. Portanto, mais uma vez, use da criatividade para realizar um planejamento de postagens dinâmico e engajador.

7. Planeje a longo prazo

Estratégias inteligentes para Instagram: Planeje a longo prazo
Planeje a longo prazo

Para otimizar uma campanha de marketing digital, é fundamental planejamento.

Embora algumas ações sazonais sejam frutíferas, é preciso ter um planejamento editorial de médio e longo prazo, principalmente se seu produto ou serviço precisa ter destaque em épocas importantes, como o Natal e outras datas específicas.

Isso permitirá a produção de conteúdo relevante e direcionado para períodos especiais, sem atropelos e improvisos de última hora.

8. Adote causas e projetos

Dentre as estratégias inteligentes que estamos listando, uma das mais eficazes é a adoção e o engajamento em causas e projetos relevantes dentro de seu nicho de mercado.

Causas sociais, campanhas de arrecadação e tantas outras iniciativas devem ser apoiadas por sua marca ou produto, já que além de demonstrar preocupação social, ambiental ou de outra natureza, essa prática incentiva a melhoria da qualidade de vida no planeta, o que faz toda a diferença

9. Desenvolva parcerias

Estratégias inteligentes para Instagram: Desenvolva parcerias
Desenvolva parcerias

Na esteira da estratégia anterior, o vínculo com outras empresas ou produtos é muito saudável nas redes sociais como o Instagram.

Estabelecer parcerias comerciais e de negócios podem oferecer vantagens, descontos e facilitar promoções conjuntas, além de engajar o público das duas marcas.

Conhecida como B2B, essa relação é cada vez mais comum e bem vista, mesmo em setores e nichos inicialmente concorrentes.

10. Direcione os posts para seu blog

Estratégias inteligentes para Instagram: Direcione os posts para seu blog
Direcione os posts para seu blog

Uma das estratégias inteligentes na geração de leads preconiza a interação entre diversas plataformas e, no Instagram, isso é possível com o uso do recurso “leia mais” agregado à postagem.

A partir de uma imagem e de um texto inicial chamativo, é possível conduzir o usuário para seu blog, que como você já sabe, é um ambiente perfeito para a captação de novos clientes.

Portanto, promova sazonalmente essa interação e não se esqueça de ofertar benefícios e recompensas para quem chega ao blog por meio do Instagram.

11. Promova sorteios

Estratégias inteligentes para Instagram: Promova sorteios
Promova sorteios

A entrega de brindes e de benefícios é utilizada há muito tempo em vários meios de comunicação, e no meio digital, isso não é diferente.

Pelo Instagram, é possível engajar o público com ações específicas no aplicativo ou ainda fazendo a interação com o Facebook e o uso de determinada hashtag relevante.

Ações como essa impulsionam a marca ou produto e ajudam a agregar valor aos seguidores, que ficarão sempre atentos às novas promoções, lançamentos e sorteios.

12. Acompanhe os resultados

Estratégias inteligentes para Instagram: Acompanhe os resultados
Acompanhe os resultados

Planejar, seguir as diretrizes e observar as estratégias inteligentes de divulgação no Instagram se torna praticamente infrutífero se você não acompanhar, mensurar e avaliar os resultados.

Somente com esses recursos você deixará de intuir e terá certeza de que suas campanhas de marketing digital no Instagram estão sendo eficientes e trazem resultados. Portanto, não negligencie esse acompanhamento.

13. Capriche no perfil

Estratégias inteligentes para Instagram: Capriche no perfil
Capriche no perfil

Alguns usuários do Instagram, e de outras redes sociais, acabam deixando de lado o completo preenchimento de seu perfil. Muitos deixam para depois e acabam esquecendo ou não completando as informações.

Quando se trata de adotar estratégias inteligentes de divulgação, esse é um erro primário, já que com o perfil completo, informações importantes como site, blog, links e perfis de outras redes completam não só as formas de acesso à conteúdos diferentes, mas também promovem a integração entre as diversas plataformas, um dos pilares básicos de uma campanha de sucesso.

14. Aproveite os recursos

Estratégias inteligentes para Instagram: Aproveite os recursos
Aproveite os recursos

Essencialmente jovem e despojado, o Instagram oferece recursos de aplicativos satélites, como o Boomerang e o Layout, que têm como função tornar as postagens mais dinâmicas e divertidas.

Esses recursos são bem interessantes para a geração e a variação dos conteúdos, o que pode gerar mais engajamento e ajudar na afirmação da identidade visual de sua marca.

15. Explore o Instagram Stories

Estratégias inteligentes para Instagram: Explore o Instagram Stories
Explore o Instagram Stories

Copiado do Snapchat, o Instagram Stories permite a postagem de vídeos ou imagens que tenham duração definida.

Esse recurso é muito útil para promoções relâmpago, ações pontuais e cupons de desconto, por exemplo. Seu uso traz mais informalidade e dinâmica ao perfil de sua marca ou empresa e pode aumentar consideravelmente o engajamento de seu público.

Analise e reveja sua estratégia sempre que necessário

Estratégias inteligentes para Instagram: Analise e reveja a sua estratégia sempre que necessário
Analise e reveja a sua estratégia sempre que necessário

Vimos aqui 15 dicas para melhorar a performance de sua conta no Instagram com o objetivo de gerar leads e engajar seu público. Elas são adaptáveis a todos os nichos e segmentos, e servem como parâmetro para que você estabeleça um planejamento adequado e eficiente.

De toda forma, você conhece bem seu ramo e seu negócio, e sabe que usar redes sociais como o Instagram é essencial e imperativo. Portanto, comece hoje mesmo a aplicar essas estratégias inteligentes e, em algum tempo, você poderá mensurar os resultados e fazer as adequações necessárias para seu tipo de negócios e suas personas específicas.

Lembre-se que conhecimento é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento, e embora uma campanha de marketing digital demande diversas ações, é sempre importante agregar informação que, depois de filtrada e apreendida, deve ser colocada em prática.

Se você ficou curioso sobre esse assunto vital e quer saber mais, não deixe de conferir nossas dicas para vender pelo Instagram. Até a próxima!

[table id=10 /]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers