7 estratégias de marketing digital para iniciantes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O marketing online, também chamado de marketing na Internet ou publicidade online, é qualquer ferramenta, estratégia ou método que leve o nome da empresa para o público. Os anúncios podem assumir muitas formas diferentes e algumas táticas se concentram em mensagens sutis, em vez de anúncios claros. Há muitas estratégias de marketing digital para iniciantes.

Com a estratégia certa o engajamento será muito maior

O que é marketing digital?

Por exemplo, os meios de publicidade que podem ser usados ​​como parte da estratégia de marketing digital de uma empresa incluem, entre outros, esforços promocionais feitos via web: mídias sociais, telefones celulares e outdoors eletrônicos, bem como por meio de canais digitais e de televisão e rádio.

A estratégia de uma organização precisa combinar todas as suas metas de marketing em um plano abrangente. Uma boa estratégia de marketing deve ser baseada na pesquisa de mercado e se concentrar no mix de produtos certo, a fim de alcançar o máximo potencial de lucro e sustentar o negócio.

O amplo escopo do marketing digital inclui e-mail marketing, gerenciamento eletrônico de relacionamento com o cliente e qualquer atividade promocional que seja feita via mídia digital.

Estratégias de marketing digital para iniciantes

O marketing online move-se à velocidade da luz. Para não ficar para trás, você precisa de uma base sólida para pensar criticamente, agir de forma independente e ser incansavelmente criativo.

É preciso inovação para atrair o público. Veja agora as principais estratégias de marketing digital dessa ferramenta para os iniciantes!

Idéias criativas e diferenciadas atraem mais atenção

Foque no público-alvo

Seus clientes, leads e parceiros são a força vital de seu negócio. Você precisa construir sua estratégia de marketing em torno deles. A etapa nº1 do marketing é entender o que seus clientes querem, o que pode ser um desafio quando você está lidando com uma audiência tão diversificada.

Você pode escrever posts, gastar em anúncios pay-per-click, enviar boletins e tweet. Mas, qual é o seu público? Quais opções de segmentação e imagens você deve escolher para seus anúncios no Facebook? Você deve desenvolver suas postagens em blog, ou deve terceirizar a escrita para ghostwriters? Como escolher as manchetes corretas para o assunto do e-mail?

Toda estratégia de marketing deve começar com sua base de clientes. Quem são as pessoas que usam o seu produto? O que esses indivíduos valorizam, o que eles sentem, que produtos eles estão usando atualmente, e o que será necessário para atraí-los?

Antes de ir para uma estratégia de marketing online, tenha uma conversa com seus clientes.

  • Como eles descobriram seu produto ou serviço? Qual foi o processo que os transformou de leads interessados ​​em clientes? O que seus clientes valorizam ou se preocupam?

O marketing digital é sobre relações humanas e pode ser feito por intermédio de qualquer meio online ou off-line. No fim do dia, seus clientes provavelmente não se lembrarão se encontraram sua empresa por meio de um clique em um anúncio do Facebook ou de uma referência de um amigo.

 

 

Tenha e foque em seu público alvo

Definição dos objetivos

O marketing digital é estratégico. Para ter sucesso, você precisa de metas altamente focadas. Você precisa de um framework para uma estrutura escalável e replicável. Não importa se você é um iniciante, pois este fato sempre será verdade. Se você correr sem direção, vai acabar desperdiçando dois dos ativos mais valiosos da sua empresa: tempo e dinheiro. Etapa # 1 de marketing online bem-sucedido é uma compreensão das necessidades exatas da sua empresa e dos objetivos. Você precisa de autodisciplina implacável. E foco.

Desenvolva a história da sua marca

Quando as pessoas gastam dinheiro, elas estão pensando com os lados racional e emocional do cérebro. As estruturas de marketing mais eficazes apelam para ambos. E o storytelling é uma das ferramentas mais poderosas que sua empresa pode utilizar para construir conexões com clientes.

Contar histórias é uma técnica poderosa para estreitar relacionamentos. É um conceito antigo que reúne as pessoas e as mantêm engajadas.

Boas histórias dão grandes vozes para pequenos empreendimentos. É por isso que é essencial que as empresas invistam algum tempo para desenvolver plenamente suas abordagens para contar histórias.

Boa escrita e estratégia de conteúdo tornam os produtos, e a comercialização deles, muito melhores. Quando fazemos bem nossos trabalhos, o que lançamos são mais fáceis e mais divertidos de usar. Isso pode impactar positivamente os leads, e você obter engajamento e sentimento  com a marca.

Storytelling da marca é:

  • A razão pela qual sua empresa veio a ser o que é.
  • O que motiva a sua equipe a acordar e ir trabalhar todos os dias.
  • Como seu produto foi desenvolvido.
  • Que tipos de clientes acham valioso trabalhar com sua marca e por quê.
  • Uma visão transparente das pessoas por trás da empresa.
  • Uma ferramenta de construção de relacionamento.
  • Mais sutil do que você imagina.
  • Um conceito que sublinha toda a sua presença na web.
  • Algo que toda a sua equipe, em níveis organizacionais, abraça.
  • Direta.
Storytelling ajuda no engajamento de sua lista, além de criar mais empatia com o usuário

Observar o tráfego

Você precisa pensar ativamente sobre o que está fazendo para trazer novos visitantes ao seu site. É necessário construir sua estratégia de aquisição de tráfego. De publicidade paga ao marketing de conteúdo, você tem uma gama de opções.

Aproveite a sua estratégia de aumento de tráfego para se conectar com o público certo – as pessoas que são mais suscetíveis de se tornarem clientes.

Se você é novo no marketing online, provavelmente lerá muito sobre blogs, publicidade  paga e marketing de mídia social. A aquisição de tráfego é muito mais do que a sua estratégia SEM – Marketing de Mecanismo de Busca, em português – no Google AdWords. É a estratégia de marketing mais importante para alcançar o seu público-alvo.

Os profissionais de marketing digital frequentemente agrupam seu tráfego na web em partes distintas – o tráfego que se converte em vendas versus o que não. Tráfego que converte no longo prazo e o que converte via resposta direta. Bom tráfego. Tráfego direcionado. O que significa tudo isso?

Um tráfego é mais valioso para sua empresa do que outros, mas esta distinção será sempre subjetiva e depende das necessidades únicas que você tem.  É preciso entender seus objetivos de marketing para determinar qual tráfego da web é adequado para a sua empresa.

Isso significa dar um passo atrás e entender suas metas de aquisição de clientes.

Quem você espera alcançar?

Responda essa pergunta primeiro. O próximo passo é se aventurar para descobrir onde essas pessoas estão online. Você pode decidir que a maneira mais direta e eficiente para alcançar seu público-alvo é através do Facebook. Ou LinkedIn. Ou compartilhando seus posts com um público maior.

Existem vários drivers de tráfego no marketing online. Estes incluem os seguintes canais:

  • Relações públicas: crie relacionamentos com jornalistas para ganhar visibilidade nos canais de mídia. Conecte-se com os principais blogs da sua indústria para contribuir com conteúdo e liderança de pensamento em nome de sua marca.
  • Search Engine Optimization (SEO): desenvolver uma estratégia para melhorar a visibilidade do seu site nos motores de busca. Quando os potenciais clientes estão procurando por informações online, sua empresa deve ser a primeira a responder as perguntas deles;
  • Mídia social: desenvolver uma presença em redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn. Concentre-se nas redes que melhor posicionam sua organização para atingir o público-alvo;
  • Blogging: partilhe a liderança de pensamento e experiência em sua indústria. Seu blog da empresa pode ajudá-lo a se tornar um recurso confiável para seus clientes e leads.
  • Vídeo Marketing: crie vídeos atraentes para ajudar a explicar seus produtos e contar a história por trás de sua marca. Vídeos de marca também podem gerar valor de entretenimento.
Observe seu tráfego e defina aonde investir mais

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é mais do que apenas blogging. Quando produzido corretamente, o conteúdo, incluindo artigos, webinários e vídeos, pode ser uma poderosa estratégia de marketing digital e de crescimento para o seu negócio. Concentre-se em construir confiança e produzir qualidade surpreendente. E acima de tudo, certifique-se de que está utilizando as métricas corretas. Crie conteúdo para gerar ROI. Meça os resultados certos.

O marketing de conteúdo é exatamente o que parece: é o processo de envolver e crescer a sua base de clientes por intermédio de conteúdo de alta qualidade.

  • O marketing de conteúdo é um investimento;
  • É parte de uma estrutura de marketing maior;
  • Requer uma visão estratégica;
  • Ele segmenta os usuários em todo o funil de conversão;
  • Ele deve ser responsabilizado por um conjunto padrão de métricas de sucesso.

O marketing de conteúdo não é mídia social, trabalho de um estagiário ou limitado a um blog da empresa. Como qualquer outra prática de marketing, requer compromisso com sistemas e padrões.

O marketing de conteúdo é mais do que apenas a criação e distribuição de conteúdo. É uma ferramenta que, quando executada corretamente, posiciona sua marca como um influenciador.

Comece contando histórias em torno dos conceitos que seus clientes mais valorizam.

Com o marketing de conteúdo, você absolutamente não pode e não deve vender em primeira instância. Em vez de lançar os seus serviços de imediato, concentre-se na conscientização sobre sua marca e liderança de pensamento em sua área de especialização. Pense sobre os leads em movimento no funil de conversão. As vendas vão acontecer como um subproduto natural deste relacionamento que você está construindo com seus clientes e prospects.

Criação de conteúdo de qualidade é um dos principais meios de se gerar um bom engajamento

 

Faça e-mail marketing

E-mail marketing tem um histórico ruim. Por quê? Porque na maioria dos casos, é spam. Quando executado corretamente, o marketing por e-mail pode ser incrivelmente poderoso. O truque é priorizar a conexão humano-humano acima da venda. Automatização com equilíbrio e com um toque pessoal. Ele pode ser uma das melhores estratégias de marketing digital que existe!

Os clientes têm mais ferramentas do que nunca para filtrar mensagens indesejadas nas caixas de entrada prioritárias. Suas estatísticas de entrega podem ser fortes, mas seus e-mails estão sendo ignorados por motivos fora do seu controle.

Você precisa criar uma conexão com seu público-alvo antes de começar a enviar e-mails. Implementar um processo de opt-in –  uma série de etapas que os assinantes podem seguir para revelar que estão recebendo seus e-mails. Talvez inclua um brinde, um pedaço de conteúdo, ou promoção/negócio que eles receberão em troca. Não basta bombardear seus clientes com e-mails. Certifique-se de que os próprios e-mails estejam configurados (e dispostos) para ler o que você tem a dizer.

O e-mail não deve ser um canal de marketing autônomo. Certifique-se de que está integrado em todas as suas campanhas de marketing. Se você lançar um blog, por exemplo, procure construir simultaneamente a sua lista de e-mail. Toda vez que você publicar uma nova postagem no blog, notifique seus assinantes por e-mail. Essa cadeia de eventos manterá o público voltando ao seu site.

Não se esqueça do SEO

Sempre configure o SEO para ajudar na encontrabilidade de seus conteúdos

SEO é a prática de melhorar e promover um site, a fim de aumentar o número de visitantes do site. Às vezes, SEO é simplesmente uma questão de certificar-se que seu site está estruturado de uma forma que os motores de busca entendem. SEO é, talvez, uma das estratégias de marketing digital mais influentes para o seu negócio.

Os motores de busca estão constantemente monitorando seu site para dicas de experiência do usuário chave. Tanto quanto seu website, marketing, produtos e serviços necessitam suportar uma experiência forte do usuário, você necessita certificar-se de que suas ferramentas traduzem em uma língua que os motores de busca possam compreender inteiramente.

Os motores de busca são projetados para conectar pessoas com informações valiosas – imediatamente, quando elas querem. Qualidade e relevância são cruciais aqui, e o objetivo do Google é garantir que os melhores sites possíveis são os que saem por cima. É por isso que continuamos voltando a plataformas como o Google, porque nós confiamos nele.

Com essas estratégias de marketing digital para iniciantes, todo o processo fica mais claro e organizado. Lembrando sempre da importância de realizar um planejamento eficiente e consciente de todas as campanhas, principalmente online. Percebe-se que todas as estratégias descritas são interligadas, são complementares, e que podem resultar em uma conversão muito positiva e rápida.

Logo, o profissional de marketing e sua equipe precisam estar sintonizados para agregar valor à empresa e também ao público-alvo com conteúdo atraente, e-mail marketing inteligente, além dos usos de palavras-chave para melhorar o posicionamento do site nos motores de busca. Dessa forma, fica tudo mais fácil e desafiador ao mesmo tempo!

Então, o que você achou das estratégias de marketing digital para iniciantes? Comente a seguir!

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers