7 estratégias de conteúdo super interessantes que você está deixando de lado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com forte expansão ao redor de todo o mundo e também no Brasil, os empreendimentos digitais já respondem por um mercado bilionário. São muitos os exemplos de pessoas que vêm conseguindo grande rentabilidade trabalhando pela internet.

Entretanto, na mesma proporção e diariamente, pessoas ingressam nesse mercado e acabam se frustrando com os resultados.

Mas você sabe o que diferencia os casos de sucesso e os de fracasso?

As estratégias de conteúdo!

Mais do que oferecer um produto pela internet, seja ele qual for, o empreendedor precisa entender de uma vez por todas que, para alcançar resultados expressivos, é preciso planejamento e ação, dedicação e disciplina.

7 estratégias de conteúdo super interessantes que você está deixando de lado
7 estratégias de conteúdo super interessantes que você está deixando de lado

Por que as estratégias de conteúdo são tão importantes?

Todo empreendedor digital sabe que seu produto sofre uma enorme concorrência, já que a grande marca desse mercado é a diversidade de ofertas. Basta navegar por sites, portais ou redes sociais para perceber que, diariamente, novos produtos se destacam.

Na outra ponta do negócio, onde estão os clientes, esse quadro é ainda mais acirrado, já que eles são bombardeados com “propostas imperdíveis” e “lançamentos do ano” a cada instante.

Por que as estratégias de conteúdo são tão importantes?
Por que as estratégias de conteúdo são tão importantes?

Então, para se destacar nesse oceano de produtos, é fundamental lançar mão de estratégias de conteúdo corretas e efetivas.

Gerar leads é realmente fundamental, pois cada e-mail cadastrado é um cliente em potencial, que já se sentiu atraído por seu produto e que já faz parte de seu funil de vendas. Mas para conseguir a atenção desse público, é preciso gerar valor, oferecer conteúdo e, assim, cativar sua  audiência.

Veja, agora, algumas estratégias de conteúdo muito interessantes que você pode estar deixando de lado.

1 – Postagens de vídeos no YouTube

Dentre as estratégias de conteúdo mais eficientes, essa se destaca por alguns motivos. O primeiro deles é o fato desse portal de streaming ser muito utilizado pela maioria dos usuários da internet.

É possível assistir vídeos sobre qualquer assunto, em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, desde que você tenha acesso à rede.

Estratégias de conteúdo: Postagens de vídeos no YouTube
Postagens de vídeos no YouTube

Então, para divulgar seu produto, o uso dos vídeos no YouTube é fundamental, já que pode trazer algumas vantagens como:

  • Personaliza o empreendedor, pois o vídeo apresenta a pessoa por trás do produto;
  • Possibilita o uso de linguagem mais coloquial, o que aproxima o cliente do produtor;
  • Faz com que a explicação seja clara e objetiva;
  • É facilmente compartilhável, o que gera tráfego com mais facilidade;
  • Agrega valor ao produto.

É importante ressaltar que os vídeos criados não devem se ater exclusivamente ao produto, mas sim, falar de assuntos correlatos aos benefícios e dores que serão atendidas.

Essa é uma das estratégias de conteúdo mais utilizadas pelos empreendedores de sucesso, pois fideliza o potencial cliente ao canal do YouTube, sem oferecer explicitamente o produto em questão.

2 – Blog

Ao montar um site de um produto digital, muitos empreendedores acabam negligenciando o blog por imaginarem que ele não é tão importante. Isso é um grande engano já que, manter um blog atualizado e com conteúdo de excelência é uma ótima estratégias de conteúdo.

Estratégias de conteúdo: Blog
Blog

Além de prestar informações úteis ao potencial cliente, o conteúdo do blog, com as técnicas corretas de SEO, é mais facilmente ranqueado pelos mecanismos de busca. Isso porque ele compartilha com o público em geral uma expertise ou conhecimento específico, e essa troca é a função primordial dos buscadores.

Portanto, criar e postar conteúdo relevante é fundamental para a captação de clientes.

3 – Criação de cursos online  

Outra estratégia de conteúdo interessante, principalmente para quem tem um curso online, é a criação de um curso menor, que pode ser oferecidos gratuitamente, como um free trial, para que as pessoas conheçam seu produto.

Estratégias de conteúdo: Criação de cursos online
Criação de cursos online

Ao criar um curso rápido e que agregue conhecimento para seu público, você demonstrará, na prática, que se importa mesmo com a propagação daquele conteúdo e não apenas em vendê-lo.

Oferecer algo a mais ou parte do conteúdo sem nenhum custo aproxima o público, gera empatia e resulta em um número maior de conversões.

4 – Podcasts e infográficos

Esses dois itens, muitas vezes, acabam ficando de fora das estratégias de conteúdo. Mas assim como as outras dicas já mostradas aqui, eles não devem ser negligenciados, pois apresentam um alto índice de conversão.

Estratégias de conteúdo: Podcasts e infográficos
Podcasts e infográficos

Os infográficos se caracterizam pela objetividade, mostrando dados de forma clara e precisa, o que possui alto grau de convencimento.

Os podcasts, por sua vez, transmitem o conteúdo através do áudio e podem ser ouvidos em qualquer lugar, como no trânsito, durante uma caminhada ou corrida pelo parque no fim da tarde. Eles são muito práticos e se configuram em uma excelente ferramenta de transmissão de conteúdo.

5 – E-books

Criar um e-book e disponibilizá-lo como recompensa para seus potenciais clientes é também uma das estratégias de conteúdo mais eficientes. Isso porque, com essa ação, você estará resolvendo um problema de seu público-alvo sem exigir nada em troca.

O e-book também demonstra na prática seu conhecimento sobre o assunto, e é algo que, depois de baixado, pertence a seu cliente.

Estratégias de conteúdo: E-books
E-books

Essa sensação de posse faz toda a diferença na relação entre você e seus clientes, pois a torna mais pessoal e intransferível.

Vale lembrar que o e-book deve aliar o conteúdo de excelência com uma aparência agradável. Portanto, não esqueça das imagens inspiradoras e da formatação correta desse material, para que sua leitura seja facilitada e agradável.

6 – Envio de newsletters

Uma das mais antigas estratégias de conteúdo é o envio de newsletters, e embora seja já bem conhecida, ela voltou a ganhar força e relevância no processo de aproximação com os clientes.

Diante do bombardeio de informações e novidades, é natural que o público não consiga acompanhar cada novidade sobre seu empreendimento. É aí que a newsletter cumpre esse papel.

Estratégias de conteúdo: Envio de newsletters
Envio de newsletters

A mensagem que chega diretamente na caixa de entrada do cliente marca a presença de sua marca ou produto, e demonstra que o empreendedor se importa em manter seus clientes bem informados.

Portanto, o envio de newsletters frequentes e que agreguem conteúdo é também uma excelente estratégia de marketing, tanto para produtos físicos quanto digitais.

7 – Utilização de recursos e ferramentas das redes sociais

É inegável a importância das redes sociais como uma das principais estratégias de conteúdo atualmente. Principalmente porque a maior parte da população passa muitos momentos do dia conectada a elas.

Entretanto, as postagens devem ser feitas também com planejamento, para não se tornarem excessivas e cansativas.

Um dos recursos e ferramentas mais eficazes atualmente é o uso do Instagram como meio de divulgação dos produtos. E para potencializar seu poder de conversão, o uso da opção “ver mais”, no stories, é cada vez mais efetivo.

Estratégias de conteúdo: Utilização de recursos e ferramentas das redes sociais
Utilização de recursos e ferramentas das redes sociais

Utilizando esse recurso, o cliente terá sua atenção chamada por uma imagem, mas poderá ser direcionado a um texto de seu blog, por exemplo, que complementa e enriquece a informação inicial, ou até mesmo para sua página de vendas.

Uma visita ao blog possibilita que o cliente tenha acesso a todo o conteúdo lá disponível e que, como usuário do Instagram, ele provavelmente sequer sabia que existia. Já o envio do usuário para sua página de vendas pode fazer com que ele efetue uma compra naquele momento.

Planejamento e coordenação das estratégias de conteúdo

Depois de chegar até aqui, você deve estar imaginando que levará muito tempo para criar todo esse conteúdo e que o trabalho pela frente é árduo e exaustivo. De certa forma, você tem razão, já que a demanda de trabalho é grande e exige planejamento e coordenação.

Por outro lado, é importante que você saiba que é exatamente isso que fazem seus concorrentes e que talvez, por isso mesmo, eles estejam obtendo mais sucesso que você no seu empreendimento.

Estratégias de conteúdo: Planejamento e coordenação das estratégias de conteúdo
Planejamento e coordenação das estratégias de conteúdo

O primeiro passo para a correção da rota é planejar as estratégias de conteúdo que você conheceu ou relembrou aqui.

Organize quais serão suas frentes de trabalho, e quais ações serão colocadas em prática primeiro. Algumas demandam mais tempo e maior dedicação, enquanto outras podem ser executadas em um prazo mais curto.

O fundamental é não perder mais tempo e começar a implementar ou melhorar suas estratégias de conteúdo, já que elas são vitais para a conversão dos clientes.

Busque sempre mais conhecimento

A jornada em busca de mais clientes e do sucesso em seu empreendimento é desafiadora e fascinante. Afinal, você tem a possibilidade de atingir o público de qualquer parte do mundo, literalmente.

Não existem limites para um produto digital, e a possibilidade de fazer negócios e colaborar positivamente na vida das pessoas em qualquer lugar deve ser o grande fator motivador de cada ação de divulgação de sua marca.

Estratégias de conteúdo: Busque sempre mais conhecimento
Busque sempre mais conhecimento

Esse desafio é instigante e recompensador e, para alcançar resultados significativos, além de sua expertise e experiência, é preciso lançar mão de todos os recursos e colocar nas tarefas toda sua energia.

Conhecer estratégias de conteúdo e buscar o aperfeiçoamento constante certamente farão toda a diferença nessa caminhada.

Assim como você atualiza seus clientes quanto às novidades sobre seus produtos, é fundamental que você também esteja sempre atualizado. Então, aproveite também para ler nosso post com 11 estratégias de marketing que te ajudarão a atrair novos clientes.

 

[table id=10 /]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers