Estratégia de Marketing Digital: 6 dicas para Aumentar suas Vendas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que é estratégia de marketing digital?

Eu imagino que você já deve ter ouvido falar bastante sobre estratégia de marketing, mas o que de fato tem feito para aumentar as suas vendas?

Sabemos que o marketing é indispensável para o crescimento e reconhecimento da sua marca e produtos.

Se feito corretamente ele vai ajudar a aumentar as vendas da sua empresa de forma efetiva e sustentável.

Quando falamos em estratégias, lembramos que ela nunca deve ser feita de qualquer maneira, ela tem que ser pensada e alinhada ao objetivo que deseja atingir.

Lembramos que antes de definir qual será a estratégia utilizada pela sua empresa, analise bastante suas opções e qual delas poderá se adaptar melhor a sua realidade.

Neste conteúdo vou passar 6 estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas.

Confira!

1- Defina a persona para sua estratégia de marketing digital

Defina a persona para sua estratégia de marketing digital
Defina a persona para sua estratégia de marketing digital

Persona é o conjunto das características do cliente ideal que sua empresa atende.

A criação de uma persona tem como objetivo fazer um melhor planejamento para chegar até este cliente, quanto mais você conhece a sua persona, maiores são as chances da sua estratégia de marketing digital dar resultados.

Para montar essa persona você deve se basear nas características reais de um cliente que já possui.

Geralmente são usadas o máximo de informações para que essa persona fique o mais detalhada possível, ela é montada como uma história com dados pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Algo que você deve fazer é dar nome à persona, adicionando foto, desejos, coisas que façam com que esses perfis sejam vistos como uma pessoa real.

Você pode e deve criar várias personas diferentes, principalmente se sua empresa trabalha com públicos diferentes.

Para se montar uma Persona comece com algumas perguntas básicas como sexo, idade, região geográfica, renda e depois vá detalhando:

  • Sexo
  • Idade
  • Onde mora?
  • Nome
  • Cargo
  • Faixa de renda
  • Quais assuntos são de seu interesse?
  • Quais veículos de comunicação costuma consultar?
  • Trabalha em qual segmento?
  • Tarefas diárias
  • Responsabilidades
  • Prazeres / desprazeres no emprego
  • Frustrações
  • Pontos de dor
  • Necessidades
  • Objetivos
  • Quem influencia diretamente suas decisões?
  • Papel no processo de compra (depende do público-alvo, influenciadores,etc.)

Sua persona definirá exatamente o público com quem falará em toda a sua comunicação, do site até o material impresso da sua empresa, você se baseará nestes dados.

A sua comunicação será mais direcionada e as chances de erro serão infinitamente menores.

[rock-convert-cta id=”14431″]

2- A segmentação para sua estratégia de marketing digital

A segmentação para sua estratégia de marketing digital
A segmentação para sua estratégia de marketing digital

Segmentar o seu público é muito importante na hora de montar uma estratégia de marketing digital.

Essa segmentação se arremete na escolha do seu público-alvo.

Você precisa compreender o significado de cada comentário, cada interação dentro das redes sociais, de cada hábito, desejos e opiniões.

É necessário saber que cada pessoa que consome seu produto ou serviço são diferentes.

Para que sua empresa possa atender e se comunicar corretamente de forma diferenciada com cada um desses indivíduos ela tem que conhecer cada um deles profundamente.  

A segmentação é a melhor maneira de identificar semelhanças geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais de um grupo de consumidores, ajudando a unir pessoas com perfis semelhantes para melhor entender como elas podem se relacionar com uma categoria de produtos ou serviços que você oferece em sua empresa.

Entender o comportamento de cada consumidor em seu ambiente, em sua maneira de ser, é muito importante para que a entrega das campanhas seja feita de forma que a sua empresa consiga o engajamento desse público, ajudando não somente na fidelização, mas que também consiga aumentar o índice de conversão.

Para que você consiga montar uma boa segmentação de público que possa ajudar na sua estratégia de marketing vou dar algumas dicas rápidas:

  1. Divida o seu público por grupos geográficos, com isso, se a sua empresa trabalha em várias regiões, você vai perceber que cada lugar tem seu jeito e assim vai conseguir operar de maneira distinta com cada região sem perder tempo ou investimento.
    Podendo gerar mais vendas, já que você está falando da forma correta com cada grupo.
  2. Você precisa entender o comportamento do seu consumidor.
    Para isso faça uma pesquisa rápida, buscando entender os motivos que levaram o seu cliente a comprar com você, e quais as dificuldades que ele enfrentava para resolver o problema que o seu produto/serviço atendem atualmente. É interessante inclusive descobrir se ele solucionava essa dor de outra maneira antes de conhecer a sua empresa.

Lembre-se que cada passo para montar uma boa estratégia de marketing é essencial para conquistar mais clientes e aumentar suas vendas.

3- Links patrocinados em sua estratégia de marketing digital

Links patrocinados em sua estratégia de marketing digital
Links patrocinados em sua estratégia de marketing digital

Google Ads é uma solução de publicidade online que funciona no formato de links patrocinados, este é o modelo mais usado e conhecido.
No modelo principal, as campanhas são configuradas para exibirem anúncios quando algum termo ou palavra-chave relacionados forem pesquisadas, ou seja, seus anúncios aparecerão apenas quando o seu consumidor potencial buscar pelas palavras que você definiu como relevantes para o seu negócio.

Existem também outros formatos de anúncios que você pode usar como banners em sites parceiros do Google.
No momento de preparar a campanha o anunciante deve analisar quais os melhores formatos, podendo inclusive utilizar mais de um na mesma campanha.

O Ads é uma boa alternativa e que deve ser levada em consideração ao montar sua estratégia de marketing digital, pois além de poder exibir anúncios quando os internautas pesquisarem por termos ligados as palavras-chave que você escolheu, você também pode segmentar a campanha conforme local, dia da semana, horário, verba disponível, entre outras coisas.

Além de oferecer anúncios de acordo com as buscas das pessoas, o Google Ads, tem formas de segmentação, para que a entrega das ofertas seja a melhor possível:

Keywords: Os anúncios são entregues às pessoas que buscarem pelos termos que representam os produtos ou serviços que você presta.

Local do anúncio: É possível definir onde os seus anúncios serão exibidos, como: Mecanismos de pesquisas, sites comerciais ou sites pessoais.

Idade, local e idioma: No Ads, assim como outros canais de mídia você pode definir quem verá os seus anúncios.

Programação: Qual horário e dias seus anúncios serão veiculados.

Dispositivos: Defina em quais dispositivos ele será exibido: computadores, laptops, tablets e smartphones.

Com o Google Ads você  vai conseguir  gerar mais tráfego quase que imediato para suas páginas.

Duas dicas de ouro para sua primeira campanha no Ads:

  1. Use as palavras chave que definiu para as buscas no corpo do seus anúncios e se possível na url, deste modo, eles se destacam nos resultados.
  2. Use landing pages matadoras.
    É bem interessante que você redirecione seus visitantes para uma página otimizada e pronta para converter seu leads e que tenha ligação com a chamada dos seus anúncios.

4- O Facebook dentro da sua estratégia de marketing digital

O Facebook dentro da sua estratégia de marketing digital

Montar campanhas de anúncios online para o Facebook é uma ótima escolha para quem quer gerar mais tráfego e obter conversões mais rápido.
Sabemos que ela é a maior rede social do mundo e é a forma mais rápida para atingir seu público, lógico que dependendo do mercado em que atua.

Utilizar o Facebook para gerar conhecimento sobre a sua marca e trazer mais leads, curtidas e vendas, são alguns dos principais objetivos para utilizar a plataforma de anúncios da rede social.
Mas não adianta simplesmente montar um anúncio pago no Facebook Ads e imaginar que tudo dará certo.

Existem regras que você deve conhecer para que consiga atingir o resultado que imagina e que o seu dinheiro seja bem investido.

Pode parecer repetitivo, mas a primeira coisa é novamente a segmentação, independente da ação, esse é um ponto chave.
Então saiba quem você deseja atrair em seus anúncios, qual a idade, região demográfica, quais interesses.

Uma ótima sugestão é utilizar vídeos, pode ser para demonstração de produtos ou até com dicas rápidas.
Lembre-se que eles são mais atrativos e uma visualização é mais fácil para atingir o usuário.

O Facebook também possui o seu Gerenciador de Anúncios, ele é utilizado por várias empresas, nele o usuário tem todo o poder de criação e segmentação nas mãos.
Para saber mais sobre essa ferramenta basta clicar no botão ‘Gerenciar Anúncios’ em sua página do Facebook.

Seu grande diferencial, é que ele oferece análise dos resultados das campanhas e você consegue configurar de acordo com seu objetivo que pode ser gerar mais conversão e assim obter um melhor resultado.

5- Faça Inbound Marketing

Estratégia de Marketing Digital: Inbound Marketing
Faça Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia para atrair públicos mais interessados na sua marca, ao invés de interromper a navegação ou atividades dos usuários no meio online, ele é focado em auxiliar os seus usuários durante a jornada de compra, oferecendo conteúdos desde o começo do tráfego e com isso vai ajudando o lead até ele chegar ao ponto de ficar interessado em seu produto ou serviço.

Essa forma de atrair mais leads qualificados é hoje muito utilizada por várias empresas, dessa forma seu cliente chega até você com mais conhecimento do produto/serviço que oferece.
As chances de perder clientes no decorrer do tempo vai diminuindo, pois quem chega até você, é somente quem  tem realmente interesse em realizar contratações.

Utilizar o Inbound Marketing é essencial para sua estratégia de marketing, então monte um bom planejamento e mãos à obra.

A persona é o centro de tudo, todos os seus conteúdos estarão direcionados a ela.
Uma forma de atingir esse público é produzir conteúdos direcionados para cada etapa do estágio de compra do seu cliente.
Entenda a linguagem e assuntos de interesse do seu lead na jornada de compra.

Após definir seu público, defina que tipo de conteúdo é mais interessante para eles e em qual jornada de compra ele se encontra.
Com a definição certa do estágio de compra dos seus leads, assim você consegue saber qual o melhor conteúdo você pode criar para eles.

6- Realizando testes nas estratégias de marketing digital

Realizando testes nas estratégias de marketing digital
Realizando testes nas estratégias de marketing digital

O Teste A/B, é realizar várias comparações entre as variáveis, pode ser  texto, cor de botão, url, imagem, etc.
Você pode criar variações de uma mesma página e as que tiverem mais resultados serão as vencedoras.

Fazer teste A/B é excelente para obter feedback real do mercado, e assim mensurar com precisão os resultados.

Uma coisa que você precisa saber quando for fazer um teste A/B, é que o seu volume de acessos nas páginas de teste devem ser divididos de forma igualitária para que não tomemos ações baseadas em achismos.

Para te ajudar a fazer teste A/B existem algumas ferramentas, mas aqui vou te dar um exemplo:

  • Google Analytics Experiments: é uma plataforma bem completa para se fazer testes A/B.
    Você define o seu objetivo na ferramenta, que ela enviará pequenos updates por e-mail com informações sobre a performance das páginas.
    É uma plataforma de fácil utilização, com todas as vantagens das ferramentas Google.

Para começar a fazer o teste, você só precisa definir quais hipóteses deseja utilizar para montar seu teste, depois o objetivo para os quais você está montando seu teste e depois só colocar para rodar.

Fazer testes vai te ajudar a melhorar a qualidade do tráfego do seu site ou blog e consequentemente pode ajudar a melhorar sua conversão.

Essa são nossas dicas para você! Espero que cada uma delas te ajude a montar a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa.
Lembre-se de sempre ter um objetivo claro em mente.

 

[rock-convert-cta id=”14431″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers