Estratégia de Marketing: o que levar em conta na hora de escolher?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Estratégias são uma das bases fundamentais para o seu sucesso. São elas que vão ajudar você a coordenar suas ações para se destacar no mercado, atraindo e fidelizando a clientela, o que, logicamente, vai fazer suas vendas aumentarem.

Mas a gente também sabe que escolher uma estratégia de marketing pode ser um pouco assustador para quem não domina a área. Exatamente por isso elaboramos este post. Aqui vamos explicar para você a importância dela, dar algumas dicas de como escolher a sua e, de quebra, separamos também as principais para você já começar a montar o seu plano.

Vamos lá?

Importância da estratégia de marketing
Qual a importância da estratégia de marketing?

Qual a importância da estratégia de marketing?

Falamos logo no primeiro parágrafo sobre estratégia. Só que falta entender o que é marketing. Ela vai muito além de vender e divulgar. É a área de conhecimento que visa conhecer o público consumidor, avaliando as suas demandas e o próprio mercado para oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos.

Juntando esses dois conceitos fica clara a sua importância para qualquer empresa, certo? É preciso pesquisar, organizar e planejar para alcançar e manter o sucesso. Independentemente do tamanho da empresa ou da sua área de atuação, a estratégia de marketing vai te ajudar a enxergar com mais clareza como alcançar os seus objetivos de negócio.

Como escolher a sua?

Agora vamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Escolher sua estratégia significa, antes de mais nada, obter as informações corretas que permitam perceber três coisas: qual a posição atual do negócio, qual a percepção externa e interna que se tem sobre ele e onde se quer chegar.

Para isso, não adianta, é preciso pesquisar. Por mais que você converse com colegas e leia sobre o assunto, lembre-se de que uma estratégia de sucesso para um não significa que vai dar certo para outro. Cada realidade é única. Encontre a sua.

O público-alvo da sua estratégia de marketing
Defina o seu público-alvo e persona na sua estratégia de marketing

Público-alvo e personas

Um bom plano não nasce apenas da cabeça da sua equipe, por melhor que ela seja. É preciso consultar quem mais te interessa: os seus clientes, público-alvo e personas. Descubra como eles se comportam, o que esperam, quais as suas dúvidas no que se refere à sua área de atuação.

Quanto mais detalhado for esse perfil, maior a probabilidade de criar ações que consigam atraí-lo e mais fácil fica cativá-lo e fidelizá-lo.

Concorrentes

Concorrência não serve apenas para comparar vendas. Ela pode nos oferecer informações valiosíssimas sobre experiência do cliente, defeitos a serem corrigidos, ações a serem superadas.

Use a pesquisa do item acima para também colher deles mais informações sobre o que seus concorrentes fazem melhor e pior do que você. Aproveite cada uma delas para crescer!

Objetivos da estratégia de marketing
Quais são os objetivos de negócios na estratégia de marketing?

Objetivos do negócio

Agora partimos para um foco interno. Afinal, o que você quer alcançar com sua estratégia de marketing? Seja preciso. Crie metas factíveis a curto, médio e longo prazo que se relacionem a esse universo.

Por exemplo: quero aumentar minha base de clientes em 10% nos próximos 2 anos. Nesse exemplo, você tem um material que te permite criar métricas de acompanhamento claras e te ajuda a medir a eficácia das ações.

Tamanho na equipe de marketing

O melhor planejamento de marketing (seja ele digital, tradicional ou misto) é aquele que leva em consideração a equipe disponível para a empreitada. Não adianta fazer um plano ambicioso e traçar metas altas, pensar em criar e administrar perfis em todas as redes sociais se a sua equipe não tem como executar as ações.

Aliás, escolher uma estratégia de marketing também significa levar em consideração a equipe que vai coordenar o projeto. Afinal, são eles que vão para a frente de batalha.

Orçamento da estratégia de marketing
Orçamento para a estratégia de marketing

Orçamento

E diretamente ligado à mão de obra está o orçamento disponível. Definir isso significa dar parâmetros para definir as ações dentro do cronograma estipulado e até mesmo saber se os objetivos propostos são factíveis.

Sabendo quanto se pode gastar é possível eleger as ações prioritárias para cada momento e investir sabiamente. É também a partir desse dado que será possível calcular números muito importantes, como o seu custo de aquisição de clientes.

Quais são as principais estratégias?

E como toda escolha precisa ter acesso às opções, separamos algumas das principais estratégias de marketing para que você já comece a traçar o seu plano.

Outbound Marketing

Consiste dos formatos mais tradicionais para captação de clientes, envolvendo principalmente mídias tradicionais e de massa (rádio, TV, revista, jornal).

Inbound marketing na estratégia de marketing
Inclua o Inbound Marketing na sua estratégia de marketing

Inbound Marketing

Menos invasivo do que o Outbound e fazendo uso do universo digital, ele procura formas de conquistar clientes oferecendo informações e criando um relacionamento de confiança junto a ele.

Marketing de Conteúdo

Parte do Inbound, essa estratégia de marketing tem por objetivo oferecer ao público-alvo conteúdos relevantes (artigos, postagens, ebooks, áudios e vídeos) às questões referentes à sua área de atuação.

SEO

Search Engine Optimization ou Otimização de Sites. Boa para o aumento do tráfego orgânico do site e geração de leads, além de ajudar no posicionamento de sua marca na internet.

Links patrocinados na estratégia de marketing
Links patrocinados na estratégia de marketing

Links Patrocinados

Estratégia para ações de curto prazo. Ajuda a gerar leads e a fechar vendas. E o melhor é que o investimento é feito pelo CPC (Custo por Clique). Ou seja, você só paga se a pessoa clicar no link.

Redes Sociais

Devem ser escolhidas com base no perfil do público e personas. São ótimas para construir e fortalecer a sua audiência. Como são pontos de interação, costumam ser ótimos canais de relacionamento.

E-mail Marketing

Construir uma base de e-mails não é tarefa rápida, mas vale a pena. Por meio do e-mail marketing você pode não apenas recuperar antigos clientes, como ajudar na fidelização da base atual. Além disso, ele também é uma ótima estratégia para promoções e divulgação de seus produtos e serviços.

Agora que você já tem material suficiente para saber como escolher sua estratégia de marketing, não perca tempo! Comece já a planejar o seu sucesso!

E como estamos aqui para te ajudar, vamos finalizar nosso post com mais uma ótima dica. Separamos alguns segredinhos para aumentar a taxa de conversão do seu negócio digital num e-book gratuito. Quer conhecer? Baixe agora clicando aqui e saia na frente da concorrência!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers