Como criar uma primeira estratégia de e-mail marketing lucrativa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O marketing possui um conjunto de métodos e técnicas que são destinados a um desenvolvimento de vendas, com uma área ampla de atuação e diversas vertentes.

Saiba como criar a primeira estratégia de e-mail marketing
Como criar uma primeira estratégia de e-mail marketing lucrativa

Um profissional da área de marketing é responsável por avaliações das oportunidades de negócios, desenvolver uma primeira estratégia de e-mail marketing para atrair um público e propagar a mensagem e o produto de uma empresa.

Há diversos tipos de marketing e continuam surgindo cada vez mais atualmente, pois o mercado e o público sempre vêm mudando e isso é um dos pontos mais complexos para se estabelecer no marketing digital.

O e-mail marketing é uma ótima alternativa de publicidade online que proporciona diversas vantagens para uma empresa. Além de ser uma forma mais econômica e rentável, aumenta o número de vendas e melhora a relação entre os clientes e a empresa.

Uma das vantagens que o e-mail propicia a uma empresa é a receptividade que oferece uma comunicação direta com o público-alvo e para isso acontecer é preciso criar a primeira estratégia de e-mail marketing.

E-mail marketing e comunicação

O e-mail marketing oferece diversas maneiras para se comunicar e não se resume ao envio de mensagens. Essa ferramenta também obtém as respostas mais rápidas e adquire resultados instantâneos. Além disso, oferece vários benefícios para a empresa que adere ao e-mail marketing: interatividade, segmentação, mensuração, personalização das mensagens e proatividade.

Para realizar a primeira estratégia de e-mail marketing é necessário comunicação
Para realizar a primeira estratégia de e-mail marketing é necessário comunicação

Muitas pessoas confundem o conceito e-mail marketing e pensam que a sua definição se resume a vender um produto. Na verdade, possui outras classificações que não estão somente ligadas às vendas, pois ajudam a melhorar outro aspecto do empreendimento: o contato com o público, por meio de mensagens de vários tipos como: comerciais, newsletters, transacional ou serviço.

A maneira de se obter lucro com o e-mail marketing varia muito, pois as técnicas podem funcionar com uma empresa e não funcionar com outras, pois cada uma tem um público-alvo e uma forma de se comunicar com ele. O ideal é começar a testar diversos layouts e conteúdos diferentes para se obter mais pessoas engajadas que desejam receber anúncios da sua empresa em seus e-mails.

Uma das formas de e-mail marketing ideal é o newsletter, pois é informativo e tem como objetivo  criar um relacionamento entre os clientes e a empresa, oferecendo as informações mais interessantes para o público e chamando a atenção do cliente para clicar no anúncio e ser redirecionado  ao site da empresa.

Se você quer uma boa relação com o público, procure enviar mensagens somente para as pessoas que autorizaram o recebimento dos e-mails sobre a sua empresa, ou seja, aquelas que já a conhecem.

Se um e-mail com um anúncio de uma empresa é enviado para as pessoas que não autorizaram recebê-las, será considerado spam, o que gera um desgaste desnecessário, com muitas pessoas apagando as mensagens sem visualizar.

Então, lembre-se disso quando for planejar a primeira estratégia de e-mail marketing, para não se ter problemas. A melhor forma de cativar um público é utilizar o opt-in, no qual o cliente pode se cadastrar para receber as informações da empresa, podendo cancelá-lo a qualquer momento.

Etapas da implementação da primeira estratégia de e-mail marketing lucrativa
Etapas da implementação da primeira estratégia de e-mail marketing lucrativa

Etapas da implementação da primeira estratégia de e-mail marketing lucrativa

Se o seu objetivo principal é crescer e se tornar uma referência, então você deve ter noção das estratégias de e-mail marketing que devem ser colocadas em prática e que podem ajudar a aumentar os seus negócios. Você pode escolher por terceirizar um programa de e-mail, o que eliminaria as etapas. Lembrando-se sempre dos custos e de que o público é mais importante, naturalmente você terá o controle em todo o processo. As etapas são as seguintes:

Preparar a infraestrutura

É recomendado adicionar um campo de captura de e-mails em seu site para as pessoas que querem receber e-mails de marketing. Para fazer o cliente se interessar pelo seu site, ofereça promoções e conteúdos atraentes. Esse é o momento em que se contrata uma ferramenta para o envio de e-mail.

Criação das listas de e-mails

Essa é a hora em que você precisa criar a sua lista de e-mails de acordo com as pessoas que se cadastraram em seu site. Para separar cada cliente, procure colocar entre os itens para  a pessoa preencher, informações sobre o gênero ou dados demográficos, de renda etc; principalmente qual conteúdo mais se interessa em seu site.

Isso evitará que você envie um assunto para uma pessoa que não se interessa por ele.

Software para envio na primeira estratégia de e-mail marketing
Obter e utilizar um software de envio

Obter e utilizar um software de envio

Claro que no início da sua empresa você terá uma lista menor de e-mails, mas é importante investir em um aplicativo de e-mail marketing. Essa ferramenta possibilita que você envie mensagens ao mesmo tempo para diversas pessoas, além de permitir que veja quem abriu e visualizou a mensagem.

Você também pode utilizar essa ferramenta para fazer um teste, como por exemplo, enviar um e-mail com um assunto para 10% da sua lista, com metade recebendo o assunto X e a outra metade recebe Y. Depois de obter um resultado de qual assunto foi mais lido você envia para os outros 90% da lista de e-mails.

Elaborar conteúdos de qualidade

Toda empresa que possui um site deve saber que precisa ter bons conteúdos para atrair o seu público-alvo. Por isso, é recomendado não enviar e-mails com promoções diárias, somente envie quando realmente possuir textos bem elaborados, contar o que há de novo em seu site, se há produtos novos, frete grátis ou algum desconto estimulando e atraindo os seus clientes a visitarem o site.

Anúncios com boa segmentação

Quanto mais você conseguir selecionar seu público com a segmentação e ela for boa, mais sucesso os seus anúncios terão. A criação de um anúncio de e-mail marketing que é bem segmentada ajuda muito à sua empresa a alcançar os objetivos principais.

Agrade os seus clientes com bons conteúdos, mesmo sabendo que só a segmentação correta na estratégia de e-mail marketing irá levar você a se comunicar melhor com cada parcela de sua audiência.

É muito fácil criar uma primeira estratégia de e-mail marketing, basta seguir corretamente essas dicas e adquirir sucesso. Gostou? Deixe o seu comentário logo abaixo.

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers