O marketing possui um conjunto de métodos e técnicas que são destinados a um desenvolvimento de vendas, com uma área ampla de atuação e diversas vertentes.
Um profissional da área de marketing é responsável por avaliações das oportunidades de negócios, desenvolver uma primeira estratégia de e-mail marketing para atrair um público e propagar a mensagem e o produto de uma empresa.
Há diversos tipos de marketing e continuam surgindo cada vez mais atualmente, pois o mercado e o público sempre vêm mudando e isso é um dos pontos mais complexos para se estabelecer no marketing digital.
O e-mail marketing é uma ótima alternativa de publicidade online que proporciona diversas vantagens para uma empresa. Além de ser uma forma mais econômica e rentável, aumenta o número de vendas e melhora a relação entre os clientes e a empresa.
Uma das vantagens que o e-mail propicia a uma empresa é a receptividade que oferece uma comunicação direta com o público-alvo e para isso acontecer é preciso criar a primeira estratégia de e-mail marketing.
E-mail marketing e comunicação
O e-mail marketing oferece diversas maneiras para se comunicar e não se resume ao envio de mensagens. Essa ferramenta também obtém as respostas mais rápidas e adquire resultados instantâneos. Além disso, oferece vários benefícios para a empresa que adere ao e-mail marketing: interatividade, segmentação, mensuração, personalização das mensagens e proatividade.
Muitas pessoas confundem o conceito e-mail marketing e pensam que a sua definição se resume a vender um produto. Na verdade, possui outras classificações que não estão somente ligadas às vendas, pois ajudam a melhorar outro aspecto do empreendimento: o contato com o público, por meio de mensagens de vários tipos como: comerciais, newsletters, transacional ou serviço.
A maneira de se obter lucro com o e-mail marketing varia muito, pois as técnicas podem funcionar com uma empresa e não funcionar com outras, pois cada uma tem um público-alvo e uma forma de se comunicar com ele. O ideal é começar a testar diversos layouts e conteúdos diferentes para se obter mais pessoas engajadas que desejam receber anúncios da sua empresa em seus e-mails.
Uma das formas de e-mail marketing ideal é o newsletter, pois é informativo e tem como objetivo criar um relacionamento entre os clientes e a empresa, oferecendo as informações mais interessantes para o público e chamando a atenção do cliente para clicar no anúncio e ser redirecionado ao site da empresa.
Se você quer uma boa relação com o público, procure enviar mensagens somente para as pessoas que autorizaram o recebimento dos e-mails sobre a sua empresa, ou seja, aquelas que já a conhecem.
Se um e-mail com um anúncio de uma empresa é enviado para as pessoas que não autorizaram recebê-las, será considerado spam, o que gera um desgaste desnecessário, com muitas pessoas apagando as mensagens sem visualizar.
Então, lembre-se disso quando for planejar a primeira estratégia de e-mail marketing, para não se ter problemas. A melhor forma de cativar um público é utilizar o opt-in, no qual o cliente pode se cadastrar para receber as informações da empresa, podendo cancelá-lo a qualquer momento.
Etapas da implementação da primeira estratégia de e-mail marketing lucrativa
Se o seu objetivo principal é crescer e se tornar uma referência, então você deve ter noção das estratégias de e-mail marketing que devem ser colocadas em prática e que podem ajudar a aumentar os seus negócios. Você pode escolher por terceirizar um programa de e-mail, o que eliminaria as etapas. Lembrando-se sempre dos custos e de que o público é mais importante, naturalmente você terá o controle em todo o processo. As etapas são as seguintes:
Preparar a infraestrutura
É recomendado adicionar um campo de captura de e-mails em seu site para as pessoas que querem receber e-mails de marketing. Para fazer o cliente se interessar pelo seu site, ofereça promoções e conteúdos atraentes. Esse é o momento em que se contrata uma ferramenta para o envio de e-mail.
Criação das listas de e-mails
Essa é a hora em que você precisa criar a sua lista de e-mails de acordo com as pessoas que se cadastraram em seu site. Para separar cada cliente, procure colocar entre os itens para a pessoa preencher, informações sobre o gênero ou dados demográficos, de renda etc; principalmente qual conteúdo mais se interessa em seu site.
Isso evitará que você envie um assunto para uma pessoa que não se interessa por ele.
Obter e utilizar um software de envio
Claro que no início da sua empresa você terá uma lista menor de e-mails, mas é importante investir em um aplicativo de e-mail marketing. Essa ferramenta possibilita que você envie mensagens ao mesmo tempo para diversas pessoas, além de permitir que veja quem abriu e visualizou a mensagem.
Você também pode utilizar essa ferramenta para fazer um teste, como por exemplo, enviar um e-mail com um assunto para 10% da sua lista, com metade recebendo o assunto X e a outra metade recebe Y. Depois de obter um resultado de qual assunto foi mais lido você envia para os outros 90% da lista de e-mails.
Elaborar conteúdos de qualidade
Toda empresa que possui um site deve saber que precisa ter bons conteúdos para atrair o seu público-alvo. Por isso, é recomendado não enviar e-mails com promoções diárias, somente envie quando realmente possuir textos bem elaborados, contar o que há de novo em seu site, se há produtos novos, frete grátis ou algum desconto estimulando e atraindo os seus clientes a visitarem o site.
Anúncios com boa segmentação
Quanto mais você conseguir selecionar seu público com a segmentação e ela for boa, mais sucesso os seus anúncios terão. A criação de um anúncio de e-mail marketing que é bem segmentada ajuda muito à sua empresa a alcançar os objetivos principais.
Agrade os seus clientes com bons conteúdos, mesmo sabendo que só a segmentação correta na estratégia de e-mail marketing irá levar você a se comunicar melhor com cada parcela de sua audiência.
É muito fácil criar uma primeira estratégia de e-mail marketing, basta seguir corretamente essas dicas e adquirir sucesso. Gostou? Deixe o seu comentário logo abaixo.