Entenda o que é e quais são os benefícios do Marketing de Afiliados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já ouviu falar ou conhece alguma pessoa que é ou foi revendedora de cosméticos, como Natura, Avon, Boticário ou Jequiti? Esse modelo de negócio à base de revenda e ganho por comissões já foi e continua bastante popular, mas o que ele tem a ver com o marketing de afiliados?

Podemos dizer que esse tipo de marketing é uma forma online e atualizada do antigo modelo de revendas. Em vez de os revendedores irem de porta a porta para divulgar e vender os produtos de um catálogo, agora, qualquer pessoa com um site, blog, perfis em redes sociais ou uma lista de e-mails pode promover as ofertas de diversos outros produtores.

Tudo sobre Marketing de Afiliados
Saiba mais sobre o Marketing de Afiliados

Do lado dos anunciantes, o marketing de afiliados representa uma nova maneira de atrair e conquistar clientes. Essa variação é importante, pois boa parte do público tende a criar uma resistência maior com determinados tipos de propaganda. Isso vale tanto para o meio tradicional, até certo ponto invasivo, como no caso das próprias revendas, quanto para o digital, como os anúncios patrocinados no Google, YouTube, Facebook e em outras redes sociais.

O marketing de afiliados é fundamental para você que quer fazer sucesso com um negócio digital sendo um afiliado. Por isso, vamos nos aprofundar no seu funcionamento, seus benefícios e por que ele se tornou uma estratégia tão utilizada atualmente. Continue acompanhando!

O que é Marketing de Afiliados?

É um conjunto de estratégias para que um produto ou serviço (físico ou digital) seja promovido por uma rede de afiliados pela internet. Os afiliados, por sua vez, recebem uma comissão proveniente de cada clique, cadastro, venda ou ação específica gerada em seus próprios canais de comunicação. Esse percentual é definido pelos produtores ou combinado com os parceiros que divulgam as suas ofertas.

Em muitos casos, para que o marketing de afiliados funcione, é preciso participar de uma plataforma de programa de afiliados. Esse último item, ainda não apresentado, é um sistema que conecta os anunciantes aos promotores dos seus produtos/serviços e gerencia essa relação. Nele, você pode encontrar as ofertas que acredita serem mais adequadas à sua especialidade e/ou para o mercado que pretende atingir.

Tudo sobre Marketing de Afiliados
O que é Marketing de Afiliados?

Além do mais, as plataformas são responsáveis por disponibilizar os formatos de propaganda nos quais você, como um afiliado, pode escolher para inserir em seu site, blog, rede social, fórum ou e-mail.

Os anúncios devem levar os visitantes e leads até uma página preparada pelo produtor (normalmente uma Landing Page) para acontecer a conversão. Para que isso ocorra, os afiliados recebem um link com um código personalizado, que pode vir incluído nos seguintes formatos:

  • URL direta;
  • Cupons;
  • Banners: estáticos ou dinâmicos (flash ou HTML 5);
  • E-mail marketing: um dos mais populares.

Se você se interessou em ver na prática como funcionam as plataformas de programa de afiliados, vale a pena conhecer o Hotmart, ClickBank, Eduzz, Monetizze, Lomadee e o já conhecido Google Adsense.

Quais estratégias de marketing e vendas podem ser aplicadas?

Um afiliado não deve espalhar banners, enviar spams e empurrar ofertas para o público sem muito critério. Nessas horas, podemos nos lembrar do trabalho dos revendedores que citamos no início deste post. Apesar de algumas vezes serem invasivos, eles também tinham o papel de serem consultores, isto é, atuarem como especialistas sobre as suas ofertas para passar credibilidade e confiança aos seus clientes. Assim, conseguiam aumentar suas chances de venda.

Estratégia de vendas
Estratégias de Marketing de Afiliados

Na internet, essa orientação consultiva é parecida, a diferença é que os clientes tendem a chegar aos produtos por conta própria. Agora, os consumidores são ativos, usam as redes sociais e o Google para tirar suas dúvidas e resolvem seus problemas em sites, fóruns e blogs que tragam uma solução. Para chamar a atenção desse público, você pode lançar mão de estratégias como o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO e marketing de relacionamento.

A ideia é produzir conteúdo útil e relevante que trate justamente das dores e problemas do seu público-alvo. Os objetivos são criar identificação, fazer com que as pessoas vejam você como uma autoridade no assunto e disseminar a percepção de confiança. Dessa maneira, os consumidores estarão mais dispostos a aceitar suas indicações.

Como um afiliado pode receber suas comissões?

Existem alguns modelos de comissionamentos os quais são combinados entre anunciantes e afiliados. Eles são identificados pelas seguintes nomenclaturas:

CPC (Custo por Clique)

Nesse modelo, os afiliados ganham por cada clique feito em seu anúncio, independentemente do formato. O Google Adsense basicamente funciona assim. São comissões menores, porém mais frequentes.

CPM (Custo por Mil Impressões)

O nome já é autoexplicativo, mas não custa reforçar que a comissão é recebida toda vez que um banner é exibido 1.000 vezes, ou seja, 1.000 pageviews — mesmo que um visitante acesse mais de uma vez no período.

Comissões Marketing de Afiliados
Formatos de comissões no Marketing de Afiliados

CPA (Custo por Ação)

A comissão é baseada em uma ação predeterminada pelo anunciante e que pode ser uma inscrição, um download ou uma compra, por exemplo.

CPL (Custo por Lead válido)

Parecido com o modelo anterior, a diferença é que o cadastro precisa ser validado pelo anunciante para que você ganhe sua comissão.

CPV (Custo por Venda)

O modelo mais clássico, no qual cada venda realizada em seu link de afiliado gera uma comissão.

Quais são as suas vantagens?

São inúmeros os benefícios de quem aplica o marketing de afiliados ou se inscreve em um programa de afiliados. Vamos destacar os 5 principais:

a. Afiliados ganham sem necessariamente ter um produto digital

Como você promove uma oferta desenvolvida por uma marca ou um produtor, não é preciso ter essa preocupação. O melhor é que, pelas plataformas, você pode escolher produtos ou serviços de diferentes produtores e áreas de atuação.

b. Isenção de custos com vendas e entregas

Essa é outra vantagem de divulgar as ofertas de outros produtores. Como o produto não é seu, você também não arca com as taxas de venda (pagamento para intermediários de pagamento, bandeiras de cartão, etc.) e com os fretes.

Entre para o Marketing de Afiliados
Não é necessário pagar para se tornar afiliado

c. Não é preciso pagar para ser um afiliado

A inscrição nos programas de afiliados é gratuita e não há mensalidades para pagar. Essas plataformas também ganham uma comissão do anunciante que cadastra seus produtos.

d. Flexibilidade

Uma vantagem interessante é que não há contrato de exclusividade com nenhuma marca — a não ser que haja uma negociação direta do afiliado com o anunciante. Você pode trocar de produto quando bem entender ou achar que não está rendendo o esperado.

e. Meritocracia

Esse é um modelo de anúncios baseado em desempenho, ou seja, os anunciantes só pagam de acordo com o retorno dado por seus afiliados. Você depende da qualidade do seu conteúdo, da segmentação da sua comunicação e da imagem construída para gerar tráfego qualificado, novos leads e clientes fidelizados.

Por que esse é um mercado em alta?

O mercado de marketing de afiliados cresceu bastante nos últimos anos muito em função da importância que as redes sociais e os conteúdos de qualidade ganharam na internet. Atualmente, os usuários seguem pessoas famosas, formadores de opinião, marcas de que eles gostam e blogs referências nos assuntos que eles curtem. Esse cenário propiciou aparição de vários blogueiros e YouTubers, verdadeiros produtores de conteúdo que se comunicam e influenciam os hábitos de milhões de pessoas pelo mundo.

Marketing de afiliados em alta
Por que esse é um mercado em alta?

Os terrenos principais do marketing de afiliados são os blogs e o e-mail marketing. Muitas vezes eles são usados até em conjunto, quando o blog é usado para captar leads e o e-mail para manter um relacionamento com eles até a venda.

O marketing de afiliados é uma estratégia que vale a pena ser adotada porque todo muito sai ganhando. Os anunciantes, por passarem a contar com uma rede de afiliados de diferentes locais, contatos e conteúdos trabalhando para divulgar e vender seus produtos. Por fim, você, o afiliado, começa a faturar com os seus perfis em redes sociais, seu blog e sua lista de e-mails com ofertas bem comissionadas e que se encaixam nos desejos do seu público.

E você, acredita que com o marketing de afiliados você poderá ter um negócio digital lucrativo? Então não perca tempo e conheça as 6 razões para se tornar um afiliado e conquistar sua liberdade!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Mas se você ficou muito interessado em ser um afiliado ou já é um e quer melhorar seu rendimento, corre se inscrever para participar do nosso ‘Mês dos Afiliados 2017‘, o mês de maio inteiro recheado de aulas e palestras online para você saber TUDO sobre como empreender como um afiliado. Clica no botão ‘Quero Participar’ e garanta já o seu acesso.



Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers