Entenda de uma vez por todas o que é Marketing Digital

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nos dias atuais, o termo marketing digital se tornou tão popular que muita gente pensa que qualquer postagem no Facebook, a criação de um site ou um atendimento feito on-line por uma empresa pode ser considerado como uma ação dessa metodologia.

Essas ações até podem ser compreendidas como tal, mas essa generalização é perigosa para aqueles que realmente querem entender o seu conceito. Por isso, neste post, vamos passar a limpo as dúvidas mais pertinentes sobre marketing digital. Falaremos da sua definição, canais, estratégias e benefícios. Um apanhado breve de tudo que você precisa saber para ter uma boa noção dessa metodologia. Continue acompanhando!

Marketing digital conceitos
O conceito de marketing digital

O conceito de marketing digital

O marketing digital trata-se de um conjunto de ações que, por meio da internet, uma pessoa ou empresa, física e/ou on-line, usa para criar oportunidades de negócio, relacionar-se com o público e fazer branding, isto é, gerir a identidade da sua marca.

Para quem conhece o conceito básico de marketing — que fala de identificar, satisfazer as necessidades e gerar valor para clientes — basta trazer essa definição para o ambiente on-line para entender de forma mais simples como funciona.

A ideia não muda, o que se altera são os canais e ferramentas de comunicação com o público. Entre os meios de levar uma oferta ou um conteúdo para os consumidores, podemos destacar:

  • As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, LinkedIn, Google +, etc.);
  • Apps de mensagem (WhatsApp, Telegram);
  • Aplicativos em geral (Notícias, games, educação);
  • Sites;
  • Blogs;
  • Motores de busca (Google, Bing, etc.);
  • E-mail;
  • Fóruns;

Não é toda postagem no Facebook ou um site criado que, sozinhos, representam uma ação de marketing digital. Eles precisam atender, ao menos, a um dos 3 propósitos que apontamos no início deste tópico, ou seja, gerar leads, entender uma necessidade do público ou promover os valores da sua marca.

As principais estratégias e como funcionam

Por meio dos canais que listamos anteriormente e de acordo com o seu planejamento de marketing, você poderá definir uma ou mais estratégias para atingir seus objetivos de negócio. Nas próximas linhas, você conhecerá as 8 principais metodologias de aplicação do marketing digital.

Estratégias de marketing digital
As principais estratégias de Marketing Digital e como funcionam

Inbound marketing

Esse método se baseia na conquista de interesse dos consumidores. Ele tem uma prospecção mais passiva e permissiva, diferentemente do outbound marketing — que usa técnicas mais invasivas e interruptivas para chamar a atenção do público.

O inbound marketing utiliza muito a otimização de sites para buscadores, bem como a produção de conteúdo relevante para atrair e ganhar a confiança das pessoas. Assim, faz com que elas se convertam em leads e fechem negócio por contra própria.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo funciona meio que como o motor do inbound marketing. Por isso, muita gente acaba confundindo o conceito de ambos.

Basicamente, essa metodologia foca na criação e divulgação de conteúdo útil, relevante e segmentado a um público-alvo específico. Os formatos variam entre textos, vídeos, infográficos, e-books e outros materiais ricos. Com isso, você começa a criar uma imagem de autoridade em sua área de atuação, atraindo cada vez mais leads ao seu funil de vendas.

Marketing digital
Marketing em mídias sociais

Marketing em mídias sociais

Pelas redes sociais, você pode convergir outras estratégias de marketing digital, como o inbound e o marketing de conteúdo, por exemplo. No entanto, uma característica a se destacar aqui está na maior possibilidade de criar boas relações com o seu público. As mídias sociais foram feitas para isso e as pessoas as usam para tal objetivo. Logo, nada mais natural do que criar uma imagem mais humanizada, interagir com os seguidores e monitorar o que eles falam de você (seu produto) nas postagens.

Marketing em vídeos

De acordo com um relatório da Cisco, o consumo de vídeos representará 82% do tráfego global da internet até 2020. Fazer conteúdo nesse formato, seja para YouTube, Vimeo, Periscope ou Facebook, é fundamental para transmitir sua mensagem de forma mais dinâmica e de rápido entendimento para o público. Os vídeos também ajudam a gerar mais tráfego para o seu site/blog e são facilmente adaptáveis para dispositivos móveis.

E-mail marketing

O e-mail marketing foi uma das primeiras e segue como uma das estratégias mais rentáveis do marketing digital. Além de ser um meio barato, o e-mail propicia um contato mais direto do que qualquer outro canal. Você escolhe com quem se comunica e o destinatário tem a liberdade para entrar ou sair da sua lista, assim como definir que tipo de conteúdos ou ofertas deseja receber. Enfim, para ter sucesso aqui é preciso segmentar bastante os envios e nutrir/qualificar seus leads até o momento certo para a compra.

Marketing digital e afiliados
Pratique o Marketing de afiliados

Marketing de afiliados

Nessa estratégia, as empresas ou pessoas que vendem produtos na internet se cadastram em plataformas de afiliados para disponibilizar links personalizados para que qualquer usuário possa promover essa oferta. Caso ela seja vendida, o afiliado recebe uma comissão e, em muitos programas, esses parceiros podem receber prêmios maiores na proporção que as vendas sobem. Trata-se de um marketing de incentivo em que tanto o produtor quanto o “vendedor” saem ganhando.

Compra de tráfego

Se você busca por resultados mais rápidos, o investimento em espaços patrocinados é o melhor caminho. Em plataformas como as Ad Networks (centros de distribuição automática de anúncios em vários sites), o Google Adsense, Google Adwords e Facebook Ads, o anunciante paga para ter o seu link, vídeo ou banner exposto em sites, blogs, redes sociais e buscadores.

SEO

O Search Engine Optimization é considerado um dos pilares do inbound marketing. Isso porque o seu objetivo é usar técnicas em sites e blogs para posicioná-los organicamente entre os primeiros colocados nas pesquisas do Google e de outros motores de busca. A redução no tempo de abertura das páginas, a criação um design responsivo e o uso das palavras-chave mais buscadas pelo público são exemplos de ações de SEO.

Benefícios do marketing digital
Os benefícios mais relevantes do marketing digital

Os benefícios mais relevantes do marketing digital

Preparamos uma breve lista com 4 vantagens do investimento em marketing digital. Confira!

Segmentação mais precisa

Com a vasta quantidade e variedade de dados disponíveis sobre o público para analisar, é possível direcionar suas ações de marketing com uma exatidão bem maior do que nos meios off-line. Você pode segmentar seus conteúdos e anúncios de acordo com idade, gênero, localização, hábito de navegação, comportamento de compra, interesses pessoais, palavras-chave etc.

Alcance maior por um custo de veiculação menor

Na internet, você tem a chance de alcançar uma audiência global ou, pelo menos, maior do que teria ao investir em anúncios no rádio, TV, mídia impressa ou exterior. Existe a possibilidade de tornar a marca conhecida de forma orgânica (mais difícil e demorado) ou pagando. O mais interessante é que, mesmo gastando dinheiro, os custos serão bem menores que nos meios tradicionais. Isso sem contar que você pode oscilar ou interromper os investimentos quando quiser.

Proximidade com o público

Plataformas como as redes sociais vieram para aproximar de vez as empresas dos consumidores. Agora, em planos paralelamente iguais, você pode trocar ideias com o seu público e, dessa interação, gerar novos insights para as suas estratégias de marketing e vendas.

Mensuração e alterações em tempo real

O marketing digital é um prato cheio para quem gosta de monitorar o desempenho das suas campanhas. Suas ferramentas permitem fazer diagnósticos em tempo real por meio de diversas métricas, como ROI, custo de aquisição de clientes, visitas, custo por clique etc. As alterações, muitas vezes feitas em testes A/B, auxiliam na otimização de detalhes (textos, cores, botões) da sua estratégia que podem aumentar suas conversões.

Apesar de passarmos por bastante coisa neste texto, o marketing digital conta com muitas outras vantagens e ferramentas que tornam o entendimento da metodologia ainda mais completo. Por ora, ao compreender a sua definição, as diferentes formas de utilização do marketing on-line e os seus principais benefícios, você já terá uma base conceitual e, até certo ponto, prática para implementar esse método em seu negócio.

Agora que você já pode até explicar para outras pessoas o que é e como funciona o marketing digital, é o momento de entender tudo sobre as fontes de tráfego on-line. Baixe gratuitamente este e-book e conheça os 10 canais que vão gerar mais leads e melhores negócios para você, além de receber dicas para melhorar o seu rendimento em cada um deles!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

como vender mais com o funil de vendas

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers