Entenda a importância da automação de e­mails

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O e­-mail marketing é uma das melhores e mais eficientes ferramentas de marketing que existem. Porém, o aumento do número de empresas que o utilizam (na maioria das vezes de forma errada) fez com que o instrumento passasse a ser “entendido” como Spam, reduzindo drasticamente a taxa de abertura e cliques nos links das mensagens. Nesse contexto, a automação de e-­mails é indispensável para furar essa barreira e aumentar a eficiência das campanhas que utilizam e­-mail marketing.

A importância da automação de e-mails
Entenda a importância da automação de e-­mails

O principal erro que muitas empresas cometem é achar que o processo de nutrição de leads pode ser feito manualmente. Inicialmente parece muito viável, entretanto, com o aumento na geração de leads fica cada vez mais complicado abrir mão da tecnologia.

Como funciona a automação de e-mails

Esse processo baseia-se em um sistema de regras que classificam os leads de acordo com o estágio de compra, navegação no site, interesse e outras variáveis. Com isso, é possível entregar o conteúdo exato que cada pessoa realmente tenha interesse em abrir. Uma das características mais interessantes da automação de e­mails é que o próprio lead é o responsável por definir quais conteúdos irá receber, pois todo o sistema se baseia na navegação e informações que suas ações geram.

Mas afinal, porque essa tecnologia é tão importante para converter os seus leads em clientes fiéis?

A mecanização no envio de e-mails é o melhor caminho para proporcionar uma experiência personalizada aos potenciais clientes. Além disso, a automação torna o processo mais fácil e rápido. Consequentemente, a otimização de tempo é uma das principais vantagens em investir nessa técnica, mas os benefícios não param por aí! A seguir, selecionamos os motivos que vão te convencer a investir na automação de e-mails imediatamente!

Reduza os custos com a automação de e-mails
Reduzir o custo de aquisição de clientes e aumento significativo do ROI

Reduzir o custo de aquisição de clientes e aumento significativo do ROI

Ao realizar a nutrição de leads de maneira automatizada é possível reduzir o custo para conquistar novos clientes. Isso se deve principalmente ao fato de poder contar uma equipe enxuta. Com a automação não será preciso dispor de muitos vendedores, pois a tecnologia ajuda a entender o momento certo de abordar um potencial cliente e fechar negócio. Portanto, o processo é inteligente e dispensa o envolvimento de vários profissionais para aumentar as vendas.

Além disso, como a persona é educada com o envio sistematizado dos e-mails, é preciso cada vez menos esforço do setor de vendas para convencê-la. O marketing de conteúdo é uma das alternativas mais acessíveis para transformar um consumidor em um defensor da sua marca.

Conquistar o verdadeiro interesse do seu público com a automação de e-mails

O envio de e-mails automatizado é totalmente segmentado e baseado nas interações dos consumidores, esse é o ponto-chave para o sucesso da sua estratégia. Isso significa que o engajamento é bem maior do que nas campanhas convencionais de e-mail marketing. Afinal de contas, o seu público vai receber conteúdos conforme o seu interesse.

Novos clientes com a automação de e-mails
Identificar rapidamente quem está pronto para se tornar cliente

Identificar rapidamente quem está pronto para se tornar cliente

Outro benefício em investir na automação é a otimização de vendas. Ou seja, a partir do comportamento das pessoas ao longo do fluxo de e-mails é possível perceber qual lead está pronto para se tornar cliente. Certamente isso otimiza a geração de negócios, pois os consumidores serão abordados pelo comercial somente quando demonstrarem interesse.

Além disso, essa tecnologia permite identificar os potenciais clientes que ainda precisam ser nutridos pelos e-mails. Você ainda terá chances de educar a persona até o momento que ela estiver pronta para o consumo. Muitas marcas cometem erros terríveis ao abordar um consumidor antes da etapa de decisão de compra. Portanto, invista na automação de e-mails e evite esse equívoco.

Mensurar os resultados

Com a automação de e-­mails, as métricas mais importantes em relação ao desempenho da sua campanha ficam mais completas e fáceis de serem acessadas e mensuradas. Isso torna o processo de refinamento das campanhas mais eficiente. A ferramenta permite analisar métricas como taxa de abertura, quantidade de leads em cada etapa do funil, descadastramento, cliques nos links e conversões, entre outras.

Dessa forma, será possível avaliar as informações extraídas de todos esses dados para aprimorar a estratégia e elevar o retorno sobre o investimento. Lembre-se, a mensuração de resultados é tão importante quanto a execução das táticas de marketing digital. Dedique um tempo para analisar as estatísticas disponibilizadas e potencializar a sua atuação.

Economize tempo e dinheiro com a automação de e-mails
Economize tempo e dinheiro com a automação de e-mails

Economia de tempo e dinheiro

Sem utilizar a automação de e-­mails, uma pessoa terá que ser designada para fazer a segmentação de campanhas de e­-mail marketing de forma totalmente manual. Como a ferramenta consegue fazer isso automaticamente, esse tempo poderá ser usado com mais efetividade para avaliar e refinar campanhas de múltiplos estágios, o que irá aumentar bastante as conversões.

Automação de e­-mails com base no ciclo de compras

O ciclo de compras de um produto não é o mesmo para toda a sua base de leads. Lançar uma campanha focada apenas na conversão não terá resultado tão satisfatório, pois muitos potenciais clientes ainda estarão no topo e meio do funil, ou seja, não estarão prontos para comprar.

Uma estratégia de sucesso visa, além de converter quem está no estágio final do ciclo de compras, fazer com que os outros leads cheguem até esse momento. A automação de e-­mails pavimenta essa estrada com os conteúdos corretos para cada usuário, oferecendo o que eles precisam em cada momento e fazendo-os avançar pelas etapas.

Ficou claro que o e-mail ainda é um canal poderoso para reter clientes e conquistar novos. Contudo, a automação é uma aliada fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. Ao utilizar essa tecnologia para o envio sistematizado de e-mails, as chances de atingir resultados positivos na internet são muito maiores. Por isso, não perca mais tempo e comece já a implantar esse sistema no seu negócio.

Agora que você já sabe porque a automação de e-mails é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing digital, que tal acessar novos conteúdos?

Assine a newsletter e receba os nossos e-mails com os melhores insights para se destacar no ambiente digital!

Artigo atualizado dia 31/01/2017

[et_bloom_inline optin_id=”optin_144″]

Escrito por
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Inscreva-se em nosso blog para receber nossos conteúdos por email

como vender mais com o funil de vendas

Últimos posts

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Leadlovers

Leadlovers Tecnologia
CNPJ: 22.799.684/0001-76
Rua Norberto de Brito, 2047 | Sobreloja • Centro • São José dos Pinhais
© 2015 – 2023 leadlovers